[Análise] Decathlon RockRider 9.1 NEUF

Ora bem, este verão decidi comprar uma bicicleta.
Como não queria gastar muito dinheiro, decidi não ir a lojas, e ir até ao Decathlon ver as bicicletas deles.

Fui até Alfragide e tinham lá expostas quase todos os modelos da sua gama. Depois em casa ia ver no site deles os modelos, o equipamento e os preços.
Gostei bastante do modelo 9.2, aliás gostei tanto que acabei por deixar de parte a compra da 6.4 ( primeira opção, custava 750 € ) para ir para a gama 9.

Como eles dizem muito bem do sistema N.E.U.F. ( se não dissessem é que era de admirar ) acabei por me decidir por comprar a 9.1 em vez da 9.2, pois achei, “para que é que eu quero uma bicicleta de 300 contos, se é só para dar uma voltitas ao fim de semana. Aliás decidi compar a 9.1, mas foi com aquela sensação de para é que vou dar 200 contos por uma bicicleta.
Quando fui para a comprar, tinham vendido o modelo que tinham, fui até ao Fórum Montijo, tinham lá uma, e está feito, não penses mais na 9.2, que é dinheiro a mais e a 9.1 chega bem.

Chega de treta e vamos à análise.

RESUMO DO EQUIPAMENTO :
Quadro : Decathlon Rockrider 9.1 NEUF 90 mm Curso Alumínio 6061 2,8 Kg
Suspensão Frente : Answer Manitou Axel Elite TPC Lockout 100 mm Air Assist
Amortecedor trás : X Fusion Shox O2 165mm×38mm
Manípulos Mudanças F/T : Shimano Deore Rapid fire
Mudanças F/T : Shimano Deore / LX
Cremalheira : Truvativ Blaze 22 × 32 × 44
Carretos : SRAM ESP 5.0 11×32 9 Veloc. ( 11×12×14×16×18×21×24×28×32 )
Corrente : SRAM PC 59
Travões F/T : Hayes Sole Hidráulicos de Disco
Selim : Fi’zik Nisene
Pedais : Wellgo 823 WPD
Pneus F/T : Hutchinson Bulldog Air Light 26×2.10 ( 54-559 )
Aros F/T : Mavic XM 117 Disc 32 Furos
Tamanho : L, Peso Aproximado : 13,9 Kg

E a analise mais detalhada, sendo de referir que não tenho pontos de comparação, pois á muito que não andava de bicicleta, e está analise está a ser feita com 170 km nas pernas, o que só dá para avaliar a mesma de maneira algo superficial.

QUADRO E SISTEMA NEUF ( New Excentric Ultimate Frame )
O melhor da bicicleta, fiquei surpreendido com o sistema. Resume-se a uma palavra : funciona. Nas subidas, sentado, a bicicleta não mexe. A direito pode-se dar com força nos pedais que não se sente ela a ir abaixo. Para já tenho andado com a pressão do amortecedor no máximo, mas dá para ver que o sistema NEUF é bastante bom.

AMORTECEDOR DA FRENTE
O amortecimento principal é por mola, sendo ajudado por ar, podendo-se variar a pressão até ao máximo de 2,8 bar ( 40 psi ).
Tem regulação de ressalto e de dureza, embora este último seja mais um fecho da suspensão que propriamente regulação uma vez que é pouco progressivo.
Também tenho andado com a pressão de ar quase no máximo, cerca de 30 psi, pois as molas que ela trás são para um peso máximo inferior ao meu ( peso 82 Kg ). Nestas condições ela bombeia muito pouco, apesar de nas subidas em terra mais irregulares, isso não se nota, pois acabo por ir preocupado com a subida em si. Tem como vantagem o facto de se poder bloquear, para nas subidas lisas isso não se notar.
O controlo de ressalto também é bem vindo, pois já deu para ver que no máximo não é lá muito agradável de andar, estando a cerca de 1/3 do mínimo para compensar o facto de andar com a suspensão mais dura.
Resumindo : cumpre a função e para esta gama de preços é o que trazem.

TRAVÕES
Depois de alguns problemas iniciais com o curso a mais dos mesmos, e o facto de só um embolo mexer, após uma ida à loja onde me explicaram como os afinar, estão bem melhores.
Curso pequeno, travagem razoável, avaliação média.
Como nota negativa o facto de não se afinarem sozinhos, tendo se se ir afinando a distância das pastilhas ao disco à medida que se vão gastando.

