[Teste/Análise] Trek Liquid 55

pedro25martins

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Não é propriamente o que faço. Desde as minhas origens bttisticas ate a altura que tinha a Liquid era assim... Até apreciava as paisagens e locais por onde passava. Os meus suplementos eram bolachas Maria e uma maça.
Depois, tal como como o aKuMinado começei a pensar em Dirt e FR. Assim foi, por pouco tempo. Mais por influencia do vizinhança, nos ultimos anos, tem sido só Xc e estrada até ficar empenado. O bidon de sais e a barra não faltam no jersey. Não que seja grande atleta, longe disso, mas peguei esse vicio, de tentar superar-me e superar a maioria dos empenados como eu.

Não digo que o deixe de fazer, mas há certas alturas em que isto mete tanto nojo, que tenho saudades dessas voltas, a andar nas calmas, apenas pelo simples prazer de pedalar...

:cry:

Nessas alturas arrependo-me de ter vendido a Liquid e invejo os proprietarios de Nomads e afins.

:back2topic:


Como disse (muitas vezes) tive uma Liquid 55. Como isto é para a analisar, vou deixar o meu contributo, da experiencia que tive com ela:

Trek Liquid 55 + Manitou Swinger 3 Way

A minha procura focava-se em bikes relativemente leves, com um curso generoso. Confortavel e boa trepadora, para depois poder curtir umas descidas.
Revelou-se impecavel em todos os aspectos.
O clássico sistema 4BarLinkage mostra-se eficaz e verifica-se a independência entre o trabalhar do amortecedor vs pedalada vs travagem. Para isto contribui o Swinger e a tão famosa plataforma SPV. O sacana do botão da recuperação é que era dificil de rodar, mas com as minhas esguias mãos de pianista, nunca tive grandes problemas. Claro que passado uns meses começou a babar oleo, tal como o seguinte, que veio novo (ou não) da garantia. aqui foi o fim da bike. Derretida em anilhas de direcção...
Valores em psi no amortecedor, não sei... Era meter ar até paracer "fixe"!

Fox 32 Vanilla RLC

Foi a primeira Fox que tive e as expectativas eram altas. Vanilla vs Talas. A Vanilla metia mais pinta. Era preta, mas tinha 130mm de curso, fixos. Great sucess! Um trabalhar suave e sensivel. Montes de afinções, todas elas eficazes e perceptiveis. Reboud, compressão, bloqueio... Sem esquecer o seu baixo peso. Penso que rondava os 1900g.

Mavic CrossMax Enduro Disc

Um look agradavel, quase parecidas as irmãs de raios grossos. Quase... Um peso bastante baixo, tendo em conta a sua rigidez/ robustez. Isto verificou-se ao longo dos anos, tanto que actualmente ainda as tenho na rígida de XC. 0 raios empenados ou desapertados. Os autocolantes saem facilmente, o que é o único contra que vejo nas rodas. A manutenção também é facil. Andei sempre com pneus tubless (desde 2.0 até 2.3). O preço era de +/- 400€.


Outros

Cranks Race Face Evolve XC. Eram Isis, ainda não havia o XType. Uns acabamentos e pormenores 5 estrelas e pratos maquinados. Nota máxima. Um pouco pesados, mas bastante robustos, sem flexões indesejadas. O eixo era da loja dos 300, por isso nem comento. Arrisco-me a dizer que são superiores aos meus actuais XT e a prevejo que os RF Deus XC e Atlas (os primeiros para XC e os segundos para Enduro, o que gostaria de ter metido na Liquid) devem ser o expoente máximo em cranks.
Usei uns travões Hope Mono Mini e continuo a usa-los em XC. É ceto que Hope nunca é tão potente como a concorrência, mas são bastante doseáveis e progressivos e têm um design lindo. Leves e com possibilidade de mudar as tampas da pinça e manete para outras de várias cores. Com uns discos flutuantes e pastilhas organicas, são para mim os melhores travões que alguem pode ter!
 

ruiabreu

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Re: [Teste/Análise] Trek Liquid 55

Tenho montado os Acid 2 na minha e são muito porreiros...

Tenho uns Mallet C suplentes...tive um pequeno problema com a mola...mas fora isso também muito porreiros (embora mais pesados)...agora estão como suplentes para um desenrrasque...

Os Acid 2 além de bons têm uma plataforma larga quanto baste (os Mallet ainda mais) para pedalar sem sapatos encaixes e sem problemas e têm um desenho 5 estrelas!

Olha lá para isto:

DSC00005.jpg
 

Amukinado

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Boas

Obrigado pelas respostas. :D

Eu andei a analisar a coisa e a minha escolha virou-se para os eggbeaters por razões muito simples:

:arrow: O quadro é um pouco baixo para o meu tipo de andamento. Quem me conhece sabe que eu me estou sempre a queixar de bater com os pedais nas pedras e consequentemente estrago as pedras todas! :mrgreen: Ah! E os pedais também estão todos riscados... :evil:
Ora se os eggbeaters têm uma superfície de contacto e um volume bastante menores, talvez a solução do meu problema passasse por aí. Posso estar a dizer uma barbaridade pois poderia continuar a partir muita pedra com estes pedais e isto não seria tão saudável para eles quanto para os modelos propostos (quem me parecem mais robustos).

