[Teste/Análise] Trek Liquid 55

Amukinado

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Boas tardes

Na passada 5ª feira adquiri uma Trek Liquid. Esta escolha foi muito ponderada... Eu procurava uma bike que fizesse tudo e de preferência viesse já com componentes que não me obrigassem a fazer muitos upgrades. Pesquisei, pesquisei, esperei, fui a lojas, pesquisei, esperei e acabei por ficar confuso sem saber muito bem o que queria. Inicialmente pensei em vender a minha KTM e comprar uma bike de Dirt Jumping ou uma hardtail de FreeRide (por serem mais em conta).
Acabei por não o fazer por mero acaso. Depois fui investindo na minha KTM com esperanças de mais tarde trocar de quadro e então percebi só estava a perder dinhero. Falaram-me então numa loja que fazia boas retomas e grandes negócios. Peguei eu então na minha bike, pu-la no carro e lá fui eu mais o meu pai espreitar a loja. Da segunda vez que lá fomos voltámos com uma nova máquina.


Vou então começar a minha análise, que vou completando consoante o meu conhecimento da bicicleta e técnico aumentam.

Gostei muito quando vi a bike pela 1ª vez na loja. Pareceu-me ser linda! Acho que o modelo era o de 2004, mas ainda não tinha sido vendida. Tinha algumas diferenças de componentes relativamente às informações que tenho acerca da bike (provenientes dos arquivos da Trek). Tinha desviador traseiro XTR e dianteiro LX e pedaleira Race Face Atlas, ao invés do grupo completo XT; os pneus eram 2.0 em vez de 2.20 e tinha manetes dual control XT (julgo que deveriam ser rapid fire XT).
Provavelmente tinha sido montada às peças na loja.
A bicicleta assim não estava má. Até ficava bastante leve, mas eu preferi fazer umas alterações para ter uma bicicleta mais virada para FreeRide, em vez de Enduro puro. Pedi para trocarem a Manitou Minute 2 por uma Fox 36 Van RC2 de 2006, as rodas com aros Bontrager Race Lite Disc e cubos LX foram trocadas por umas com aros Sunringlé Single-Track e cubos Hope. Os pneus também foram trocados para uns Continental 2.30. O rotor da frente (XT centerlock de 160 mm) foi trocado por um XT de 180 mm. Foram também trocados o avanço e guiador (Bontrager Race Lite) por um avanço Race Face Diabolous e guiador Race Face Evolve DH. Os pedais montados foram os CrankBrothers 5050.


O quadro
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Gosto muito da cor do quadro. É discreta e bonita. O tamanho é um 15,5. Um pouco pequeno para mim, mas estou a gostar dele assim. O peso no tamanho 19,5 é 3452g (o do sôr Ludos :mrgreen:) pelo que o meu deve ter menos uns gramas. O material é o alumínio ZR 9000. A Trek diz que esta liga é 15% mais leve e robusta que o alumínio normal (isto eu não posso confirmar ser verdade ou não). O quadro tem uma pintura que me parece ser bastante boa no triângulo principal, mas a da escora não me está a parecer ser a melhor. A rolar em estrada, quando vou sentado, não bombeia, ou se bombeia é muito pouco. A pedalar em single track bombeia um pouco mais que o que devia, mas nada de muito grave. Absorve bem as irregularidades e é bastante confortável.


A suspensão
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A Fox 36 Van RC2 tem ajuste da velocidade de recuperação, pré-carga da mola e compressão de alta e baixa velocidade. Até agora ainda só mexi na velocidade de recuperação. O seu peso está na casa dos 2,5 kg e tem eixo de 20 mm para maior robustez. Esta suspensão "papa" as irregularides todas quando vou a velocidades consideráveis, com uma eficácia incrível. O pior é quando são single tracks a subir, em que o seu comportamento não é tão satisfatório. Bombeia muito e torna-se desconfortável. Resumindo: esta suspensão é brutal para descer a boas velocidades; para subir... não é mal pensado levar a bike à mão :lol:


O amortecedor
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Manitou Swinger 3-Way com SPV. Este amortecedor tem 3 ajustes: recuperação, pressão do sistem SPV e ar. Estou a gostar deste amortecedor. É bastante progressivo e muito sensível e pesa cerca de 280 g. Ainda não mexi nos ajustes devido a não ter havido necessidade. Pus pressão para 75 kg está com um SAG de cerca de 20%.


