Como converter rodas convencionais em UST - Home made

David Raquel

Active Member
O intuito deste meu post é dar a conhecer a todos uma maneira simples e barata de converter umas rodas convencionais em tubeless, eu próprio o fiz nas minhas rodas, com a ajuda do tio atx.team :mrgreen: :mrgreen:

Material necessario:

- 2 camaras de ar (podem ser velhas, é para tirar os pipos, e convem ser de pipo fino)
- líquido antifuro (notubes)
- fita isoladora (power tape da pattex)
- "Nylon spoke tape"
- cola

power tape
fitapowertapecinzapattedq8.jpg


nylon spoke tape
large_nylon_tape.jpg


Passo 1

Depois de tirar as fitas do aro (as que tapam as cabeças dos raios), dar 1 volta ao aro com a "nylon spoke tape" , esticando a fita o maximo possível.

Passo 2

Com a fita power tape, repetir o processo do passo 1 mas desta vez, em vez de uma volta, dar 2, para reforçar o isolamento (nao vamos querer fugas de ar.......) :mrgreen:

Passo 3

Com uma lamina, abrir o buraco do pipo. Depois, como o pipo não é, de origem, UST, coloca-se um bocado de cola na borracha e pressiona-se durante um pouco o pipo na sua posição inicial. Atenç\ao ao recortar o pipo da camara de ar, ha que deixar espaço para o pneu encaixar no aro!!

Passo 4

Depois da cola do pipo secar, encaixar o pneu, deixando um pouco de um flanco de fora, para poder por o liquido. Bota-se o liquido e encaixa-seo resto do pneu. Dá-se umas voltas à roda (no ar) para o liquido se espalhar. Depois, com a ajuda de um compressor enxe-se a roda e.....VOILÁ!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

ATENÇÃO: se o pneu nao for UST, usar pressoes relativamente altas (eu uso 55psi nas 2 rodas)

Sei de um amigo que fez isto mas so usou power tape, nao usou nylon spoke tape...fica ao critério de cada um :roll:


MUITO IMPORTANTE!!!!
Como todos sabem, um aro convencional não é um aro tubeless! Muitos são os que converter as suas rodas convencionais em UST, quer por questões de t€mpo, quer por questões de peso, pois conseguem-se montagens muito mais leves que rodas tubeless. Eu uso este sistema nas minhas rodas e não tive qualquer problema ainda, uma vez o pneu descolou do aro e perdeu o ar completamente mas era porque tinha pouca pressao e nem sequer colocou a minha segurança em perigo (foi como se fosse um furo). No entanto, o risco de um pneu convencional saltar de um aro é relativamente maior que o de um pneu ust saltardo aro (sim, porque tambem acontece). No site da notubes eles dizem quais sao os pneus (convencionais) que sao aconselhados para ser usados como tubeless. Apenas queria dizer, com esta conversa toda, que ao divulgar este sistema, estou tambem a divulgar os riscos da sua montagem, por isso não me responsabilizo por qualquer incidente.... 8)

Peço desculpa nao colocar fotos, mas nunca me lembrei de tirar quando montei o sistema... :roll:
 

Bruno Malheiro

New Member
:bompost: :bompost: :bompost:

Grande tutorial David :sabichao:

Se tivesses posto isto há mais tempo não tinha gastado 60€ no kit da Dtswiss para por as minhas rodas tubeless :mrgreen:
Já agora existem um pipos há venda específicos para tubeless,sempre é melhor do que andar a usar cola :roll:

18721.jpg
 

Navid Imani

New Member
Aaammmmm.........achei interessante ...mas ....será que não é mais simples comprar umas cintas de borracha da Maxxis (acho que cada caixa tras duas por um total de aproximadamente 10 euros) e os colocar ?

1º Comprar a caixa com as 2 cintas já com pipo fino por uns 10 euros
fitatubeless1.jpg

2º Colocar as cintas:
fitatubeless2.jpg

fitatubeless3.jpg

fitatubeless4.jpg

Depois com alguma ajuda dum liquido autovedante como o MagikSeal, Slime ou Specialized, lubrificar a borracha e as bordas do pneu, e colocar o pneu.

O unico senão deste sistema, é que o pneu vai assentar em cima de borracha, o que torna a colocação de alguns pneus incrivelmente dificil devido ao atrito borracha-borracha e porque o aro vai aumentar ligeiramente de diametro interior.
Houve alguns pneus que simplesmente não consegui colocar mas tenho outros que estão a funcionar na perfeição.

Abraços,
Navid "Fura-KungFu"
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

concordo com o Navid, para usar um pipo fixo usa-se uma fita da Maxxis ou uma câmara de 24" que vai aderir mais ao aro.

Mas fico com a dúvida: e se o furo não for vedado com o líquido? Como é que se mete uma câmara de ar se o pipo está fixo?

