[Teste/Análise] Trek Liquid 55

Pax

New Member
Amukinado said:
Pax_Eco said:
Parece-me a mim que os Acid têm a plataforma maior que os smarty...

Também a mim me parece, mas a intenção passa também por bater com os pedais em menos sítios, daí isso não ser problema.

Mas geralmente os pedais andam paralelos ao chão.

Daí o teu problema ter a haver com a espessura do pedal e não com o tamanho da plataforma... :wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Adivinhem quem voltou...

:#1:

trekliquid55op6.jpg


Mais fotos e "conversa" brevemente, numa análise perto de si :p
 

Amukinado

New Member
Ludos, que tal a coisa?

A minha 36 vai muito brevemente para a revisão... Diz que anda a queixar-se das costas! :mrgreen:

Quando a bike voltar da loja, em princípio, trará novidades... :twisted:

Agora deixo-vos aqui com uma foto da coisa:

pontesuw4.jpg
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
:oops: :oops: :oops:

Bem... a Liquid já foi às Aldeias Históricas, voltou, papou mais uns km's, mas mais uma vez, ficou sem algum material, concretamente travões, e e desviador traseiro, para que pudesse montar o verdadeiro portão/andaime.

Agora esperemos que o Pai Natal seja bonzinho e me traga uns juicy 5 ou 7 para a liquid e um desviador traseiro :mrgreen:

Independemente disso tudo, e olhando para as fotos que aí tens, é fascinante como este quadro é uma boa base para uma utilização polivalente, ou seja com uma 36 já se manda aí uns drops jeitosos (para mim que sou um cagarola do caraças, isso já são drops valentes :lol:), ou como uma Talas 32 de 90-130mm e uns componentes de XC e ficar uma máquina devoradora de km's (como a minha :mrgreen: )

Depois posto aqui algumas das fotos que tirei :wink:
 

Amukinado

New Member
Ludos said:
Independemente disso tudo, e olhando para as fotos que aí tens, é fascinante como este quadro é uma boa base para uma utilização polivalente, ou seja com uma 36 já se manda aí uns drops jeitosos (para mim que sou um cagarola do caraças, isso já são drops valentes :lol:), ou como uma Talas 32 de 90-130mm e uns componentes de XC e ficar uma máquina devoradora de km's (como a minha :mrgreen: )

Isto é um facto! De facto existe uma versão da Liquid vocacionada para FR:

asset_upload_file86_2792.jpg


http://www.trekbikes.com/uk/en/bikes/2005/archive/liquid65

A utilização que lhe dou, não é propriamente FR, mas já abusei bastante dela e até agora ainda não acusa nada! O quadro é mesmo muito resistente e aguenta muito mais que Enduro. Uma vez pensei que já estava a começar a ganhar umas folgas, mas foi só levar à loja, meter um bocadinho de oleo em spray nos pontos de rotação, apertar e estava como nova! :shock:

O peso do meu quadro deve andar nos 3,3 kg (com amortecedor), dado ser o tamanho S (15,5). Um pouco pesado, mas nada de muito grave! Facilmente se lhe mete uma suspensão mais leve e com menos curso, outro avanço e está pronta para fazer maratonas de 80 km.

Ludos said:
Depois posto aqui algumas das fotos que tirei :wink:

Qué delas? :mrgreen:


Eu postarei mais fotos da minha amanhã ou 3ª, que é quando ela vai voltar para casa. Agora está na loja porque mandei a Fox 36 para a revisão e aproveitei para fazer umas "alteraçõezinhas". :twisted:
 

Amukinado

New Member
gato__evolution said:
É impressão minha ou tão ai uns Hope novos....

Não, não... São mesmo uns Mono Mini! :mrgreen:

A pastilha da frente ainda deve estar a acamar. Espero que daqui a uns km já possa fazer uma análise aos travões.

Quanto às manetes Dual Release LX, ainda não tenho nada a apontar para além de serem bastante suaves e precisas. Estou a gostar! :)
 

Amukinado

New Member
gato__evolution said:
Assim de repente ainda me pareceram uns hope M4.. mas depois olhei pra tras e vi k faltava ali qualquer coisa...lol

Falta, falta... Faltam duas tampinhas douradas! :mrgreen:

Mas deixa lá que estou bastante satisfeito com a potência de travagem destes. O da frente se calhar ainda não acamou totalmente mas por agora está com uma potência de travagem semelhante aos anteriores XT.


