Lubrificação depois das voltas

FReis

Member
Eu quando desmonto coloco massa

Eu fiz isso, mas achei que as roldanas ficaram muito presas, e acabei por retirar a massa e lubrificar só com o Finish Line.
Usei uma massa consistente genérica que tinha lá para a garagem, se calhar não é a mais indicada, será melhor alguma especifica?
 

*Richard*

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Lubrificação após lavagem??

Boas pessoal? :wink:

Após lavarem a bike,quais os produtos que utilizam para lubrificar os vários componentes(manetes de travão,manípulos,etc?) :roll:

Utilizam um produto,só para a corrente,outros para os manípulos,como fazem?

Já agora mencionem os nomes dos produtos?? :wink:

Abraço,Ricardo
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

uni estes tópicos, porque o assunto é o mesmo. Nem tudo precisa sempre de lubrificação, mas quando é necessário uso o mesmo óleo da corrente Motorex DryLube (é fino o suficiente para ser usado em todo o lado). Já o WetLube com Teflon só mesmo para a corrente.

Jepas
 

btt86

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Pois, eu depois da "voltinha" lubrifico as correntes, meto um pouco nos travoes e manetes e no desviador traseiro.

So quando faço voltas mais pesadas e cheias de lama e tudo um pouco lol é que faço uma revisao mais rigida as partes moveis da bike.

A lubirficaçao tudo depende da volta e do terreno (pavimento).

É a minha opiniao :D
 

skull

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boas
coloquei um elo de engate na minha corrente xt.
no final de cada volta desengato o elo e coloco a corrente de molho em petroleo.fica por la 2 ou 3 dias depois com um pincel limpo-a e enxugo-a com um pano.
monto e lubrifico elo a elo.
a cassete e pedaleiro passo com uma trincha a seco.
depois de começar a fazer isto nunca mais tive chupoes da corrente
 

jmdcfigueiredo

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Manutenção Transmissão

Boas pessoal.

Sou novo nestas coisas do BTT e gostava de ouvir algumas opiniões no que toca à manutenção da transmissão, nomeadamente que produtos a usar.

Aqueles de que disponho de momento pois tenho facilidade de acesso aos mesmo são os seguintes:

=>Wurth saBesto ROST OFF ZEBRA MAX => Poderoso removedor de ferrugem multiusos;

"Têm um forte poder de remoção de ferrugem através da sua excelente acção de penetração e de lubrificação. Descalcina todo o tipo de ligações roscadas. Cuida dos calços de travão. Protege eficazmente contra a corrosão. Repele a humidade dos contacto de ignição e evita correntes de agua. Pulveriza em qualquer direcção devido à sua válvula especial."

http://www.wurth.pt/frontend/media/pdf/FS890 2009.pdf

=>Wurth saBesto LIMPEZA DE TRAVÕES;

"Para automóveis, camiões, máquinas e agregados.

Características: Limpa os discos e o tambor dos travões, as correias da embraiagem, os resíduos de desgaste das superfícies coladas e vedadas, óleos, gordura, e sujidade.

Aplicação: Pulverizar sobre a superfície e limpar com um pano limpo. Se a superfície estiver muito suja repetir o procedimento."

http://www.wurth.pt/frontend/media/pdf/FS890 1087.pdf

=>Wurth saBesto HHS 5000 => Óleo viscoso totalmente sintético de alta performance com PTFE.

"Campos de Aplicação: Indicado para lubrificar onde a tolerância é muito baixa e as pressões térmicas são altas, por exemplo dobradiças, juntas, rolamentos internos, correntes sujeitas a pressões térmicas, corrediças, etc.
Características: Óleo totalmente sintético de alta performance e de baixa viscosidade com excelentes características de penetração e excepcional em baixas e altas temperaturas. Penetra bem em todas as fendas. Lubrifica e protege contra a corrosão. Minimiza o melhor possível a fricção e o desgaste devido à adição de PTFE e excelentes características de funcionamento de emergência. Muito boa compatibilidade com o material, O-ring e X-ring. Resistente à agua pulverizada e salgada, ácidos fracos e alcalinos. Sem silicone, resina nem acido. Cor: transparente."

http://www.wurth.pt/frontend/media/pdf/FS893 1063.pdf

Dito isto fico è espera das vossa opiniões, sendo que o ROST OFF será o que espero usar menos, pois servirá para peças calcinadas e parafusos difíceis de desapertar, o LIMPEZA DE TRAVÕES para os travões logicamente assim como para a corrente (fica limpinha com uma facilidade enorme!) e por fim o HHS 5000 para lubrificar, sendo que este o que que me coloca mais reticencias pois na "frente" da lata diz oleo viscoso e "atrás" Óleo totalmente sintético de alta performance e de baixa viscosidade. Fico sem perceber se é viscoso e agarra muito lixo ou se não é e portanto é porreiro, mas percebo muito pouco disto...

