Limpeza e lubrificação em tempos de crise

Bons dias!

RUI VENTURA, mas o liquido de lavar louça faz mal, em parâmetros? Não te esqueças que estou a falar de um 1€ 1,5lt (já agora da marca continente, pechincha!) LOL, ou seja, muito pouco concentrado! E que também ele numa pequena quantidade ainda é diluído num balde que tem prai 10litros talvez.
Muito sinceramente não me parece que nesta concentração faça mal a pintura, mas pareces ter conhecimentos dessas àreas, agradecia que me esclarecesses. Também não queria andar a estragar as bikes sem saber.

Cumprimentos,
jOrGe,mRNh
 

RUI VENTURA

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Sim, realmente é barato, mas não passa disso mesmo, ser barato. Como todas as áreas, produtos e equipamentos á diferenças na composição e preço (qualidade) em cada um. Há sempre diferenças entre os produtos de hipermercado e produtos profissionais. A própria composição do detergente de louça manual não é eficaz na lavagem de pinturas como das bikes e automovel. Se lavares o carro com detergente da louça durante muito tempo verás que a pintura vai ficar esbatida com muito mais rapidez pelo mesmo ser de base alcalina. Nem mesmo alguns produtos destinados a bicicleta vendidos em muitas casas de BTT são eficazes e seguros. Esta é a minha simples opinião. Nem tudo o que brilha é de ouro
Abraço
 

rstudio

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Também eu procuro o mais em conta mas sempre sem perder a qualidade e segurança, ainda mais para tratar o que mais gosto e me costou a ter. Mencionaste pelo menos um gasto de 8,48€ em produtos diferentes só para desengordurar, com valor inferior a esse consegue-se um desengordurante profissional em estado puro que se dilui de 1/20 que lava até mesmo a minha viatura e desengordura qualquer componente da bike, sem estar a danificar borrachas ou vedantes e com toda a segurança para o ambiente sendo também de qualidade alimentar

Rui Ventura, como já perguntou o nozes, pode falar deste producto, marca e local de compra ?



outra coisa, ainda não sei bem o que fazer com as suspensões (bainhas), costumo sempre que chego limpar com uma pano, mas devo fazer maisl alguma coisa?
vi videos para meter uma gotinha e espalhar com o dedo de lubrificante fino, como acham que devo fazer?
E nos retentores de plástico, algum produto ?


Cumprs e obrigado
 
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FMCurto

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Confesso que não verifiquei todas as 7 paginas para trás para verificar se alguém da tinha mencionado mas evitando os detergentes da loiça e derivados: o champõ para carro do mesmo Continente (SEM CERA,ponto importante) era 3 ou 4€ um bidon dos grandes para diluir que dura... A vantagem é que é desengordurante e funciona muito bem sem deixar marcas.
 

Rui Marçal

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Olá Globetroter,

Estou a ver que temos aqui um detailer de bikes...

Sim, é mesmo como tu dizes. Para tirar os riscos não é com uma lixa fina mas sim com uma claybar. E o lubrificante que referes chama-se Quick detailer.
 

cedg

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rstudio segundo me disseram nas bainhas das suspensões nao se deve pôr nada, basta limpar. Se pensarmos bem quanto mais lubrificante metermos fora da suspensao mais sujidade agarra e mais estraga a suspensão. Transporta aqueles pós todos. Já agora quero deixar aqui o meu testemunho de que o oleo do continente para correntes é bastante bom. ;)
 

Nozes

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Não basta limpar. Como qualquer peça sujeita a grande atrito,os guarda-pós e as bainhas da suspensão convêm serem lubrificados,e o spray de silicone é destinado a lubrificar e proteger plásticos e borrachas...não acreditem na minha palavra,mas em quem tem lojas de bikes abertas há mais de 15 anos!
Para não agarrar muito lixo,aplica-se,bombeia-se a suspensão 2 ou 3 vezes,limpa-se o excesso com um pano e está bom para seguir!

Entretanto,esse tal shampo do carro deve ser o próximo a ser experimentado por mim ;) 1€ por 1,5lt é uma bela proposta :D
 

rstudio

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Nozes , a minha dúvida é mesmo essa, para as bainhas de plástico (penso eu que sej isso) , sei que faz bem, mas vai sempre alguma coisa para a suspensão (cromado) não sei o nome, essa parte também se pode meter o spray silicone, ou a longo prazo posso ter problemas ?


cumprs
 

tinric

Super Moderador
Andei um ano a pensar que usava um spray de silicone... que agora ao chegar ao fim, fui para ir comprar outro... não havia...

Comprei um da Redex (acho que é assim)... faz parecer que o outro era um desodorizante... este sim, tem silicone...
 
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Nozes

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Boas!

Então ninguém tem experimentado nada de novo?

tinric,passei ás compras no E.Leclerc ontem e encontrei um belo spray desses "silicone mesmo silicone":



1,99€

Já apliquei um bocadito,mas resultados visíveis só mais para diante. Destaco que na embalagem vem referido como lubrificante de plásticos e borrachas,impermeabilizante e anti-aderente...é tudo bom :)

Quanto ao resto,os sprays de cozinha parecem ter saído de venda,em breve testo outro modelo...e o óleo de corrente ainda me dá para o resto do ano,de certeza!
 

miguelcarromeu

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O silicone danifica as borrachas e os plásticos a longo prazo.

