[Teste/Análise] Trek Liquid 55

Alf

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Hoje andei na papa-reformas papa-degraus :mrgreen:

Epá, realmente aquela suspensão fica ali a matar... E o funcionamento é irrepreensível :mrgreen:

O pneu da frente é meio quadrado a curvar, e o peso da bike não ajuda a subir, mas porta-se muito bem (principalmente a descer) :lol:
 

Amukinado

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Fica então aqui uma foto da minha bike encostada a um famoso monumento que já deve ter passado pelo quiz. :mrgreen:

img117copyle6.jpg


Agora tem um Mavic EX 325 à frente.


Alf said:
Epá, realmente aquela suspensão fica ali a matar... E o funcionamento é irrepreensível :mrgreen:

Dizes isso porque não és tu a puxá-la monta acima!! :twisted:
 

Amukinado

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jonypaul said:
Já tens roda nova? :shock:

Negativo. Apenas o aro e os raios. :mrgreen:


jonypaul said:
Para além da árvore onde crescem bikes tens uma onde cresce dinheiro? :rotfl:

Ao lado... Há quem trabalhe quando não está a estudar :!: :assobio: Felizmente eu não faço nenhuma dessas coisas...
 

Amukinado

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Para não pensarem que a bike neste momento já foi derretida para fazer caricas, venho actualizar um pouco o tópico.

dsc02755copybm2.jpg


Novos componentes:

Creio que as únicas novidades são os pneus e os pedais. À frente tenho um Kenda Nevegal 2.50 e atrás um 2.35. Os pedais são os Crankbrothers Mallet.

Sobre os pneus não há grande coisa a dizer: são pesados e rolam mal em piso liso. No entanto agarram incrivelmente bem (quer seja a subir ou a descer), são resistentes e o pneu da frente está como novo após 4 meses.

Os pedais também foram uma boa aposta. Encaixam facilmente e desencaixam rapidamente. A plataforma tem uma aderência boa o suficiente para pedalar sem encaixe e proporciona uma excelente base para pedalar com encaixe. São esteticamente apelativos e até agora não tenho nada de negativo a apontar-lhes. O peso podia ser mais baixo mas 540 g (dados do fabricante) acabam por não ser excessivos dado que a maioria dos pedais de plataforma sem encaixe pesam mais que isso.


Problemas mecânicos:

O eixo pedaleiro por um novo na mesma altura em que foram trocados os pedais e pneus, dado que o anterior já tinha alguma folga e fazia imenso ruído.

Desde a última actualização a única avaria mecânica grave foi nos travões. Numa prova de DHU na Nazaré comecei a ter problemas com a roda de trás que ficava travada. O problema acabou por resolver-se sozinho com o tempo, e não voltei a dar-lhe grande importância. Mais tarde, no bikepark de Manzaneda, ao fim do 2º dia de descidas, voltei a ter o mesmo problema que rapidamente se agravou para se tornar num irritante roçar de metal com metal no disco traseiro. Escusado será dizer o dia de BTT acabou ali. Com a ajuda de um amigo, desmontei a roda e o travão e, rapidamente descobri que o problema provinha da mola das pastilhas dos travões. Esta pequena peça:
BPC104898.jpg

Uma das pernas tinha-se dobrado, fazendo com que a pastilha roçasse no disco e o travasse e, mais tarde (provavelmente devido às trepidações e andamentos mais agressivos), ter-se-á dobrado começando a roçar no disco e destruindo uma das pastilhas.
O problema já sou foi mesmo resolvido com uma mola e pastilhas novas.
Contudo os travões estão a voltar a desiludir-me. Ora travam bem, ora travam mal. São muito sensíveis às alterações de humidade e alterações climatéricas no geral. Já tinha ouvido dizer que os Hope eram assim, mas nunca pensei que fosse algo tão notório, ao ponto de ser frustrante. Começo portanto a ponderar a sua troca. :evil:


Possíveis upgrades:

Outras trocas em mente serão a cassete, corrente, desviador e caixa de direcção. Estes já deram o que tinham a dar. O prato do meio da pedaleira também deverá ser trocado porque tem alguns dentes em falta. Estou a pensar em trocar a talega por um bash ring e substituir o prato do meio por um de 36 dentes.
Anteriormente tinha falado em substituir o amortecedor e o selim, mas já desisti da ideia. O amortecedor precisava de mais sag que o normal para trabalhar bem e quanto ao selim, acabei por me habituar.


Quanto ao resto dos componentes, têm estado sempre à altura. A suspensão continua suave e sensível como sempre e o quadro não se recusa a nada e tem demonstrado uma enorme rigidez e robustez. No entanto, a bike torna-se bastante instável quando se aumenta a velocidade nos trilhos mais técnicos e se manda uns voos mais altos para pisos irregulares. Mas é aí que entram em acção as bikes de FR e DH. :twisted:
 

jonypaul

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Ouvi dizer que tens usado bem a bike em passeios recreativos! :rotfl:

Devias ter mantido os pneus 2.35/2.10. Isso assim não tá muito bom pa subir :mrgreen:
 

Amukinado

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jonypaul said:
Ouvi dizer que tens usado bem a bike em passeios recreativos! :rotfl:

O trekking também faz bem à saúde! :lol:

jonypaul said:
Devias ter mantido os pneus 2.35/2.10. Isso assim não tá muito bom pa subir :mrgreen:

Consoante o futuro, talvez experimente outros pneus ou uma configuração diferente. Também é opção outro Nevegal 2.35 para a frente que tenha uma carcaça menos reforçada. É quase metade do peso do 2.50.
 

Amukinado

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Acabei por voltar para a combinação 2.35/2.10 e a bike ficou por volta dos 15,9 kg. Com a combinação 2.50/2.35 pesava uns estrondosos 16,5 kg. :twisted:

Agora tenho um problema: o eixo da 36 já estava moído e hoje ao dar a última volta decidiu ganhar vontade própria e agora só sai dali à força. Alguém me sabe dizer quanto deve custar um eixo novo? Será que é possível ou existe algum tipo de kit para adaptar para aperto rápido?

Fica aqui o exemplo das actuais 36:

Fox_Racing_Shox_36_QR_open.jpg
 

crencos

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Eu tenho um eixo de uma 36 à venda. Custa 400eur e traz uma van rc2 de oferta. :mrgreen: :mrgreen:

Manda um mail ou liga para a bicimax a perguntar o preço.
 

Amukinado

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crencos said:
Manda um mail ou liga para a bicimax a perguntar o preço.

Onde fica a bicimax? É que se for muito longe mais vale meter lá um pau!

A estreia com pneu 2.10 atrás não foi a melhor. Logo 2 furos numa só volta... Bestial! :mrgreen:
 

huppy

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E o que eu digo, isso nao tem ponta por onde se lhe pegue!
Anda sempre tudo martelada e sem uso nenhum!
Lixo com ela!

Abrazzo
 

vacalouca

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Amukinado said:
vacalouca said:
Acho que para pores eixo QR20 nisso, só mesmo com bainhas novas.

Bainhas ou pernas?

Nem uma nem outra :mrgreen:

É mesmo como o Pax disse ;)

EDIT: Tomando o exemplo de uma espada, baínha provavelmente seria o termo mais correcto. Mas já vi que o pessoal tanto chama baínha a uma coisa como à outra...
 
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