Rodas tubeless & Rodas com câmara de ar

BikeBrother

New Member
Começo por dizer que utilizo câmaras com gel e até ao momento nunca me deixaram ficar mal. O grande problema é que logo que as pus na bike, notei um aumento significativo de peso. Deixando para já de fora a hipótese de adaptações para tubless, porque isso ficará para quando adquirir umas novas rodas, queria deixar as seguintes questões:

1º) Utilizar câmaras normais e depois introduzir liquido, será uma solução mais leve e igualmente fiável?

2º) Utilizar câmaras ultra-light com liquido anti-furo é uma opção viável? Já li por aqui que é uma tremenda asneira.

Aguardo boas resposta e opiniões..

Cumprimentos
 

fabiosilva

New Member
Boas,

Estou a pensar comprar as mavic crosstrail deste ano, a minha duvida é, como peso 96 kg, se faço bem usar uns pnaus kevlar convertidos? Se seria melhor usar pneu tubeless. O meu medo é que o encaixe do pneu no aro nao seja perfeito e que com alguma torção ele salte do aro.

Abraço.
 

joaopopas

New Member
Hummm...deixem ver se percebi...é tudo vantagens, mas se furar tenho de colocar camara de ar...e depois? Fico com a camara de ar ou dá para reparar o furo utilizando os tacos? Agradeço a quem me explique isto...obrigado
 

PenduluM

New Member
È como por um remendo numa camara só que da parte interior do pneu.

Eu tenho vários nos meus pneus e nunca foi problema.
 

Jepas

Super Moderador
Depende dos furos no pneu. Se o furo for muito grande/rasgo convém colar algo mais rígido, como um bocado de borracha retirado de um pneu velho, porque os remendos de câmara de ar são elásticos e podem não conseguir fechar bem o pneu.
 

fabiosilva

New Member
Boas,

tenho colegas que têm pneus kevlar convertidos mas têm que estar sempre a encher os pneus pois perdem ar entre as voltas e outros com pneus ust que nunca perdem ar. Isto é normal ou é mesmo assim? A junção no aro nos pneus kevlar não é perfeita? Ou é uma questão de montagem?

Abraço.
 

Jepas

Super Moderador
O pneu UST (e o aro UST) está construído para ter uma vedação melhor. Mas ambos os sistemas perdem ar. No caso dos pneus convertidos depende muito também da forma como o selante foi espalhado e da facilidade do pneu em deixar escapar o ar. A situação mais segura é sempre aro UST e pneu UST, tudo o resto acarreta sempre mais riscos/trabalhos.

Relembro que qualquer um dos sistemas perde ar.
 

Jazz

Member
Hummm...deixem ver se percebi...é tudo vantagens, mas se furar tenho de colocar camara de ar...e depois? Fico com a camara de ar ou dá para reparar o furo utilizando os tacos? Agradeço a quem me explique isto...obrigado

Eu uso tubeless e uma vez ( para aí há 6 meses) fiz um furo grande, um rasgo de 4-5mm com o pneu a perder ar depressa e a babar o líquido. Na altura, deixei-o babar um pouco, no exterior do pneu pús um bocado de terra misturado com o líquido que estava a sair e selou. Depois, em casa, meti super-cola 3 no rasgo e fiz força com as mãos até a cola secar. Até hoje!
 

PlayGhost

New Member
tenho colegas que têm pneus kevlar convertidos mas têm que estar sempre a encher os pneus pois perdem ar entre as voltas e outros com pneus ust que nunca perdem ar. Isto é normal ou é mesmo assim? A junção no aro nos pneus kevlar não é perfeita? Ou é uma questão de montagem?


Há umas "colas" especificas que ajudam o pneu a vedar bem na jante. O resto do trabalho deverá ser feito pelo liquido anti-furo.

Abraços
 
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joaopopas

New Member
Eu uso tubeless e uma vez ( para aí há 6 meses) fiz um furo grande, um rasgo de 4-5mm com o pneu a perder ar depressa e a babar o líquido. Na altura, deixei-o babar um pouco, no exterior do pneu pús um bocado de terra misturado com o líquido que estava a sair e selou. Depois, em casa, meti super-cola 3 no rasgo e fiz força com as mãos até a cola secar. Até hoje!

5 estrelas...fikei esclarecido...obrigado
 

Jazz

Member
Mas olha que eu uso pneus tubeless. Não uso pneus normais nem convertíveis. As rodas não são tubeless, são convertidas, com fita e gel.
 

joaopopas

New Member
Ok...eu só não sabia se dava para meter camara...pois tar a colocar tacos a meio de uma volta ia ser lindo...

obrigado e mega abraço
 

edununo

Well-Known Member
Os pneus UST usam um composto de borracha chamado de Halobutyl que é muito pouco permeável à passagem do ar. Desta forma conseguem manter o ar no interior dos pneus com poucas perdas, mesmo sem a utilização de liquido anti-furo.
Os restantes pneus (Tubeless ready incluídos) não possuem essa camada estanque. A borracha é muito mais porosa e perde ar muito mais rapidamente.
 

Jazz

Member
Pois, é muito difícil meter um pneu tubeless "verdadeiro" ou tirá-lo, pelo menos para mim. Já parti 3 saca pneus à conta disso. Agora mandei vir uns de metal, porque as paredes laterais dos pneus são tão duras que com os de plástico não vou lá. Os meus pneus dizem que se pode andar sem gel, mas eu meti gel na mesma.

Eu uso um Fast Track e um Captain, da Specialized.
 
S

swatchteam

Guest
Boa tarde.
Estou aqui com umas duvidas sobre converter as minhas em UST!
1- tenho um par de rodas dt-swiss 4,20 normais;
2- um par de larsen tt em kevlar;
3- um kit de cintas e selante notubes!

a duvida é: usando as cintas e o selante posso por as minhas rodas normais convertidas em UST com segurança?
os larsen apesar de kevlar aguentam mais pressão e posso caminhar sem ter o problema de saltar?
estas e outras respostas acredito que esteja espalhadas aqui pelo forum, mas ja li tanta coisa que fico baralhado!
obrigado,
joão
 

ignite

Member
com tubeless: em vez de 30, uso 24psi's sem o risco de trilhar a camera de ar. partes técnicas, pedras e etc fazem-se com mais conforto.

agora ando com forqueta, porque a suspensao esta na revisão e torna-se ainda mais notório o conforto do tubeless.
 

joaocmf11

New Member
eu estava a pensar por o Rocket Ron EVO á frente, e o Racing Ralph EVO TR atrás, com um kit tubless... acham que é uma boa opção??
Peso 66KG (nao sou muito "bruto" a descer)
 
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