[Análise] Decathlon RockRider 9.1 NEUF

Latinhas

New Member
Pois bem, eu tinha uma Rockrider 8.2 e estava muito satisfeito com a compra, mas devido a alguns problemas de saúde :doente:resolvi comprar um quadro de suspensão total. Qual havia de ser a minha escolha?
Não sou rico nem cliente do "BES" , então resolvi comprar um quadro decatthlon novamente. O 9 edição limitada, que é igual ao 9,1 mas noutras cores. Estou super satisfeito apessar de continuar a ter uma bike de "supermercado" como se custuma por aqui dizer. Já alterei o amortecedor do quadro para um Rock Shot SID XC dual air e parece-me que melhorei em mto o conjunto. A bike ficou com cerca de 13Kg com slime nos dois pneus e com o pneu da frente IRC 2.25 !
:choneh:
É raro ver uma bicicleta de marca com o nivel de equipamento que actualmente tenho. Tenho tb garantia de 5 anos no quadro, que não dá sinais de fadiga nem sequer é pesado (2.7Kg). O unico defeito que tem é que não tem autocolantes a dizer TRECK, SCOTT,SPECIALIZED ou outra grande marca.
Só espero ter pernas para continuar a comprovar a qualidade de algumas das bikes de "supermercado" . :yeah:

http://img216.imageshack.us/my.php?image=pa183282aoq4.jpg


Na foto ainda não tinha colocado o novo amortecedor traseiro.

Boas pedaladas!!
 

maddog

Member
Sim Sr.
Latinhas isso foi uma bela aposta...agora so falta mm pernas e pulmoes :twisted: :twisted: para conseguires dar cabo dessa optima maquina. :mrgreen: :mrgreen:
Cumps.

Mad
 
A minha fez Lisboa Santiago sem um único problema, além dos motivados pela sujidade na transmissão.
Foi ir limpando e apesar de ter chegado sem as três mudanças mais leves quando no prato do meio, aguentou muito bem. E fartou-se de levar cacetada.
No fim do dia tinha de limpar e colocar óleo e era andar.
Nem furos tive.

O único problema foi mesmo a falta de pernas. :mrgreen:
Foi a única coisa que me impediu de andar mais depressa.

A minha já levou mais uma alteração.
Aproveitei o facto de ter vendido a suspensão de origem ( Manitou Axel ) no Trocathlon, e como tinha de gastar os vales lá, mandei colocar umas Mavic CrossRide.
Por acaso nem gosto muito de autocolantes folclóricos, mas até ficam bem, só é pena não terem versão apenas para disco e todas pretas.

Quanto à tua também já tem umas alterações de origem, pelo que me lembro dela.
A suspensão da frente e os travões são aproveitados da 8.2 não é ?

Já agora quais as diferenças que notas-te na mudança do amortecedor de trás ?
Mais estável, mais confortável, etc ?
 

Latinhas

New Member
Foi tudo aproveitado da 8.2. Desde a caixa de direcção até ao aperto de selim. O que mudou mesmo foi o quadro.

http://www.forumbtt.net/index.php?topic=7742.0


Quanto á troca do amortecedor traseiro deveu-se ao facto de que quando apanhava muitos resaltos a bicicleta começava a "bombear". (Devia de ser a mesma sensação que tinhas quando tinhas a suspensão dianteira Axel) Com a SID posso ajusta-la a meu gosto, pois com a camera negativa posso ajustar a rapidez de compressão e claro que o ajuste de rebound é sempre bem vindo. :roll:

Agora não tenho mais alterações a fazer na bike , julgo que está perfeita para as minhas necessidades! (bem quanto muito retirar-lhe umas gramitas :oops:

Aqui está um close do amortecedor que me ficou pela modesta quantia de 150€ :lol:


http://img331.imageshack.us/img331/1900/pa193288axs3.jpg


Boas pedaladas!!
 
Na Axel eu não gostava do facto de a descer rápido ela nunca ser muito sensivel.
E se andasse um bocado a levar pancada com mais força ainda ficava mais dura. :evil:
Tinha de parar e descansar um pouco para melhorar.
Para voltas sem grandes abusos até era porreirinha.

