Se tiver rodas tubeless como por exemplo umas fulcrum red metal 3 e quiser colocar peneus não tubeless sem câmara de ar dá?
é so colocar liquido e já está?ou necessito também das fitas do aro e essa tralha toda?
thankz
Qual a periodicidade aconselhada? Depende da altura do ano, certo?(...)desde que a manutenção do liquido no interior seja efectuada com alguma periodicidade.
Porque "se possível"? Deve-se retirar sempre?(...)pois o látex no interior apresenta tendência para secar com o tempo, e requer a reposição do nível e possível remoção (se possível) das partes secas.
Falta juntar o peso do kit de conversão das rodas...Por exemplo:
Pneu Schwalbe Rocket ron - 410 g normal /600 gramas tubeless
camara de ar - 80 g normal/ 0g tubeless
Liquido para furo - digamos 60 g para ambos
são 550g do conjunto normal contra as 660 gramas do conjunto tubeless sem contar com os pesos dos aros tubeless que são mais pesados.
Só para tirar uma dúvida que me assombra há muito tempo: O que é um pneu convertido? É um pneu NÃO UST (não tubeless) com liquido? Neste caso um Rocket Ron Evolution com liquido?roket ron convertido em tubeless
Podes explicar qual a diferença entre os dois componentes e marcas que usam um e outro.(...)apenas do liquido (latex no caso dos pneus convencionais e à base de glicol nos tubeless, neste caso se quiseres colocar)
Não sei se vai ajudar em alguma coisa mas eu converti as minhas rodinhas normalissimas (AlexRims TD24) com pneus normalissimos (GEAX SAGUARO) em rodas tubeless, a razão não foi para poupar peso mas sim por dizerem que aumentaria no conforto e na tracção e se aumenta .. utilizei apenas fita tesa ultra power (para tapar os raios), 2 camaras de ar 24" (para usar a valvula e reforçar a roda na parte dos furos dos raios) e liquido do joe´s no flat.. feitas as contas 5€ das camaras e 15€ de 500ml de liquido que me dão pa cerca de 6 vezes de uso.. ate ver é rolar sem problemas
Nuno Ribeiro http://www.fojometal.blogspot.com/
Nuno
Converteste as rodas para tubless eu estou pensando em fazer o mesmo ,mas estou receoso ,não há o risco de os pneus saírem dos aros ou vazarem depressa devido a alguma torção ?
Se isso acontece é malho dos fortes de certeza.
... resistir aos furos.
boas
desculpem lá mas depois de ler o tópico continu-o com a mesma ideia, o pessoal converte os pneus para retirar o peso.
No meu caso acho que a única coisa que poderia ganhar era comforto e com a mudança de aros, menos peso, com o que tenho montado.
- tenho dois larsen tt, kevlar com 430 g e 438 g
- fitas dos aros (origem) 60 g
- Camaras de ar Schwalbe XXLigth, com 104 e 108 g
- Fitas anti furo, marca velox, 130 g
e pronto é o que rola debaixo de mim numas mavic crossride
distribuido por pneu dá 635 gramas por pneu, imaginando que convertia os pneus para tubless o que ganhava??
acrescento que em 2500 km feitos com este conjunto tive dois furos um em cada roda, que em oito dias despejavam 30a 40 bares
pneus 27 € cada
fitas aro, origem com os aros
camaras de ar 9€ cada
fita anti furo 14€ para o resto da vida ou quase
tudo comprado em loja fisica
cump
E uma dúvida existencial.. por exemplo com um kit de conversão(joe's ou no-tubes) e não solução caseira, apesar de muito mais remoto a possibilidade de ter um furo, é fácil tirar a válvula do sistema tubless para por uma câmara normal ?
Penso que qualquer praticante de btt ocasional que queira poupar em peso e manter um sistema fiável com pouco dinheiro com um pneu leve, camaras de ar ultra-leves (80g, pelo que me foi dito pelo vendedor) + liquido para furos consegue tirar melhores resultados.
Por exemplo:
Pneu Schwalbe Rocket ron - 410 g normal /600 gramas tubeless
camara de ar - 80 g normal/ 0g tubeless
Liquido para furo - digamos 60 g para ambos
são 550g do conjunto normal contra as 660 gramas do conjunto tubeless sem contar com os pesos dos aros tubeless que são mais pesados.
