Limpeza e lubrificação em tempos de crise

makak0

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Porque é que os detalhistas não criam um tópico paralelo em que discutem o que usam, como, quando e onde adquirem? Assim este pode ficar o tópico dos forretas e o outro o dos cuidadosos.
 

Rui Marçal

New Member
Boas,

Como também já disse, também uso os produtos de "detalhe" no meu carro, o último que comprei e antes usava os produtos do supermercado...Por exemplo, a sabem que a milagrosa camurça que há à venda nos hipers não se deve usar para enxugar os carros? Experimentem numa tinta nova secar a chapa com camurça, depois olhem de lado para a chapa e encontram pequenos riscos que só se vem em determinados ângulos.

Há um pano que se usa para secar os carros chamado de microfibras, também há para toalhas de banho. Para os carros o pano é um espetáculo com uma capacidade de absorção muito boa...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O meu lava-se com a chuva e seca-se com o sol, água já destilada e sem marcas na pintura, muita bom!

Concordo perfeitamente com o makak0, este tópico é para tempos de crise, não é para quem quer fazer durar 50 anos a estética de componentes com menos de 5 anos de vida útil...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Quando falo em água destilada, refiro-me à bela da água da chuva. Quando não há dessa há a da torneira, juntamente com detergente da loiça. Para secar uso a humidade relativa inferior a 100% do ar ambiente e por vezes o calor do sol por radiação.
Se a viatura precisar mais do que isso para permanecer em boas condições, então não me serve!

:back2topic:
 

miguelcarromeu

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Assim este pode ficar o tópico dos forretas e o outro o dos cuidadosos.

O ridículo da questão é que gastam muito mais dinheiro que os cuidadosos. Mas já dei o que tinha a dar para este tópico. Está encerrado o assunto e peço desculpa pelo off-topic que causei.
 

makak0

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Miguel, mas o propósito deste tópico não é esse. Se tens algum contributo a dar com a tua experiência cria um tópico a partilhá-la onde se fala de produtos de detalhe a ser usados nas bicicletas. Acho que todos temos a ganhar com isso... Relativamente a este tópico, continua com o seu propósito.
Já partilhaste a tua visão/opinião, agora as pessoas são livres de decidirem o que pretendem fazer. Desafio-te a criares o tal tópico do detalhe e tens aqui uma subscrição garantida.
Abraço.
 

Mach3

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Boas,

Eu tenho um amigo que se dedica como hobbie ao detalhe, e digo-vos que aquilo ao que me parece é tão barato, que ele se junta a alguns amigos para comprar e dividir os produtos que compra de tão baratos que são....

Atenção não discuto as virtudes dos mesmos, que sei que são muitas, e beneficios também, só que acho que se trorna óbvio pelo menos para mim que são produtos caros, ainda que a muito longo prazo possam compensar.

Eu limpo a minha bike com água e detergente da loiça, e para a corrente nada como o petróleo, para lubrificar actualmente uso um óleo de silicone.

Cumps,

Mach3
 

FiCaçador

Elos Rápidos
miguelcarromeu, consegues-me explicar como é que (nós, os forretas) gastamos muito mais dinheiro que os cuidadosos?

Imagino que te refiras à substituição de peças de desgaste... Então utilizando produtos de detalhe as peças de desgaste, não sei bem quais, vão durar tanto mais tempo que o que se poupa na sua aquisição dá e sobra para comprar os produtos de detalhe, é isso que nos queres fazer acreditar?

Se é digo já o seguinte, os componentes de desgaste (pneus, transmissão, retentores, etc...) desgastam-se praticamente só com a sua utilização, e praticamente nada com o tempo e a exposição ao ambiente. Foram feitos para tal. Anular esse desgaste da exposição, do tempo, manter tudo limpinho e a brilhar, não vai fazer o componente durar nem uma hora que seja a mais. A não ser que seja uma bicicleta de museu, em que os componentes de desgaste não se desgastam com a utilização.
Do que é que me adianta adiar o desgaste com o tempo de uns retentores de 10 para 20 anos, se ao fim de 5 anos o desgaste inevitável da normal utilização da suspensão já me obriga a substitui-los?
 

