[Análise] Decathlon RockRider 9.1 NEUF

Fotografia geral :

25516y0.jpg
 
A 9.1 de 2006 e as novas cores :
( O teste referido acima na Bike Francesa é com este modelo )

25ro6jb.jpg


As diferenças para o modelo de 2005 são os seguintes :
Suspensão da frente : Rock Shox Tora
Travões : Hayes 9 XC
Selim : Fi’zik Nisene Sport
Aros das rodas Decathlon
Cubos JT
Avanço com 6º ( menos 1 ).

O peso ( 13,9 Kg ) e as restantes características mantêm-se.
O preço continua a ser de 999,90 aérios.
 
Como sempre achei o selim de origem um bocado duro, desde o inicio que tenho andado com uma capa de gel da Selle Itália.

Não tenho nada apontar, é bastante boa, torna o selim bastante confortável.

Mas decidi comprar um selim novo, para dar um ar mais profissional. :mrgreen:

Então decidi-me por um da Specialized, que tem um acolchoado generoso e que me parece mais confortável do que o de origem.
Decidi-me por este pois o valor ( 25,95 € ) não era muito elevado.

10.jpg


Agora resta ver como será o conforto ao fim de 3 horas a andar de bicicleta. :?:
 

crencos

New Member
Eu também troquei o selim de origem da minha 9.l1 por este:
SELITA64899.JPG


As rodas também já foram trocadas por umas Mavic Crossland. A mudança para umas rodas com rolamentos em vez de esferas é muito significativa.
Os travões também já estão de acordo com o modelo deste ano, ou seja, Hayes nine. Nem tem comparação. É como da noite para o dia.
Infelizmente o LX virou pandeco :cry: e tive que comprar outro. Nada menos que um XTR. :mrgreen: :mrgreen:
A próxima vitima será a suspensão. Estou a ponderar entre a Marzocchi All Mountain 3 ou a Rock Shox Recon. Logo se vê.

Todos os componentes que estou a tirar da 9.1 estou a aproveita-los para montar outra bike para o meu pai. Geralmente costumo ser bom a converter pessoas para BTT. :twisted: :twisted:

Depois posto fotos do animal.


Abraço
 
Mas qual a diferença que notaste nas rodas ?

Quanto à travagem, eu não mudei o travão da frente, por uns Avid Juicy 7, pois eram mais 150 aérios.

Mas de qualquer maneira, do que andei, gostei bem mais da travagem destes travões, com a nova suspensão da frente.

Provavelmente apenas porque acompanha melhor o terreno, e assim a roda vai mais tempo em contacto com o solo, e como já estou habituado a fazer força nos travões até que travam o suficiente.
Não perdiam se fossem mais "brutos", mas cumprem a função.

Quanto à Reba, após a segunda volta com ela, deu para ver onde se nota a diferença maior em relação à anterior : a andar depressa.

A descer então, posso ir mais depressa, que se sente bem mais confiança e controlo.
A travar lançado também achei que se consegue travar mais, devido a esta maior confiança que a mesma transmite, isto apesar de ter andado apenas 2 vezes com ela.
 

crencos

New Member
Nas rodas nota-se diferença no trabalhar dos cubos. Passa-se de esferas para rolamentos, logo o trabalhar é muito mais suave e com menos atrito.

Se queres travões "brutos" compra os Hayes nine. Brutidade em pessoa!!
Tens bons preços lá fora, tipo chainreactioncycles onde comprei os meus. Os dois quase pelo preço de 1 na bikezone.
 
D

drako

Guest
o nosso mal é estarmos sempre a procura de melhor.
de uma 8.1 de 2006 ja so tenho o quadro, travoes, e ainda os shifters. de resto é tudo superior a muitos modelos de 2500 euros das ditas boas marcas( merda). o que faz uma boa bicicleta é o seu todo. como tenho visto ai treks por 500 euros com alivio e susp. do hipermercado ja sao boas pq sao trek? tretas, o quadro é importante se for bom e isso acontece nas rr de gama media e alta, depois o equipamento é que faz a bike ter um bom andamento. esperimentem por um epic que é um quadro de primeira com um sistema de v´brake vuelta e shimano altus e ja agora com uma zoom a receber porada e digam se vale 300 euros. so se for pela cor do quadro.


falem do que sabem e a decathlon sabe o que faz só com um pequeno promenor de uns euros a menos que os outros. ja agora com um serviço de assistencia e garantia muito superior a 80% da concorrência. boas pedaladas
 

vacalouca

Member
drako said:
o nosso mal é estarmos sempre a procura de melhor.