:arrow: Maior eficácia na pedalada.

Agora há um senão... Eu nunca utilizei pedais de encaixe e se calhar estes não são os melhores para começar dado não terem afinações :!:
 

ruiabreu

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Re: [Teste/Análise] Trek Liquid 55

Amukinado said:
Eu andei a analisar a coisa e a minha escolha virou-se para os eggbeaters por razões muito simples:

:arrow: O quadro é um pouco baixo para o meu tipo de andamento. Quem me conhece sabe que eu me estou sempre a queixar de bater com os pedais nas pedras e consequentemente estrago as pedras todas!  :mrgreen: Ah! E os pedais também estão todos riscados...  :evil:
Ora se os eggbeaters têm uma superfície de contacto e um volume bastante menores, talvez a solução do meu problema passasse por aí. Posso estar a dizer uma barbaridade pois poderia continuar a partir muita pedra com estes pedais e isto não seria tão saudável para eles quanto para os modelos propostos (quem me parecem mais robustos).

Bem acho que as pedras não vão fugir...e então os egg quando baterem numa pedra, a primeira zona de embate é o próprio encaixe!!!...por isso é que também são uns pedais de XC, não que não batam em pedras! :D mas num andamento mais agressivo estão mais sujeitos...

Amukinado said:
:arrow: Maior eficácia na pedalada.

Não percebi...eficácia na pedalada?! como assim? em relação à plataforma tudo bem...agora em relação às outras opções não existe esse problema...

Amukinado said:
Agora há um senão... Eu nunca utilizei pedais de encaixe e se calhar estes não são os melhores para começar dado não terem afinações :!:

Em relação a isso podes estar descansado...se quando montares os cleats sentires que os pés estão muito presos e custam a sair, monta uns "calços" em plástico que vêm junto com os pedais entre o cleat e a sola do sapato para te altear o encaixe e vais ver que deixas de ter problemas...


Agora a minha opinião pessoal, acho que esses padais não combinam com a tua bike...mas são opiniões e o que importa é que tu gostes e te sintas bem com eles... :D
 

Amukinado

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ruiabreu said:
Amukinado said:
:arrow: Maior eficácia na pedalada.

Não percebi...eficácia na pedalada?! como assim? em relação à plataforma tudo bem...agora em relação às outras opções não existe esse problema...

Relativamente à troca de plataforma para encaixe. :mrgreen:

ruiabreu said:
Agora a minha opinião pessoal, acho que esses padais não combinam com a tua bike...mas são opiniões e o que importa é que tu gostes e te sintas bem com eles... :D

Pois não.... Mas os eggbeaters fascinam-me! :oops:

Eu andei aqui a falar com os meus botões e com o tempo vou tentanto pôr a Liquid mais endurista (mais leve e com menos curso) e guardo o material de FR para montar noutro quadro com mais curso. Mas isto só os meus botões é que sabem! :mrgreen:
 

Bravellir

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ruiabreu said:
Amukinado said:
Agora há um senão... Eu nunca utilizei pedais de encaixe e se calhar estes não são os melhores para começar dado não terem afinações :!:

Em relação a isso podes estar descansado...se quando montares os cleats sentires que os pés estão muito presos e custam a sair, monta uns "calços" em plástico que vêm junto com os pedais entre o cleat e a sola do sapato para te altear o encaixe e vais ver que deixas de ter problemas...

Uma das afinações fundamentais, é aquela que permite que o pedal solte o pé em torçoes ou esticões demasiado fortes. Os eggbetters só nos largam se o pé rodar no sitio certo. Depois de quase ter partido uma perna numa queda parado com eggbetters encostei-os. :evil: Tambem os acho bonitos mas são demasiado perigosos. Numa queda ficas preso à bike e não te podes proteger ( enrolar, etc.. )

Amukinado, para o teu tipo de andamento mete SPD . Depois de estares à vontade, podes experimentar os CB, digo eu...
 

Amukinado

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Bravellir said:
Uma das afinações fundamentais, é aquela que permite que o pedal solte o pé em torçoes ou esticões demasiado fortes. Os eggbetters só nos largam se o pé rodar no sitio certo. Depois de quase ter partido uma perna numa queda parado com eggbetters encostei-os. :evil: Tambem os acho bonitos mas são demasiado perigosos. Numa queda ficas preso à bike e não te podes proteger ( enrolar, etc.. )

Amukinado, para o teu tipo de andamento mete SPD . Depois de estares à vontade, podes experimentar os CB, digo eu...

