Limpeza e lubrificação em tempos de crise

Rui Marçal

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A malta desmonta a corrente para limpar. Ok, fica como nova, mas não convém andar a abrir e a fechar a corrente pois vais estragando o elo de engate. No meu caso, não faço nada disso.

Basta-me no fim de cada volta, com uma folha de papel de cozinha, por exemplo, passar na corrente para tirar o óleo velho, lamas e areias e depois lubrificar cada elo sem deixar ir para o exterior da corrente.

Se fizerem sempre isto no fim de cada volta, a corrente nunca chega a ter lixo suficiente que não saia deste modo.

Se o lixo for mesmo muito, então um pincel para espalhar detergente pela corrente e uma escova para tirar a mais entranhada.

O 1z Car Star também é eficaz e muito barato, pois aqueles 500ml ainda são para diluir na proporção de 1/10 se não me engano.

No verão, nunca necessitei de limpar a corrente nem a cassete. Só a limpava com papel no final da volta e acreditem que até brilhava. Mas aí uso cera e é excelente pois não agarra quase jorra nenhuma.
 

Rui Marçal

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Para mim, lubrificantes em spray para correntes não gosto. Além de poder ir para os discos em caso de descuido, gastam-se mais depressa (mais caros) e sujam o chão. Também lubrificam o exterior da corrente que só serve para agarrar sujidade.
 

dand25

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Por acaso tenho sido exageradamente descuidado em termos de lubrificaçao e manutençao da bike, apenas tenho dado e raramente limpeza ao de leve e dps meto um pouco de lubrificante de correntes de motas, ja agora que aconselham para devolver o bom aspecto/brilho a alguns componentes tipo quadro, guiador, etc?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Eu utilizo spray de silicone - lubrificante. (não é de cockpit)
Havia um muito bom da Castrol... A Whurth também tem. Não são baratos e são dificies de arranjar.
Para já utilizo um lubrificante de silicone 3en1. Tem uma percentagem de silicone superior aos de cockpit e é inodoro. 400ml, por 7 € acho eu.( AKI/ LEroy)
 

miguelcarromeu

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Rui Marçal said:
Para mim, lubrificantes em spray para correntes não gosto. Além de poder ir para os discos em caso de descuido, gastam-se mais depressa (mais caros) e sujam o chão. Também lubrificam o exterior da corrente que só serve para agarrar sujidade.​

Também não são os meus favoritos Rui. E diga-se de passagem que o defeito deste é esse mesmo.

Mas refiro-me à qualidade. Estou, para já, impressionado.
 

Nozes

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Nesse video é usado o Fork Juice da Juice Lubes. Custa cerca de 8£ (9€),por isso está um bocado fora do contexto neste tópico. É basicamente um spray de silicone como tantos outros,mas "disfarçado" de produto especialista,na minha opinião.

Ainda acerca do video,eu uso o spray e nunca precisei de tapar roda nenhuma..basta ter cuidado.
 

Colónia

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Como spray de silicone puso o turtle wax ou arbo, custam entre 3 e 4 euros cada um e é enorme! Uso após a lavagem da bike não só no quadro mas também nos retentores da suspensão para os manter hidratados e prolongar a sua durabilidade. Para tirar pequenos riscos do quadro (Um pouoc fora do contexto) uso pasta de dentes branqueadora e algodão em rama. Massa de polir mais fina não arranjam.


abraço e espero ter ajudado...
 

moreira049

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Oi malta..
Sou novo nestas lides, mas tenho tido os cuidados de limpeza necessários ( já me disseram que até são demais :) )...
A minha questão é; depois da corrente desengurdorada, e quando penso que esta limpa, se a torcer com os dedos, ainda ouço aquele barulho de areia lá metida...
Será que não posso por água com um bocado mais de pressão a ver se aquilo sai?

Obrigado pela atenção
 

Rui Marçal

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Podes passar por água com alguma pressão e estar sempre a roda-la para que a areia caia.

Depois, no fim de cada volta, com um papel de cozinha, agarras a corrente com o papel e rodas o pedaleiro para limpar a corrente de pó e outras sujidades.

É voltar a pôr óleo e está pronta para mais umas boas voltas.
 

dand25

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Andei uns tempos a colocar oleo de correntes para motas como aqui dizem e cheguei á conclusao que foi uma má aposta, chegou a um ponto que parecia cola.

Agora voltei a um motorex que tinha em casa, é basicamente um desengordurante mas fica melhor.
 

Rui Marçal

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Boas Jocas22,

Talvez seja isso que ele queria dizer...

Como já disse, é mais fácil e barato passar a corrente por uma folha de papel de cozinha...Sai tudo, é rápido e muito barato. Ficas com a transmissão limpa e a brilhar enquanto não passares por lama.

Depois lubrificas...
 

Nozes

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Andei uns tempos a colocar oleo de correntes para motas como aqui dizem e cheguei á conclusao que foi uma má aposta, chegou a um ponto que parecia cola

Já devo ter dito uma dúzia de vezes,mas pelos vistos tenho de repetir: O óleo de correntes do Continente (e outros do mesmo género) devem ser aplicados com bastante antecedência para que possam evaporar o elemento penetrante e ficar apenas a camada lubrificante,caso contrário aquilo transforma-se num género de cola viscosa que agarra toda a porcaria.
Outro cuidado que se deve ter,é não colocar muito,e sobretudo não acrescentar mais enquanto a corrente não precisar,eu só aplico quando a corrente está seca,ou depois de a lavar.

Aproveito para perguntar se alguém tem visto por aí sprays de teflon (ou como se diz agora PTFE) baratos? Aqueles que havia no AKI já não aparecem,eram 7€ para 400ml...bem mais barato que Finish Line e afins.
 

Rui Marçal

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Dand25,

Se é desengordurante nunca é lubrificante e isso de ficar suave não quer dizer absolutamente nada...

Neste inverno e numa volta que dei com o Nozes, eu e ele apanhámos tanta lama na transmissão, mas tanta, que as mudanças até entravam na perfeição e nem havia qualquer ruído de areias nem nada. Mas lubrificação zero. Aquilo foi só estragar material. Quando lavei a corrente em casa só com água, a corrente até brilhava, nem óleo tinha, nem chorra, nada. Porquê? A lama lixou a corrente toda, limpou-a toda e mesmo sem qualquer pingo de óleo, não fazia barulho, nem falhava mudanças. Mas se andasse sempre assim dava cabo da transmissão toda em poucos km.

Se continuares a por isso, vais ver o que te vai acontecer.

O que não entendo é porque não compras uma bisnaga de óleo, qualquer 1.

Eu desde que tenho bike, fiz aproximadamente cerca de 7000km. Até hoje gastei uma bisnaga de óleo de inverno, mais uma de verão e estou agora a meio de outra de verão.

Ao todo gastei em 7000km cerca de 25€ no máximo...isso nem sequer conta...Não vale a pena inventar por uma treta tão barata como o óleo.

Daqui a pouco, deixamos de fazer descidas para não gastar pastilhas, lol...
 

dand25

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Ja ando para comprar o mesmo mas em lubrificante wet lube mas é amanha é amanha e nunca mais o fui comprar.

Entretanto a minha transmissao tem quase 5000 km´s, sempre so levou deste e meia duzia de vezes o tal do continente e ate nem esta má, mas para muito breve irei comprar um como deve ser.
 
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