Limpeza e lubrificação em tempos de crise

Rui Marçal

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Não está má porque a corrente ainda deve ser a mesma.

Quando trocares a corrente que lá tens por uma nova, o mais certo é teres de trocar tudo, cassete e pratos, porque esses já eram.
 

Nozes

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:)
Não,o normal é ir vigiando o desgaste da corrente e trocá-la antes que ela fique tão gasta que estrague os pratos e a cassete.
Acho que tens de trocar de oficina,se te disseram que é normal gastar a transmissão toda...
 

reivax

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Não sei se vou ajudar a esclarecer alguma coisa porque até eu já duvido de tudo ao saber que uma transmissão faz 5000km a desengordurante! Mas do que sei deve-se substituir sempre a transmissão completa (cassete, pratos, corrente e pulleys) porque toda a transmissão se "acama" e se vamos trocar só corrente, tal como é natural os pratos e cassete que já têm desgaste vão desgastar mais rapidamente a nova corrente, isto para nem ir ao pormenor de que a transmissão deve ser toda da mesma marca para "encaixar" na perfeição. Pode parecer conversa de logista, mas sou apenas um "rider" que nunca descura a mecânica e que faz a sua própria manutenção há quase 20 anos...
 
Isso de material da mesma marca não acho que é realmente necessário até porque cada marca tem o seu ponto forte. No meu caso por exemplo acho que o forte da sram é sem dúvida manipulos e desviadores, shimano pedaleiros e cassetes, e correntes kmc, e não é preciso andar com um kit completo para tirar o máximo partido de cada um dos componentes, acho que um kit misturado destas marcas será o ideal, quer por durablidade, quer por performance, quer por relação preço/qualidade.

O desgaste depende não só do material, mas do uso, terreno, tempo, etc. Conheço gente em que uma corrente dura 2000km's e a mim se fizer 1200 é muito. Normalmente uma cassete dura 2/3 correntes e os pratos depende. Já tive um pedaleiro SLX em que fiz 3000km's com ele e os pratos estavam muito bons ainda, tinha um uso mais em estrada (menos poeiras e lamas na corrente o que acelera o desgaste), hoje em dia apesar de andar muito menos vezes, como ando só em monte, tenho um pedaleiro sram x9 há 4000km's e já levou 8 pratos até agora. A Sram diz que é normal um prato ficar gasto em 1000km's, vá-se lá saber em que mundo é que eles vivem. Quem fizer um 40km's por dia de mês em mês tinha que desembolsar 100€ pa pratos, enfim.

Cuidado também com os desengordurantes. Não convém usar nada muito agressivo, pois com o uso recorrente ao mesmo vamos retirando o lubrificante interior das correntes e a sua vida útil vai ser bem menor. O ideal será sempre uma escovinha e liquido da louça por exemplo e retirar as poeiras, agua corrente, limpar bem com ar ou um pano e oleo em cima. Ocasionalmente usar algo mais eficaz para retirar aquelas sujidades mais complicadas com lama por exemplo ou a corrente exageradamente oleada, como Petróleo (para mim o mais eficaz, duas pinceladas e fica
Cuidado também com as trocas de velocidades, que aceleram bastante o desgaste do material. Eu quando usei twisters por exemplo, como andava com aquilo tipo acelerador de mota, gastei uma cassete x0 em 500km's. Não me perguntem como LOL. Normalmente duram-me uns 2000/3000km's, a actual x9 de 10v já leva 3500 e continua viva.
 

dand25

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Pois, eu sei que nao tenho feito o melhor, mas o que disse é a serio, ja vai com 5000 kms e nao falha, desde que esteja limpa e bem afinada parece um relogio, so por causa das tosses vou comprar hoje mesmo um lubrificante da motorex.

Nozes, nao foi um mecanico que o disse, foi o que eu apurei pelo pessoal aqui do forum, aliás eu nao a vou por ao mecanico por causa da transmissao, disso trato eu em casa.
 