Em principio vai ser esta a próxima configuração das minhas rodas.... e volto a repetir, para quem não quer gastar muito dinheiro em tubeless esta é uma opção barata e eficaz a meu ver...
Por acaso não removo as partes secas pq acho que n é recomendado pelo fabricante da stan's. Aquele granulado é o que faz a selagem em caso de furo... por isso ponho só mais líquido e os bocados de latex que estiverem soltos voltam a ficar em suspensão...Já li aqui muita coisa, que eu considero menos correcta, mas também considero que nestas coisas, cada um usa aquilo que a sua experiencia lhe diz para usar, e isso não significa que esteja mais ou menos correcto que outra pessoa, com outra opinião, pois todos usamos as coisas de forma diferente (diferentes pneus, pressões, estilo de condução, técnica, etc, etc, etc).
Daquilo que sei da minha experiencia, é que uso pneus kevlar convertidos para tubeless, em dois set's de rodas, umas UST e outras com o kit, e posso dizer que não troco por outro sistema. Já tive pneus com camaras, pneus com camaras e gel, apenas não usei pneus UST, mas pondero até um dia usar. Já uso este sistema há mais de 2 anos, e problemas resumem-se a um corte num pneu na lateral, provocado por uma garrafa partida escondida no meio da erva, um outro pneu que foi atravessado por um prego do tamanho do comboio e acho que sinceramente, em ambas as situações, usasse o que usasse, ficaria a pé de qualquer das maneiras, pois o pneu ficou inutilizavel. Onde eu acho que as camaras de ar podem levar vantagem é no caso de haver tacos que se desprendam da carcaça e provoquem perda de ar, situação que com uma camara não será grave, mas com tubeless pode levar a uma perda significativa de ar no pneu.
Mas então e as vantagens? Bem, para quem acha que o peso não é reduzido, pense duas vezes... porque de facto a montagem fica mais leve. Uma camara de ar para ter o nivel de fiabilidade aos furos que um sistema tubeless com liquido apresenta (esqueci-me de dizer que face aos furos, o sistema é excelente) as camaras também t~em que ter liquido, numa quantidade acima daquela que terá um sistema tubeless. Estimo que por roda se coloque cerca de 50 ou 60gr de liquido, mais o kit (se for caso disso) mas se for caseiro, presumo que umas 50gr, temos um aumento de 110 gr na roda. Com camaras, cerca de 120 ou 140gr e mais o liquido,que provavelmente na melhor das hipóteses serão cerca de 100gr, digo eu. Concordam com um peso de 240gr? São mais 130 por roda e nas duas cerca de 260. 260 gr nas rodas, sente-se. De tal forma que como estou habituado a este sistema, de cada vez que uso a bike da minha esposa, cujas rodas pesam 1700gr (são relativamente leves) mas que têm camaras, noto que não rolam da mesma forma.
Contudo, face aos comuns furos, o sistema tubeless funciona bem melhor. A camara com gel, se tiver um furo cuja causa (espinho por ex) fique metida no pneu, numa zona onde com o andamento, esse espinho se desloque face o diferentes deslocamentos da camara e do pneu, a vedação é dificultada e a perda de ar pode ser significativa (quando usava este sistema, aconteceu-me algumas vezes). Com o sistem tubeless, isso não acontece, desde que a manutenção doliquido no interior seja efectuada com alguma periodicidade. Isso também é importante, pois o latex no interior apresenta tendencia para secar com o tempo, e requer a reposição do nivel e possivel remoção (se possivel) das partes secas.
Em relação aos aros normais serem mais leves que os UST... é normal, pois têm menos material, uma vez que são furados....
Também tentei "mafiar" com a quantidade de líquido nas câmaras leves,mas não dá...Acho que pra funcionar bem são necessários mais ou menos 115ml de líquido...O melhor que consegui de "fábrica",câmara leve e gel incluído,foram as hutchison air light,pois tou a falar de válvula presta (fina) que é mais difícil de meter o líquido lá pra dentro.Pesam 235g,mais ou menos o mesmo se pegar uma câmara light (120g) e meter 115ml de líquido...e fica mais barato, 7,5€ cada câmara pronta.Essas ultra light,de 80g,não faço ideia como funcionariam,mas duvido que com 60g de líquido só bastariam...
Nuno
Converteste as rodas para tubless eu estou pensando em fazer o mesmo ,mas estou receoso ,não há o risco de os pneus saírem dos aros ou vazarem depressa devido a alguma torção ?
