Santa Cruz NOMAD

ruiabreu

New Member
Já que estamos numa de mostrar as Nomad's, aqui ficam mais umas fotos da minha Nomad e da Nomad do meu primo nuns trilhos cá em Braga!

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lpsferreira

New Member
Esta malta proprietaria de Bikes "diferentes" deviam ser presos!! Principalmente estes como a imagem mostra que não têm o minimo de respect pelo animal. Devia ser denunciado!!

Ps. Deixem-se disso das molas e dos "ares" e pedalem. Ou será que são só bikes de exposição??

Atirem pedras


Ohhh compadre!! Tá com "imbeja"???? :lol:

Se quiser combinamos uma volta e trocamos de "gajas", que eu dou ao pedal em qualquer lata (os bons são assimmmmmmmmm). :mrgreen:
 

lpsferreira

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ruiabreu said:
Já que estamos numa de mostrar as Nomad's, aqui ficam mais umas fotos da minha Nomad e da Nomad do meu primo nuns trilhos cá em Braga!

p7040071largeei4.jpg


p7040074largeey7.jpg


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Estas bikes em cor de laranja.........tiram-me do sério.
 

JorgeSantos

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lpsferreira said:
Esta malta proprietaria de Bikes "diferentes" deviam ser presos!! Principalmente estes como a imagem mostra que não têm o minimo de respect pelo animal. Devia ser denunciado!!

Ps. Deixem-se disso das molas e dos "ares" e pedalem. Ou será que são só bikes de exposição??

Atirem pedras


Ohhh compadre!! Tá com "imbeja"???? :lol:

Se quiser combinamos uma volta e trocamos de "gajas", que eu dou ao pedal em qualquer lata (os bons são assimmmmmmmmm). :mrgreen:

Conbinadissimo :mrgreen: :mrgreen: Mas leva a tua "lata" branca :!: :!: Não a outra, ok?

:mrgreen: :mrgreen:

Brincadeira! E olha não é inveja, é bom gosto e saber apreciar o que é "bonito"

Fica bem
 

Bruno Malheiro

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Rui a tua está linda!!
Mas essa do teu primo :shock: :shock: :shock: UI UI
Se tivesse esse canhão desses acho que até as arvores se desviavam-se da frente :mrgreen:
 

raposo1978

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Belas bikes têm aí....lindas.

Uma questão, as duas tem amortecedores traseiros diferentes, um é a ar e o outro é com mola.

A questão é a seguinte: Qual a diferença de comportamento de um amortercedor para o outro e quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Sei que se fizesse pesquisa aqui no forum descobriria a resposta, mas aqui temos duas bikes aguais com caracteristicas muito parecidas por isso acho que temos uma base de comparação óptima.

Abraço.
 

BamS

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Boas!

Eu até descia assim escadas (quer dizer + ou - ) até enfiar o meu antigo desviador Alivio nos raios... :shock:

Relativamente à bike:
Acho-a espectacular, sem dúvida exclusiva e acima de tudo...linda :mrgreen:
Mas ela quer é descidas... dá-lhe. :twisted:
 

ruiabreu

New Member
raposo1978 said:
Belas bikes têm aí....lindas.

Uma questão, as duas tem amortecedores traseiros diferentes, um é a ar e o outro é com mola.

A questão é a seguinte: Qual a diferença de comportamento de um amortercedor para o outro e quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Sei que se fizesse pesquisa aqui no forum descobriria a resposta, mas aqui temos duas bikes aguais com caracteristicas muito parecidas por isso acho que temos uma base de comparação óptima.

Abraço.

