Travões de Disco com Ruído (Chiadeira, Barulhos)

Travões de Disco com bastante ruído, principalmente os de trás.

Boas tardes caros ciclistas.
Precisava duma ajuda, comprei uma berg stuka 9.1 á cerca de 5 meses e os discos dela que são os tektro funcionavam na perfeição. Tenho pedalado regularmente, nunca esteve muito parada. O máximo foram 3 semaninhas por motivo de indisponibilidade. Agora voltei a andar e reparei que ambos os discos chiavam mas isso porque não estavam quentes ainda, depois de aquecerem não chiavam. Mas o de trás ficou a fazer um barulho bastante estranho tipo de calços gastos, mas verifiquei que tinha pastilhas ainda. Verifiquei ainda que ao travar o disco parece que encosta mais dentro... Isto irá empenar o meu disco? Será normal? O que devo eu fazer?

Agradecia alguma ajuda possivel, obrigado.

Cumps,
Danii95
 
Eu já fiz isso e resolveu nos primeiros kilometros, depois voltou ao mesmo.
Na manutenção disseram-me que é da própria pastilha...q apanhando os pós desta mudança de estação, proporcionam a chiadeira, apesar da eficácia da travagem ser 100%. O incómodo...é mesmo o barulho.
Este fim de semana fui à Rota da Chanfana e na partida pude verificar que havia dezenas de bikes com o mesmo sintoma :D
Se quiseres aliviar um pouco o barulho, limpa os discos com algodão e alcool isopropílico (penso q é assim). Vende-se na farmácia.
Tb me foi dito na manutenção que para o Verão existem umas pastilhas próprias (composto orgânico) e que essas n fazem o chiar.
Espero ter ajudado.
 
Ok, vou experimentar isso. Obrigado pela a ajuda. Espero mesmo que resulte, e quanto as pastilhas de verao vou pesquisar isso... Vou tentar arranjar umas fichinhas. Obrigado pela a ajuda.
Qualquer coisa que precisem não hesitem também, no que puder irei ajudar.

Cumps,

Danii95
 

JNR

New Member
dizem-se de verão ,, as de composto orgânico, porque se as usares no inverno, com a agua e lama elas vão-se num tirinho...mas podes usa-las quando quiseres, já sabes é que duram menos.
 
Boas!

Comprei uma Cube LTD Race de 2011 onde vêm montador uns travões Formula RX.

A bike tem menos de 100km e o travão de trás está a fazer um barulho que parece quando um carro está a "travar no ferro". Este barulho acontece de fizer um pouco força no manipulo, pois se travar de leve não se ouve.

O que acham que está a acontecer? É que de normal tem pouco!

Cumprimentos
 
Ouvi falar que as pastilhas que vêm de origem são orgânicas, mas se colocar umas sintéticas que resolve o problema. Sinceramente nem fazia ideida de haver pastilhas orgânicas e sintéticas....
 
discos a fazer chiadeira

Pois eu estava ficar passado... travões XT de 2011 (excelentes) discos A2Z de 160 tudo material de boa qualidade e para ajudar e fazerem-se notar uma chiadeira do arco da velha ... sempre que numa descida mais acentuada precisava de travar toda a gente se virava a ver que ia ali :)
Pois não é que pedi opinião a quem sabe e por um preço razoável (70 eur) troquei os discos para uns QUAD PULSE XC de 160 e umas pastilhas orgânicas e agora ate assusta porque ninguem me ouve quando travo :)
Por mim fiquei rendido ....
 
olá a todos,

comprei uma rr 8.2 na semana passada e ando feliz da vida com a montada. como, para mim, o investimento foi elevado (sim, eu sei que no maravilhoso mundo das bikes nem é muito), ando atento a tudo. hoje fui dar uma volta e oiço um ligeiro (é mesmo ligeiro) ruído. parece-me que é o disco a roçar nas pastilhas de travão da roda da frente. alguém sabe como posso resolver isso? tem solução? terei feito alguma asneira complicada/cara de solucionar? :(

alguém pode ter a amabilidade de me ajudar a esclarecer esta dúvida. gostava mesmo de resolver aquele ruído que dá a sensação de ser o disco a roçar nas pastilhas. obrigado mais uma vez.
 
babybuns acredito que seja chato ler as 20 páginas do tópico, mas de certeza que tens ai a solução para o teu problema.
No entanto se compraste a bike a tão pouco tempo, penso que o melhor (pelo menos, a que te de menos trabalho) seja levares a bike a loja onde compraste e reclamares :), a não ser que a bicicleta esteja toda suja e os discos e as pastilhas também.

Cumps,
 
Citação desnecessária - Consultar regras!

chato não é. infelizmente, às vezes não é prático. mas obrigado pela dica. entretanto encontrei uma sugestão para resolver o problema. está noutro tópico. :) além disso, vou andar mais um bocado, pode ser que acame tudo e nem seja necessário fazer mais nada. se continuar, vou tentar centrar as pinças. obrigado e abraço.
 
Boas acabei de chegar de uma volta pelo Geres, correu tudo bem, mas agora em casa ao fazer a limpeza, rodei a roda traseira e fazia um "roço" no disco.
O mais estranho é que a roda e disco, não estão enpenados, pelo menos a olhometro, o disco roça somente de lado interior.

Já li aqui neste tópico para retirar os parafusos que seguram as pastilhas, mas as minhas estão seguras por uma cavilha (não sei se é assim que se chama), os unicos parafusos que vejo lá são os que seguram o conjunto completo ao quadro.

Ajuda urgente precisa-se, obrigado.
 
Vê bem se a roda esta bem encaixada/centrada no quadro, se aperto da roda esta bem apertado e testa a ver se resolveu.
Caso não tenha resolvido e com a roda no lugar faz o seguinte:
1 - Desaperta os 2 parafusos superiores que seguram o bombito ao quadro (atenção que são os parafusos superiores e não os laterais)
2 - Aperta a manete do travão e com esta pressionada apertas os 2 parafusos que tinhas alargado.
Em principio deve deixar de roçar pois este procedimento serve para centrar o bombito com o disco.

Jaime
 
1 - Desaperta os 2 parafusos superiores que seguram o bombito ao quadro (atenção que são os parafusos superiores e não os laterais)
2 - Aperta a manete do travão e com esta pressionada apertas os 2 parafusos que tinhas alargado.
Em principio deve deixar de roçar pois este procedimento serve para centrar o bombito com o disco.


Obrigado só esta forma foi a eficaz...