Isso e a mania de se defender aquilo que tem só porque se tem e não porque é o melhor...Sejam elas Decathlon, Trek, Specialized, etc...

Mas isto já são opiniões minhas :mrgreen:
 
Isso é normal...
Por acaso ontem andei numa bicicleta cujo quadro era um Trek 8500.

Uns acabamentos e umas soldaduras que são uma maravilha, e etc e tal...
O peso nem se compara...
Mas o preço do quadro também não. :wink:

Ao fim de meia dúzia de metros...
É pá mas isto é mais duro que a minha...
Mais desconfortável, e com os pneus tubeless com metade da pressão dos meus...

Por isso cada macaco no seu galho.
A 9.1 não é a melhor bicicleta que existe, nem de perto...
Mas que pelo preço dela, também não achei melhor, isso não...
Logo considero-a uma boa opção para a gama dos 1000 aérios e ST.

Já agora, a Reba dá outra confiança a descer...
Dei ontem 55 Km/h a descer a serra de Sintra, e vinha um bocado a medo. :mrgreen:
 

rjcsc

New Member
Olá António,

Vou comprar uma bike para me iniciar no BTT a sério (até agora fazia umas voltinhas com uma bike de hipermercado)... e pelo que tenho lido esta é das que tem melhor relação preço/qualidade.

A minha questão é a seguinte, vale a pena optar logo pela 9.2?
É que compraste a 9.1 e depois tiveste de actualizar a suspensão, travões, rodas...

Cmps
 
Eu só actualizei a suspensão.

De resto quando a comprei eu não sabia ver as diferenças entre elas, e apesar de ter gostado da 9.2, como eram mais 100 contos optei pela 9.1.

Apesar da malta mudar componentes para outros de gama superior, mesmo assim ainda bem que é da Decathlon, pois existem marcas que pelo mesmo preço vêm bem pior equipadas.
Ainda gastavas mais dinheiro.

Por exemplo a Specialized ( gosto muito das biclas desta marca ) com o mesmo equipamento da 9.1 custa mais ou menos o mesmo do que me ficou a minha com a alteração da suspensão. :roll:
Pode ser muito boa e tal, mas nesta gama de preços nem pensar em dar tanto dinheiro pelo nome.

Mas se puderes optar pela 9.2, força nisso.
Ficas com uma excelente bicicleta.
Suspensão total eficaz, com 12,9 kg e equipamento muitissimoo bom para o preço.
 

José Martins

Administrator
A 9.1 tem um equipamento bom, sem duvida,
A 9.2 terá um pouco melhor, o que é normal, visto ser um modelo superior. A troca de componentes que o António13_PT efectuou terá sido efectuada talvez por uma questão de gosto pessoal, (ele saberá) tal como eu substituí a pedaleira da minha bicicleta sem que na realidade fosse necessário, apenas por gosto.
A questão fundamental para mim é qual a finalidade para que se quer a bicicleta.
Se queres dar umas voltas valentes de vez em quando, ficas muitissimo bem servido com a 9.1 e sempre poupas 500€ em relação à 9.2.
Um amigo meu tem uma 6.4 (acho), o modelo que foi substituído pela 9.1, com equipamento inferior à desta (suspensão, travões, o próprio sistema do quadro e não me recordo se o amortecedor será igual ou não) farta-se de andar com ela, em todo o tipo de terrenos, tá perto dos 2000 km e está lá para as curvas.
Será apenas uma questão de opção da tua parte.

Boa escolha e boas pedaladas.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

cristovao martins said:
A 9.1 tem um equipamento bom, sem duvida,
A 9.2 terá um pouco melhor, o que é normal, visto ser um modelo superior. A troca de componentes que o António13_PT efectuou terá sido efectuada talvez por uma questão de gosto pessoal, (ele saberá) (...)

não acho que foi só pelo gosto...

