Travões de Disco com Ruído (Chiadeira, Barulhos)

oliana

Active Member
Olá.
Eu apostava nisso mesmo. Foi o que me aconteceu. Lixa as pastilhas e limpa os dicos (pode ser tambem com uma lixa). Se voltar a acontecer, troca para outra marca de pastilhas. Não vale a pena teimar quando estas dão para queimar e vidrar.
 

koddok

New Member
eu no inicio dos meus travões antigos mudei logo as pastilhas pois a chiadeira e o poder de travagem eram e estavam uma trampa...depois tudo melhorou até as manetes berrarem...:D ====> desculpa para uns SLX 2009 Novinhos a estrear. :twisted: :twisted:
 

oliana

Active Member
:mrgreen:.koddok.
E eu que tenho uns xt, mudava para qual? xtr? E os aerios. :(

Ás vezes temos que viver com aquilo que temos. As pastilhas da shimano que vinham nos meus xt eram uma mer...
Com umas de uma marca qualquer, jaggwire, as coisa melhoraram.
Existem muitas marcas de pastilhas que alteram e muito o comportamento dos travões. É aí que temos de ir primeiro.
 
B

Bravo S.

Guest
Boas. Comprei uma Giant Reign 2 há cerca de três semanas.

Agora que comecei a andar nela reparei que o travão da frente, quando o uso, faz um barulho estranho. Quando fui ver o que se passava reparei que é a parte do travão que está junto à suspensão (penso que se chama pinça - corrijam-me se estiver errado) que está mal apertada. Tanto é que quando lá mexi reparei que abanava um bocado.

Como resolver isto? Basta chegar lá com uma chave e apertar? E depois não ficará desalinhado? Em todo o caso tou a pensar ir com ela à loja, parece-me o mais lógica, mas se pudesse resolver aquilo em caso poupava mais tempo.

Brigado e boas voltas.
 
P

ppp1

Guest
boas, tenho uns k24 ontem fui para dar uma volta e tinha os travoes travados pelo menos a roda de tras nem rodava.
alguem me pode ajudar a resolver o problema
 

emanuel santos

New Member
boas.
tenhos uns travões formula oro k18 e quando vou a travar akilo faz uma tremenda vibração que estremece tudo, sente-se no banco aquilo a estremecer, parece que leva uma pancada de um martelo e depois faz aquela vibração toda. já limpei os discos as pastilhas mas nada continua. mas o que é estranho que que se travar e largar e travar e largar sempre assim e depois então deixar travar já nao faz nada.
já aconteceu a alguem??
 

Pegueu

New Member
Já lixei e fiz um corte nas pastilhas com a serra para o ferodo não se acumular, mas ao fim de algum tempo voltam a fazer ruido a montes. Os travões em questão são uns juicy 5, indiquem-me por favor marcas de pastilhas de travão da vossa confiança que não façam ruido e tenham um bom poder de travagem.
Fiquei desagradado com o facto de um colega meu das voltas ter uma stump de 2007, que equipa tambem juicy 5, e as pastilhas dele são as de origem ao fim de 2 anos e tal, sem fazerem ruido/destemperar ou mesmo deixar de travar.

Acho que é mesmo uma questão de marca...
 

rossio

Member
Bom dia malta,

Eu como todos vcs também me deparo com um problema desse tipo. A minha roda ao dar a volta completa á uma parte do disco que toca nas pastilhas, até já troquei o disco por um novo XT porque pensei que o disco tivesse empenado....será que é a roda que está um pouco empenada o que leva a que o disco toque nas pastilhas?? :s
 

DRACO

New Member
Boas , eu tenho tb um problema com os meus novos deore m575 com discos slx , que ao travar fazem um ruido muito estranho constante como de um bater.
as esplicações possiveis pode ser uma inconpatibilidade entre o tipo de material das pastilhas com o disco,mas não sei .
as pastilhas foram lixadas e foi-lhe feito um pequeno sulco , mas ainda faz um pouco de barulho apesar de ser menos.
mas só acontece quando aquecem muito, não sei o que poderá ser????
 

