[Análise] Decathlon RockRider 9.1 NEUF

lulaby

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Pessoal, tou muito satisfeito com a minha 9.1. Mas tenho um problema pela 2ª vez:
O eixo pedaleiro tá com folga. A 1ª vez tinha somente 200 km, agora com 1200 já começa a fazer barulho e já se nota uma folga.
Já alguem teve este problema? Acham normal?

Ricardo
 

imendes

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lulaby said:
Pessoal, tou muito satisfeito com a minha 9.1. Mas tenho um problema pela 2ª vez:
O eixo pedaleiro tá com folga. A 1ª vez tinha somente 200 km, agora com 1200 já começa a fazer barulho e já se nota uma folga.
Já alguem teve este problema? Acham normal?

Ricardo

Boas!
Qual é marca do pedaleiro? é Turvativ qq coisa Blaze? Bem ele não é mau, apenas pesado :p, mas lavas a bike com máquina de pressão? Se sim poderá ser disso! Abraço
 

lulaby

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Não, nunca lavei com pressão. Sim é o truvativ blaze. O 1º foi trocado na garantia agora o 2º nao sei. Moro a 200 km da decathlon e custa mais a deslocação que o eixo, mas acho estranho 2 eixos darem o berro. Acham normal? Só a lavagem com pressão é que pode provocar isso?
 

imendes

New Member
lulaby said:
Não, nunca lavei com pressão. Sim é o truvativ blaze. O 1º foi trocado na garantia agora o 2º nao sei. Moro a 200 km da decathlon e custa mais a deslocação que o eixo, mas acho estranho 2 eixos darem o berro. Acham normal? Só a lavagem com pressão é que pode provocar isso?

Pah na minha opinião sim! Tipo andares nos rios também pode originar isso, mas é pouco provavel!
 

guilhas

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o melhor era substituir logo, porque tar a andar com folga vai piorar, acho que problemas nao da assim nenhum que seja muito grave, a folga vai e aumentando, vai ficando com mais folga, isto na minha opiniao


boas pedaladas
 
:spam:

Isso é um problema de juntas...

Juntas dinheiro e compras uma bicicleta melhor. :rotfl:

Não te mando para uma loja especializada, mas compra uma 9 XC que só de componentes fica mais que paga. :mrgreen:

Mais a sério, por 120 euros já mandas vir um pedaleiro igual ao meu...
 
Como o selim que tinha, um Specialized BG Sport, ainda não me agradava totalmente, troquei por outro da mesma marca, mas desta vez o BG2 Sport.

660lif7.jpg


Relativamente ao anterior, que por sua vez tinha sido para substituir o Fizik Nisene, este é bem mais confortável.
Não se dá por ele, elevado conforto, e penso que se deva à sua estrutura que é flexível, permitindo que além da esponja o próprio selim se adapte muito bem, resultando em conforto extra.

Mudei também os pneus, passei de uns Specialized Adrenaline, para uns Fast Track LK 26×2.0.
Comprei estes pois fiquei muito bem impressionado com os Adrenaline, em termos de aderência, furos e durabilidade, onde se revelaram muito bons.
Menos bom é a capacidade rolante, por isso decidi experimentar outro tipo de pneus.

5xt0g09.jpg


A primeira conclusão é que são bem mais rápidos, sendo mais fácil rolar rápido.
A segunda é que agarram menos que os outros...

Ao fim de 60 Km parece que começam a agarrar melhor, já começo a ganhar um pouco mais de confiança nos mesmos, e a andar mais rápido nas curvas. Comecei a gostar mais deles, apesar de ainda não chegarem ao nível dos Adrenalinea.
A ver vamos como se comportam com o passar dos Km.

Resumindo dois componentes que fazem muita diferença na maneira como andamos de bicicleta, e como a mesma se comporta nos trilhos.

Assim fica mais adaptada ao estilo da mesma, ou seja, bicicleta de maratonas.
Ganhei em velocidade em recta, permitindo andar mais depressa, sempre com o conforto em bom nível.
 

J_Adonis

New Member
Boas colegas.