António13_PT said:
(...)
Já agora, a Reba dá outra confiança a descer...
Dei ontem 55 Km/h a descer a serra de Sintra, e vinha um bocado a medo. :mrgreen:

acho que está respondido :wink:

cristovao martins said:
(...)
Um amigo meu tem uma 6.4 (acho), o modelo que foi substituído pela 9.1, com equipamento inferior à desta (suspensão, travões, o próprio sistema do quadro e não me recordo se o amortecedor será igual ou não) farta-se de andar com ela, em todo o tipo de terrenos, tá perto dos 2000 km e está lá para as curvas.
(...)

a 6.4 é de uma gama inferior à 9.1 :roll:

:back2topic:

bem, se queres uma bike para dares umas voltas e para te iniciares neste maravilhoso mundo... a 9.1 é a melhor escolha! A suspenção (RS Tora) e os travões já são melhores que a 9.1 de 2005, e o grafismo está muito bonito.
A 9.2 é uma bike para te aventurares por outros caminhos, quando já tiveres muita experiencia a andar no mato... aí sim, será a mais indicada. :wink:

ainda há pouco tempo a indiquei a um amigo meu e ele está muito satisfeito com a sua nova 9.1 :D
 

José Martins

Administrator
Quanto às citações acima, se bem que Reba seja melhor e de uma gama superior, não é por se ter uma Tora que não se desce desta ou daquela maneira ou a maior ou menor velocidade.
Quanto à segunda citação, no meu comentário já está referido que apesar de a 9.1 ter substituído a outra, essa era de uma gama inferior, bastando verificar os componentes de uma e outra.
Concordo plenamente (já o havia mencionado) com a escolha da 9.1, quer por uma questão de utilização, quer de preço.
 
Indo por partes, curiosamente estava à espera de notar maior diferença na Reba, em baixa velocidade, do que notei.
E tive de baixar as pressões indicadas para ficar mais macia.

Mas também a Axel a andar sem pressão, é macia, até porque a mola que trás é para um peso inferior a meu, e depois mete-se pressão de ar, para ficar mais dura se se quiser.

A principal razão que me fez mudar é que quando passava na brasa por sítios onde a suspensão tinha de trabalhar muito levava um bocado de cacetada nos braços.
E pelo que tenho lido, e principalmente pelos comentários de um colega meu que após trocar a suspensão que tinha, confirmou isso mesmo, a passar pelos buracos, passa e acabou.

Quanto à Tora deste ano, nas revistas dizem muito bem dela, tem o mesmo principio de amortecimento da Reba ( Motion Control ) mas é mais pesada, e apenas tem uma pressão de ar.

Quanto à 6.4 de 2005 o equipamento que trazia era igual à 9.1 desse ano ( a minha ). A única diferença era o sistema de suspensão traseiro, em que a 9.1 tinha um excêntrico no ponto de rotação traseiro, para eliminar o bombeamento.

Mas se puderes comprar a 9.2 força nisso, até porque se fores a ver pela diferença de preço, ficas com todos os componentes melhores, travões, rodas, transmissão, suspensões, além de teres 120 mm de curso em cada roda.

254243.jpg
 

Conguito

New Member
Boas a 9.2 será sempre uma boa escolha, agora é assim se a 9.2 traz os componentes que te agradam opta pela 9.2, senao iras sempre fazer o upgrade a 9.1 e acaba por ficar igual. Eu comprei uma Scott scale 70, e sabes quais as semelhancas entre ela e a de origem?? Quadro, banco, corrente, punhos e pneus. E quando ela ficar ao meu gosto talvez sera apenas o quadro e banco. É assim a vida de quem gosta de bikes
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:
cristovao martins said:
Quanto às citações acima, se bem que Reba seja melhor e de uma gama superior, não é por se ter uma Tora que não se desce desta ou daquela maneira ou a maior ou menor velocidade.

a 9.1 de 2005 trazia a manitou axel... e não a RS Tora :shock: que é bem melhor! (eu andei quase 1 ano com uma axel... e não recomendo :mrgreen:)

Quando me referi a mudar o equipamento... tudo depende da utilização que se dà à bike... e no caso do António13_PT acho que ele fez uma excelente aquisição. :wink:

A evolução dos componentes da 9.1 para os da 9.2 custam mais que a aquisição logo da 9.2... mas como aqui foi referido, o rjcsc procura uma bike para se iniciar, mas se não houver problemas de dinheiro claro que deve optar logo pela 9.2... mas com a 9.1 já fica bem servido.
 

José Martins

Administrator
Tens razão, L.Ramos, estava a ver pelo modelo de 2006.
A tal 6.4 desse meu colega também tinha (e tem) uma Axel e segundo o próprio, será a próxima coisa a mudar na bicicleta.
 
K

Kr1stu

Guest
foi das rockriders mais bonitas q vi ate Hj... talvez plo jogo das cores. Parabens ao dono dessa maquina.

Kumps bons rides :mrgreen:
 
Top