A todos aqueles que me ajudarem o meu muito obrigado desde já.

Um abraço, José Miguel Figueiredo
 
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RicardoCupra

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Boas José.

Tal como tu tenho uma Carrada de Rostoff na garagem, e uso nas duas bicicletas aqui em casa e nalgumas de amigos meus que me pedem. O que noto é que o Rostoff como descrito é agressivo em termos de retirar toda a gordura dos componentes, sendo que após a utilização do mesmo em desviadores, rolamentos etc eu lubrifico com drylube da Motorex como falou o Jepas, até hoje impecável tudo.

O que acontecia quando usava rostoff na corrente é que ela ficava Seca, desgastava a mesma, e comecei a notar isso em todos os componentes com peças rotativas acopladas. Agora dos restantes produtos que falaste, desconheço, mas vou ficar atento ao tópico pois se a Wurth tem bom material para as bikes, opto por investir neles.

Em relação À limpeza após voltinhas, o que faço na maior parte dos casos quando apenas tenho pó, é passar a mangueira, sem muita pressao, e lubrificar com um oleo fino os rolamentos das rodas, pedaleira, caixa de direcção e passar spray de silicone nas bainhas da suspensão. Também tenho um produto tipo Finish Line para passar no quadro e aros e fica com aspecto como novo.

Quando as Voltas são mais agressivas e há muita lama e areia À mistura, depois da lavagem com mangueira desmonto as Rodas, perco mais tempo na Corrente, desmonto roldanas e lubrifico tudo o resto que mencionei adicionando um pouco de óleo aos cabos dos travões (por dentro das bichas) e também um pouco de oleo nos Triggers.

Antes de sair de casa, tenho sempre em atenção ver se as manetes dos travões tão sem folgas, fugas, se os pneus tão com aspecto normal nos flancos e se os apertos de Roda estão realmente apertados, não vá o diabo tece-las

Com uma manutenção cuidada o material dura uma vida. E não se perde assim tanto tempo
 

jmdcfigueiredo

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Boas RicardoCupra.

Pois, o Rostoff é mesmo para essa história de remover ferrugem, daí a composição ser de 50 a 70% Querosene (petróleo)!
Será sem duvida o que vou usar menos pois parece-me ser bastante agrecivo para o material.

O de limpeza de travões e espectacular a limpar gorduras e sujidade! Na composição são os tais 80 a 100% de Nafta (petróleo), leve tratada com hidrogénio, e assim que aplicas vês óleos e lixos a escorrer da corrente. Nunca experimentei, mas limpado os discos de travão também deve ajudar a eficácia dos mesmos.

Ainda quanto à corrente quando a volta for muito dura ou aí de mês a mês vai para uma garrafa com gasóleo e a seguir escova-se muito bem!

O HHS 5000 é que ainda não percebi se é bom ou mau.... Fico à espera de uma opinião válida!

A wurth têm prestigio, vamos é ver se no mundo do btt o mantém!
 

Xinabike

New Member
Expliquem-me lá...quantos episódios do "pimp my ride" andaram vocês a ver.
tenho um curso de engª mecânica e, apesar de não ser um expert na matéria, sei uma ou duas coisinhas sobre lubrificantes.
Aquem possa estar interessado, aqui vai.