Se quiserem posso deixar-vos uma lista de produtos apropriados, comprovados pelo Detalhe e até locais onde o comprar. Pode ficar mais caro a curto prazo mas rende bastante a longo prazo.
 

tinric

Super Moderador
miguel... a longo prazo até o tempo danifica tudo que existe...

o óleo a longo prazo também danifica as correntes, cassetes, pratos, etc...

e digo-te isto por experiência própria... sempre meti óleo na corrente e mais cedo ou mais tarde ... (a longo prazo)... acaba sempre tudo danificado :rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:~


Nozes... quanto ao óleo do contenant... acho que também ando nesse rácio... 1 lata por ano... ou perto...

Agora para contrariar... e para ver se realmente é bom mandei vir uma coisa... ainda não experimentei,... mas custa tanto estes 25ml como 400 do outro...

isto:
ol1_zpsf4c94e95.jpg

Esta imagem e artigo não pertencem a esta secção... é apenas ilustrativo daquilo que
não devemos usar em tempo de crise... pois dado que a embalagem tem apenas 25ml
e o óleo é muito, mas mesmo muito fino... dá impressão que, se usado no mato...
um aperto maior no frasco... e foram 3€ à vida.


Fonte: DB

"This modern, synthetic chain oil is a lubricant which was especially developed for extreme conditions of the bike chain.

This oil sets standards in its pressure resistance (pressure as per Brugger-standard 90 N/mm2). Thanks to its strong adhesive force it has an excellent post creep behaviour on metal surfaces. Thus, there is always enough lubricant on the movable parts and less wearing in the chain joint occurs. The high creeping strength prolongs considerably the time of relubrication. In view of its low viscosity and precise dosing head, it can be used economically and does not resinify.
"
 
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red46

Member
Boas.

miguelcarromeu, eu para lavar/desengordurar a transmissão, uso Car Star/W99 ;)

Já vi que és do Detalhe :D:cool:

Cumprimentos
 

miguelcarromeu

Active Member
Tinric,

Acho que não percebeste, ou então não tens bem noção do quanto o silicone danifica retentores e/ou outros componentes plásticos. E o a "longo prazo", claro que só se aplica quando pensamos fazer durar os componentes o maior tempo possível. Se não houver essa preocupação, então claro, siga para bingo.

Red,

Sim, há uns anitos ;) Eu uso Car Star na diluição normal para as impurezas normais, mas também não me coibo de usar Acrysol se for preciso.

Para as borrachas e pneus uso Hyper Dressing diluído a 1:20; no verão, nas borrachas dos rotativos, por serem especialmente frágeis, uso Gummi.
 

Guimaraes

New Member
Sim, há uns anitos :wink: Eu uso Car Star na diluição normal para as impurezas normais, mas também não me coibo de usar Acrysol se for preciso.

Para as borrachas e pneus uso Hyper Dressing diluído a 1:20; no verão, nas borrachas dos rotativos, por serem especialmente frágeis, uso Gummi.

Lá com bom aspecto fica o material isso é verdade :D
 

Nozes

Active Member
Boas,

É a primeira vez que me dizem que o silicone danifica seja o que for. Posso dizer que uso abundantemente por exemplo na suspensão,que fez 3 anos em setembro,e está como nova. É bom salientar que o que tenho usado até agora é o comum spray do tablier,que não tem um teor assim tão elevado de silicone na sua composição como o spray que comprei agora. De qualquer modo,gostava de saber o que há afinal na composição do silicone que faz com que seja recomendado para a proteção de plásticos e borrachas pelos fabricantes,e que "a longo prazo" já não é assim.

É claro que os produtos especialistas de protecção dos automóveis são de mais alta qualidade,mas a que preços? Para isso temos também produtos específicos para as bicicletas,e este tópico é sobre alternativas válidas a baixo preço.

Mais opiniões?
 

miguelcarromeu

Active Member
O silicone é recomendado por que fabricantes e para que fins? Conservação? Protecção? Lubrificação?

O silicone em si é um lubrificante; pode ser usado com essa finalidade mas evitar o seu contacto com borrachas e pintura.

A composição do silicone provoca o ressequimento acelerado dos polímeros de plástico e de borracha. Em conjunto com o sol, mais rápido é o processo.

Relativamente ao preço, é muito mais acessível que algumas soluções aqui apresentadas. Por exemplo, aquele shampoo/desengordurante que o Red mencionou, o Car Star, custa cerca de 6€ (500 ml) e pode ser diluido em 1:10 com excelentes capacidades desengordurantes. Apesar de o preço inicial poder ser mais caro, a longo prazo acaba por render muito mais.
 

essence_s

New Member
Ora ai está a prova de que por vezes o barato sai caro e vice versa.
Uma coisa que acho que faz perfeitamente o trabalho e fica bastante barato é o detergente de carro normal.
 
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