Também eu tenho um 9.1 idêntica à do António. Comprada em 2ª mão e vai agora com 3.000Km.

Ultimamente comecei a notar uns cliques e estalidos do pedaleiro. Já me disseram numa loja para mudar o mesmo. Como é? Tem de ser todo, com pratos e crancks? Ou pode-se só mudar o eixo? E o que aconselham?

Já agora António, a suspensão à frente também já viu melhores dias. Das leituras aqui do fórum, as que me ficaram na ideia são as Reba e as Revalation. Vi que optaste por uma Reba. Alguma razão em especial? A Revelation alteraria demasiado a geometria da máquina?

Preciso de conselhos.
 
A minha optei por mudar tudo aos 1200 Km pois tinha alguns dentes já com bastante desgaste.
Por menos de 130 euros mandas vir um XT ( dos antigos ) ou por pouco mais um dos novos de fora.

Quanto à suspensão não deves alterar a altura do guiador ao solo pois vai alterar a geometria da bicicleta.
A 9.2 trás a revelation com 120 mm, mas a sua geometria é diferente.

No caso da 9.1 como a geometria é de "XC" levantar um pouco a frente pode nem fazer mal, afinal o quadro é bastante robusto, mas o que vais ganhar nas descidas, vais perder nas subidas.
Com instalei a minha na Decathlon mantive a garantia.

Já agora o que tens achado da máquina ?
 

J_Adonis

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António13_PT said:
A minha optei por mudar tudo aos 1200 Km pois tinha alguns dentes já com bastante desgaste.
Por menos de 130 euros mandas vir um XT ( dos antigos ) ou por pouco mais um dos novos de fora.

Quanto à suspensão não deves alterar a altura do guiador ao solo pois vai alterar a geometria da bicicleta.
A 9.2 trás a revelation com 120 mm, mas a sua geometria é diferente.

No caso da 9.1 como a geometria é de "XC" levantar um pouco a frente pode nem fazer mal, afinal o quadro é bastante robusto, mas o que vais ganhar nas descidas, vais perder nas subidas.
Com instalei a minha na Decathlon mantive a garantia.

Já agora o que tens achado da máquina ?

Pois é. Essa parte do levantar à frente é que é chato. Mesmo agora já por vezes me acontece. É certo que aos poucos lá vou aprendendo a "deitar-me" para cima dela e assim evitar o cavalinho (e os corninhos ajudaram bastante), mas mesmo assim...
No entanto esse problema só se coloca se fizer subidas íngremes, pelo que é certo que depois (ou antes) existe uma descida similar.... onde a maior altura compensaria! Umhhh, dilema...

Quanto à máquina, 5*. Sem ser um super maquinão, cumpre. Tomara eu ter pernas para ela!
Tal como tu, as alterações e a bricolage na mesma são uma constante. Comprei em 2ª mão com mil e tal Km. Depois fui mexendo no que foi preciso. Basicamente foram os desviadores e shifters que vão neste momento em XT/XTR. Uns novos e outros em 2ª mão, como convém. Pedais passei para uns cranck brothers (dei-me mal com os shimano embora caisse menos... humm... parece que algo não joga aqui...). Rodas também foram novas. Depois de uns abusos valentes com pancadas e submersões (talvez daí o problema do pedaleiro) optei por umas BlackJack - o que é nacional é bom - que pelo que sinto são bem melhores que as de origem que trazia.

Planos para o futuro: resolver o problema do pedaleiro. A suspensão, prioritária. Melhorar os travões depois. Ir aprendendo a montar e desmontar tudo correctamente, assim como a afinar o material. Evitar cair. Comprar pernas XTR. Etc.

Nota adicional: Montei-lhe também um conjunto de luzes EVO (ando á noite quase todas as semanas) e um suporte Boxit para o telemóvel/GPS.


António13_PT said:
Se quiseres vendo-te a minha Blaze antiga por 5 €, tens é de a vir buscar. :mrgreen:

Pode-se ver isso :lol:
 

J_Adonis

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Actualização: depois de 2 semanas com pouco mais de metade das mudanças atrás, o problema parece resolvido. Mudança do drop-out que apresentava uma mui ligeira curvatura.

