Lubrificação depois das voltas

narsyl

New Member
Com... fusão said:
Voces metem algum luburificante nas biças dos travões e mudanças? se sim qual (ou com que propriadades).

Boas pedaladas

Viva, de tempos em tempos (2 em 2 meses, depende do andamento) meto oleo fino nas bichas. Não tem de ter nunhuma propriedade em especial....
 

cesarazul

New Member
Re: Lubrificação depois das voltas

Boas pessoal

em relação as baixas da suspensão, eu tenho uma Marzochi MX Comp Eta e como já me disseram ela tem banho aberto (lubrifica as bainhas automaticamente quando vai abaixo) só que ás vezes sinto que as baixas ficam um pouco "perras" não sei explicar, é assim quando a suspensão começa a descer os vedantes fazem barulho parece estalos é como se tivesse "aspro" o que eu faço quando isso acontece é meter um fina mas mesmo fininha camada de massa manitou nas bainhas e deixa logo de fazer, anda assim um tempo e depois volta ao mesmo.

:arrow: Sabem o que pode ser???

Abraço
 

pratoni

Active Member
cesarazul said:
Boas pessoal

em relação as baixas da suspensão, eu tenho uma Marzochi MX Comp Eta e como já me disseram ela tem banho aberto (lubrifica as bainhas automaticamente quando vai abaixo) só que ás vezes sinto que as baixas ficam um pouco "perras" não sei explicar, é assim quando a suspensão começa a descer os vedantes fazem barulho parece estalos é como se tivesse "aspro" o que eu faço quando isso acontece é meter um fina mas mesmo fininha camada de massa manitou nas bainhas e deixa logo de fazer, anda assim um tempo e depois volta ao mesmo.

:arrow: Sabem o que pode ser???

Abraço

lembro de à uns tempos atrás que um bom truque para as marzochii's seria de vez em quando(principalmente qd se usa -) virar a suspensão ao contrário para o óleo escorrer para zonas que muitas vezes não chega com o uso normal...

Cumprimentos,
Pratoni
 

cesarazul

New Member
Re: Lubrificação depois das voltas

pratoni said:
cesarazul said:
Boas pessoal

em relação as baixas da suspensão, eu tenho uma Marzochi MX Comp Eta e como já me disseram ela tem banho aberto (lubrifica as bainhas automaticamente quando vai abaixo) só que ás vezes sinto que as baixas ficam um pouco "perras" não sei explicar, é assim quando a suspensão começa a descer os vedantes fazem barulho parece estalos é como se tivesse "aspro" o que eu faço quando isso acontece é meter um fina mas mesmo fininha camada de massa manitou nas bainhas e deixa logo de fazer, anda assim um tempo e depois volta ao mesmo.

:arrow: Sabem o que pode ser???

Abraço

lembro de à uns tempos atrás que um bom truque para as marzochii's seria de vez em quando(principalmente qd se usa -) virar a suspensão ao contrário para o óleo escorrer para zonas que muitas vezes não chega com o uso normal...

Cumprimentos,
Pratoni

Principalmente quando se usa :lol: :lol: :lol:
Mas tem lógica, tás a falar acério ou tás no gozo, mas quando tá parada claro :mrgreen: ?

Abraço
 

satch

New Member
Boas,

depois de ter experimentado diferentes tipos de lubrificantes acabei por chegar à mesma situação que levou o fatjonh a iniciar este tópico...

fatjonh said:
Boas ppl,

gostaria de saber como lubrififcar as bikes no fim de uma volta, é q já ouvi dizer tanta coisa que estou como o outro "eles falam falam e não dizem nada".
Desviadores, corrente, etc..

Comprimentos e larguras e já agora Boas Festas.

Boas pedaladas.


Resolvi então ler tudo o que encontrei sobre o assunto aqui no fórum.

A minha questão é:
qual ou quais os lubricantes que me aconcelham, que sejam tão EFICIENTES como o Finish Line Teflon-Plus mas mais baratos.... É que 6€ por uma garrafinha de 120ml que só dá para usar 4 ou 5 vezes... Dá sempre jeito ter uma destas na mochila, mas para ter em casa gostava ter um lubrificante num "bidon de 5L" :twisted:...

