Aquele video do You Tube em que fazem n buracos incluindo laterais no pneu, não é nem com o Slime nem com o MagikSeal (como importador do MagikSeal asseguro que nenhum autovedante a base de propileno glicol ou etileno glicol foi criado para aguentar com furos na parede lateral).
O video promocional e na minha opinião muito tipico de vendas TV Shop, é com o Stan's No Tube e parece
obvio que colocaram doses exageradas para tapar os furos laterais. Ainda por cima, uma coisa é tapar um furo
lateral sem peso em cima, outra coisa é andar em cima da bicicleta com um furo lateral e as forças tangenciais
que são exercidas na parede lateral (na maioria dos paises Europeus nem sequer é permitido remendar paredes
laterais em pneus de Automóvel e Motas porque depois tem tendencia para rebentar sem aviso previo !).
A teoria do Stan's No Tube é bastante diferente da do Slime e do MagikSeal (O MagikSeal e o Slime tem
a mesma base teórica de funcionamento - fibras que não colam mas sim entalam devido a força centrifuga
e pressão de ar nos furos, de modo a não reagir quimicamente com a borracha do pneu nem alterar as
suas características. A diferença maior entre o MagikSeal e o Slime é as fibras utilizadas e o coeficiente de
viscosidade - o MagikSeal não é tão espesso como o Slime ou Specialized utilizando fibras mais caras e leves
em vez de bocados de borracha).
Já o Stan's No Tube e alguns autovedantes utilizam Latex em vez. Como já se falou muito deste tema
noutros topicos não me vou prolongar. Mas basicamente os produtos a base de latex reagem quimicamente
com a borracha de modo que colam mais do que propriamente entupir os furos. Vantagem: São optimos
para transformar pneu normais em sistemas tubeless porque vedam as paredes laterais mais depressa
de modo a não perder ar no processo de instalação dum pneu normal em fitas de transformação Tubeless.
Desvantagem face a sistemas a base de glicois (como o MagikSeal, o Slime e o Specialized): Secam bastante
mais depressa especialmente com temperaturas mais elevadas no verão. Os sistemas a base de latex não
são assim tão diferentes quimicamente daqueles sprays anti furo a venda em bombas de gasolina desde dos
anos 70, no aspecto que no BTT ninguem se ira queixar se o Latex alterar as caracteristicas da borracha
do pneu, mas em automóveis é fundamental não alterar as caracteristicas fisicas da borracha (não a
tornar mais macia por exemplo). O MagikSeal por exempol, não foi criado inicialmente para o BTT mas sim para fins
militares de modo que não pode de forma alguma alterar as características da borracha do pneu.
Resumindo ... não se fiem muito neste tipo de video promocional. Quando comecei a importação do MagikSeal
em 1999, havia uma video do Magikseal que demonstrava agentes policiais a disparar balas de 9mm contra um
pneu ...mas não era um pneu comum ! Era um pneu super reforçado da GoodYear e que é utilizado pela
policia e exercito dos EUA. E os tiros eram dados na banda de rodagem e não de lado ;-)
Os autovedantes como MagikSeal, Slime, Specialized, Stan's No Tube, etc etc (hoje em dia há muitas marcas
em Portugal), são aconselhados contra picos, pregos pequenos (alguns autovedantes funcionam contra pregos
com maior diametro que outros), mas não são aconselhados contra rasgos, trilhagens e muito menos furos
laterais ;-)
Pessoalmente adoro Tubeless com autovedante mesmo que implique utilizar um pneu 100 gramas mais pesado do que um pneu não Tubeless. Mas para quem utiliza camara de ar um sistema misto de fita anti-furo com digamos meia dose de autovedante na camara de ar parece ser uma boa combinação ...acaba por pesar quase o mesmo que um Tubeless ;-)
Tenho é muita atenção na escolha de pneus Tubeless. Acho que alguns pneus mais recentes Tubeless tem vindo
a perder resistencia face aos modelos de há 2 anos atras ao tentarem poupar peso, então já se ouve mais histórias
de pneus Tubeless a rasgarem de lado junto do aro, algo que não era comum com os Tubeless de uns 2 anos atrás.
Escolham um Tubeless minimamente resistente
Abraços,
Navid "Fura-KungFu"