A transmissão
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É constituída por um desviador traseiro Shimano XTR, desviador dianteiro Shimano Deore LX, pedaleira Race Face Atlas, corrente e cassete ou LX ou XT (não sei :s) e shifters Shimano Deore XT Dual Control. As mudanças deslizam como manteiga. Sempre muito suaves e até agora não soltaram ruídos alarmantes. Apenas a corrente começou a fazer um pouco de ruído num determinado prato da cassete e o problema era um pauzinho lá encravado durante a volta de estreia. Mesmo com muita lama, a transmissão nunca falhou. Estou a gostar mais das manetes Dual Control do que esperava.


Os travões
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São os Shimano Deore XT. São progressivos e as pastilhas acamaram em 3 tempos. Estou a gostar deles porque têm a sensibilidade que eu quero e gosto. Optei por trocar o rotor da frente por um de 180 mm porque utilizo muito o travão da frente e este depois vai ter tendência a aquecer muito. Assim dissipa o calor mais rapidamente e posso travar durante mais tempo sem perder potência. Atrás o rotor é de 160 mm. Nas rodas que vinham com a bike os discos eram centrelock, mas como troquei os cubos LX por uns Hope, tiveram que ser discos normais.


O cockpit
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É constituído por um avanço Race Face Diabolous de 40 mm (penso eu), guiador Race Face Evolve DH, conta km Sigma 906 e punhos Bontrager. O avanço é um pouco volumoso mas é bonito e dá um efeito engraçado à bike. O guiador é bonito, leve, robusto e transmite um bom controlo à bike. Tem um diâmetro de 31,8 mm. Ainda estou a pescar como se trabalha com este conta km, mas estou e gostar bastante dele. Os punhos são confortáveis e não fazem calos nas mãos com a mesma facilidade de todos os meus anteriores punhos.


As rodas
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As rodas foram retiradas de uma bike que se encontrava à venda em 2ª mão, por serem as melhores disponíveis para esta Trek. Os aros são os famosos Single-Track. São robustos e dão um "look" descontraído à bike. Os cubos são Hope. Não sei qual é o modelo. Os raios também desconheço quais sejam. Os pneus são uns Continental Flow (na frente) e Gravity (na traseira), ambos 2.30. Não foram uma escolha muito boa para esta altura do ano. Ainda não os testei bem, mas não me parece que façam muito atrito a rolar e agarram melhor em piso seco. Não escoam muito bem a lama. Possivelmente voltarei para os Michellin All Mountain.


Os pedais
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Os pedais de serviço são os bonitos CrankBrothers 5050. A cor combina com o quadro. Estes pedais agarram bem os pés. Não são grande ideia para passeios na lama mais espessa, porque acumulam muita lama no seu interior e à sua volta, mas não foi para isso que foram feitos.


O selim e espigão
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São o pouco que resta da Bontrager nesta bicicleta. O selim é confortável. Gostei de ver uma espécie de "régua" na parte de trás do espigão, onde indica a altura do espigão e mostra a altura máxima a que ele pode estar. Não tenho mais nada a apontar sobre estes componentes.