A diferença de um amortecedor para o outro é muita! Muita mesmo! O DHX 5 a mola faz toda a diferença neste quadro. É muito mais sensível e mais progressivo. A sensilbilidade aos pequenos ressaltos é como da água para vinho e o esgotar do curso nem se nota. A DHX Air não é muito bom amortecedor para este quandro (sistema). O curso médio é muito suave e não amortece tão bem os pequenos ressaltos. Quem anda numa e outra nota bem a diferença. Conheço um tipo que tinha uma DHX Air e como não estava satisfeito com o desempenho, montou um Manitou Evolver ISX-6 (este não tem SPV) e diz que trabalha muito melhor que o DHX Air. Agora tem a questão do peso. Eu no meu caso prefiro umas gramas a mais e melhor desempenho e a mola em titânio ajudou ainda a reduzir um pouco o peso.
Se alguém me perguntar qual amortecedor para a Nomad, recomendo mesmo um de mola. Se quiserem a ar, confio na opinião do tipo que recomendou o Evolver ou então o novo Rocco WC Air (ambos sem Pro-pedal).
Quem já teve os dois amortecedores como eu (na minha anterior bike tinha o DHX 5 AIR) sabe que o pro-pedal se nota muito mais o ajuste no ar do que no de mola. E talvez isto também não ajude no sistema VPP.

Outra coisa que influencia, pelo que estive a ver, é a relação das suspensões e também o sistema. O tipo que montou o Evolver na Nomad, pegou no DHX Air e montou-o numa Bullit e diz que gosta muito mais dele na Bullit do que na Nomad.
Por isso é às vezes temos bons quadros e bons amortecedores e mesmo assim parece que falta algo para ser perfeito.
 

Ivo

Member
Olá Rui,

já que estamos a falar de "amortecimentos" gostava de fazer a seguinte pergunta:

Pelas imagens reparei que as Bikes tem suspensões diferentes, a tua com uma Marzocchi 66 e a do teu primo com uma Fox Van 36 (acho eu!).
Partindo do principio que já experimentas-te a do teu primo, qual das duas preferes, a Marzocchi ou a Fox?

Hasta,

Ivo
 

ruiabreu

New Member
Ivo said:
Olá Rui,

já que estamos a falar de "amortecimentos" gostava de fazer a seguinte pergunta:

Pelas imagens reparei que as Bikes tem suspensões diferentes, a tua com uma Marzocchi 66 e a do teu primo com uma Fox Van 36 (acho eu!).
Partindo do principio que já experimentas-te a do teu primo, qual das duas preferes, a Marzocchi ou a Fox?

Hasta,

Ivo

Só te enganaste numa coisa. A do meu primo é a 36 mas a Talas! Eu já tive as duas, tanto a Talas RC2 como Van RC2. E na minha opinião a Talas foi das piores que tive e a Van é superior em tudo. Se queres que te diga, entre a 66 ATA e a Van são as duas grandes suspensões para a Nomad. Agora a Talas não...

Essa pergunta que me fizeste, já me tinham feito por PM, por isso para me evitar trabalho de escrever, vou fazer um "copy" paste" da minha resposta: :)

"Para começar devo dizer-te que sempre apreciei e tive suspensões de mola...tive algumas (66 RC, Fox 36 VAN RC2...)e por isso passar para ar tive que pensar muito...  mas a minha primeira troca para Ar foi de uma 66 RC para a 36 Talas RC2 e que desilusão foi! Nem te digo...durou no máximo 2 meses na minha mão e troquei logo pela 36 Van RC2 e esta sim...a mola fazia toda a diferença...mas resolvi arriscar na 66 ATA..."

Também neste tópico tinha abordado esse assunto:

"Tive já a 36 Talas RC2 (na minha anterior bike) e digo que foi das piores que tive! Durou-me 1 mês (no máximo 2 meses) e despachei-a logo. Troquei pela 36 Van RC2 e foi o melhor que fiz!
A 36 Van ainda esteve montada na Nomad até que troquei pela 66 ATA e digo...quem não sabe que aquilo trabalha a ar, diz que lá dentro tem molas! Já tive 66RC e tem um trabalhar muito parecido...estava com receio devido à má experiência da Talas e foi uma das melhores surpresas que tive.
"

ps: já agora digo que o meu primo vai trocar a Talas depois de ter experimentado a minha. Duas suspensões a ar e ao mesmo tempo tão diferentes...
 