PNEUS
Agarram muito bem em terra, por vezes fico admirado por não derraparem, pois ainda não tenho muita confiança nos mesmos para ir mais depressa.
Em terra não muito dura nem muito solta são muito bons.
Nota negativa ao facto de já se notar o desgaste ao fim de 170 km, não me parecendo que vão durar muito.

TRANSMISSÃO
A de trás funciona muito bem, a da frente é média. Também aqui o defeito era mais meu, pois após aprender a colocar mudanças melhorou bastante.
Só é pena que nas de trás tenha de se empurrar o manípulo para baixar a mudança, gosto mais do sistema da frente que é ao contrário.
Acho que cumprem bem a função.

GERAL
Fiquei bastante satisfeito com ela.
No geral não tenho nada a apontar de muito mau, cumpre a sua função de passar por cima de pedras e buracos.
Não é perfeita, mas nesta gama de preços e pelo que eu vejo ( e leio ), é bastante boa, sendo talvez das melhorzitas com suspensão total nesta gama.
Quanto à fiabilidade apenas os Km o dirão

Foto da mesma :
11lnfp5.jpg


Esta é a foto do site, depois tiro fotos da “minha”, bem como à medida que for tirando melhores conclusões acrescento as mesmas.
 

Remi

New Member
Acho que pelo dinheiro em questão é muito difícil encontrares uma bike de suspensão total tão bem equipada (grupo deore/lx, truvativ, hayes hidráulicos, mavic, suspensões com regulações, etc etc .. está muito fixe mesmo!) A relação qualidade preço está no seu melhor nesta bike, a Decathlon aí ganha muitos pontos.

Acho que fizeste uma boa compra. Agora é dares ao pedal! :D

Bons passeios!
 

Best

Member
Boas...

Ainda ontem estive na Decatlhon em Almada e estive a olhar bem para essa bicicleta. Parece-me a mim que está ali uma óptima relação Preço/Qualidade.

Se um dia partir a minha GT... é uma dessas que vou buscar!!

Abraço
 

Guga

New Member
É uma excelente bike!
E segundo eu soube, acho que se portou muito bem ali para os lados de Belas.... 8)
Continua a dar-lhe uso e vais ver que é amelhor bike do mundo. Hajam trilhos, boa companhia e pernas para andar.
Fica bem!
 

crencos

New Member
Isso dos pneus se gastarem rapidamente é que é mau, por isso é que eu na minha Rockrider 9.1 já troquei os pneus de origem pelos seguintes:
- frente: Continental Gravity 2.3
- trás: WTB Timberwolf 2.3
Nas duas rodas estão camaras de ar de downhill com slime. Não há prego que fure!!!
Eu sei que 2.3 atrás é um abuso neste quadro, (tenho folgas do pneu de trás para o quadro de milimetros...) fica tipo tractor, mas agarra em quase tudo!! (excepto lajes de pedra polida com água :mrgreen: :mrgreen:)
De salientar ainda que tive problemas na pré-compressão a ar na suspensão, a qual foi prontamente trocada na Decathlon de Coimbra, pela Manitou Axel Platinum 100 de 2006 (a susp. preta que equipa a 8.1 de 2006) que já não tem regulação a ar na pré-compressão e sim uma mola.
A próxima troca vai recair sobre os travões, visto ser o que agora destoa nesta espetacular bike.
Recomendo vivamente esta bike.


Abraços
 

Vrpereira

New Member
Eu também acho uma boa bicicleta, o problema mesmo é "Decathlon", isto é como os carros "skoda", podem ser máquinas muito boas, mas são para toda a vida pois quando se compram nunca mais se conseguem vender.

E evoluir um quadro desses penso que não vale a pena. Para dar uma ideia eu tinha uma Scott Tampico que em promoção custou 500€ e troquei por outra tendo-me dado 450€ após dois anos. Em relação à Decathlon um colega que quer trocar até já pensou em pintar a marca para ver se vende a bicicleta.....mesmo sendo muito boas olham sempre de lado....

CumprimenTTos

Vitor Pereira

Eu pensava que a marca não interessava que o importante eram as pernas, mas quando mudei para a Scott verifiquei que a posição em cima da bicicleta é diferente e o rendimento muito superior....são muitos anos a trabalhar com os melhores pilotos e a evoluir todos os anos fazendo quadros excpecionais, tal como outras marcas de prestigio....por isso como o quadro é a peça fundamental aconselho a comprar uma marca com qualidade e depois ir melhorando os componentes.

Não comprar um quadro fraco e ter bons componentes, comprar um bom quadro mesmo que os componentes sejam menos bons.....


