Travões de Disco com Ruído (Chiadeira, Barulhos)

Piphil

New Member
Viva pessoal,

Tenho uns discos mecanicos Shimano BR-465 (penso que é isto). De repente, o de trás começou a fazer um barulho infernal quando travo.
Parece ferro com ferro. Já estive a ver as pastilhas e parece-me que está tudo bem.

Alguem tem alguma ideia sobre o que possa estar a provocar este barulho, ou será que não é defeito mas sim feitio?

Boas pedaladas
 

Bytes

Member
Eu acho que tenho esses travões na minha Scott Yecora e começou a fazer esse barulho no da frente.

Na loja dizem que é o disco empenado.
 

Runner

New Member
Tenho os Formula B4 sport e quando vou em descidas ouço um barulho metalico (mesmo sem travar) das vibrações, os calços estão bons (novos) além disso chiam um bocado, já me tinham avisado!, mas o bom é travar e nisso tamos bem.

Cumprimentos,

Vitor Ribeiro
 

José Carlos

New Member
Niter_man said:
Hoje fui dar uma voltita e reparei k sempre k travava com o travao de trax este fazia um barulho bastante eskesito e comexa a vibrar....ja fix o k um utitlizador doutro forum me dissera mas o raio do barulho e a vibracao continua sera alguma coisa relacionada com o kuadro????(espero bem k nao pois a bikla nem seker 2 meses tem)

Gostaria se todas akeles/as sabem do k falo k me ajudaxem a resolver tal problema!!!


Desde ja agradeco todas as respostas e bons trilhos


p.s: os travoes sao uns hfx 9 iguais aos das stinkys nao foxe a minha bike uma stinky...lol
 

lfaustino

New Member
Runner said:
Tenho os Formula B4 sport e quando vou em descidas ouço um barulho metalico (mesmo sem travar) das vibrações, os calços estão bons (novos) além disso chiam um bocado, já me tinham avisado!, mas o bom é travar e nisso tamos bem.

Cumprimentos,

Vitor Ribeiro

Ya, nos Formula isso acontece. É q as pastilhas têem tendência a não voltar ao sitio por completo, e por exemplo, em curva com a bike inclinada a pastilha "cai" para cima do rotor levemente, e provoca o tal barulho...
 

manicospic

New Member
doc said:
Faz como eu: não traves!!!

:lol: :lol: :lol: :lol:

Não traves... :lol: :lol:

Acho que isso são os discos ou pastilhas vidrados, experimenta como já aqui disseram passar com uma lixa fininha no disco.


Não traves... :lol: :lol: :lol: :lol:
 

nunobike

New Member
ola pessoal das biclas
eu tenho uma Kona Stinky e tb anda a fazer esse barulho k voces dissem , e como a bike tem dois meses fui a loja e na loja lixaram os discos e as pastilhas e ate ficou bom nas primeiras semanas mas voltou ao msm ate ja mudei as pastilhas de tras para a frente mas ainda esta pior na minha opiniao deve ser de eu travar a pouca velocidade e depois as pastilhas vidram
Fica a duvida
Uma abraco..!!!!!!!!
 

Remi

New Member
Os meus travões (Avid Juicy Five) faziam um barulho horrivel de travagem devido aos discos, aqueles formatos da moda .. com recortes .. modificam a travagem e causam problemas de potência e de barulhos, a solução foi trocar os discos para outra marca.

Agora tenho um ruido esquisito quando vou rolar a alta grande velocidade em alcatrão .. uma especie de ressonância metálica .. parecem os discos mal apertados, mas não estão ...acho que é os discos a tocar nas pastilhas.

Enfim .. travões sem barulhos é complicado .. ou é algo fora do normal que pode causar problemas ou o melhor é não ligar mesmo. :roll:

Em relação aos problema das pastilhas vidradas .. parece-me simples .. experimentem outra marca de pastilhas .. se o problema continuar vão à loja onde compraram os discos e exijam uma satisfação, pode ser um problema recorrente com o modelo e até pode já ter uma resolução.
 

Piphil

New Member
A chiadeira estava a tal nivel, que já nem os cães se metia comigo. :D
Por isso, meti mãos ao trabalho. Desmontei os discos, lixei-os, limpei-os com alcool, coloquei pastilhas novas e ... acabou-se o barulho.

=D> =D> =D>

As pastilhas de origem estavam bastante más. Será normal durarem apenas +- 300 kms? Tenho que largar os travões. :oops: :D
 
H

Hugo Carvalho

Guest
300km?? :shock: :shock: De semana a semana tinha que andar a mudar de pastilhas não?!... :shock:

Experimenta largar as manetes dos travões um bocado! Vais ver que a bike até mais depressa e tudo! :lol: :lol:

Mas fizeste bem a operação! Mas ou as pastilhas não valem nada ou realmente, travas mais do que pedalas... :lol: :lol:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

jppina

Member
Piphil said:
As pastilhas de origem estavam bastante más. Será normal durarem apenas +- 300 kms? Tenho que largar os travões. :oops: :D

Normal não será... mas tudo depende das condições de travagem.

