Boas tardes
Na passada 5ª feira adquiri uma Trek Liquid. Esta escolha foi muito ponderada... Eu procurava uma bike que fizesse tudo e de preferência viesse já com componentes que não me obrigassem a fazer muitos upgrades. Pesquisei, pesquisei, esperei, fui a lojas, pesquisei, esperei e acabei por ficar confuso sem saber muito bem o que queria. Inicialmente pensei em vender a minha KTM e comprar uma bike de Dirt Jumping ou uma hardtail de FreeRide (por serem mais em conta).
Acabei por não o fazer por mero acaso. Depois fui investindo na minha KTM com esperanças de mais tarde trocar de quadro e então percebi só estava a perder dinhero. Falaram-me então numa loja que fazia boas retomas e grandes negócios. Peguei eu então na minha bike, pu-la no carro e lá fui eu mais o meu pai espreitar a loja. Da segunda vez que lá fomos voltámos com uma nova máquina.
Vou então começar a minha análise, que vou completando consoante o meu conhecimento da bicicleta e técnico aumentam.
Gostei muito quando vi a bike pela 1ª vez na loja. Pareceu-me ser linda! Acho que o modelo era o de 2004, mas ainda não tinha sido vendida. Tinha algumas diferenças de componentes relativamente às informações que tenho acerca da bike (provenientes dos arquivos da Trek). Tinha desviador traseiro XTR e dianteiro LX e pedaleira Race Face Atlas, ao invés do grupo completo XT; os pneus eram 2.0 em vez de 2.20 e tinha manetes dual control XT (julgo que deveriam ser rapid fire XT).
Provavelmente tinha sido montada às peças na loja.
A bicicleta assim não estava má. Até ficava bastante leve, mas eu preferi fazer umas alterações para ter uma bicicleta mais virada para FreeRide, em vez de Enduro puro. Pedi para trocarem a Manitou Minute 2 por uma Fox 36 Van RC2 de 2006, as rodas com aros Bontrager Race Lite Disc e cubos LX foram trocadas por umas com aros Sunringlé Single-Track e cubos Hope. Os pneus também foram trocados para uns Continental 2.30. O rotor da frente (XT centerlock de 160 mm) foi trocado por um XT de 180 mm. Foram também trocados o avanço e guiador (Bontrager Race Lite) por um avanço Race Face Diabolous e guiador Race Face Evolve DH. Os pedais montados foram os CrankBrothers 5050.
O quadro
Gosto muito da cor do quadro. É discreta e bonita. O tamanho é um 15,5. Um pouco pequeno para mim, mas estou a gostar dele assim. O peso no tamanho 19,5 é 3452g (o do sôr Ludos :mrgreen pelo que o meu deve ter menos uns gramas. O material é o alumínio ZR 9000. A Trek diz que esta liga é 15% mais leve e robusta que o alumínio normal (isto eu não posso confirmar ser verdade ou não). O quadro tem uma pintura que me parece ser bastante boa no triângulo principal, mas a da escora não me está a parecer ser a melhor. A rolar em estrada, quando vou sentado, não bombeia, ou se bombeia é muito pouco. A pedalar em single track bombeia um pouco mais que o que devia, mas nada de muito grave. Absorve bem as irregularidades e é bastante confortável.
A suspensão
A Fox 36 Van RC2 tem ajuste da velocidade de recuperação, pré-carga da mola e compressão de alta e baixa velocidade. Até agora ainda só mexi na velocidade de recuperação. O seu peso está na casa dos 2,5 kg e tem eixo de 20 mm para maior robustez. Esta suspensão "papa" as irregularides todas quando vou a velocidades consideráveis, com uma eficácia incrível. O pior é quando são single tracks a subir, em que o seu comportamento não é tão satisfatório. Bombeia muito e torna-se desconfortável. Resumindo: esta suspensão é brutal para descer a boas velocidades; para subir... não é mal pensado levar a bike à mão :lol:
O amortecedor
Manitou Swinger 3-Way com SPV. Este amortecedor tem 3 ajustes: recuperação, pressão do sistem SPV e ar. Estou a gostar deste amortecedor. É bastante progressivo e muito sensível e pesa cerca de 280 g. Ainda não mexi nos ajustes devido a não ter havido necessidade. Pus pressão para 75 kg está com um SAG de cerca de 20%.
