Como converter rodas convencionais em UST - Home made

joselord

Member
Comprei o Kit da Scott e já meti no pneu traseiro o Nobby Nic 2.25, notei logo foi uma grande diferença de peso, estava a utilizar camera de ar com Slim, de ontem para hoje não perdeu ar e está com 30psi, será pouco?? eu acho muito mas para já vai ficar assim.
Vou ver como se porta no passeio de hoje.


Edit: Para já aprovado 80Km sempre a dar-lhe com 30Psi e zero problemas!
Vou fazer mais uns tantos e depois meto à frente também. :)
 

alcides

New Member
Já alguém exprimentou o Kit Tubeless da Joe's No Flat com pneus normais? No site da marca não fazem nehuma referência a se é ou não possivel? E o peso que se ganha é maior ou menor que com No Tubes? É que em termos de preço o Joe's no Flat é mais barato.

Obrigado
 

aqua_life

New Member
Boas precisava de uma opinião do pessoal...
Já tenho rodas e pneus tubeless, mas os pneus já precisam da reforma... como tal e, como os €€ não abundam (pagar 70 ou 80 euros por 2 pneus é dose :shock: :shock:) estava a pensar comprar NoTubes e aplicar em pneus normais.
Quais os pneus em que este sistema funciona melhor? Quem já experimentou tem tido furos?
Queria pneus de medida 1.8 até 2.0 rolantes e bons trepadores.
Já agora onde comprar NoTubes?

Obrigado
 

Pata

New Member
aqua_life said:
Boas precisava de uma opinião do pessoal...
Já tenho rodas e pneus tubeless, mas os pneus já precisam da reforma... como tal e, como os €€ não abundam (pagar 70 ou 80 euros por 2 pneus é dose :shock: :shock:) estava a pensar comprar NoTubes e aplicar em pneus normais.
Quais os pneus em que este sistema funciona melhor? Quem já experimentou tem tido furos?
Queria pneus de medida 1.8 até 2.0 rolantes e bons trepadores.
Já agora onde comprar NoTubes?

Obrigado

Experimenta dar uma volta pelo eBay ou lojas de desporto online, vais ver que os preços são sem dúvida MUITO mais reduzidos. Comprei os meus Schwalbe a exactamente metade do preço na alemanha do que os compraria por cá. (Deve ser do IVA e dos portes...)

Respondendo à tua pergunta, dá aqui uma vista de olhos: http://www.notubes.com/support_tire.php
Podes ver que pneus normais podem ser usados como tubeless e quais é que não devem.
 

NetWarrior

New Member
As fitas Velox aquelas que parece tecido sintetico
426.jpg

Deixam escapar ar não é ?

E o que acham de fita isoladora a forrar o aro?
 

JoaoMartins

New Member
Ora bem o meu relato sobre uma tentaiva (frustrada) de converter uns pneus não tube-less....

Situação inicial:

Trás e frente iguais:
Rodas Mavis Cross-Max ST 07´
Pneus Noby Nic 2,25 Triple Compound (não Tube Less) o da frente tem um pequeno rasgo que não chegava a ser furo visivel pelo menos... normal neste pneus optima aderencia mas protecção lateral fraquinha
Camaras de Ar com Liquido da Specialized
Peso:1895g (roda da frente)
...gosto da montagem mas tem muito arrastamento...


Ideia:
Transformar as rodas em tube-less fazendo uso dos melhore ensinamentos adquiridos neste forum..

Compra:
Liquido Slime 12€
2 Valvulas da Mavic 2x10€

E mãos à obra:
1º Desmontei a roda frente... é mais facil para começar, depois retirei a camara de ar e guardei-a religiosamente não fosse correr mal...
2º Instalei a valvula na roda (até li as instruções e tudo, enfim vi os bonecos que lá estavam) mas tudo como ve ser... e com toda a calma)
3º Pneu para o sitio (estranho para mim montar um pneu se um a camara de ar lá dentro... foram anos a faze-lo de forma diferente)
3º Liquido lá para dentro... dá perfeitamente para coloca-lo pela valvula (desmontando antes o "miolo" claro! e encaixando a tampa da garrafa do liquido da valvula) estava a correr tão bem que até coloquei liquido a mais... e como tinha lido por cá... usei a tecnica da seringa retirei parte do líquido, desmontei o pneu claro! e voltei a monta-lo... tudo fino...
4º Molhei o aro do pneu com um pouco de agua com shampo para carros, e...
5º ARRRRRRRRRR lá para dentro, com compressor daqueles grandes inicialmente não queria trás de repente o penu ganho forma num ápice... bemmmm feliz que eu estava... :D

Mas aqui começou a correr mal, o Liquido slim não estava a dar conta do serviço... o tal rasgo que falei no inicio estava a perder ar... mas mais estranho o proprio penu perdia ar na parte lateral, como que micro-furos da propria malha do pneu... e alguns pontos de slime tambem na face do pneu., mas ai correu bem o slime saiu e fez o seu trabalho... no aro igual o slime fez o seu trabalho selou tudo e não deixa de ser engraçado ver aquela linha verde "Shrek" quase perfeita á volta da roda...

Como as coisas não estavam a correr muito bem... pensei deixar tudo como estava neste momento, ou seja roda de trás com camara (intacta) e roda frente à espera das maravilhas do liquido Slime....