Por isso é que afinações sucessivas não me estavama a levar a lado nenhum.... hummm.... tenho de deixar de cair. Faz mal ao material.

Próximo passo, aproveitar e meter bichas novas nos desviadores. Já lá cantam em casa. Só falta o tempo.
 

J_Adonis

New Member
Mais uma actualizaçãozita...

Sempre mudei a suspensão. Passei da Axel original (fraquinha... agora para o fim estava mais na classe forqueta que outra coisa) para uma Revelation. 130mm. Optei por ela devido ao tipo de percursos que gosto de realizar. Em comparação com a 9.2 que chegou a vir equipada com esta suspensão, notei que a geometria das biclas era idêntica, diferindo somente nos amortecedores e suspensão para obter outra "altura". Por isso não achei que viesse mal ao mundo. E confirma-se: a coisa rola mais ou menos decentemente (como tb não sou pró, desde que suba e desça razoavelmente, para mim está tudo bem).
O que já conheceu melhores dias também, é o X-Fusion lá atrás. Alguém tem alguma sugestão? Os 165 originais serão fixos? Talvez um RS Ario? Hummm...

Quanto ao resto, tudo na mesma. Sempre fiquei com a Blaze em 2ª mão do António e os travões ainda são os originais. Ambos os componentes estão a pedir reforma urgente, mas como não avariam de vez... :(
 

MarioVieira

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Boas em janeiro deste ano apanhei uma 9.1 de 2006 practicamente nova, ja vai agora com 1600kms e a unica coisa q se queixa é a tora q faz uns ligeiros barulhinhos. material super robusto, ja empenei uma roda de tal maneira q batia no quadro em 3 lados diferentes e no entanto incrivelmente nenhum raio partiu e com a tecnica da "gaveta" conseguiu-se desempenar a roda :shock: , e sabido q os pedaleiros truvatic sao sensiveis a agua, mas c boas lavagens e metendo oleo e massa em spray aguentam-se bem, de resto muito bom excelente peso para a durabilidade que tem, a geometria é excelente para maratona, bastante equilibrada, n ha subida q n faça c ela, a desçer e bastante estavel a direito, agora a contornar obstaculos e em percursos rapidos não é muito agil, talvez por culpa de ter um quadro L.

adonis, as luzes sigma evo mandam boa luz? já agora a tua e evo ou evo x?
 

J_Adonis

New Member
Boas. Confirmo a informação sobre a agilidade da moçoila. Não é o seu forte (também tenho um quadro L). Ainda por cima gosto de guiadores grandes, pelo que ainda piora. Por outro lado e pelos mesmos motivos é uma bicicleta muito estável, pelo que para cobardes militantes como eu - não gosto mesmo nada de cair - é uma óptima burra.

Quanto às luzes, tenho o pack "Evo + exo X". Uso a Evo X no capacete e a Evo mais uma powerled no guiador. Por falar nisso, outra das coisas que tenho de mudar um dias destes é mesmo o avanço. Talvez no comprimento a seguir e com menos um ou dois graus. Ou seja, vamos lá aumentar os defeitos do 1º parágrafo (se já era comprida...) e por outro lado diminuir um pouco o impacto dos 130mm da RS Revelation.
 

J_Adonis

New Member
Mais uma informação e um pedido de ajuda.

Lá mudei o pedaleiro. Desta vez teve mesmo de ser. O Blaze em 2ª mão do António_13 estava já a ficar também nas últimas, já com pratos reciclados e tudo. Saiu um XT aqui para a mesa do canto. Parece 5*. A ver vamos.

Agora é o desviador dianteiro a estar na calha. O que lá está agora é um XT emprestado e adaptado (parti o anterior) e não será o mais adequado. Como o cabo entra por cima, fica ligeiramente inclinado (para fora) e segundo me parece demasiado esticado. Qual é o desviador (referência exacta) XT ou XTR indicado para esta burra? Quem souber que se chegue è frente.
 
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