A grande vantagem da Reba é que como é apenas a ar posso colocar a pressão que mais gosto.
Para o meu peso ( 80 Kg ) vem indicado nas nas pernas 130 psi, e no manual 120 psi.
Eu ando com 110 psi na positiva e 100 na negativa, e chega bem. :wink:
Também esta melhorou bastante em sensibilidade após baixar a pressão.

Nas subidas se não quizer que bombeie está lá o pop-loc, com o floodgate regulado a uma volta do minimo, o que mesmo não sendo o mais eficaz, faz com que no caso de me esqueçer de desbloquear nas descidas, mesmo assim absorve bastante bem.
 

Latinhas

New Member
Já não basta ter que aturar o "smfi" nas voltas ainda tenho que levar contigo no forum??!!!
:p

O que te safa é seres um grande companheiro !!!
Pode ser que um dia tenhas o prazer de ter uma bike a serio!
:mrgreen:

Por acaso na minha Reba costumo andar com 115 psi na positiva mas na proxima volta vou testar com 105 para os meus magros 72 Kg. No amortecedor de tras estou com 140/140 psi, mas ainda estou em testes.
 
Após andar uns Km com as Mavic CrossRide, não posso dizer que note grande diferença nas rodas quanto à suavidade com que rolam.
Noto sim que estou com bem mais pedalada devido ao Raid Lx Santiago.

Por isso ainda não posso avaliar a diferença apenas delas.
A diferença de peso também não é significativa, cerca de 200 gramas menos.
Quanto aos acabamentos são bastante bons.

Antes do Raid tinha posto cabos novos e bichas de mudanças com revistimento interior em teflon, da Jagwire, e isso sim posso dizer que se nota na suavidade com que o manipulo passa a ter. Uma maravilha durante os 650 Km, apesar de terem apanhado bastante porcaria.

Como o Nokia 3310 que tinha não gostou da chuva que apanhou no Raid, comprei um telelé novo com máquina fotográfica. As fotos não são grande coisa, mas dá para ver e agora sempre posso tira-las nas voltitas que dou.

4cvmbcx.jpg
 

SEPOL

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Bela bike sim senhor.Só tenho pena de não haver decathlon aqui no norte, como somos uns tesos não abriram loja.
Cuidado com os comparativos das revistas francesas: são muito chauvinistas. Normalmente ganha a LAPIERRE, à frente de rocky mountains, cannondales, etc... Não há pai para os franceses, eh eh. C'est la vie...
Um abraço.
 

diogop

New Member
António13_PT said:
...
A minha já levou mais uma alteração.
Aproveitei o facto de ter vendido a suspensão de origem ( Manitou Axel ) no Trocathlon, e como tinha de gastar os vales lá, mandei colocar umas Mavic CrossRide.
Por acaso nem gosto muito de autocolantes folclóricos, mas até ficam bem, só é pena não terem versão apenas para disco e todas pretas.
...

Boas.

Podem explicar em que consiste o Trocathlon ? Na net http://www.deepocean.com.br/decathlon/site/trocathlon.php só encontrei no Brasil.
Na loja da Amadora ocorre em que altura do ano ?
 

FernandoL

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Já passei por 2 Decathlon's a perguntar pela saida do novo modelo 2007. Numa (Almada) não me souberam responder, e na outra (Montijo) foi me dito que durará mais cerca de 2 meses. Em ambas as lojas ainda existem muitas deste modelo.

A ver se tenho tempo de passar pela de Alfragide.

Qq novidade de saibam digam
 
Cá estou eu outra vez.

