Travões de Disco com Ruído (Chiadeira, Barulhos)

Danii95

New Member
Travões de Disco com bastante ruído, principalmente os de trás.

Boas tardes caros ciclistas.
Precisava duma ajuda, comprei uma berg stuka 9.1 á cerca de 5 meses e os discos dela que são os tektro funcionavam na perfeição. Tenho pedalado regularmente, nunca esteve muito parada. O máximo foram 3 semaninhas por motivo de indisponibilidade. Agora voltei a andar e reparei que ambos os discos chiavam mas isso porque não estavam quentes ainda, depois de aquecerem não chiavam. Mas o de trás ficou a fazer um barulho bastante estranho tipo de calços gastos, mas verifiquei que tinha pastilhas ainda. Verifiquei ainda que ao travar o disco parece que encosta mais dentro... Isto irá empenar o meu disco? Será normal? O que devo eu fazer?

Agradecia alguma ajuda possivel, obrigado.

Cumps,
Danii95
 

JNR

New Member
pastilhas vidradas, poderá ser? passa um lixa muito fina nas pastilhas e depois conta.
 

Hautamaki

New Member
Eu já fiz isso e resolveu nos primeiros kilometros, depois voltou ao mesmo.
Na manutenção disseram-me que é da própria pastilha...q apanhando os pós desta mudança de estação, proporcionam a chiadeira, apesar da eficácia da travagem ser 100%. O incómodo...é mesmo o barulho.
Este fim de semana fui à Rota da Chanfana e na partida pude verificar que havia dezenas de bikes com o mesmo sintoma :D
Se quiseres aliviar um pouco o barulho, limpa os discos com algodão e alcool isopropílico (penso q é assim). Vende-se na farmácia.
Tb me foi dito na manutenção que para o Verão existem umas pastilhas próprias (composto orgânico) e que essas n fazem o chiar.
Espero ter ajudado.
 

Danii95

New Member
Ok, vou experimentar isso. Obrigado pela a ajuda. Espero mesmo que resulte, e quanto as pastilhas de verao vou pesquisar isso... Vou tentar arranjar umas fichinhas. Obrigado pela a ajuda.
Qualquer coisa que precisem não hesitem também, no que puder irei ajudar.

Cumps,

Danii95
 

JNR

New Member
dizem-se de verão ,, as de composto orgânico, porque se as usares no inverno, com a agua e lama elas vão-se num tirinho...mas podes usa-las quando quiseres, já sabes é que duram menos.
 

BruNitro

New Member
Boas!

Comprei uma Cube LTD Race de 2011 onde vêm montador uns travões Formula RX.

A bike tem menos de 100km e o travão de trás está a fazer um barulho que parece quando um carro está a "travar no ferro". Este barulho acontece de fizer um pouco força no manipulo, pois se travar de leve não se ouve.

O que acham que está a acontecer? É que de normal tem pouco!

Cumprimentos
 

BruNitro

New Member
Ouvi falar que as pastilhas que vêm de origem são orgânicas, mas se colocar umas sintéticas que resolve o problema. Sinceramente nem fazia ideida de haver pastilhas orgânicas e sintéticas....
 

maqnav

New Member
discos a fazer chiadeira

Pois eu estava ficar passado... travões XT de 2011 (excelentes) discos A2Z de 160 tudo material de boa qualidade e para ajudar e fazerem-se notar uma chiadeira do arco da velha ... sempre que numa descida mais acentuada precisava de travar toda a gente se virava a ver que ia ali :)
Pois não é que pedi opinião a quem sabe e por um preço razoável (70 eur) troquei os discos para uns QUAD PULSE XC de 160 e umas pastilhas orgânicas e agora ate assusta porque ninguem me ouve quando travo :)
Por mim fiquei rendido ....
 

edununo

Well-Known Member
Esses Quad foram carotes. Dei menos de metade desse valor por 2 discos Quad Pulse XC de 160mm e numa loja fisica cá em Portugal.
 

babybuns

New Member
olá a todos,

comprei uma rr 8.2 na semana passada e ando feliz da vida com a montada. como, para mim, o investimento foi elevado (sim, eu sei que no maravilhoso mundo das bikes nem é muito), ando atento a tudo. hoje fui dar uma volta e oiço um ligeiro (é mesmo ligeiro) ruído. parece-me que é o disco a roçar nas pastilhas de travão da roda da frente. alguém sabe como posso resolver isso? tem solução? terei feito alguma asneira complicada/cara de solucionar? :(

alguém pode ter a amabilidade de me ajudar a esclarecer esta dúvida. gostava mesmo de resolver aquele ruído que dá a sensação de ser o disco a roçar nas pastilhas. obrigado mais uma vez.
 

brtantunes

New Member
babybuns acredito que seja chato ler as 20 páginas do tópico, mas de certeza que tens ai a solução para o teu problema.
No entanto se compraste a bike a tão pouco tempo, penso que o melhor (pelo menos, a que te de menos trabalho) seja levares a bike a loja onde compraste e reclamares :), a não ser que a bicicleta esteja toda suja e os discos e as pastilhas também.

Cumps,
 

babybuns

New Member
Citação desnecessária - Consultar regras!

chato não é. infelizmente, às vezes não é prático. mas obrigado pela dica. entretanto encontrei uma sugestão para resolver o problema. está noutro tópico. :) além disso, vou andar mais um bocado, pode ser que acame tudo e nem seja necessário fazer mais nada. se continuar, vou tentar centrar as pinças. obrigado e abraço.
 

melros

New Member
Boas acabei de chegar de uma volta pelo Geres, correu tudo bem, mas agora em casa ao fazer a limpeza, rodei a roda traseira e fazia um "roço" no disco.
O mais estranho é que a roda e disco, não estão enpenados, pelo menos a olhometro, o disco roça somente de lado interior.

Já li aqui neste tópico para retirar os parafusos que seguram as pastilhas, mas as minhas estão seguras por uma cavilha (não sei se é assim que se chama), os unicos parafusos que vejo lá são os que seguram o conjunto completo ao quadro.

Ajuda urgente precisa-se, obrigado.
 

jayme

New Member
Vê bem se a roda esta bem encaixada/centrada no quadro, se aperto da roda esta bem apertado e testa a ver se resolveu.
Caso não tenha resolvido e com a roda no lugar faz o seguinte:
1 - Desaperta os 2 parafusos superiores que seguram o bombito ao quadro (atenção que são os parafusos superiores e não os laterais)
2 - Aperta a manete do travão e com esta pressionada apertas os 2 parafusos que tinhas alargado.
Em principio deve deixar de roçar pois este procedimento serve para centrar o bombito com o disco.

Jaime
 

melros

New Member
1 - Desaperta os 2 parafusos superiores que seguram o bombito ao quadro (atenção que são os parafusos superiores e não os laterais)
2 - Aperta a manete do travão e com esta pressionada apertas os 2 parafusos que tinhas alargado.
Em principio deve deixar de roçar pois este procedimento serve para centrar o bombito com o disco.


Obrigado só esta forma foi a eficaz...
 
Top