Se isso acontece é malho dos fortes de certeza.
Não gosto de conversões caseiras de rodas, pois dá-me a ideia de que em caso de um furo que implique a colocação de uma câmara, essa tarefa é dificultada, por haver coisas coladas ao interior do aro (perdoem-me se eu estiver errado, pois esta ideia é apenas baseada nas instruções de montagem de conversões caseiras. Nunca vi nenhuma ao vivo). Mas claro que a probabilidade de ocorrencia de um furo desses é muito baixa.
Em suma, acho que toda a conversão para tubeless compensa pelo acréscimo de fiabilidade que trás às nossas bikes e ao ganho (ou equivalência) em peso na maior parte das situações. Quem não converter, mais vale andar com câmaras normais. São leves, fáceis de substituir e ainda siobrevivem a um ou dois furos, se as remendarmos. Apesar da minha fé no sistema tubeless, continuo a circular com uma câmara suplente no bolso, tal como faria se usasse pneus com câmara.
Bem até agora só utilizei camara de ar com gel. Não gostei!! Pipo fino ,bem é um pincel para desapertar a valvula para encher a roda.
Uma maneira mais económica de evitar furos é a que utilizo á cerca de 10 anos.Até hoje nunca furou
Roda normal e camara de ar normal ,entre o pneu e a camara de ar pode-se por uma fita própria anti-furo a ZEFAL tem e é muito barato. É praticamente impossivel espetar um prego!!! Quanto a peso são bastante leves e é uma maneira muito económica de resistir aos furos.
Um pequeno reparo às criticas que fizeram acerca do meu post.
Conforme comentaram em posts anteriores que os pneus UST por regra geral, são mais pesados que os de arame, tendo a não concordar, uma vez que tenho os Bontrager XDX que pesam 495gramas, não conheço muitos pneus em arame que sejam mais leves que estes.
cpts
Se pegares em dois pneus com o mesmo nome e mesmo tamanho um em tubeless e outro convencional a versão tubeless vai ser sempre mais pesado que o convencional. Não se pode comparar alhos e bugalhos.
Tal como disse no início a conversão caseira é a mm coisa que as fitas da maxxis e kits da stan's e da joe's. Todas implicam o uso de uma fita e nenhum e repito Nenhum destes métodos implica colar seja o que for aro de forma a tapar o buraco da válvula n é?
Por isso no eventual dia que ainda há de chegar para mim em que tenha de montar uma camara de ar para ir para casa puxo a fita do aro, enrolo-a e monto a camara normalmente. só isso..
zedaspedras, acho que o joks estava a falar de comparar o peso de pneus de arame com pneus tubeless. Eu concordo com ele. Entre pneu de kevlar e tubeless, o de kevlar é indiscutivelmente mais leve. Entre o de arame e o tubeless... humm... acho que deve ser sensivelmente a mesma coisa...
Já eu, referia-me ao método de conversão caseiro em que se cola fita isoladora ou afins no interior do aro e uma válvula recortada de uma câmara também colada. Foi esse o método descrito mais vezes aqui. O teu sistema pode não envolver colar coisa alguma, mas aposto que a fita sai colada ao pneu quando se retira este, tal como acontece com as fitas da Maxxis. No entanto também digo que é uma desvantagem que não chateia muito, dada a diferença de preço na montagem. E por pouco dinheiro a conversão pode ser repetida, se por acaso se estragar com a remoção do pneu.
Neste momento só tenho rodas tubeless com pneus tubeless nas minhas bikes, mas quando for altura de trocar, vou provavelmente experimentar usar pneus normais convertidos. Nas bikes do resto da família, assim que for oportuno, vou experimentar a conversão das rodas (de momento circulam todas com pneus que apesar de terem bastante piso, já são muito antigos, por isso duvido que vedassem).
sim
podes-me chamar o que estás a pensar, mas eu tenho os larsen montados há um ano e tenho 3200 km feitos e apenas tive dois furos um em cada roda, sendo que os mesmos levam mais de oito dias a baixar pressão que se note.
a vantagem de andar com pouco pressão não me interessa pois detesto andar com o pneu mole, mas são gostos.
agora é certo ainda nunca andei com tubless km que posse ter opiniao formada sobre os mesmos, para já vou manter como está, para o ano logo se vê, o meu objectivo será mudar para tubless, mas com rodas e pneus para o efeito
cump