Um passeio de 30km pode dar cabo de uns calços de V-brake se estiver a chover e se travar muito.
As pastilhas dos discos aguentam bastante mais mas também se gastam muito depressa em condições difíceis! Mas como estamos em época de seca não deve ter sido isso que te aconteceu!

A forma como se trava também é importante. É preferível (para não dizer aconselhado e obrigatório) travar forte e poucas vezes do que estar sempre a travar, tipo estar sempre com a manete apertada, nem que seja a travar um pouquinho (provoca um sobreaquecimento que pode levar a bloquear as pastilhas no disco e também um maior desgaste na pastilha).

Para além disso o peso também influencia muito no desgaste. Para travar alguém com 95kg é preciso gastar mais pastilha que para travar quem pese 65kg!

JP
 

asb206gti

New Member
Amigos,

acabei de recuperar este topico... nada mal a função Pesquisar... :lol:

O meu problema é o seguinte: agora com a chuva os travões molham-se e por consequente..fazem um barulho mt chato... é bem provavel que as pastilhas estejam gastas, mas a bike veio da revisão e não trocaram as pastilhas, e ao olhar para as pastilhas ainda vejo material.
Agora, caso decida comprar umas pastilhas novas, existe alguma marca mais aconselhada para esta situação (molhado) ou o barulho é mesmo assim?
Os travões são os de origem da HR Sport, Shimano Mecanicos de 6"

Obrigado
 

Remi

New Member
É normal os travões chiarem quando estão molhados, é também normal as pastilhas gastarem-se muito mais nessas condições.

No entanto pode ser que certas pastilhas de certas marcas façam menos barulho .. talvez alguém já tenha achado uma boa combinação .. caso esse .. tb estaria interessado na informação :wink: ... é que chiadeira .. dá dor de carola, hehe :D
 
A

americo

Guest
Boas

Devemos ter os mesmos travões (Shimano mecanicos M 465), quando ouvires um chiar sem ser com pastilhas/disco molhados pondera trocar as ditas porque a degradação da travagem acompanha a chiadeira e vai-te provocar riscos no disco nada bons para a saúde das pastilhas seguintes.

E podes ter resina ainda nas pastilhas que isso não quer dizer nada, só quer dizer que as pastilha "vidraram" e por consequência deves mudar.

Podes fazer o seguinte:
Antes de mudar as pastilhas, limpas o disco com um desengordurante e seca-o bem, dá uma volta e vê se o barulho continua. Caso continue compras tu as pastilhas (9,05€) e mudas porque aquilo é facilimo.

E é normalissimo as pastilhas da frente serem as primeiras a acabar...

Um abraço

Américo Ribeiro
 

asb206gti

New Member
Boas Americo,

realmente os nossos travoes são identicos.

...alguma marca em especial para as pastilhas, ou as daShimano resolvem bem a situação?
 
A

americo

Guest
Boas

asb206gti (que raio de nick!) as da Shimano servem perfeitamente, são baratas e são da marca dos travões por isso incompatibilidades ou problemas não existem!
Eu mudei com Shimano e ainda não tive problemas, só tens de ter em atenção quando mudares as pastilhas de afinares bem o travão (puxar o cabo) de maneira a que o aro fique ligeiramente a fazer fricção nas pastilhas, notas isso fazendo rodar a roda com a mão e ela não girar livremente. Não te preocupes que passadas as +- 10 primeiras travagens isso desaparece porque é o efeito do "acamar" das pastilhas novas.

Com o passado do tempo terás de afinar os travões utilizando ou o cabo junto ao piston do travão, desapertando este e puxando ligeiramente até ficar novamente afinado, ou junto á manete no "parafuso" de afinação do dito.

Espero ter ajudado!

Um abraço

Américo Ribeiro
 

netwolf

New Member
Não sei se aconteçe a alguém, mas os meus travões de disco, principalmente o da frente, chiam um bocado.
Os discos são Shimano e os travões são hidráulicos também Shimano.
Existe algum truque para evitar isso?
Um abraço.
Obrigado pela ajuda.
Artur
 

biculas

New Member
Isso é normalissimo em qualquer travão de disco custem eles 50 ou 500 euros, basta apanharem agua ou humidade nas pastilhas, que começam logo a chiar, os meu fazem o mesmo, em tempo seco, isso não acontece.
 

marafado

New Member
Boas,

os meus tambem chiavam as vezes,
mas passeia a dar uma limpeza nos discos com uma pano e alcool ... e resolveu o problema.

cumps,

Marafado.
 
Top