Como converter rodas convencionais em UST - Home made

jcca

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Antes de mais, se estiver off tópico peço desculpa.

Eu faço alguns km e aderi aos pneus não tubless em jante tubless (porque tenho, se não tivesse transformava e resulta mt bem), pode ser preciso paciência no inicio para o pneu estalar, e se não andarem logo provavelmente vai perder ar nas duas/ primeiras utilizações, mas resulta não podem é estar à espera que que seja imediato.

Dificuldades o t€mpo, dos pneus tubless e dos liquídos.

Eu utilizo pneus não tubless por pq são mais em conta, (no meu caso kenda e continental, mas os bontrager tb dá kevlar não é necessário ser arame como algumas marcas de liquido aconselham), sai ar pelas paredes laterais mas isso resolve-se bem, já explico.

Liquidos: o 1º que utilizei foi sincamaras e fiquei espantado como resulta problema o preço só vendem a pasta para fazer com o kit e é quase 40€, o líquido já preparado não gostei tanto.

Agora vem o que eu penso vos vai agradar
2º Devido a outros hobbys que tenho, qd preparei o liquido anterior e vi o resultado achei mt parecido com algo que á tinha utilizado LATEX LIQUDO que é vendido ao litro e mt mais barato mas mesmo mt mais, um litro do Latex Liquido normal custa cerca de 20€+portes e latex concentrado cerca de 25€+portes.
Do normal coloco na 1ª vez 60ml para não tubless e na 2ª ou 3ª utilização mais 30ml puro, do concentrado coloco 60ml (proporção de 2de latex+1 de H2O) e mais tarde na 2ª ou 3ª utilização 20ml (1 de latex+1 de H2O). Eu uso e confio (se amanhã em tábua furar vou continuar a usar e confiar).
Este latex fica no pneu como uma luva ou um preservativo é preciso repor pois tal como os de marca seca, na minha opinião é mt semelhante aos outros.
Estou a utilizar 2bar à frente e 2,5 atrás.

Se acharem que estão a perder ar pela jante descolem o pneu, passem uma pincelada de latex no bordo do pneu que vai colar à jante e após o pneu estalar dos dois lados devem de retirar alguma pressão e rolar muito nos vários sentidos a roda.

As paredes laterais finas

Existe em todas as lojas de pintura e AKIS, etc, um produto de isolamento chamado borracha líquida 10€ ou menos, é só darem umas pinceladas finas, uniformes, esperar que seque e montar ou utilizar da mesma forma o latex.


Eu uso Latex e estou contente um litro do concentrado dividido por 3 amigos juntando H2O dura e dura.

Curiosidade quer nos Kenda quer nos Continental na primeira vez até se via bolhinhas de latex a sair nas laterais no meio das letras em especial e eles acabaram por ficar confiem.

Um abraço e mts pedaladas
 

osodrac

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uma ideia que me surgiu e que alguém pode já ter experimentado! é assim... para pneus não tubeless, não há nenhum produto que se possa passar no interior do pneu com um pincel, que o líquido não remova, para as possíveis fugas de ar?? abraço
 

jcca

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Qual o problema ds pneus de arame para os kevlar além do peso? As marcas que têm produtos anti-furo até dizem que é preferivel converter pneus de arame (pelo menos a Sincamaras).

Divirtam-se.
 

Navid Imani

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Pessoalmente vi me muito aflito transformar pneus de arame em tubeless por cima de fitas de borracha da Maxxis e desisti.

Ainda não percebo o contra-senso todo de converter um pneu não tubeless em tubeless com recurso a latex. Então vejamos: O pneu não tubeless é mais leve que o tubeless por não ter reforço lateral, certo ? A principio parece então boa ideia fazer essa transformação porque fico com um conjunto mais leve do que se utilizar um pneu tubeless verdadeiro, certo ? Mas depois para evitar a perca de ar pelas paredes laterais sou obrigado a utilizar doses de latex para tapar a porosidade. Mas depois o latex vai secando (e ainda por cima não uniformemente) e eu vou ter que acrescentar mais latex. Então a medida que vou aumentando as doses de latex, (e vai secando), o peso do pneu não-tubeless vai aumentando (de forma não uniforme) e mesmo assim nunca atinge a resistência dum Tubeless verdadeiro que tem como objectivo ser mais robusto que um pneu normal para câmara de ar.
Moral: O utilizador a dada altura nunca mais quer ver Tubeless a frente e volta a utilizar camara de ar, mas em grande parte porque estava a utilizar um pneu não tubeless como tubeless.