Era essa a minha dúvida. O que eu posso fazer é habituar-me aos pedais, em alcatrão e estradão, andando sempre com um pé desmontado e ir sempre tentando desmontar e montar até apanhar o jeito. Eu normalmente habituo-me rapidamente às coisas. :roll:


Na Bike Magazine do mês passado vinha lá uma publicidade da Specialized que fazia referência a possíveis problemas nos joelhos. Vindo de quem vem, não me espantava muito que seja só treta... Mas queria confirmar primeiro. Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
 

Amukinado

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dsc01316ju2.jpg


Relatório de bordo:

Distância percorrida: 855 km
Furos: 3 (2 dos quais com câmara de ar demasiado fina para a largura do pneu. :mrgreen:)
Problemas: Troca de pastilhas na pinça da frente e problemas com o espigão.

Uprages até agora:
:arrow: Espigão OnOff (855 km)

Próximos possíveis upgrades:
:arrow: Selim
:arrow: Pedais

Observações:
Ruídos provenientes da zona do eixo pedaleiro. Não sei o que possam ser.
A geometria do quadro não permite que eu aceda à câmara do SPV com a válvula da minha bomba. Alguém sabe uma solução que não passe por ter que comprar uma bomba nova ou pedir para porem ar na loja?
 

andrextr

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Amukinado said:
Observações:
Ruídos provenientes da zona do eixo pedaleiro. Não sei o que possam ser.
A geometria do quadro não permite que eu aceda à câmara do SPV com a válvula da minha bomba. Alguém sabe uma solução que não passe por ter que comprar uma bomba nova ou pedir para porem ar na loja?

Atenção, esses ruídos as vezes são do selim/espigão (areias) e dão a sensação que é do pedaleiro! Quando pedalas em pé isso faz ruido?

A solução é amolgares o quadro junto ao amortecedor para dar espaço para encher o SPV :rotfl:
 

Amukinado

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andrextr said:
Atenção, esses ruídos as vezes são do selim/espigão (areias) e dão a sensação que é do pedaleiro! Quando pedalas em pé isso faz ruido?

Não são do espigão porque ja limpei aquilo e pus mais massa. Quando pedalo em pé faz ruído.

andrextr said:
A solução é amolgares o quadro junto ao amortecedor para dar espaço para encher o SPV :rotfl:

E achas que não pensei já nisso??
 

Amukinado

New Member
Boas

A bike já rola com mais de 1000 km e começo a pensar em alguns upgrades ou "desupgrades". Isto é... Ando a rolar com esta suspensão, que eu considero simplesmente excelente, e já me apercebi que acrescenta demasiado peso na bike. Nem é pelo curso, pela alteração da geometria e pelo bombear... É mesmo pelos 2,5 kg. Seria portanto um "desupgrade" se eu metesse uma 32 Vanilla. Mas é uma opção que eu ando a considerar.

Outros upgrades em consideração são trocar o avanço por um Race Face Atlas de 70 mm, os pedais por uns Candy e talvez arranjar tubeless (esta opção é mesmo só uma ideia).

Que dizem?

Na volta de ontem tive um problema com o velocímetro. Parou de contar a meio da volta. Parece-me que não seja algo que uma boa lavagem não resolva. :roll:

E já que estou com a mão na massa... Nestes dois tópicos podem encontrar filmes com a Liquid em acção. :wink:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,24029.0.html
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,22897.0.html


E aqui fica uma foto no Algarve:
dsc01485yh3.jpg


Cumprimentos
 

Amukinado

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Pax_Eco said:
Em relação à suspensão porque não esperas pelas Marzo 55?

Porque estava a pensar pôr uma Vanilla RLC de 2007 que está à venda em 2ª mão como nova (que era de um amigo meu). Não tenho ac€sso à 55. :evil:
 

Amukinado

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Tenho andado a ver pedais e até agora a opção mais provável foi esta:

980Z22.JPG


Peso anunciado segundo o site da CB: 282 g

Eu e o master huppy achamos que é uma boa escolha dado tratar-se de uns pedais leves para AM, muito mais acessíveis que os Candy e com uma plataforma com um tamanho considerável. Alguém tem disto?
 

ruiabreu

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Não tenho esses mas tenho os Acid e parece-me que a plataforma é mais ou menos a mesma.
Por isso já são bem jeitosos.
 

Amukinado

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Pax_Eco said:
Parece-me a mim que os Acid têm a plataforma maior que os smarty...

Também a mim me parece, mas a intenção passa também por bater com os pedais em menos sítios, daí isso não ser problema.

Amukinado said:
Na volta de ontem tive um problema com o velocímetro. Parou de contar a meio da volta. Parece-me que não seja algo que uma boa lavagem não resolva. :roll:

Ou não... :evil:
Já lavei aquilo e verifiquei o cabo. Está tudo OK... Será que o conta km tem vontade própria?
 

pedro25martins

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Já se sabe que a suspensão, avanço e pedais não caem muuuito bem nesse quadro. Monta aí uma cena mais light. Uma 32 Van, o Atlas e os Smarty são escelentes escolhas. Em relação ao material hardcore e a nova máqui... Pá, ja te disse que não vendo a session! para de me encher a caixa do correio com emails! :evil:


Voltando a coisa... Uns aros UST e borracha a condizer, tb cai aí bem!
 
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