CumprimenTTos

Vitor Pereira
 
Não consegues vender um Skoda ? Cá não pois isto é um país de ricos.
Já agora sabes quanto dinheiro é que perdes se tentares vender um Mercedes S500 com um ano ?
Se calhar muito mais do que o mais caro dos Skoda… :twisted:

Quanto aos anos de investigação os engenheiros estavam lixados se para o raio de uma bicicleta fossem necessários anos de investigação…
Nas obras de engenharia a sério estavam bem desgraçados…

Quanto ao rendimento superior muitas vezes apregoado para certas marcas, isso faz-me lembrar as motas de 600 cc. Só vendem as RR as de turismo é raríssimo ver-se uma… :roll:

Quanto a esta bicicleta em particular, que é o tema deste tópico, a geometria é de XC.
E curiosamente tem a mesma geometria da edição especial que eles lançaram a 9XC, que tinha um peso final de 11,2 Kg e as cores do departamento de competição da Decathlon.
Mais curioso é que a diferença de peso do quadro são 150 gramas. :shock:

Mas é um facto que as geometrias da Decathlon são conservadoras. Afinal eles são só o terceiro maior fabricante de bicicletas do mundo, logo em todas as bicicletas que produzem têm isso presente. Não é uma questão de desenvolvimento, é opção mesmo, até porque isso é a coisa mais fácil de copiar… ou de encomendar a um qualquer fabricante chinês que faz os quadros para os fabricantes ditos de nome e desenvolvidos…
Podiam fazer RR mas preferem fazer turismos… e até têm corredores profissionais a testar os seus produtos.

Comprei a Bike Francesa deste mês por curiosidade em relação ao teste de grupo que lá fazem e onde está presente a 9.1 de 2006 e onde têm :
:D Pontos Positivos :
- Rendimento
- Anti Bombeamento Eficaz
- Equipamento
:( Pontos Negativos :
- Guiador
- Rodas Baratas
- Falta de Diversão

m756op.jpg


A classificação final segue a mesma ordem do peso, da mais leve para a mais pesada.

Resumindo vale o que vale, e como eles dizem é uma bicicleta super equipada, com um bom rendimento mas, falta-lhe um pouco de sal…
( Tradução adaptada à língua portuguesa )

Se se comprar apenas pelo nome da marca, sem se conhecer o produto, de facto não vale muito... :wink:
Caso contrário até vale o dinheiro que custa.
 
Eu não costumo andar à chuva ou com lama, mas após um passeio com os Fura-trilhos em que apanhei lama, constatei que estar a levar com pedaços que saltam das rodas na cara não é agradável.

Assim comprei uns Guarda-Lamas da Scott, modelo Voltage ( 25,95 €).
Fotografia deles montados :

11lo0ea.jpg


Agora o motivo deste post é que constatei um pormenor que nem me tinha lembrado, que é o facto do arco da suspensão da frente bater no guarda-lamas.

11lo0hd.jpg

O curso da suspensão é de 100 mm e assim fica limitada a cerca de 80 mm, que é um pouco antes de bater.

A solução passa por colocar um pouco mais de pressão na suspensão e não fazer saltos.

Fica a chamada de atenção ao pessoal que possa comprar este acessório, para se lembrarem de ver este pormenor.
 

Joao Narciso

New Member
Por acaso tenho uma 6.1 gama mais baixa que a 9.1 e claro. Mas e uma maquina muito boa, estou em crer que em Portugal o maior problema pelos foruns e paginas de BTT sao os patrocinios das mesmas tal como das revistas. Assim ou nao falam da Decathlon ou nao falam bem. Algures li que nao fazem avaliacao da decathlon por nao emprestam bicicletas para teste, sem caucao. Acho bem, a Decathlon dispensa a publicidade alias nao e por nada que tem equipas a ganhar campeonatos em Franca. Ou sera so das pernas.

BTT Rio Azul

http://www.clubebttrioazul.no.sapo.pt
 

Wolve

New Member
Ó António, se calhar o amortecedor traseiro não bombeia com a pressão no máximo... e o conforto? Já experimentás-te colocar à pressão indicada para o teu peso? Senão todos os sistemas são bons...
 
Mas a pressão máxima que eu disse é a indicada para o meu peso.
Quando eu falo no máximo significa que não ando abaixo do recomendado.

O seja para 80 Kg é de 125 psi. Como eu peso um pouco mais e ainda tenho o peso da roupa e do saco camelo dá se calhar cerca de 85 kg, o que seriam 135 psi.

Ao principio era o que punha, mas neste momento são os 125 psi que tenho estado a por, e como se tem sempre alguma fuga quando se tira a bomba, fico assim à volta dos 120 psi de pressão.