Podiam ao menos utilizar os kits de conversão latex para transformar aros normais em aros tubeless, mas depois utilizar pneus tubeless verdadeiros que resistem melhor a rasgos laterais. De que é que serve um pneu não tubeless convertido em tubeless que depois rasga facilmente no flanco ? Ao menos se querem utilizar pneus não tubeless como tubeless, depois do latex ter secado a 100% da primeira vez, utilizem um reforço dum autovedante a base de glicol que já sabem que vai durar muito mais tempo e já não tem que se preocupar com a perca de ar dos flancos laterais do pneu, porque a primeira aplicação de latex já tratou do problema de porosidade lateral ;-)

Abraços,
Navid "Fura-KungFu"
 

sam

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Boas,

Mais um adepto desta conversão.

A montagem que fiz foi um pneu não tubeless numa jante tubeless, que é a que tenho atrás. É uma Mavic crossland e o pneu que montei é um RacingRalf. Usei o liquido da No-Flats...

Embora tivesse um pouco de luta ao inicio, com muita perda de liquido lá consegui... isto sábado á tarde. Como não foi possivel, não rodei com a bike...
Domingo de manhã... pneu sem ar... e eu pronto para ir para a volta :s
Lá fui tentar resolver a situação... decidi por mais um pouco de liquido, para compensar o que tinha perdido.

Ficou bom. Andei a manhã toda sem qualquer problema. Vamos ver como se porta a partir de agora.

Proximo passo, roda da frente... Esta já não é tubeless. Vou ter que fazer a adaptação a 100%

Obrigado pela partilha desta informação.

Sam
 

epico

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Boas,
eu tenho umas mavic Slr e abacabei de comprar uns continental speedking supersonic 2.1 versao normal, pretendo instalar em versao tubless com (notubes), o que acontece é que depois de muita volta nao consigo meter pressao nos pneus, o ar foge por todo o lado :( ja tentei com agua e sabao, com produto lubrificante que se mete nas casas de pneus e claro estou a tentar encher com compressor.
Se alguem tem conhecimento ou conseguiu ultrapassar esta dificuldade que dê uma ajudinha
Obrigado.

Boas pedaladas.
 

rui vieira

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ola pessoal, comprei as fitas de conversão pra tubeless para as MAVIC CROSSRIDE e tenho uma duvida, e so tirar a fita a de origem da MAVIC e colocar a fita de borracha certo? é preciso colocar alguma cola na zona do pipo PRESTA?
 

jcca

Member
epico said:
Boas,
eu tenho umas mavic Slr e abacabei de comprar uns continental speedking supersonic 2.1 versao normal, pretendo instalar em versao tubless com (notubes), o que acontece é que depois de muita volta nao consigo meter pressao nos pneus, o ar foge por todo o lado :( ja tentei com agua e sabao, com produto lubrificante que se mete nas casas de pneus e claro estou a tentar encher com compressor.
Se alguem tem conhecimento ou conseguiu ultrapassar esta dificuldade que dê uma ajudinha
Obrigado.

Boas pedaladas.
Olá,
não consegues sequer encher ou enche e perde ar mt depressa?
Se o problema é o primeiro, põe câmara de ar enche até estalar, descola de um dos lados tira a câmara de ar, volta a colocar liquído e enche, vai rodando o pneu e fazendo alguma pressão no pneu até começar a encher.
Se o problema é o segundo e se não é vai ser pois as paredes laterais dos continental são mt finas e com buracos, roda de lado e dribla o penus (como uma bola de basquetebol), e tem mt paciência.
Boas pedaladas
 

mad max rr

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Mais um adepto do tubless :D
Utilizei as minhas rodas Progress XCD-1 juntamente com os pneus specialized the captain 2bliss que já utilizava á bastante tempo com camara de ar, o kit de conversão que utilizei foi o da sincamaras. Já tinha lido aqui algures no forum que estes pneus apesar de estarem preparados para funcionarem como tubeless perdiam algum ar pelas paredes laterais e havia alguma dificuldade para fazer com que a parede do pneu cola-se ao aro no primeiro enchimento. Além de utilizar este kit comprei também uma embalangem de liquido da notubes por dizerem aqui que era o mais eficaz, antes de montar o pneu peguei num pincel embebido no liquido da sincamaras e pince-lei todo o interior dos pneus com uma fina camada assim como as bordas do pneu que vão encostar no aro, montei os pneus e antes de os fechar totalmente coloquei duas colheres de liquido da notubes em cada pneu. Ao encher rápidamente vi que tinha exagerado um pouco, surpresa a minha foi ver que mal o ar entrou as paredes do pneu colaram rápidamente ao aro e este encheu com uma pressão de 3 bar sem ouvir uma unica fuga :mrgreen:, apenas no segundo pneu quando o acabei de encher ouvi uma pequena perda de ar pela zona da valvula, mas após dar meia duzia de voltas ao pneu a fuga rápidamente desapareçeu. esperei cerca de vinte minutos para rectificar a pressão e montei os pneus na bike. Rolei apenas cerca de 5 km´s e voltei a rectificar a pressão e não tinha perdido ar nenhum. Vou verificar amanha a ver se a pressão se mantem.
 