E agora mais umas fotos da bike. :mrgreen:

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No geral é uma boa bicicleta para quem quer fazer tudo. Ainda tenho que rolar mais com ela para formular uma boa opinião. Até agora os pontos negativos que aponto são a impossibilidade de utilizar aperto rápido no tamanho 15,5 (devido ao rocker link bater na patilha) e a impossibilidade de descer o selim ao máximo.
Era uma bicicleta deste tipo que eu queria. Posso dizer que é muito polivalente e estou contentíssimo com ela. Esta semana vou rolar muito com ela. Vou experimentar uns Urban Assaults para ver se dá para ir a uns DownTowns. :p

Falta o peso da bike por lapso meu na loja. Era tanta a pressa de a levar para casa.... :mrgreen:
Quando tiver oportunidade logo a peso. Deve andar nos 15/16 kg


Cumprimentos e boas pedaladas
 

viegasjr

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Olha ela! :) Curto este tipo de review com muitas fotos(também gosto é de banda desenhada com pouco texto)...

Bem, já tive a oportunidade de a montar(por 10 segundos pois o dono não a largava), e é muito comfortavel, afunda-se toda(sou utilizador de semi-rigida) e não percebo bem como esta gente pedala nestas coisas mas tenho de testar melhor da próxima vez que for andar com o dono.
A cor é muito fix... mas preta é que é mm linda imo ^^
 

numiko

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Amanhã tens uma esperinha ó coisinho que diz mal da bike! :lol:

Pontes, estás de parabéns pela review, curti muito, assim como a bike, muito bem feita mesmo :D
Agora quero ver fotos tuas a (ab)usar a bike :wink:
Abraço
 

pedro25martins

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A Bike está muito porreira, esteticamente...
A bike é de Enduro/ XC. Tem 130mm atras, vem com 130 a frente. Pode ser que não haja problemas ao por uma suspensão de 160mm.
Aquelas escoras e o link, duvido que aguentem a bronca numa utilização mais agresiva! Eu tambem ja tive uma Liquid 55 e as escoras tiveram algumas folgas, para além de mandar 2 amortecedores para a garantia!
Um ponto assente, era trocar o amortecedor, e visto o teu andamento, era para um DHX Air.

Penso que essa bike não é de todo para FR, por isso, espero que não tenhas problemas com ela e se algo acontecer, que a garantia resolva isso!
Mas tens ai uma boa máquina, espetacular para enduro, muito confortavel, com um comportamento muito bom quer a subir (a minha não pesava assim tanto), quer a descer!

P.S.: Na altura troquei a Liquid por uma bike rígida de Dirt e posteriormente pela Trek Session!
 

koizu

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vá lá no fim de chatearestanto o homemzinho pa trocar peças, sempre ficou alguma coisa de jeito... :wink: :wink: :wink:


fica bem...
 

Amukinado

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card050 said:
freeride? dirt?
dual control?

uhm... :roll:

A utilização da bike não vai ser FreeRide e Dirt. Vai passar por aí, mas será maioritariamente XC agressivo e Enduro.

Tenho a sensação que o quadro faz 150 mm atrás, pelo que me disseram na loja. Existe alguma maneira de medir o curso traseiro?
 

vacalouca

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150 mm só na Remedy que veio depois salvo erro. Essa deve ter os 130 que o Pedro disse, até porque ele teve uma como disse e deve ter abusado e bem desses 130mm :mrgreen:

De qualquer forma, é um excelente quadro mas a tua montagem está bastante hardcore. Se apenas vais fazer XC agressivo/enduro com ela acho que tens aí componente (que embora de excelente qualidade) são algo...overkill :mrgreen:

Bom mas manda-te lá mas é dumas escadas/muros abaixo para ver como é que ela se porta na cidade :p

Fica bem
 

Amukinado

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Penso que o único componente se calhar exagerado na montagem será a suspensão. Uma 32 ficaria ali melhor. Vou experimentar... se não estiver a gostar talvez troque por uma pike (para não ter que trocar de eixo).
 

vacalouca

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Tenho uma 32 e recomendo :wink:

Também acho que as jantes são overkill, mas também não são das mais pesadas. As doubletrack seriam bem mais pesadas :mrgreen:

É impressão minha ou tens pneus tubeless em aros normais?
 