boseman

New Member
Olá Luís,

Relativamente à foto, primeiro quero agradecer à "vacalouca" a ajuda, segundo aquilo era só carqueja e depois acima de tudo, tinha de "pousar" a bike para a poder fotografar, lololol.
No que diz respeito ao curso do amortecedor e à suspensão, aceito que se tivesse uma forqueta 150, seria bem melhor, mas neste momento tenho que me aguentar à bomboca com esta. Diga-se de passagem k se tem aguentado muito bem...;-)
Quanto a não me veres lá por baixo, deve-se ao facto de o trabalho ter apertado imenso e não tenho tido tempo para dar a minha voltinha da ordem... :-(
No que diz respeito a darmos uma volta, poderemos apontar isso SÓ para a segunda quinzena de Setembro, pk até lá amigo, tenho trabalho até ao quinto andar...

Um abraço e boas voltas

Boseman aka Santa "NOMAD" Cruz
 

ruiabreu

New Member
Ferreira aqui ficam umas fotos da minha com os últimos upgrades:

- Pedaleira XTR 2007
- Desviador da frente Shimano XTR 2007
- Caixa de direcção Chris King
- Adaptador Formula para Sram X.0

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Nuno Prazeres

New Member
ruiabreu said:
Ferreira aqui ficam umas fotos da minha com os últimos upgrades:

- Pedaleira XTR 2007
- Desviador da frente Shimano XTR 2007
- Caixa de direcção Chris King
- Adaptador Formula para Sram X.0

Que "coisa" linda de morrer. :clap: :clap: :clap: :clap:
E que componentes! Quanto é que a menina ficou a pesar depois da plástica?

Eu tenho a irmã mais nova (Blur XC) e cada vez alucino mais com a Nomad. Se me sai o euromilhões não me escapa uma. :wink:

É possível montar uma Nomad com componentes resistentes e com uma boa suspensão em torno dos 13,5 kg em tamanho L?

O VPP aguenta-se a anular o bombeio na pedaleira pequena, mesmo com os 160mm de curso???
 

ruiabreu

New Member
Nuno Prazeres said:
Que "coisa" linda de morrer.  :clap: :clap: :clap: :clap:
E que componentes! Quanto é que a menina ficou a pesar depois da plástica?

Eu tenho a irmã mais nova (Blur XC) e cada vez alucino mais com a Nomad. Se me sai o euromilhões não me escapa uma.  :wink:

É possível montar uma Nomad com componentes resistentes e com uma boa suspensão em torno dos 13,5 kg em tamanho L?

O VPP aguenta-se  a anular o bombeio na pedaleira pequena, mesmo com os 160mm de curso???

Eu sei da tua Blur :D Linda também...como sabes tb estou a acompanhar as tuas excelentes "reviews" com muitos pormenores interessantes...como aquele que já falamos da potência necessária para os cubos...

Em relação à minha, bem para começar o peso siceremente não faço ideia...gostava de a pesar mas não tenho nada fiável para pesá-la...quando arranjar ponho aqui o peso...
Agora, dá para notar que, apesar das suspensões, está bastante leve... :D

Tenho em mente mais umas pequenas alterações que em pricipio lhe vão tirar mais umas valentes gramas...

Uma certa é o selim...já está reservado um WTB Rocket V SLT Ti que pesa cerca de 210 gramas...e com isto tiro mais ou menos 150 gramas!
E outra certo é os pneus que vão passar a tubeless e reduzir mais umas gramas valentes e ainda por cima passar a furar menos!
A outra que ainda tenho de pensar muito bem (muito bem mesmo) é a suspensão! Não sei se altero para a nova 55 ATA (reduzia logo 550 gramas!) ou para a 55 ETA (reduzia perto de 150 gramas) ou se mantenho esta...mas isto é algo que tenho de ver muito bem...