aqua_life

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Boas,
Estou a pensar em comprar pneus specialized normais e instalar com notubes ficando pneus +- tubeless.
As hipoteses de pneu são: Fast Trak LK Sport, Roll-X Sport ou Houffalize Sport.
Acham que este sistema pode funcionar com estes pneus?
E já agora quais é que optavam para a frente e para trás? Queria pneus rolantes com tração...

Obrigado
 

Xure

New Member
Boas

Funcionam na perfeição. Eu quando converti para ust usei uns resolution que já tinha, mas como eram em kevelar um já tinha um corte que não me permitiu selar com o liquido, portanto coloquei um iguail mas já tubless e uns kms depois cortei o outro, portanto neste momento uso os resolution tubless.

Vais ter menos peso, mas conta com uma maior fragilidade do pneu normal, se for kevelar, onde os cortes que não sentias antes por teres camera, te vão dar problemas em versão ust convertida.

De referir que o liquido ainda vedou o corte durante uns bons kms, mas acabou por ceder, solucionando o problema com uma camera que levo sempre comigo para emergencias, ou que eu te sugiro que faças tb.

Abraço

Ps- se vais comprar pneus novos sugiro-te que compres já tubless, pois são mais resistentes.

Até agora talvez com uns 700 kms nada furos e nada de perdas de ar... :lol:
 

mad max rr

New Member
Em vez de comprares o Fast Trak LK Sport, compras o Fast Trak LK Control que já tem a tecnologia 2bliss da specialized, são pneus que tanto funcionam com camara ou como tubeless.

Tenho os specialized the captain 2bliss e foi bastante fácil converte-los em tubeless, tenho-os convertidos á 6 dias e ainda perderam ar nenhum.

Aconselho-te a utilizar o liquido de latex da no tubes ou da sincaramas.
 

Pedro_xpto

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So uma questao montar pneus normais como tubless terá a mesma resistencia que um penus UST? sera que não a perigo de um pneu que nao é tubless saltar da jante ou coisa do genero?
 

mad max rr

New Member
Um pneu normal nunca tem tanta resistência como tem um tubless, este ultimo é mais reforçado principalmente nas zonas laterais daí o seu peso ser quase sempre superior.
Quanto ao perigo de um pneu normal saltar fora, existe-te sempre, o tubeless não salta tão facilmente mas também pode sair. Para minimizares esse risco com um pneu normal o ideal é utilizares a pressão alta, nunca menos de 2,5 Bar.
 

jseng

New Member
Boas,

Tambem converti os meus peneus em tubless.
Malta só gastei 12,00euros!!
Usei Patex Power Tape. Esta suporta pressoes de 4bar e pode estar em contacto com liquidos. Dei lhe 2 voltas.
2 x pipo fino aproveitadas das camaras que estavao montadas. Só aproveitei mesmo o pipo e apertao com a porca ao aro.
Liduido No-Flats e e so dar ar!

Já fiz uns 200km com elas.
Barato e leve! porque usar uma fita com pipo se sambem da com pipo só?

Boas pedaladas
 

Sprintoso

New Member
Que marca de líquido anti-furo preferem?

Boas a todos,

Penso que este será o local indicado para colocar esta questão, no entanto agradecia que se a equipa de moderação achar o contrario o mova para onde achar mais conveniente.

Após pesquisa no forum nao encontrei nenhum tópico que conseguisse responder à minha pergunta.

Tenho umas Mavic CrossRide de 2008(só v-brakes) e vou aventurar-me a converte-las para Tubeless com dois pneus Maxxis Larsen TT 1.9 em versão arame(pneus não Tubeless).

Tenho reparado que alguns produtos anti-furo reagem de variadissimas formas relativamente as borrachas dos pneus.

Gostaria que deixassem neste topico o vosso feedback sobre as vossas experiencias com liquidos anti-furo. Bem como as mas experiencias.

Fico á espera do vosso contributo.
 
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