Queria corrigir um pormenor no 1º post deste tópico. Os rotores não são Shimano, mas sim Hope! :wink:


E agora vou colocar aqui umas fotos de uma Liquid 65. Não coloco a análise dela pois não sou lá grande craque em checo! :mrgreen:

De qualquer maneira fica aqui o link para os interessados: http://www.sterba-kola.cz/item/trek-liquid/category/trek/group/kola

liquid02.jpg


E agora uma pequena comparação interessante das Liquid de 2003 e 2004 para as de 2005:

Trek Liquid 65 (2005)
liquid05.jpg


Trek Liquid 55 (2004)
dsc00487of2.jpg


Nas Liquid de 2005 toda a escora é em alumínio e existe mais um ponto de rotação junto ao eixo traseiro. Nas anteriores este ponto de rotação não existia dado a escora possuir os tubos da escora superior em carbono. As escoras em carbono aliviariam o stress causado pela inexistência deste ponto.

Agora fiquei curioso em testar esta escora da 65. Se calhar os rolamentos sofrem menos desgaste... :-K :nsei:
 

andrextr

Active Member
Amukinado eles tiraram o ponto de rotação por causa das patentes com o FSR da Specialized.

E se não me engano, isso aconteceu em 2004.
A tua é de 2005, já não tem ponto de rotação..

Penso eu de que.... Seja como for o melhor é comprares uma de 2008 que esse chaço já está desactualizado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Amukinado

New Member
andrextr said:
Amukinado eles tiraram o ponto de rotação por causa das patentes com o FSR da Specialized.

E se não me engano, isso aconteceu em 2004.
A tua é de 2005, já não tem ponto de rotação..

Eles não tiraram o ponto de rotação... Eles acrescentaram-no!

Se calhar é já a caminho da evolução para a Remedy. As escoras já são mais resistentes e mais "grossas".

De certeza que há por aí alguém mais entendido no assunto! :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
Tens razão, eles acrescentaram o pivot nos modelos de 2005... Mas depois isso acabou.

Por isso é que as novas Treks tem o ponto de rotação coincidente com o eixo, foi a única maneira de fugir à patente FSR...

Agora as nossas treks (a tua e a minha) não têm esse ponto de rotação. Deste modo elas não rodam tanto !! :shock:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Dizem com cada uma... :shock:

Quanto às escoras em carbono das Liquid até 2004, isto tem que ver com a flexão das mesmas, há pouco tempo quando mudei os rolamentos do meu quadro experimentei comprimir o triângulo traseiro contra o chão e vi claramente as escoras superiores de carbono a flectir.

O principio é o mesmo da cannondale scalpel ou da orbea oiz em que não havendo um ponto de rotação jogam apenas com a flexão do carbono, claro que se em vez de umas escoras em carbono que flectem tivermos um ponto de rotação o funcionamento vai ser mais activo.

Essas histórias do FSR de que a Trek fez ou deixou de fazer por causa do FSR, quanto a mim são balelas, aliás, tanto que são balelas que a Specialized impediu a Scott de vender as genius nos EUA por as suspensões traseiras funcionarem com tecnologia patenteada pela Specialized, e como os gajos da Scott não pagaram direitos à Specialized...
Agora acham que se a Trek andasse a usar patentes da Specialized os gajos não lhes tinha caíam logo em cima?!

Por outro lado a prova de que isso é altamente incoerente são as Liquid, Remedy e Session que de 2005 para cá tem sido utilizado o tal ponto de rotação na escora superior, aliás as Fuel Ex também usavam e usam (nas gamas mais baixas de 2008) até aparecer esta novidade do ponto de rotação concêntrico com o eixo, cujo objectivo não é claramente "fugir às patentes do FSR" ...
 

Amukinado

New Member
Ludos said:
Quanto às escoras em carbono das Liquid até 2004, isto tem que ver com a flexão das mesmas, há pouco tempo quando mudei os rolamentos do meu quadro experimentei comprimir o triângulo traseiro contra o chão e vi claramente as escoras superiores de carbono a flectir.

Pois... Eu sabia que elas flectiam mas ainda não o consegui observar! :|

Eu acho que as razões para a adição deste ponto de rotação serão maior sensibilidade do sistema, maior longevidade dos rolamentos e muito possivelmente menores custos de produção.
 
Top