Como eu sou pouco agressivo na condução ( não dou saltos que é o que mais massacra a suspensão ) este valor tem-se revelado bom tanto no sag, como na quantidade de curso utilizado nas voltas que se fica pelos 80 mm.

Como o máximo são 90, parece-me um bom valor.

Mas de qualquer maneira até agora o sistema tem-se revelado uma surpresa para mim, tenho achado muito bom a subir. Tem como senão o facto de ser sempre um pouco duro, afinal não é um tipo de sistema de suspensão muito sensível. Mas funciona.

A suspensão da frente apesar de não ser nenhum espanto tem melhorado com o uso. Depois de ler algumas coisas na Internet, chego à brilhante conclusão que a maior parte das críticas que lhe são apontadas são por mau uso do utilizador...
Não é nenhum espanto, mas não é tão má como alguns utilizadores a pintam.

Após a rodagem melhorou bastante, e a andar sem ar nenhum ( é de mola ) fica bastante sensível. Neste caso chega-se ao fim do curso com relativa facilidade. Com 20 psi de ar fica um nada mais dura. Para não mexer bloqueia-se.

Como nota negativa o facto de se ter que ter as bainhas limpas e colocar um pouco de lubrificante ( eu ponho um pouco de teflon ) para funcionar bem. Ou seja tem algum atrito de funcionamento.

Apesar de já ter pensado mudar para uma Reba Race, mas como são 400 aérios...
Mas qualquer dia mudo-a... :twisted:
 

José Martins

Administrator
Li algures numa revista francesa que esta bike ganhou um prémio em França num comparativo com outras marcas "da moda", como atrás já se viu.
Realmente, com o nivel de equipamento da mesma e considerando que se trata de uma suspensão total, a relação qualidade preço é quase imbativel.

Tive inclusivé a ver num site espanhol e pelo mesmo preço, o que mais se aproximava era uma Ghost, que embora tivesse desviador traseiro XT e dianteiro LX, perdia na suspensão (uma J4 contra uma Tora na Decathlon).

Tenho um amigo que tem uma, já a experimentei várias vezes e será muito provavelmente a minha opção a curto prazo, pois pretendo comprar uma de suspensão total para ir alternando com a Orbea que tenho, de quadro rigido.

Se os meus amigos dão mais importância aos nomes que os quadros têm escritos, nesse caso não a comprem. Mas experimentem fazer um comparativo passo a passo e logo verão que, em muitos casos, a unica diferença é o valor final a pagar.

Dou-vos um exemplo: a minha Orbea vinha de fábrica com suspensão Suntour XCR com bloqueio remoto no volante (apesar de hidráulica e eficiente, fica longe de outras), desviador dianteiro Deore, traseiro XT, pedaleira FSA Alpha Drive, manipulos Dual control LX e espigão de selim e avanço da Orbea (fabricados mesmo pela própria marca).
Comparei com uma Specialized com o mesmo nivel de equipamento e o resultado foi: Orbea 708€ e Specialized 950€.

Na hora da compra, a decisão fica ao gosto e disponibilidade da carteira de cada um, mas a mim, que adoro andar de bicicleta, custa-me sinceramente (apesar de não nada a ver com isso) ver alguém, como foi o caso de um outro meu amigo, dar 3.000€ por uma bike, excelente sem duvida, mas para andar uma ou duas vezes por semana, ainda por cima sem retirar prazer nenhum disso, pois anda sempre a medo, a tentar não cair para não partir nada.
Fiquem bem.
 
Como ando pouco e me farto de ter furos, após furar mais uma vez a roda de trás decidi-me a colocar uma câmara-de-ar com Slime para ver se aquilo deixa de ter tantos furos.

Aproveitei para mudar o pneu, um Hutchinson Bulidog MRC High, mais macio que o de origem, para a roda da frente, pois o mesmo tinha lá sido colocado após o anterior ter estourado quando o estava a encher, devido a um corte de lado.

Até agora apesar de não achar os pneus maus em termos de aderência ( já li muitas criticas ), tenho constatado que se furam facilmente, pois cada vez que ando com estes, sem estarem bastante duros, acabo por furar.

