Lubrificação depois das voltas

#1
Boas ppl,

gostaria de saber como lubrififcar as bikes no fim de uma volta, é q já ouvi dizer tanta coisa que estou como o outro "eles falam falam e não dizem nada".
Desviadores, corrente, etc..

Comprimentos e larguras e já agora Boas Festas.

Boas pedaladas.
 
#2
Oi!

As partes mais importantes de limpar numa bike depois duma volta são: Corrente; cassete; pedaleiro; bainhas de suspensão e amortecedor e o resto é tudo tanga o que dizem!

Vou-te dizer como lavo as bikes no trabalho:
Com um pincel(grosso de pintar paredes) um alguidar e petróleo(um especifico mas não me lembro do nome).

Passas a bike por àgua e depois limpas a transmissão com o petróleo até sair a porcaria toda(a coisas que não saiem porque ja tão tão presas..que só com uma chave de fendas EX:roldanas). Limpas também os desviadores.

As bainhas de suspensão se não sair tudo com agua passas um pano ou uma escovas fininha(não metas petróleo, porque penetra muito facilmente)

Não passes com petróleo também nos discos e pastilhas, nem nos cubos porque como já disse antes penetra muito facilmente e 'rouba' a massa das esferas ou rolamentos!

O resto já sabes...com umas escova macia e detergente limpas guiador, suspensão, quadro..etc.

Ah, no final passou um produto que tenho da WURTH que é se não me engano DESUMIDIFICANTE porque o petróleo deixa a bike manchada...


abraços

peso-pluma
 
#3
Eu utilizo para a corrente uma dessas "maquinetas" com desengordurante.
Acho óptimas.
Aliás prefiro o desengordurante ao petróleo (e ao preço a que este está... :shock: )

Uma bike limpa é o 1º passo para uma Bike bem mantida...
Não é assim Peso-Pluma? :wink:

abraços
Paulo Morais
 
#4
Paulo Morais said:
Uma bike limpa é o 1º passo para uma Bike bem mantida...
Não é assim Peso-Pluma? :wink:
Exactamente...mas se não vos apetecer ou não tiverem tempo para limpar a bike toda como deve ser(acham que um gajo como eu que anda ou andava....todos os dias ia limpar a bike todos os dias??) pelo menos lavem a Transmissão!! É a parte fundamental de um bom funcionamento da bike e claro de longevidade..

abraços

peso-pluma
 
#7
Eu passo spray bala na transmissão toda e desviadores para tirar aquela pasta de óleo e lama, depois é só dar uma mangueirada e sai tudo sem esforço. Sai caro mas não dá trabalho nenhum.
 
#9
neo15190 said:
recomendem.me ai um bom degreaser mesmo para bikes sf senao custar muito! 8)
Olha por exemplo Mistolin .. a venda numa loja dos 300´s ... aquilo é feito para tirar gorduras... aquilo limpa muito bem e até é barato .... Mas atenção só para usar na corrente da bike.... pois se deixas ir para o quadro aquilo pode-te deixar a pintura do quadro bassa!
 
#11
Pedro´s, Motorex e Finish Line têm linhas (gama) especifica de Ciclismo..logo deve ter tar incluindo todo o tipo de lubrificantes, desenfordurantes, limpeza de quadro, limpeza de discos..etc

abraços

peso-pluma
 
#12
Neste passado fim de semana estive na penúltima prova de OriBTT (em Óbidos) e por burrice minha deixei acabar o óleo. Como não havia sítio nenhum onde comprar, eu e o meu colega de equipa fomos até ao "stand" da Bicimax perguntar se tinham óleo. Venderam-nos um óleo em espuma da Wrench Force que aparentemente é um espectáculo. A corrente aparenta ficar bem lubrificada e aquilo não agarra porcaria praticamente nenhuma. Só tem um inconveniente, é preciso andar lá a esfregar para espalhar bem aquilo.
 

fox

New Member
#13
NetWarrior said:
(...)
Olha por exemplo Mistolin .. a venda numa loja dos 300´s ... (...)
Loja dos 300 mesmo ou loja dos chineses? Sei que cada vez é mais dificil de distinguir e cada vez há mais produtos deles. Xenofobias à parte, acho que todos podíamos contribuir para ajudar a nossa economia evitando-os. Ou então façam um teste. Comprem e peçam factura. Se os fulanos se recusarem, é sair porta fora...