Frei

New Member
Pegueu said:
Já lixei e fiz um corte nas pastilhas com a serra para o ferodo não se acumular, mas ao fim de algum tempo voltam a fazer ruido a montes. Os travões em questão são uns juicy 5, indiquem-me por favor marcas de pastilhas de travão da vossa confiança que não façam ruido e tenham um bom poder de travagem.
Fiquei desagradado com o facto de um colega meu das voltas ter uma stump de 2007, que equipa tambem juicy 5, e as pastilhas dele são as de origem ao fim de 2 anos e tal, sem fazerem ruido/destemperar ou mesmo deixar de travar.

Acho que é mesmo uma questão de marca...

Meu caro amigo Pegueu eu tenho ostravões em causa (juicy 5) e já estou habituado à chiadeira...

Pelo que já li é algo normal nos avid, ou pelo menos nos de gama (baixa) mas o poder de travagem está lá na mesma apesar da chiadeira :wink: a solução será experiemntar outro tipo de pastilhas, mas não sei se isto resolverá o problema...

Boas pedaldas
 

r.borrego

New Member
Pessoal estou com um barulho estranho quando faço rodar a roda da frente..um género de chiar,bastante irritante!!!...já perguntei a quem sabe do assunto e disseram-me que podia ser dos travões,eu tenho uns avid 3....aconselharam-me a limpar o disco com alcool.
Alguem sabe o que deva fazer?....alguem sabe o porque desse barulho?....tenho pouca experiencia mas parece-me estranho ser dos travões :roll:

Preciso da vossa ajuda!!!
obrigado[[]]
 

oliana

Active Member
Limpaste os discos mas não eliminaste a causa. Mais tarde vai aparecer novamente o problema. Para o anular vais ter de centrar o disco nas pastilhas. Desaperta os parafusos que suportam as maxilas. Aperta a manete do travão destas, e com a manete apertada, volta a apertar os parafusos. Repete a formula até os discos não roçarem nas pastilhas com a roda livre.

Não perdes nada em primeiro fazer uma pesquisa. Não faltam tópicos acerca disso. Uma questão de paciência.
 
A

Antruivo

Guest
travões de disco. Mete bala em quem lhes puser óleo Bala

Yah. Eu não costumo ser muito burro mas também fiz essa burrice de por óleo nos travões de disco. Agora parece a bicicleta do cigano. :(
Como se limpam então os travões de disco para manutenção nomal? (tirar poeiras, lamas, etc.)
 

Estanislau

New Member
A melhor Forma de remover o oleo ou qualuer outro lubrificante é Atravês da Queima das mesmas.

Instruções:

-Pegar nas pastilhas e com um pequeno maçarico efectuar a queima das mesmas Q.b. (Apenas dar calor para evapurar o oleo)

-Após o arrefecimento, com uma lixa fina remover as irregularidades da pastilha

Ficam como novas,
 

Hautamaki

New Member
Travões vibram e chiam

Boa tarde;

Tenho uma Trek 3900 com apensa 126 Klm, para já :)
Notei na minha última saída, que ambos os travões chiam bastante, sobretudo o traseiro. São travões mecânicos.
Já retirei as rodas e limpei os discos com algodãp e álcool, não ficando absolutamente nenhum resíduo nos mesmos. Tornei a montar e por alguns metros, tudo normalizado.
Hoje, voltei a pegar nela e os travões atrás ainda chiam mais. Se travar a fundo, obedecem imediatamente e obviamente não chiam. Se for travando suavemente, faz uma chiadeira descomunal além de que parece que vibram...como se os idsco estivesse desapertado. Só que não está!
A minha pergunta é, sendo a bicicleta tão nova...e nas voltas que dou faço quase sempre em plano (pouca utilização dos travões), serão as pastilhas já gastas???

Obrigado desde já pelas possíveis respostas.
 

alexcoupe

New Member
Quanto as pastilhas chiarem pode dever-se a vários fatores, pastilhas muito rijas, vidradas etc. quanto aos discos essa vibração pode dever-se ao disco estar destemperado, ou empenado.
 
Top