Jepas
 

David Raquel

Active Member
Navid, a fita da maxxis também parece um boa solução, mas o tal atrito dificulta e muito a tarefa de montagem do pneu, e este é um sistema 100% caseiro :lol:

Jepas, se o líquido não vedar, vais ter que usar a força para tirar o pipo, e não é dificil, eu ja tive que tirar um e foi sem stress :wink:
 

esquilas

Member
Boas

Gostei muito deste topico, mas tenho algumas duvidas:

- qual a largura das fitas isoladoras
- onde se arranja aquela "nylon spoke tape"
- onde se arranja as fitas da maxxis

:bompost:
 

osodrac

New Member
eu só nao percebi uma coisa...como fixar o pipo da camara de ar velha na fita(q afinal é aonde ele vai estar preso ou não?? ). e essas fitas da maxxise a nylon spoke tape arranjam-se onde?? abraço...
 

golias

Member
...

ora cá está um tópico, de real interesse!! :mrgreen: :mrgreen:

também concordo que deve ser inamovível :wink:

acho que a solução maxxis é a mais correcta em relação custo/eficácia, mas o "engenho" é sempre bem vindo e apreciado!!

...
 

atx.team

New Member
boas!

um gajo ensina estes putos! e eles contam tudo a toda a gente! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ps: tio ? sabes de alguma coisa k nao sei? :rotfl:

fizeste bem David por acaso nunca me tinha lembrado de mostrar tal coisa a malta!

houve aqui alguem que perguntou a largura da fita o ideal é entre 1.8 e 2 cm!

para fixar o pipo basta por um pouco de cola de contacto e apertar a porca k as valvulas de pipo fino têm!

como referiu o Damond eu não costumo utilizar a outra fita " nilon spokes" utilizo sim 3 voltas de Power tape da patex da seguinte maneira!

1 volta no centro 1 volta encostado a direita e outra volta encostada a esquerda! isto para ter a certeza k o aro fica todo isolado!

atençâ0 :shock: :shock: :shock:alguns aros mais baratos não tem uma soldadura perfeita na união das duas pontas do aro ! se constatarem tal ponham um pouco de fita na restante fissura do lado de dentro do aro assim quando o pneu encaixar vai acabar de isolar a união
 

osodrac

New Member
hummmm...então acho que vou experimentar...vamos ver como corre ...então e mais uma coisa..nao seria melhor meter o líquido depois de tudo montado...tipo slime...mete-se pelo pipo...assim um gajo arrisca-se a sair de lá todo borrado... digo eu :mrgreen: :mrgreen: obrigado abraço
 

osodrac

New Member
o que eu quis dizer foi se não se pode meter o notubes plo pipo??? do género...se tiveres uma embalagem de slime vazia, se nao dá pa deitar pa lá o notubes e fazer da mesma maneira como se fosse slime??? (já que o notubes nao vem com adaptadores pa deitar plo pipo)
 

Xure

New Member
Mto interessante.

É algo que ando a pensar fazer à algum tempo, no entanto deixo aqui uma duvida de massarico. Eu tenho jante de pipo largo. É possivel resolver essa situação sem ter de mudar de jante? Ou seja existe alguma forma de colocar pipo fino no lugar do pipo largo e conseguir vedar bem? :roll:

Obrigado.

Abraço.
 

Jepas

Super Moderador
Aproveito para perguntar, qual é a vantagem de usar pipo fino nestas montagens?

Se já tens o pipo largo, até é mais fácil para meter líquido/encher com compressor. Os mecânicos auto tiram o núcleo para terem maior fluxo de ar quando enchem os pneus pela 1ª vez.

Jepas
 

atx.team

New Member
ha sim senhor

podes comprar umas valvulas vendidas no site da sincamaras

http://www.sincamaras.com/

as valvulas custão 16 euros o par + portes

eles tb têm um kit de conversão e um liquido mas nao compensa ( no meu ponto de vista) basta comprar as valvulas e utilizar a power tape da patex e o notubes!

o liquido da sincamaras é bom mas passado algum tempo cola-se todo ao pneu e não é tão facil de recuperar se necessitares de mudar de pneu!

nas minhas outras rodas k vendi a um amigo meu fiz exactamente isto ( aros mavic 717)! as rodas ja estão em tubless ha 1 ano

o junior renato ferreira do belas tb anda com umas rodas crossride converti da mesma forma e ainda ai andam!

:shock:atença! por vezes quando trocamos de pneu é necessario repor a fita de novo!
 

david.pinha

New Member
Pessoal tou com problemas em conseguir este esquema.

Colei toda a power tape á volta, pus o pipo de uma câmara velha mas quando vou encher o pneu ele não enche...penso que é de as abas do pneu não encostarem muito bem às paredes do aro. Também vou aconteceu isto? Se sim como resolveram? O pneu é um ritchey zmax millenium 1.9 e usei slime

Obrigado
 

David Raquel

Active Member
sim, isso é normal....convem ires a uma bomba de gasolina e teres paciencia...um truque é ires dando pancadas no pneu quando o compressor esta a deitar ar!
Nao sei se o slime será o mais indicado...... :roll:
 

Xure

New Member
Obrigado Jepas e atx.

Desconhecia ser possivel ter ust com pipo largo.
Já vi que é possivel e no caso de o fazer, vou então manter o pipo largo.

Obrigado. :wink:
 
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