Algum de vocês tem uma garrafa de azeite em casa? Quando abrem a garafa, o azeite está seco? imagino que não
se espalharem o azeite em cima da mesa acham que aquilo seca passado pouco tempo? Tb não!
E se fritarem uns bifes? o que acontece depois de arrefecer?...aah pois é..esfregão e detergente

o segredo aqui está no calor!(e nas impurezas que vêm do bife, claro)

Mas quantos de vós já colocaram a mão em qualquer dos componentes da bike durante ou depois da volta....acham mesmo que aquilo aquece ao ponto de alterar a composição do lubrificante???

quando compraram a bicicleta ela já vinha lulbrificada, nalguns sítios com massa consistente, noutros com simples óleo lubrificante.
a massa é como o próprio nome indica consistente...razão: para não escorrer e cair
e acreditem que aquilo se mantém por MUITO TEMPO!
a não ser claro, que lavem constantemente à mangueirada...e principalmente com pressão
meu conselho: pouca água, pano humido, escova

mas expliquem-me: as voltas que dão ...é na lama ou em betume fresco?
é que a mim, a lama sempre saíu com uma escova, depois de seca..
sim...se se deixar passar um ou dois dias, sai tudo com uma escova e um pano
a única coisa que não consegui uma vez tirar completamente do quadro foi alcatrão que ainda n estava seco na estrada.

lubrificante, só uso na corrente...ir deixando pingos pelos elos todos e depois distribui-lo pela pedaleira e cassette à custa do próprio movimento pelos carretos todos.
faço isso a cada 2 ou 3 voltas dependendo do que tenho de limpar a seguir
atenção que na junção dos elos tb há massa e novamente ...essa custa a sair e convém que não se ande a empurrá-la propositadamente.

por isso, a minha sugestão é que não se trate a bike como se de um showcar se tratasse.
Não se deve andar a pôr lubrif. e a tirar à mangueirada ou com petróleo a cada volta! é um exagero e um erro.
até o desviador dianteiro é puramente mecânico e sem partes escondidas que não se limpem com uma escova.

tudo o resto que achem que está a funcionar menos bem por poder estar demasiado sujo, é preferível desmontar (por quem saiba) e limpar e aplicar produto específico do que andar a "sprayar" isto e aquilo e a pôr dentro de recipientes com petróleo.

o máximo de limpeza a fundo (não seca) que eu fiz foi passar a corrente por água com detergente e escovar um pouco porque a terra era tanta que se tornou mais rápido e eficaz.
 

RicardoCupra

New Member
Boas Xinabike


Pelo menos no meu caso e quando lubrifico as coisas e faço voltas com muito pó, o lubrificante por ser gorduroso agarra o pó e areias, em peças com pouca folga como roldanas, pivot de desviadores e triggers isto começa a aumentar a força necessária ao trabalho, lavar e re-lubrificar no meu caso nunca fez mal a ninguém. O que faz mal é usar produtos a base de petroleo nas borrachas e vedantes,e no meu caso aprendi com o erro, tem tendência a Secar os componentes ( como a corrente, que nao lubrifiquei de seguida pro esquecimento) Como já foi dito aqui no forum por um responsável de manutenção da Rock Shox, sprays a base de silicone (vulgo cockpit spray) nos vedantes de suspensão é o melhor a usar, óleo fino na corrente também não vejo o mal.

Não é a Questão de "pimpar" a bike ou de a ver como um showcar extremista em Detalhe, mas há pequenas coisas que podemos fazer que aumentam o tempo de vida util do material e penso que não há duvidas, o material tem sempre razão.

Em relação a tirar a terra por vezes faço como mencionaste, porque agua a mais, e com pressão não é boa para os rolamentos, agora com voltas com muita, mesmo MUITA lama... esquece lá a escova que só la vai a mangueirada lol

Também não sou expert, ainda me falta 1 ano e meio para acabar o curso que tu tens :)

abraços!
 

Calvin

Member
1. Limpeza dos discos: álcool embebido num pano
2. Limpeza da bicla: água morna e detergente da louça
3. bufadela com o compressor lá de casa.
4. Lubrificação

Com a minha TREK FUEL EX 7 funka sempre....
 

jmdcfigueiredo

New Member
Bem ó Xinabike, és o maior!

Os outros não sei mas eu detesto o pimp my ride, e não me consideres maluco das bicicletas como alguns que aqui andam que se peidam antes de andarem para irem mais leves, pois cada micrograma conta...

Aquilo que eu quero saber é se os produtos que eu tenho são uteis na manutenção de uma bicicleta e se o lubrificante HHS 5000 pode ser usado na transmissão porque, e como tu dizes que és Eng. Mecânico de certeza saberás melhor que eu as propriedades de um lubrificante e mais uma vez não sou eu de certeza que te vou dizer que se for muito espesso agarra muito lixo à corrente que depois decorrente da utilização da mesma provoca um atrito e fricção exponencialmente maior do que se a mesma estiver com um lubrificante indicado.