A transmissão
É constituída por um desviador traseiro Shimano XTR, desviador dianteiro Shimano Deore LX, pedaleira Race Face Atlas, corrente e cassete ou LX ou XT (não sei :s) e shifters Shimano Deore XT Dual Control. As mudanças deslizam como manteiga. Sempre muito suaves e até agora não soltaram ruídos alarmantes. Apenas a corrente começou a fazer um pouco de ruído num determinado prato da cassete e o problema era um pauzinho lá encravado durante a volta de estreia. Mesmo com muita lama, a transmissão nunca falhou. Estou a gostar mais das manetes Dual Control do que esperava.
Os travões
São os Shimano Deore XT. São progressivos e as pastilhas acamaram em 3 tempos. Estou a gostar deles porque têm a sensibilidade que eu quero e gosto. Optei por trocar o rotor da frente por um de 180 mm porque utilizo muito o travão da frente e este depois vai ter tendência a aquecer muito. Assim dissipa o calor mais rapidamente e posso travar durante mais tempo sem perder potência. Atrás o rotor é de 160 mm. Nas rodas que vinham com a bike os discos eram centrelock, mas como troquei os cubos LX por uns Hope, tiveram que ser discos normais.
O cockpit
É constituído por um avanço Race Face Diabolous de 40 mm (penso eu), guiador Race Face Evolve DH, conta km Sigma 906 e punhos Bontrager. O avanço é um pouco volumoso mas é bonito e dá um efeito engraçado à bike. O guiador é bonito, leve, robusto e transmite um bom controlo à bike. Tem um diâmetro de 31,8 mm. Ainda estou a pescar como se trabalha com este conta km, mas estou e gostar bastante dele. Os punhos são confortáveis e não fazem calos nas mãos com a mesma facilidade de todos os meus anteriores punhos.
As rodas
As rodas foram retiradas de uma bike que se encontrava à venda em 2ª mão, por serem as melhores disponíveis para esta Trek. Os aros são os famosos Single-Track. São robustos e dão um "look" descontraído à bike. Os cubos são Hope. Não sei qual é o modelo. Os raios também desconheço quais sejam. Os pneus são uns Continental Flow (na frente) e Gravity (na traseira), ambos 2.30. Não foram uma escolha muito boa para esta altura do ano. Ainda não os testei bem, mas não me parece que façam muito atrito a rolar e agarram melhor em piso seco. Não escoam muito bem a lama. Possivelmente voltarei para os Michellin All Mountain.
Os pedais
Os pedais de serviço são os bonitos CrankBrothers 5050. A cor combina com o quadro. Estes pedais agarram bem os pés. Não são grande ideia para passeios na lama mais espessa, porque acumulam muita lama no seu interior e à sua volta, mas não foi para isso que foram feitos.
O selim e espigão
São o pouco que resta da Bontrager nesta bicicleta. O selim é confortável. Gostei de ver uma espécie de "régua" na parte de trás do espigão, onde indica a altura do espigão e mostra a altura máxima a que ele pode estar. Não tenho mais nada a apontar sobre estes componentes.
E agora mais umas fotos da bike. :mrgreen:
No geral é uma boa bicicleta para quem quer fazer tudo. Ainda tenho que rolar mais com ela para formular uma boa opinião. Até agora os pontos negativos que aponto são a impossibilidade de utilizar aperto rápido no tamanho 15,5 (devido ao rocker link bater na patilha) e a impossibilidade de descer o selim ao máximo.
Era uma bicicleta deste tipo que eu queria. Posso dizer que é muito polivalente e estou contentíssimo com ela. Esta semana vou rolar muito com ela. Vou experimentar uns Urban Assaults para ver se dá para ir a uns DownTowns.