Acho que neste caso vai mesmo ser a unidade que vai fazer a força. Pois não me parece que seja com medidas do governo que a coisa vá lá.

Politiquices à parte, obrigado pelas dicas
 
#15
Isto de um gajo ser novato ..só faz é gastar dinheiro...

Comprei um Kit da marca Pedro's para limpeza da bike..vem com uma escova dura e 3 produtos de limpeza.

A minha duvida é... depois de dar uma volta, mesmo ela pequena..tenho de lavar a bike? :?:

Se passar o desengordurante depois tenho voltar a lubrificar a corrente e o resto?

E já agora... Elefante Azul... o que acham para lavar a bike? :lol:

Um abraço
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#16
Lubrificação depois das voltas

asb206gti, bem vindo ao forumbtt e antes de mais, fizeste muito bem ao teres levantado a tua dúvida neste tópico!! :wink:

Com o tempo seco e se reparares após uma volta mesmo que não seja muito longa, o pó acumulado em várias zonas da bike é mais que evidente e então na corrente...

Se queres que o material dure, é aconselhável que pelo menos trates das zonas mais críticas ou sensíveis, nomeadamente a corrente mas para mais conselhos tens as excelentes opiniões de algum pessoal neste tópico!

Quanto ao "Elefante Azul" dá uma olhadela por aqui e tira as tuas conclusões: :wink:
http://www.forumbtt.net/viewtopic.php?t=1925

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
#17
Para além de lavares os componentes da transmissão, é também muito importante voltares a lubrificar tudo, caso contrário corres o risco de "ganhar" ferrugem devido à exposição directa do metal com o ar e restos de água que ficam.
 
#18
Ok, esclarecido, mas não muito.

Pelo visto não existem um mal mt grande em lavar a bicicleta no Elefante Azul..desde que não volte a fazer o mesmo... apontar para as zonas criticas :?

Falta-me uma garagem!!!

Em relação ao lubrificante, vou começar a ter mais atenção.

Obrigado.
 
#19
Caros companheiros do pedal.....

Aviso Importante:

Não lubrifiquem as vossas bicicletas.... ou então quando o fizerem utilizem oleo de fritar as batatas já queimado.

Eu conto a minha historia:

Ontem á noite (25-07-2005) depois do jantar, agarrei no petróleo e no óleo XPTO próprio para correntes e fui limpar e lubrificar a corrente e carretos da minha bicicleta...

Depois de deixar aquilo sem resíduos de lixo e óleo sujo apliquei o dito óleo (abundantemente até) em toda a corrente, carretos e pedaleira....

Deixei secar um pouco e resolvi ir dar uma voltinha para ver o resultado, assim que sai da garagem e ia já a meio de uma subida.... a corrente rebentou....

Tendo em conta que eu não moro no monte Everest podem calcular que a subida não é muito íngreme, pois por sinal é a rua onde moro e ia a pedalar sentado, logo não foi do meu peso....

Em 10 anos de btt nunca tinha partido uma corrente, nem em Mafra, nem em Cheleiros, nem na Mata da Machada, nem na Arrábida... e com a corrente sempre lubrificada com um aleo daquele dos parafusos...

Depois de lubrificar a corrente com óleo próprio.... parte-se a corrente... :cry:

Andamos a ser enganado... existe um lobby na indústria das correntes...

Quem faz as correntes, também produz os óleos lubrificantes que partem as ditas apenas par nos obrigar a comprar novas....

É a mesma coisa que uma marca de preservativos ter uma fábrica de chuchas e fraldas....