Cumprimentos,
Nuno Fernandes
 

psilva

New Member
Boas,

Tenho uma questão sobre este assunto:
Pode limpar-se a bicicleta apenas com um compressor de ar e depois lubrificar?
 

Hetfield

New Member
psilva said:
Boas,

Tenho uma questão sobre este assunto:
Pode limpar-se a bicicleta apenas com um compressor de ar e depois lubrificar?

Tudo depende do estado em que ela estiver. Se tiver só pó, se calhar o ar até resolve, mas se tiver esse mesmo pó agarrado ao óleo da corrente, não deve ser fácil limpá-la só com ar.

O ideal é limpar a transmissão com desengordurante e passar o resto da bike com o compressor de ar. Aí já deve dar para lubrificar, sem correr o risco de estar a acrescentar óleo ao lixo na transmissão.
 

psilva

New Member
Hetfield said:
psilva said:
Boas,

Tenho uma questão sobre este assunto:
Pode limpar-se a bicicleta apenas com um compressor de ar e depois lubrificar?

Tudo depende do estado em que ela estiver. Se tiver só pó, se calhar o ar até resolve, mas se tiver esse mesmo pó agarrado ao óleo da corrente, não deve ser fácil limpá-la só com ar.

O ideal é limpar a transmissão com desengordurante e passar o resto da bike com o compressor de ar. Aí já deve dar para lubrificar, sem correr o risco de estar a acrescentar óleo ao lixo na transmissão.

Se calhar não me fiz entender bem ... :mrgreen: sorry ...
Entendo que pode não ser fácil se tiver muita porcaria, no entanto eu também sou muito paciente ... :mrgreen:
Mas o que queria saber mesmo, é se não faz mal aos componentes pelo facto de ser um jacto de alta pressão (da mesma forma que os de água).
 

tono

New Member
Olá psilva se não houver a penetração de algum tipo de líquido, seja petróleo, gasóleo, gasolina ou água não há qualquer problema. Se tens ideias de dar um jacto de AR na tua bike só para tirar pó também não tem mal, se for a seguir a lavar aconselho-te que a seques com um pano levantes a roda da frente para deixar a água cair de dentro do quadro pois é preferível senão algum reto de água pode entrar para os eixos ou rolamentos e aí a vída útil destes componentes fica bastante reduzida. Não sei se te consegui ajudar...
 

psilva

New Member
tono said:
Olá psilva se não houver a penetração de algum tipo de líquido, seja petróleo, gasóleo, gasolina ou água não há qualquer problema. Se tens ideias de dar um jacto de AR na tua bike só para tirar pó também não tem mal, se for a seguir a lavar aconselho-te que a seques com um pano levantes a roda da frente para deixar a água cair de dentro do quadro pois é preferível senão algum reto de água pode entrar para os eixos ou rolamentos e aí a vída útil destes componentes fica bastante reduzida. Não sei se te consegui ajudar...

Boas,

Sim ... era isso que queria saber. Obrigado.

Cumprimentos,
 

José Martins

Administrator
Eu tenho de assumir que sou um bocado "maricas", segundo alguns colegas, com a bicicleta.
Quando a lavo, no Verão quando entendo necessário e no Inverno, quase após cada saída,por causa das lamas, faço-o sempre só com àgua, após aplicar o desengordurante. Tenho usado o da Decathlon, mas agora, por indicação do colega JACV aqui do forum, experimentei um da Elf e é porreiro.
De seguida, limpo-a com um pano o melhor possivel e quando ainda existem zonas menos limpas, uso um pano e o spray Bike Shine, da Motorex.
Nesta altura, a moça está limpa. Mais tarde, passo então à lubrificação: desviadores, pedaleira e por vezes, os eixos dos pedais.
Como o oleo é aplicado em spray (uso um de teflon da Motorex, mas também tenho o da Decathlon) cubro sempre os discos com um pano. Pelo seguro, termino sempre com uma limpeza dos mesmos, com alcoól.
 

satch

New Member
satch said:
Boas,

depois de ter experimentado diferentes tipos de lubrificantes acabei por chegar à mesma situação que levou o fatjonh a iniciar este tópico...

fatjonh said:
Boas ppl,

gostaria de saber como lubrififcar as bikes no fim de uma volta, é q já ouvi dizer tanta coisa que estou como o outro "eles falam falam e não dizem nada".
Desviadores, corrente, etc..