Falta o peso da bike por lapso meu na loja. Era tanta a pressa de a levar para casa.... :mrgreen:
Quando tiver oportunidade logo a peso. Deve andar nos 15/16 kg
Cumprimentos e boas pedaladas
Na passada 5ª feira adquiri uma Trek Liquid. Esta escolha foi muito ponderada... Eu procurava uma bike que fizesse tudo e de preferência viesse já com componentes que não me obrigassem a fazer muitos upgrades. Pesquisei, pesquisei, esperei, fui a lojas, pesquisei, esperei e acabei por ficar confuso sem saber muito bem o que queria. Inicialmente pensei em vender a minha KTM e comprar uma bike de Dirt Jumping ou uma hardtail de FreeRide (por serem mais em conta).
Acabei por não o fazer por mero acaso. Depois fui investindo na minha KTM com esperanças de mais tarde trocar de quadro e então percebi só estava a perder dinhero. Falaram-me então numa loja que fazia boas retomas e grandes negócios. Peguei eu então na minha bike, pu-la no carro e lá fui eu mais o meu pai espreitar a loja. Da segunda vez que lá fomos voltámos com uma nova máquina.
Vou então começar a minha análise, que vou completando consoante o meu conhecimento da bicicleta e técnico aumentam.
Gostei muito quando vi a bike pela 1ª vez na loja. Pareceu-me ser linda! Acho que o modelo era o de 2004, mas ainda não tinha sido vendida. Tinha algumas diferenças de componentes relativamente às informações que tenho acerca da bike (provenientes dos arquivos da Trek). Tinha desviador traseiro XTR e dianteiro LX e pedaleira Race Face Atlas, ao invés do grupo completo XT; os pneus eram 2.0 em vez de 2.20 e tinha manetes dual control XT (julgo que deveriam ser rapid fire XT).
Provavelmente tinha sido montada às peças na loja.
A bicicleta assim não estava má. Até ficava bastante leve, mas eu preferi fazer umas alterações para ter uma bicicleta mais virada para FreeRide, em vez de Enduro puro. Pedi para trocarem a Manitou Minute 2 por uma Fox 36 Van RC2 de 2006, as rodas com aros Bontrager Race Lite Disc e cubos LX foram trocadas por umas com aros Sunringlé Single-Track e cubos Hope. Os pneus também foram trocados para uns Continental 2.30. O rotor da frente (XT centerlock de 160 mm) foi trocado por um XT de 180 mm. Foram também trocados o avanço e guiador (Bontrager Race Lite) por um avanço Race Face Diabolous e guiador Race Face Evolve DH. Os pedais montados foram os CrankBrothers 5050.
O quadro
Gosto muito da cor do quadro. É discreta e bonita. O tamanho é um 15,5. Um pouco pequeno para mim, mas estou a gostar dele assim. O peso no tamanho 19,5 é 3452g (o do sôr Ludos :mrgreen pelo que o meu deve ter menos uns gramas. O material é o alumínio ZR 9000. A Trek diz que esta liga é 15% mais leve e robusta que o alumínio normal (isto eu não posso confirmar ser verdade ou não). O quadro tem uma pintura que me parece ser bastante boa no triângulo principal, mas a da escora não me está a parecer ser a melhor. A rolar em estrada, quando vou sentado, não bombeia, ou se bombeia é muito pouco. A pedalar em single track bombeia um pouco mais que o que devia, mas nada de muito grave. Absorve bem as irregularidades e é bastante confortável.
A suspensão
A Fox 36 Van RC2 tem ajuste da velocidade de recuperação, pré-carga da mola e compressão de alta e baixa velocidade. Até agora ainda só mexi na velocidade de recuperação. O seu peso está na casa dos 2,5 kg e tem eixo de 20 mm para maior robustez. Esta suspensão "papa" as irregularides todas quando vou a velocidades consideráveis, com uma eficácia incrível. O pior é quando são single tracks a subir, em que o seu comportamento não é tão satisfatório. Bombeia muito e torna-se desconfortável. Resumindo: esta suspensão é brutal para descer a boas velocidades; para subir... não é mal pensado levar a bike à mão :lol:
O amortecedor
Manitou Swinger 3-Way com SPV. Este amortecedor tem 3 ajustes: recuperação, pressão do sistem SPV e ar. Estou a gostar deste amortecedor. É bastante progressivo e muito sensível e pesa cerca de 280 g. Ainda não mexi nos ajustes devido a não ter havido necessidade. Pus pressão para 75 kg está com um SAG de cerca de 20%.