Entretanto já gastei mais dinheiro... :mrgreen:
Mudei a corrente e aquilo ficou a patinar por todos os lados de cada vez que fazia mais força. :|
Depois de refilar um bocado sozinho, perdi a cabeça ( mas pouco ) e mandei vir uma cassete e um pedaleiro da net.
A diferença de preços para cá é substancial. :evil:
Pedaleiro XT + Cassete XT + Corrente PC991 custa lá fora o mesmo do do que só o pedaleiro cá... :roll:

Assim já fico com um conjunto de equipamento bem razoável, e mais leve.
Já não tenho é desculpa de equipamento para o fraco andamento... :mrgreen:


Mas a coisa não ficou a 100%, devido a ter problemas com as mudanças. :evil:

Depois de ir 3 vezes a lojas para afinar as mudanças, a lista do que mudei :
Cabos com protecção interior em teflon, e cabos da SRAM.
"DropOut" novo pois estava um pouco torto.
Desviador XT novo pois supostamente o outro não estava nas melhores condições.

E as mudanças continuavam a não estar afinadas... :shock:
Posto isto deixei de ir a lojas para afinações...

Como só faltava mudar o manipulo das mudanças, e tinha de dar, foi o que fiz, coloquei um dos novos LX.
Assim que o instalei, mudança do dia para a noite, já entram todas sem estar à espera e sem terem vida própria.
Para afinar as mudanças segui o tutorial do Pluma aqui no fórum.
É mesmo uma pena a sua ausência, mas penso que foi mais um dos que foi "convidado a conhecer novos trilhos". :evil:


Nisto tudo posso dizer o seguinte :

- Os cabos não sendo muito caros recomendo, melhoram a suavidade.

- O desviador, que podia ter sido evitado, é melhor que o anterior LX, especialmente nas mudanças em esforço, para mudanças mais leves. Mas mesmo assim não recomendo mudar apenas por mudar.

- O manipulo gostei bastante de se poder subir e descer apenas com o polegar. Posso ir a travar e colocar a mudanças por ex. Não sendo muito caro também recomendo este sistema, aliás vou comprar igual para substituir o do lado esquerdo.

Entretanto gastei um valor razoável com todas estas alterações... :evil:

Agora é andar e curtir os trilhos. :hehe:
 
RESUMO ACTUAL DO EQUIPAMENTO :

Quadro : Decathlon Rockrider 9.1 NEUF 90 mm
Suspensão Frente : Rock Shox Reba Race 100 mm
Amortecedor trás : X Fusion Shox O2

Manípulos Mudanças : Shimano LX Dual Release
Mudança Frente : Shimano Deore XT
Mudança Trás : Shimano Deore XT
Pedaleiro : Shimano XT
Cassete : Shimano XT
Corrente : SRAM PC 991

Travões F/T : Hayes Sole Hidráulicos de Disco
Selim : Specialized BG Sport
Pedais : Wellgo 823 WPD
Pneus : Specialized Adrenaline Pro 26×2.0
Câmara de Ar : Slime Anti Furo
Rodas : Mavic CrossRide

Peso Aproximado : 13,3 Kg :?:
 
Antonio13_PT

reparei que disseste que tinhas substituido o dropout da tua 9.1 .....Sabes se eles têm isso lá na decathlon ou tem de mandar vir ? Sabes qual o preço ?

Tenho uma 8.2 e tava a pensar comprar um para ter de reserva não vá aquela porcaria entortar visto que cada vez q caio é sempre para o lado do desviador ........

Boas pedaladas....
 
Custou 9 aérios e na loja de Alfragide têm.

Aquilo é é duro como tudo, mais depressa vai à vida o desviador...

Eu endireitei o meu à martelada, e apesar de ser ferro macio, não deixa de ser um bocado duro de mais.
 

crencos

New Member
Mas os dropouts têm que ser feitos de material duro.
Porque raio haviam de ser de um material maleável?
Antigamente (e ainda me lembro de algumas bikes assim) os quadros de aluminio não tinham o dropout substituivel. Como o aluminio é um material duro e não é maleável tinha tendência a partir no dropout. Nos quadros de aço ou de cromoly isso não acontecia porque o aço é maleável e ia ao sitio com uma martelada.
A lógica do dropout ser preso ao quadro por um parafuso é quando houver um problema na zona do desviador, o dropout separa-se pelo parafuso, ou parte na zona do parafuso que é o ponto mais frágil.
 
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