Lubrificação depois das voltas

night-crawler

New Member
nd_oliveira said:
É a mesma coisa que uma marca de preservativos ter uma fábrica de chuchas e fraldas....
esqueceste-te aqui de dizer q o propietário de dita marca é o Vaticano...

n achas q isso é um pouco teoria da conspiração??? :lol: a sério, se calhar a corrente já estava nas ultimas nao???, um amigo meu partiu a corrente q a bike dele trazia em 1 mes.... defeito de fabrico? who knows... a verdade é q comprou uma da SRAM e durou-lhe 6 anos
acho q é levar as coisas um bocado até às ultimas... digo eu :roll:

[[]]
 

Remi

New Member
nd_oliveira said:
Depois de lubrificar a corrente com óleo próprio.... parte-se a corrente... :cry:

Andamos a ser enganado... existe um lobby na indústria das correntes...

Quem faz as correntes, também produz os óleos lubrificantes que partem as ditas apenas par nos obrigar a comprar novas....

:shock: :shock: :shock:

Tás a brincar, certo? :wink:
 

sniper_pt

New Member
O truque é não lavar a bike. Afinal aquilo não é um barco e não tem de andar sempre no charco! E depois com a seca que cá vai só apanha mesmo pó...

Depois do petróleo metam oleo fininho e mais tarde qq coisa com mais densidade.
E tá feito!
 
A

americo

Guest
Boas

AVISO Á NAVEGAÇÃO:

Para quem tenha travões de disco, cuidado com a lubrificação da cassete/corrente. Aconteceu-me com um spray e com o continuar de lubrificações, a micro nuvem de spray (teflon) foi parar ao disco (roda traseira) e daí para a pastilha que como é esponjosa absorveu esse teflon/lubrificante. Deixou simplesmente de "agarrar" o disco após começar com uma chiadeira esquisita e ir perdendo gradualmente o poder de travagem.

Moral da história eu a julgar que a pastilha estava nas últimas e afinal o que se passa é que está estragada porque não se consegue secar o teflon/lubrificante que absorveu!

Quando tiverem que lubrificar a corrente façam-no na roda pedaleira, após engrenar as mudanças traseiras o lubrificante é espalhado pela cassete sem impregnar o disco e consequentemente afectar as pastilhas dos travões!

P.S. Não fiz search, espero não estar a repetir um conselho já aqui dado, caso esteja fica aqui o relembrar para os que não sabiam tal como eu!

Um abraço

Américo Ribeiro
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Lubrificação depois das voltas

Podia dar-te alguns tópicos a falar nisso mas para quê? Nunca é demais relembrar os mais esquecidos! :wink:

Ainda à pouco tempo aconteceu isto:

Ludos said:
Também dá jeito se tiveres travões de disco e se usares oleo de spray para o oleo não ir para o disco... (para quem é mais desajeitado, acontece).

E logo a seguir o Peso-Pluma a dar-lhe nas orelhas:

Peso-Pluma said:
AIAIAIAI o Sôr Director Ludos anda a ver muitas revistas....então vossa excelencia poe oleo de spray na cassete??? errr deve-se por no pedaleiro exactamente por causa do disco.

Mas como já disse uma vez, parecido, o SPRAY É O MELHOR AMIGO DAS LOJAS!!

Por isso fizeste bem americo! Há sempre aquele pessoal mais distraído como viste no exemplo... :twisted: :twisted: :lol: :lol:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Kamari

New Member
Eu ao lavar a bike tiro as rodas, mas como é k ei-de tirar a sujidade da Cassete sem petróleo e sem ir água para o cubo??

Fikem benne :wink:
 
Kamari said:
Eu ao lavar a bike tiro as rodas, mas como é k ei-de tirar a sujidade da Cassete sem petróleo e sem ir água para o cubo??

Eu utilizo um pano fino e pego num dos lados do pano para que este fique completamente esticado e vou limpando um a um o espaço entre os carretos (desde que não se deixe acumular muita sujidade é um método eficaz). Para limpar os dentes dos carretos, uma escova é o ideal.

Fiquem bem.
 

nock13

New Member
meus caros amigos batetistas sou novo por aqui : mas eu costumo fazer assim , vai tudo há mangueira depois deixo secar ao sol e depois passo o wd40 por quase todo o lado ,corrijao-me se faço mal !
 
Pela lavagem em si e desde que não abuses na quantidade e pressão da água em certas partes sensíveis (como cubos, eixo pedaleiro, etc.) não há problemas de maior, mas o ideal é mesmo um balde com água, um pano e por as mãos ao trabalho (sim, para termos a bike em condições temos de sujar as mãos).