A transmissão
É constituída por um desviador traseiro Shimano XTR, desviador dianteiro Shimano Deore LX, pedaleira Race Face Atlas, corrente e cassete ou LX ou XT (não sei :s) e shifters Shimano Deore XT Dual Control. As mudanças deslizam como manteiga. Sempre muito suaves e até agora não soltaram ruídos alarmantes. Apenas a corrente começou a fazer um pouco de ruído num determinado prato da cassete e o problema era um pauzinho lá encravado durante a volta de estreia. Mesmo com muita lama, a transmissão nunca falhou. Estou a gostar mais das manetes Dual Control do que esperava.
Os travões
São os Shimano Deore XT. São progressivos e as pastilhas acamaram em 3 tempos. Estou a gostar deles porque têm a sensibilidade que eu quero e gosto. Optei por trocar o rotor da frente por um de 180 mm porque utilizo muito o travão da frente e este depois vai ter tendência a aquecer muito. Assim dissipa o calor mais rapidamente e posso travar durante mais tempo sem perder potência. Atrás o rotor é de 160 mm. Nas rodas que vinham com a bike os discos eram centrelock, mas como troquei os cubos LX por uns Hope, tiveram que ser discos normais.
O cockpit
É constituído por um avanço Race Face Diabolous de 40 mm (penso eu), guiador Race Face Evolve DH, conta km Sigma 906 e punhos Bontrager. O avanço é um pouco volumoso mas é bonito e dá um efeito engraçado à bike. O guiador é bonito, leve, robusto e transmite um bom controlo à bike. Tem um diâmetro de 31,8 mm. Ainda estou a pescar como se trabalha com este conta km, mas estou e gostar bastante dele. Os punhos são confortáveis e não fazem calos nas mãos com a mesma facilidade de todos os meus anteriores punhos.
As rodas
As rodas foram retiradas de uma bike que se encontrava à venda em 2ª mão, por serem as melhores disponíveis para esta Trek. Os aros são os famosos Single-Track. São robustos e dão um "look" descontraído à bike. Os cubos são Hope. Não sei qual é o modelo. Os raios também desconheço quais sejam. Os pneus são uns Continental Flow (na frente) e Gravity (na traseira), ambos 2.30. Não foram uma escolha muito boa para esta altura do ano. Ainda não os testei bem, mas não me parece que façam muito atrito a rolar e agarram melhor em piso seco. Não escoam muito bem a lama. Possivelmente voltarei para os Michellin All Mountain.
Os pedais
Os pedais de serviço são os bonitos CrankBrothers 5050. A cor combina com o quadro. Estes pedais agarram bem os pés. Não são grande ideia para passeios na lama mais espessa, porque acumulam muita lama no seu interior e à sua volta, mas não foi para isso que foram feitos.
O selim e espigão
São o pouco que resta da Bontrager nesta bicicleta. O selim é confortável. Gostei de ver uma espécie de "régua" na parte de trás do espigão, onde indica a altura do espigão e mostra a altura máxima a que ele pode estar. Não tenho mais nada a apontar sobre estes componentes.
E agora mais umas fotos da bike. :mrgreen:
No geral é uma boa bicicleta para quem quer fazer tudo. Ainda tenho que rolar mais com ela para formular uma boa opinião. Até agora os pontos negativos que aponto são a impossibilidade de utilizar aperto rápido no tamanho 15,5 (devido ao rocker link bater na patilha) e a impossibilidade de descer o selim ao máximo.
Era uma bicicleta deste tipo que eu queria. Posso dizer que é muito polivalente e estou contentíssimo com ela. Esta semana vou rolar muito com ela. Vou experimentar uns Urban Assaults para ver se dá para ir a uns DownTowns.
Falta o peso da bike por lapso meu na loja. Era tanta a pressa de a levar para casa.... :mrgreen:
Quando tiver oportunidade logo a peso. Deve andar nos 15/16 kg
Cumprimentos e boas pedaladas