Rui Marçal

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Interessante o que escreveu o jOrGe.mRNh,

Concordo em pleno com o 1º paragrafo dele e por acaso é praticamente o que uso, ou usava há 2 semana atrás. Agora tenho Rotor nos pedaleiros, cassete XTR e os manípulos eram SRAM X9 (tenho para venda por 50€) e agora são speedgrifts XX. A corrente é KMC.

Em relação aos pratos Sram e cassetes, embora a cassete até seja das mais leves do mercado, parece que se desgastam a uma velocidade imprópria para estes tempos de crise...

Neste momento vou trocar a minha corrente por outra igual, mas nova. Esta está a meio uso. Quando a 2ª chegar novamente e meio uso faço o mesmo para uma 3ª corrente. Depois vou rodar outra vez as 3 correntes para ver se a transmissão dura mais tempo. Mas penso que sim, será este o caminho para economizar uns trocos.
 
Por acaso também já ouvi falar em povo que faz essa rotação. No final de contas, a não ser que se use uma corrente por metade do tempo e depois lixo, o desgaste em ambos será sempre o mesmo e, talvez, quando chegares a terceira, a cassete já via ter algum desgaste e vai desgastar prematuramente a corrente, o que quando voltares a primeira, pode causar ai uns problemas da corrente resvalar em esforço ou saltar fora (que é talvez das coisas mais irritantes que pode acontecer uma bike hehehehe). Eu acho que uma pessoa desde que ande sempre em cima da folga da mesma (com a ferramenta da parktool), não deve ter problemas. Eu por acaso neste momento tenho uma cassete sram x9 de 10v e tem durado bastante, não tenho razões de queixa. Já em movimentos pedaleiros e pratos, a sram é o descalabro total. Desde que meti pratos shimano (tive que andar a limar o do meio para encaixar), e movimento token, tudo 5*****.

Material rotor é outro nivel hehehe.

Já agora, aproveito para vos perguntar uma coisa. Eu sempre usei liquido da louça para a limpeza "geral" da bike, mas muito sinceramente ultimamente noto que ficam sempre manchas para trás e sitios sujos mesmo depois de um gajo andar lá a escovar bem aquilo. Pergunto-me se erá de usar aqueles liquidos "continente" ou se é mesmo da pouca eficácia dos liquidos. Alguém tem o mesmo problema?

Cumps
 

Rui Marçal

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Boas,

Em relação às correntes, eu tenho a tal ferramenta da Parktool. As correntes quando começam a ficar mais desgastadas é que começam também a desgastar mais os pratos, pois começam a encaixar em sítios dos dentes diferentes devido à folga que vão ganhando. Claro que uma corrente nova também desgasta os dentes, mas desgasta-os sempre no mesmo sítio, ou na mesma forma.

Por isso, quando andamos com uma corrente até ao fim e metemos uma nova, ela casa mal com a cassete ou prato, pois a velha cheia de folgas tinha a cama feita para ela.

Se andarmos a trocar entre 2, 3 ou 4 correntes, dependo do desgaste da cassete ou pratos, a cama será quase sempre muito semelhante. A determinada altura começamos a rodar as correntes e como a cassete e os pratos já começa a estar gastos, as correntes usadas casam bem com os dentes, pois a cama é semelhante entre todas. A teoria é esta, a prática pode não ser bem assim.

Quando trocar para uma corrente nova, se ela não fizer nenhum chupão, é sinal que os pratos ou cassetes ainda estão em condições de usar a corrente nova.

Quando meter uma corrente nova e começar a fazer chupões, já sei que não a posso usar, mas vou buscar as que estão mais usadas e dão de certeza.

Quanto às manchas, pode ser do detergente. Se ele for um pouco alcalino isso pode acontecer e até te pode estragar a tinta. Lembra-te que é detergente para a loiça e não para lavar carbono ou alumínio. Esses mesmos detergentes podem tirar-te o brilho da tinta, etc...Eu uso detergente para os carros e isso não me acontece.