Todas as alterações que tenho feito têm sido bem pensadas até porque eu abuso bem da bike! Tem levado muita porrada e o meu peso também ajuda, 85kg a dar porrada pelo monte abaixo! :D ... agrora tenho é tentado arranjar um compromisso entre peso/resistência porque também gosto de pedalar e subir...mas as descidas são o que gosto mais! (por isso a mola atrás! e uma suspensão a ar na frente que parece mola!)

Nada de apertos super leves...selins em carbono (tipo chapa)...guiadores em carbono...etc...

Em relação ao VPP, visto que tens uma Blur com o mesmo sistema, é fácil explicar... :D O SAG correcto e depois é só pedalar...

Atenção, caso troques ou compres uma Nomad, não peses que o VPP faz milagres e que uma Nomad sobe como uma Blur XC :D

Em relação à pegunta dos 13,5KG, quando tiver o peso da minha ao certo, já dá para termos uma ideia melhor se é possível ou não...mas mesmo sem saber o peso, digo-te que deve ser...
 

Amukinado

New Member
ruiabreu said:

Tu és terrível... És mau! Anda um gajo todo contente com a sua bike e tu espetas aqui com um canhãozão daqueles que deviam estar num museu para não apanharem pó.

A tua bike só tem um defeito, por sinal muito grave mesmo... não é minha! :mrgreen:
 

silvioferraz

New Member
Finalmente dei uma pequena volta na bike dos meus sonhos.

Fiquei surpreendido, quando lhe tomei o peso (um pouquito acima do que imaginava e do que a marca indica, parece-me), mas depois de a montar...menino!!

Qual peso qual quê, pedala-se muito bem e vendo como vi, ontem o Luís a SUBIR como subiu, no nocturno em Valongo, fiquei completamente rendido. Super confortável, sobe como um foguete, desce como uma verdadeira dowhhiller.

Parabens a todos os possuidores de Nomads. Sem dúvida uma das melhores e a mais bonita para all-mountain.

Abraço
 

lpsferreira

New Member
ruiabreu said:
Ferreira aqui ficam umas fotos da minha com os últimos upgrades:

- Pedaleira XTR 2007
- Desviador da frente Shimano XTR 2007
- Caixa de direcção Chris King
- Adaptador Formula para Sram X.0

dsc00238largeyr3.jpg

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dsc00241largeac4.jpg

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Aquela caixa de direcção é linnnnnnnnnnnnnnndaaaaaaaaaa :!: :!: :!:
A pedaleira é espectacular!!!!!!!!!!!
A bike é a melhor do mundo :!: :!:

Bem, a melhor depois das minhas claro :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol: :lol:
 

jonypaul

New Member
Oh ruiabreu, falando a sério, o que é que AINDA podias melhorar nesse maquinão? Os travões são bons? é o componente que conheço menos... há aí hipotese de melhoria? :mrgreen:
 

ruiabreu

New Member
jonypaul said:
Oh ruiabreu, falando a sério, o que é que AINDA podias melhorar nesse maquinão? Os travões são bons? é o componente que conheço menos... há aí hipotese de melhoria? :mrgreen:

Jony, os travões para já têm-se portado muito bem. A potência está lá quando é precisa (e que potência!) e consegues doseá-la muito bem.

Os Formula são dos travões com mais potência do mercado, não dito por mim porque não utilizei todas as marcas para comparar, mas por testes realizados por entendidos na matéria.
Um dos males apontados era por serem demasiado bruscos e esse problema, neste meu modelo "ORO Bianco", foi resolvido com umas novas pastilhas sintéticas especiais, que agora passaram a estar disponiveis no mercado para os outros modelos.
Outra das principais vantagens para mim é que consegues ter toda a potência controlada apenas por um dedo, sendo que este modelo tem uma manete própria que foi desenhada para esse efeito.

Aqui tens "reviews" de mais pessoal.
http://www.mtbr.com/reviews/disc_brake_system/product_128002.shtml
 
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