Amukinado

New Member
vacalouca said:
É impressão minha ou tens pneus tubeless em aros normais?

O da frente é tubeless mas tem câmara de ar. Era o único pneu Continental 2.30 que havia na loja e eu não queria que ficassem com cores diferentes. Percebes? :mrgreen:
 

P.M.

Member
Essa Liquid tem exactamente 125mm atrás. Também já tive uma (Liquid 30).
O quadro é fixe, mas não é de todo um quadro de freeride ou de grandes abusos. A minha na altura estava com 13,5kg.
Essa suspenção é que acaba por levantar demais a frente e a bicla fica pouco manobrável (eu sei, porque experimentei com uma Marzocchi AM de 150mm).

P.M.
 

Freeky

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Sim senhor!
Uma bike à maneira, gosto mt da cor.
Agora só falta experimenta-la e ver se é desta que me viro para as FS. :mrgreen:
Cumps
 

andrextr

Active Member
Re: [Teste/Análise] Trek Liquid 55

Epá um gajo já não pode comprar uma Trek que vem-me logo este marmelo atrás comprar uma melhor!!
Raios parta pah!!! Mas se te serve de consolo, nao é por teres uma liquid que sacas mais que eu :twisted: :twisted: :twisted:

Eheheh :mrgreen:

A bike é xelente, curto bue!! (125mm? LOL).. Deixa la, a minha tambem é muito assimétrica e aguenta-se bem nas curvas (80/130 - T/F) :lol:

Agora vê lá se aprendes a sacar para impressionar as gajas e te tornares o maior lá da aldeia eheheh :mrgreen:
 

Amukinado

New Member
Boas

Hoje fui dar umas voltinhas num ambiente urbano para ver como se comporta a bicha.
A descer escadas a suspensão devora tudo... torna a bike super estável! Qualquer erro do condutor é rapidamente corrigido pela 36 Van. É uma suspensão excelente a descer! :D

O quadro também se revelou muito eficiente a descer escadas. Manobra-se muito bem e consegue-se ter muito equilíbrio com ele.
A bicicleta é muito estável a descer escadas e absorve muito bem os drops de 90/100 cm sem recepção. A partir de 1,2 m começa a ficar um pouco instável na zona traseira. Mesmo assim ainda não esgotei o curso.

Uma coisa engraçada que nesta bicicleta consigo fazer, e na anterior não, é pedalar e meter mudanças enquanto desço escadas. Com as manete dual control também se consegue mais facilmente pôr mudanças quando se já vai com mais velocidade a meio de uma escadaria.
Talvez vá experimentar fazer um circuito de DownTown quando puder. :mrgreen:

Breve posto fotos dela em acção.

Cumprimentos
 

pedro25martins

New Member
Isto era a minha (ou o que restava dela)...

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Uma montagem bem mais Light que a tua... Só espero que não te aconteça o mesmo que a mim, porque é uma boa bike (Para Enduro, não Freeride)
 

andrextr

Active Member
Amukinado said:
Uma coisa engraçada que nesta bicicleta consigo fazer, e na anterior não, é pedalar e meter mudanças enquanto desço escadas.

Isso é mesmo verdade!??? É que se for assim, vou comprar uma cena dessas! Isso é muito vantajoso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Inda para mais, aqui na minha zona, temos escadas de 3Km ou mais! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Amukinado

New Member
pedro25martins said:
Só espero que não te aconteça o mesmo que a mim, porque é uma boa bike (Para Enduro, não Freeride)

Não te preocupes que eu não a vou utilizar em FreeRide puro. :wink:

Vou tratá-la bem. Uma utilização principalmente de Enduro e XC agressivo. Talvez faça uns 4x com ela e curta uns shores mais virados para FreeRide Light. Também estou a pensar levá-la a uns Down Towns mais ligeiros para ver como me saio.
 
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