miguelcarromeu

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Nada disso FiCaçador, não é preciso chegar a esse ponto. Refiro-me apenas, a título de exemplo, ao desengorduramento / limpeza geral: 500 ml de um shampoo específico para desengordurar zonas muito sujas, o Carstar, (usado para limpar motores), custa 5.50€ e pode ser diluído a 1:10. Limpa muito bem a corrente e qualquer outro componente da bicicleta. É também biodegradável e ausente de solventes agressivos. Rende mais que 5 litros daquele shampoo do hiper (já testei). É só um exemplo.
 

paff

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Isso são faz mal aos rolamentos da pedaleira e rodas? Disseram-me que fazia mal..
Mas a verdade é que é muito eficaz a desengordurar..
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Convém aplicar só na corrente, com a corrente desmontada melhor ainda.

miguelcarromeu, nesse capitulo de desengordurar és capaz de ter razão, não estou muito familiarizado com os produtos desengordurantes. Ainda assim o petróleo deve ficar mais barato e lá que é eficaz isso é!
Eu para lavar a corrente e a cassete desmonto-as, lavo-as com água e detergente da loiça, esfrego com uma escova e fica bom, mas o que poupo em dinheiro gasto em tempo e paciência. Tenho de comprar uma garrafinha de petróleo, ou então WD40 para lavar a corrente quando não me apetece ou não há tempo de desmontar nada.
 

miguelcarromeu

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O problema de petróleo é a mistura de hidrocarbonetos. Tem de se ter cuidado com a aplicação e isso faz com que se perca muito tempo, como dizes. Além de que a última garrafa de petróleo que comprei ainda foi 5 ou 6€ o litro se não me engano.
 

red46

Member
Boas.

Ainda hoje me chegou a casa 1z Blitz 500ml, 1z Car Star 500ml e 1z W99 500ml. Cada garrafa de 500ml saiu-me a 3€:cool:

Cumprimentos
 
O petróleo da Galp dás 12/13€ por 5litros e dura-me prai 1 ano. Faz mal aos rolamentos no sentido em que como tem facilidade em retirar gorduras/sujidade, pode-se também infiltrar no cubo e retirar a massa do cubo e dos rolamentos.
Tem que ser aplicado com cuidado, pode ser reutilizado enes de vezes, duvido que haja algo que tenha a mesma relação preço/quantidade/qualidade. As transmissões ficam literalmente como novas.
É bom para alguém que faça manutenção regularmente à bicicleta.
 

Jocas22

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pode ser negativo na medida em que uma corrente mergulhada em petroleo em 2 segundos fica como nova, logo se algo entrar pra rolamentos vai ter o mesmo efeito. mas também não é pra despejar a garrafa na bike, é pra limpar com cuidado

eu ponho o petroleo num alguidar pequeno, depois nem tiro a corrente, empurro ligeiramente o desviador arqueando a corrente e depois mergulho no petroleo. Agora com o elo rápido vai tudo lá pra dentro
 

abelha2

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Eu acho que o WD40 não é nada economico para limpar correntes, é um pouco caro.

Eu não desmonto a corrente nem nada. Pequena escova de aço (quanto mais pequena melhor, o ideal era tipo escova de dentes) e não daquelas mais fortes. Até se for usada é melhor. Humedeço a escova em gasoleo e limpo assim a corrente. Não fica igual a nova, mas sai aquela "gosma" que é o importante.

Ok, admito que se tivesse uma bike decente secalhar teria mais cuidado, mas nunca na vida ía passar tanto tempo a limpar a bike como a andar. Se for pa andar sempre limpo andava só na estrada.
Sou um pouco como o pessoal do TT, prefiro um jipe mais fraco ou com muitos anos e poder metelo no meio do monte, do que um topo de gama pa andar na estrada ;)
 

Jocas22

Active Member
@abelha
verdade que é sempre chato limpar, seja o que for, mas aumenta a vida dos componentes e não é a mesma coisa pedalar numa bike cheia de areia na corrente/cassete/pedaleiro ou numa limpa e lubrificada como deve de ser.
 
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