Agora a parte do WD40 por quase todo o lado, as lojas costumam adorar esse tipo de tratamento dado às bicicletas :twisted: , pois como é um óleo muito fino vai entranhando em tudo quanto é sítio e destruindo a massa consistente que tem a função de proteger contra a penetração de impurezas e água em zonas críticas (como cubos, eixo pedaleiro, ou seja, tudo quanto tenha rolamentos leva massa consistente).

Neste tópico tens muitas sugestões como fazer uma manutenção eficaz à bicicleta e neste tópico podes tirar conclusões sobre a lavagem com água à pressão.

Cumps.
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Lubrificação depois das voltas

Com utilizadores destes quem precisa de moderadores... :lol:

Muito bem Ragedolphin! :wink:

Quanto ao WD40 é muito bom para a corrente, para os desviadores, para os cabos e até para os v-brakes se os usares...

De resto foi o que o Ragedolphin disse.

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

crencos

New Member
Hugo Carvalho said:
Quanto ao WD40 é muito bom para a corrente, para os desviadores, para os cabos e até para os v-brakes se os usares...

WD40 não é propriamente um bom lubrificante para BTT.
Pode ser muito bom quando aplicado, mas ao fim de pouco tempo desaparece todo. É bom para pôr nos canos das armas de fogo e para soltar algum parafuso calcinado ou mais teimoso.

Velha máxima de quem tem alguns anos disto: Óleo normal no Inverno, óleo seco com teflon no Verão. Massa consistente para zonas sujeitas a grandes atritos.


Abraços
 

lumitoca

New Member
Boa noite

Pesquisei até encontrar este tópico... espero ser o sítio certo!

Aqui vai:

Depois de uma saída mais "puxada" costumo lavar a bixa à mangueirada e deixar secar.
Depois [às vezes 2/3 dias depois] lubrifico com um lubrificante em spray [com "caninho"] para biclas com teflon:
- pedaleiro
- eixo pedaleiro
- pedais
- cubos
- pontes dos v-brakes
- cassete
- corrente
- desviadores
- entradas dos cabos nas bichas
- interior das manetes de travão

Está tudo certo ou nem por isso????

Cumprimentos,
lumitoca
 

neusebio

New Member
Lumitoca, por acaso faço exactamente como tu. Acontece que não espero por 2/3 dias, lavo a bike com jactom de água quando está repleta de lama (porque comigo quanto mais lama, ribeira e água melhor), seco-a e dou uma volta para a água sair e logo após lubrifico. Penso que este é o processo correcto e não algum tempo depois porque a ferrugem actua com rapidez.

Nuno Eusébio
 

lumitoca

New Member
neusebio

Eu sei que tens toda a razão quanto a esperar, mas obrigado pela dica.

Por acaso hoje reparei na tão indesejada ferrugem pela primeira vez [na corrente]. O problema, para mim, é que o tempo que me posso dar ao luxo de investir na bicicleta tem limites rígidos... e normalmente não dá para esperar que seque e ainda estar a lubrificar.

Tinha principalmente dúvidas quanto aos pontos de lubrificação.

Hoje, por exemplo, depois de um banho de spray lubrificante, a cabrita saiu à rua... mas apanhou com tanta chuva que acho que não a preciso de lavar durante 3 semanas... :mrgreen:

Será que o lubrificante a vai proteger da molha que apanhou? Espero que sim...

Cumprimentos,
lumitoca
 

neusebio

New Member
Eu depois de lavar, secar e lubrificar ainda leva um banho de silicone, fica um luxo!!! Quando chove a água nem lhe toca.

Nuno Eusébio
 

X-fact0r

New Member
Boas,
este tópico já leva pano para mangas, mas gostaria de saber a vossa opinião acerca do material a utilizar na limpeza da transmissão, antes de aplicar uma nova lubrificação...

* Petróleo;
* Gasolina;
* Gasóleo;
* Detergentes c/ citrinos;

Qual destes deve ser utilizado e pq? Obrigado.
 

Hetfield

New Member
Para mim qualquer um dos três primeiros que indicaste, está fora de questão. São substâncias que podem danificar outros componentes, tais como os pneus ou no meu caso específico o quadro (carbono).

Apesar de ser uma alternativa mais dispendiosa, o desengordurante é sempre mais adequado, por não afectar os restantes componente e cumprir a sua função principal que é limpar a corrente, cassete, pedaleira, etc.

Não querendo fazer publicidade o desengordurante da Motorex é excelente. Limpa bem e não é muito caro (cerca de €6,00). Além disso se não deixares a corrente ficar excessivamente suja (mistura de óleo e lixo) não necessitas de usar muita quantidade e um frasco de spray dá-te para muito tempo.
 

Bravellir

New Member
Motorex e muito bom e tb existem regargas de litro que custam cerca de 10€. Este e um em spray da decatlhon ( bem mais eficiente) são os que uso na transmissão. Para o resto da bike, um desengordurante á base de citrinos, diluido em muita agua é excelente para ficar como um brinco.
 
Top