Comprimentos e larguras e já agora Boas Festas.

Boas pedaladas.


Resolvi então ler tudo o que encontrei sobre o assunto aqui no fórum.

A minha questão é:
qual ou quais os lubricantes que me aconcelham, que sejam tão EFICIENTES como o Finish Line Teflon-Plus mas mais baratos.... É que 6€ por uma garrafinha de 120ml que só dá para usar 4 ou 5 vezes... Dá sempre jeito ter uma destas na mochila, mas para ter em casa gostava ter um lubrificante num "bidon de 5L" :twisted:...

Cumprimentos,
Nuno Fernandes

Então ninguém tem resposta para mim?
 

tono

New Member
Uma garrafinha de 120ml tem muito poder até porque o óleo nesses frascos é mais concentrado que o spray. Na minha opinião o que tu precisas é de um spray com teflon, tens Weldtite, motorex, wurth...muita coisa. Eu uso sempre spray e ainda aplico algum mas pouco óleo de "garrafinha" é que no verão o spray seca muito depressa e de inverno desaparece com a água, e não importa se é especifico para as condições climatéricas, se forem muito agressivas vais andar sempre com a corrente a "cantar".
 

brunorvs

New Member
Já agora com que regularidade se deve faze-lo, visto que nem sempre que andamos apanhamos lama atá ao pescoço, já oui falar de pessoal que o faz apenas de 100 em 100 km mais ou menos, podiam me esclarecer esta situação. :lol:
 

shaitan

New Member
BOAS!

Bem.... não sei se faço bem ou não...
Depois das voltas, dou a mangueirada, seco com um pano de camurça, meto desengurdurante em spray na corrente e na k7 (com muito cuidado apesar de n ter disco) e esfrego com uma escovinha de dentes (!!!) dps volta manqueirada e lubrifico... COM MASSA CONSISTENTE! Não sei se tou a pensar mal, mas não mancha, agarra bem ao metal, não vai para onde não deve...
:s? :)?

Fiquem bem!

EDIT: passei da massa consistente ao WD-40 e desse ao óleo em spray da decathlon (não tem teflon porque é mais barato e eu me recuso a andar à chuva...
 

wolfe1982

New Member
Boas pessoal

em relação as baixas da suspensão, eu tenho uma Marzochi MX Comp Eta e como já me disseram ela tem banho aberto (lubrifica as bainhas automaticamente quando vai abaixo) só que ás vezes sinto que as baixas ficam um pouco "perras" não sei explicar, é assim quando a suspensão começa a descer os vedantes fazem barulho parece estalos é como se tivesse "aspro" o que eu faço quando isso acontece é meter um fina mas mesmo fininha camada de massa manitou nas bainhas e deixa logo de fazer, anda assim um tempo e depois volta ao mesmo.

Sabem o que pode ser???

Eu tb tenho uma Marzocchi, mas uma XC 500, a minha grande duvida é que após algumas voltas as bainhas vinham todas cheias de lama e eu limpei com um pano e quando dou mangueiradas tb envio vai para as bainhas. O que é que me aconselham? agua + pano e depois sem lubrificar ou agua, pano e depois por um pouco de oleo da motorex para suspenções nos redentores?

Abraço
 

FReis

Member
Este tópico já é antigo, mas pareceu-me o indicado para colocar a seguinte questão:

Costumam de vez em quando desmontar as roldanas do desviador traseiro para limpar?
Essas roldanas internamente deverão ser lubrificadas com massa ou com o lubrificante habitual para o resto da transmissão?
Desmontei as roldanas de SRAM X.5 para limpar, e achei estranho aquilo não ter rolamentos, e rodar metal contra metal, sem qualquer tipo de massa.
Costumo usar o Finish Line Teflon.

Obrigado
 
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