Como desmontei as duas rodas, aproveitar para pesar as jantes e aferir o peso.
Os pesos das jantes, umas Mavic XM 117 Disc 32 Furos, cubos Formula Disk DC20 / DC22, raios de 2 mm em inox, e a traseira com um carreto SRAM ESP 5.0 é o seguinte :
Frente : 1200 g
Atrás : 1800 g

Também estreei um manómetro da Weldite, que comprei para verificar se a pressão que ponho nos pneus está dentro do indicado e deixa de ser a olho.
Verifiquei é que com a pressão de competição indicada no pneu ( 2 bar, 29 psi ) estes ficam muito moles, mesmo bons para furar. :s
Cansei-me de dar à bomba um pouco antes dos 5 bar e foi lá que ficaram.

http://www.weldtite.co.uk/detail.asp?ProductID=199&navID=4
05025.jpg
 

Vasco Carvalhal

New Member
Boas

António, também sou um feliz proprietário de uma RockRider 9.1, mas em cinzento. :D
Deixo-lhe aqui uma questão em que ando mergulhado a algum tempo.
Como consegue inserir ar na suspensão TORA é que já "desmontei" :roll: a suspensão quase toda e não vejo onde consigo regular a pressão do dito amortecedor.

Obrigado

Vasco Carvalhal
 

OBiklas

New Member
Vasco Carvalhal said:
Boas

António, também sou um feliz proprietário de uma RockRider 9.1, mas em cinzento. :D
Deixo-lhe aqui uma questão em que ando mergulhado a algum tempo.
Como consegue inserir ar na suspensão TORA é que já "desmontei" :roll: a suspensão quase toda e não vejo onde consigo regular a pressão do dito amortecedor.

Obrigado

Vasco Carvalhal

Inseres Ar na parte superior da baínha esquerda, mas tens de tirar primeira a tampa da valvula ( ás vezes é preciso fazer força para a tirar).
 
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas pareçe-me que existem duas versões :
A solo Air, que funciona a ar
A U-Turn, que funciona a mola e dá para alterar o curso..

Podes ver o seu aspecto, e a mola, nas pág 119 e 121 do manual.

Penso que se der para alterar o curso, e segundo o site não dá, funciona por mola, logo não terias a tal válvula.
http://www.decathloncycle.com/pages...n=vtt&famille=competition&lang=gb&prod_num=2#

Mas no teu caso deves de ter o pipo, de tamanho normal, igual aos dos carro, por baixo dessa tampa.

No guia de manutenção indicado abaixo, podes ver na página 2, figura 1a, o aspecto da tal tampa que tens de tirar para acederes ao pipo.

http://www.sram.com/_media/techdocs/95-4310-745-000 2006 Tora Service Guide.pdf
 
Ora bem deixo aqui uma melhoria, um ciclocomputador Sigma BC 1606 L

24zbxhh.jpg


Eu tinha um 1200 e não gostava de ter de carregar 9 vezes no botão para ver as horas. E como às vezes ia lançado tinha de dar a volta às funções 2 vezes.

Este como tem 4 botões é bem mais fácil.

Em andamento, o superior direito, alterna por : Hora, Cronometro, Tempo, Km Dia.
O inferior direito por : Km Dia, Tempo, Velocidade média, velocidade, máxima.

Tem ainda indicador de cadência, e dá para medir os tempos totais e distâncias de 2 bicicletas.

Acima de tudo, gostei bastante de em andamento cada botão destes passar apenas por 4 funções. Tem ainda iluminação.
 
Hoje fui dar uma voltita para estrear a nova aquisição. Era para ser rápida e acabou por ser de 14 Km. Uma Rock Shox Reba Race 100 mm. :hehe:

24zc1ed.jpg


Como era a primeira volta com ela decidi colocar menos pressão do que o indicado, e em vez de 130 psi, fui com 110 psi.

Achei-a macia em andamento, parecendo que funciona bem, e não a senti bater ao experimentar o curso máximo.
Apesar de tudo e pelo que já tinha lido, desta e da minha anterior ( Manitou Axel ) estava à espera de melhor. :shock:

Afinal quem escreve mal da Axel se calhar nunca andou em nenhuma. Sem ser um espanto como a mola é para um peso inferior ao meu, até nem é má de todo.

Aquilo onde a achei superior foi a descer. Pareceu-me que o pneu acompanha melhor o terreno.

Ponto menos bom o facto de bombear um bocado a pedalar em pé. A seguir vou colocar a pressão indicada para o meu peso e ver como fica.

Custou 445 euros na Decathlon ( mais 12,25 para o adaptador do travão e a tampa da direcção que encaixa na aranha ).

A instalação foi oferecida, e gostei bastante do trabalho do técnico que a montou ( loja de Alfragide ) pois fiquei à espera e como ele demorou muito tempo, de vez em quando ia espreitar, e fui verificando que ele esteve um bocado de tempo a afinar o travão para que ficasse como deve de ser. Não despachou o trabalho e tá a andar.
 
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