Se puderes ajudar agradeço.
 

Xinabike

New Member
Bem...

Não percebi se isso foi com intenção de gozo ou não. Vou assumir que não.
Só mencionei a minha formação para demonstrar que apesar de não conhecer cada lubrificante na sua especificidade (e não tenciono informar-me sobre cada um deles para dar explicações) sei algumas coisas sobre fiabilidade vs manutenção

Mais ainda..só quis demonstrar que provavelmente ninguém aqui (nem eu) alguma vez terão pensado no seguinte
o óleo x é só 10% melhor que o Y ...ou terá o dobro ou o triplo da qualidade?
e para quê....será que as minhas voltinhas necessitam do dobro ou do triplo da manutenção?
e será que aquela massa que eu substitui não estaria a fazer melhor o seu trabalho do que esta nova?

eu diria que falta de manutenção adequada diminui o tempo de vida de um componente em ..digamos 20%
mas manutenção errada...(e o exagerada às vezes cai nesta categoria) consegue diminuir em 50%

mas talvez não estejamos todos a falar da mesma coisa...
 

jmdcfigueiredo

New Member
Não estou de maneira nenhuma a gozar!!!

A única coisa que me moí a cabeça e por isso postei neste tópico é que a porcaria da lata de um lado diz pouco viscoso e no outro muito viscoso.

Ora os meus conhecimentos sobre óleos que se resumem ao fula e vege dizem-me que na corrente devo ter um óleo pouco viscoso, certo!?

E este HHS 5000 é viscoso ou não!?
 

RicardoCupra

New Member
Bem...



eu diria que falta de manutenção adequada diminui o tempo de vida de um componente em ..digamos 20%
mas manutenção errada...(e o exagerada às vezes cai nesta categoria) consegue diminuir em 50%

Nisto também concordo contigo. Mas para isso existe o fórum, e para tirar duvidas como fez o jmdcfigueiredo

No final do dia todos queremos o melhor para as nossas bicicletas.

:)
 

Xinabike

New Member
Os lubrificantes tem a função de diminuir o atrito mas não só para as coisas "escorregarem" melhor.
É também para dissipar o calor produzido.
No caso da corrente, como ela engrena nas rodas dentadas, não há escorregamento, a não ser dentro dos elos e é um movimento relativo curto.
Ou seja, na corrente, o lubrificante tem como função manter uma fina pelicula só mais para não estar seca a zona de contacto e não deixar aquecer os componetes que por ser de metal, empenam com o calor.

em resposta à questão específica sobre o HHS 5000,

fui ver a ficha técnica do produto e não me convenceu a vários níveis:

"PRODUCT USE
Application is by spray atomisation from a hand held aerosol pack. Lubricant. "
(ou seja...falam falam e não dizem nada)

PHYSICAL PROPERTIES
Liquid.
Gas.
Does not mix with water.



Molecular Weight: Not Applicable Boiling Range (ºC): Not Available Melting Range (ºC): Not Available Specific Gravity (water=1): Not Available Solubility in water (g/L): Immiscible pH (as supplied): Not Available pH (1% solution): Not Available Vapour Pressure (kPa): Not Available Volatile Component (%vol): Not Available Evaporation Rate: Not Available Relative Vapour Density (air=1): Not Available Flash Point (ºC): Not Available Lower Explosive Limit (%): Not Available Upper Explosive Limit (%): 11.2 Autoignition Temp (ºC): ~250 Decomposition Temp (ºC): Not Available State: Liquid Viscosity: Not Available

Reparei na quantidade de características que aparecem como "NOT AVAILABLE", em particular a viscosidade

Isto só me faz pensar que é como os medicamentos de largo espectro ou os que podem ser adquiridos sem receita.
Ajudam...resolvem....mas se fosse necessário um uso específico, podiam não ser os mais indicados

posto isto, se ao toque e à vista te parecer pouco viscoso (a puxar mais para o azeite que para o mel) não vejo porque não possa ser usado.
Eu uso aquelas garrafinhas da Decathlon com ponta aplicadora e até agora...impec.
 
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