Na manhã seguinte.... o inevitavel aconteceu... a imagem desmotivante de um roda completamente em baixo.... :(

A seguir ataque de furia... pego na roda, e lavei aquela jorda ,sequei a roda com ar do compressor, camara de ar lá para dentro, montei a roda (tirei a valvula)..... e fiz 50km debaixo de chuva com kilo lama e um frio anormal para esta zona (Algarve) :evil:

Mas depois desta historia toda a minha pergunta é:

O QUE RAIO CORREU MAL? :s

o Slime tava fora da validade...
os Noby Nic não serve para esta aventura...
Faltou-me alguma coisa?....

Digam lá o que acham desta novela....

___________________________________BTT in ALGARVE______________________________________
 

jnoiva

Member
1º Muitos dos pneus não Tubeless têm uma construção mais "fraca" que os Tubeless sendo porosos deixando por isso passar ar e consequentemente líquido.

solução comprar uns Tubeless ou então 2bliss (mais leves) da Specialized.

Não percebi se as jantes são ou não tubeless.

Se não então:

2º O líquido usado é selante e não vedante como o látex ( o mais indicado para esta montagem).

3º Não mencionas um facto essencial que é a utilização de cintas de alta pressão que conjugadas fita autocolante de dupla face permitem a retenção do ar.

Espero ter ajudado.
 

NunoPascoal

New Member
JoaoMartins, o que me parece que fizeste mal foi teres usado Slime em vez de NoTubes...
Julgo que se repetires o processo usando o NoTubes isso vai correr bem!

Boa sorte!
 

JoaoMartins

New Member
Ok Pessoal!

Vamos a ver então existem dois tipos de liquidos, é isso?

a)Selantes
b)Vedantes

A pergunta impõe-se... quais as diferenças?... quais os mais aconselhados para cada tipo de montagem?...

Se for dito que: o Slime é Selante e o NoTubes é Vedante... é alguma asneira grotesca???

Onde é que se vende o liquido da NoTubes, existe no mercado? nas lojas normais???

Quer dizer (segundo o DaMoNd e o SSantarem) que o gajo da loja que me vendeu o liquido Slime enganou-me bem enganado... eu expliquei-lhe a ideia e ele garantiu-me que aquele liquido era o adequado!!!

Muito Obrigado pela vossa colaboração, desde já!!!

_________________________________BTT in ALGARVE______________________________
 

David Raquel

Active Member
Bem...por poucas palavras (já que não consigo explicar cientificamente :mrgreen:) o Notubes é um líquido à base de latex o que faz com que seja mais "liquido" que o Slime. Ora o que é que isto significa? Significa que o Notubes vai-se espalhar melhor e vai conseguir tapar onde o Slime não consegue, por este ser mais "pastoso".

Espero ter-me feito entender :oops:

A vantagem do Slime e semelhantes face ao notubes é que duram mais tempo devido à sua consistencia. em tudo o resto o notubes é bastante superior (na minha opinião).

Respondendo à questão, notubes vende-se na maior parte das lojas de bikes :wink:
 

NunoPascoal

New Member
Podes encontrar o No Tubes nas lojas Bike Zone, entre muitas outras. Mas podes também usar o liquido Joe's No Flats que é idêntico, acho que a MSC também tem um do mesmo género...
 

JoaoMartins

New Member
Foi memso isso, pessoal!

Fui á Bike Zone de Faro e é verdade eles costumam ter o NoTubes e até tinham mas sá na loja de Portimão... são 60Km´s e não me apetecia, o Gasoleo está caroooo que se farta... ele mostrou-me realmente o liquido da MSC, mas ele não me garantio que fosse idêntico ao ao NoTubes... disse apenas os pneus da Maxxis so garantem garantia com a utilização daquele liquido e mais nenhum... seja lá o que isto quer dizer... mas deve ser bonzinho para uma marca de pneus como a Maxxis (que eu considero boa) só confiar neste liquido... não acham...

Mas enfim não comprei nada... e já me conveci que vou fazer os 50km´s da Tôr já este Sábado, com os pneus e as suas amigas inseparaveis CÂMARAS DE AR.... e ainda por cima parece que vai haver lama a dar com um pau.... vou ficar com os eus Nobby Nic feitos nuns Donuts.... mas é assim "ossos deste desporto maravilhoso"...

enfim não há-de ser nada...

Quando os Nobby estiverem para a cova acho que vou é comprar uns par de Maxxis CrossMark... que parecem-me muito bons...

Até lá vou andar assim pelo menos até me fartar deste arrastamento todo...

______________________________________________BTT in ALGARVE___________________________________________________________________
 

Tecnico_ttbike

New Member
Fiz um howto de como converter umas rodas convencionais em tubless com o kit da "No-flats"

está em: http://www.ttbike.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=45

Antes de colocar uns pneus tubeless experimentei com uns normais, mas ou eram muito porosos ou já tinham tido furos e vazavam um bocado... fiz esta experiencia sem liquido anti-furo :) Só como prova de conceito.

O liquido anti-furo é mais como precaução pois o kit é suficiente para vedar o pneu.

Em pneus tubeless para assentar melhor nos flancos do aro (ajeitar) por vezes uso um liquido proprio da Michelin, mas basicamente qualquer desengordurante tipo sabão liquido diluido tambem resulta, basta borrifar um pouco entre o aro e o pneu.

Boas mecanicas!
 

David Raquel

Active Member
Guilhas convem ires encher num compressor...bomba de gasolina ou assim!


à medida que o ar vai entrando vai dando umas pancadinhas no pneu para ele se espalhar!
 
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