Seja como for, se no fim da lavagem passares o quadro com uma camurça ou melhor, pano microfibras essas manchas devem desaparecer.
 

uprc

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O desengordurante que uso é Kh-7 para cozinha, na embalagem até vem uma imagem de uma bike, custa 4€ e pouco e se procurarem no continente tem promoções de 2 francos com 750ml cada. Comecei a usar porque um dia estava a ver uma prova de ciclismo e no final vi a equipa do Tavira a usar Kh-7 na lavagem das bikes. Experimentei e já uso á 3 anos. Excelente
Quanto a lubrificar a corrente só uso PEDRO'S gota-a-gota e lubrifico a corrente com uma esponja de cozinha com o óleo e rodo o pedaleiro para que toda a corrente fique lubrificada. Fácil e nao suja nada.
E ao spray para o tablier irei esta semana experimentar
 

petiagos

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Para limpar cassete, correntes e pratos ... o fairy é uma maravilha !!!
Para o quadro um bom shampoo do "detalhe". Não é caro e dura muito. Se for shampoo sem cera...aproveita-se e lava-se os discos.
Secar com um bom pano microfibras ...
 
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RitxPT

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Agora que vi este tópico, tenho uma duvida.

Eu apenas lavo a minha a seguir a cada prova com uma agulheta de alta pressão que aqui tenho, e logo de seguida assopro-a toda com recurso a um compressor.

Apenas a lubrifico e na minha ideia está boa.

Mas agora aqui a ler, a aplicação de champoos e assim é necessária? Tem alguma vantagem?

Cumprimentos.
 

Rui Marçal

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Boas,

Parece que estás a cometer uma série de erros que te vão ficar caros...

Nunca se lava a bike com agulheta de alta pressão, vais lixar uma série de rolamentos devido à pressão da água e estás a por em risco a suspensão e amortecedor se houver...

Quando a assopras, tens de ter cuidado onde o fazes, se não vais empurrar a água para a caixa do pedaleiro, suspensão, cubos, etc...

Seca-a com um pano microfibras ou ao ar.

Eu para secar a minha, dou uma pequena volta com ela depois de a lavar, travo para secar os discos, troco de mudanças para secar a corrente e depois se necessário passo com um pano microfibras. Assim não corro riscos.

A aplicação de champo não é necessária, mas ajuda a retirar a sujidade...óleos, etc...
 

RitxPT

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Hum, tem logica o que dizess.

Então quando falas em lavar, falas com a mangueira normal de jardim e tal certo?
 

Rui Marçal

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O compressor é mesmo mau. Quando começarem a meter rolamentos e a pagar revisões de suspensão para cima de 150€ vão ver, lol...

Eu lavo a minha com uma mangueira que tem uma pistola na ponta que manda a água tipo chuveiro.

Depois com uma trincha e um pouco de champo para carros, de preferência sem cera para não contaminar os discos de travão, passo a bike toda. A trincha é excelente pois não risca e lava muito bem, até para as rodas entre os raios faz maravilhas e é muito rápido.

No verão se não apanhar lama nunca a lavo. Como já expliquei por aqui, uso cera para a corrente em vez de óleo e o pó praticamente não adere nem a transmissão fica suja. Está sempre limpa e brilhante. Se estiver com muito pó, uso um produto de detalhe (produto para limpar carros) num pano microfribras e tiro o pó todo muito rapidamente sem meter água. Em vez do produto de detalhe podem usar spray do tablier, não é tão bom mas serve. Atenção que o spray deve ser metido diretamente no pano e não na bike, para que nunca se contamine os discos de travão, senão...
 

uprc

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Obrigado pela dica, pois pensava que usar compressor não fazia mal, até pelo contrario. Mas assim fico a saber que não é nada bom.
Estamos sempre a aprender coisas nova :)
 

petiagos

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Se estiver com muito pó, uso um produto de detalhe (produto para limpar carros) num pano microfribras e tiro o pó todo muito rapidamente sem meter água. Em vez do produto de detalhe podem usar spray do tablier, não é tão bom mas serve. Atenção que o spray deve ser metido diretamente no pano e não na bike, para que nunca se contamine os discos de travão, senão..


Rui,

Qual é o produto do detalhe que usas para a corrente ?

Quanto ao champoo para o quadro: se for daqueles do detalhe, sem cera, .. podes lavar os discos com ele... sem problema.;)
 
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