Rodas tubeless & Rodas com câmara de ar

caf_btt

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Boas

Será que me podem explicar as vantagens de umas e outras.

Pesam Menos ?
A diferenças é assim tão significativa ?

Furam Menos?
Eu já furei e mudei a câmara de ar.
Um colega meu furou e foi um ai-jesus pois ele não levava outro pneu para mudar.

São mais baratas ?

Como se comportam com baixas pressões ?

Digam lá da vossa justiça.

CAF
 

JMCM

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Boas,

As vantagens são:


  • Menos peso
  • Possibilidade de andar com pressões mais baixas

Desvantagens:


  • Mais difíceis de montar e encher (recomendo compressor)
  • Furos no mato mais complicados de reparar (necessita de câmara de ar)
  • Preço

Esta é a minha opinião claro.

Boas pedaladas!
 

Jazz

Member
Eu mudei há pouco tempo para tubeless (usava câmaras com gel, muito pesadas) e noto diferença, principalmente a rolar em estradões, pedala-se com mais facilidade.
 

helio69

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Eu sempre usei câmaras de ar com gel e os furos eram raros... Num ano acho que nunca tive mais que um furo!

Agora converti as rodas em tubeless e as vantagens são significativas.

Para começar ganhei cerca de 400 gramas.

Além disso noto que em prato do meio ou grande à frente e atrás a partir de segunda para baixo ao imprimir força a reacção da bicicleta é mais rápida. Parece (e é verdade) que algo que estava entre mim e o chão desapareceu, sendo a transmissão de energia mais eficaz!

Recomendo!
 

scurado

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Tenho também andado com esta mesma dúvida.
Agora tenho uma câmaras de gel e pneus de arame.
Será que a mudança para tubeless seria benéfica para o meu desempenho nas provas? Não tenho tido qualquer problema com furos.
Andava a pensar em comprar uns pneus normais de kevlar e convertê-los em tubeless com liquido. Devia poupar umas boas gramas. O que acham?
 

joks

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Boas...
Já utilizei câmaras com gel e agora utilizo tubeless.
Sem dúvida que o a maior leveza dos tubeless ajudam a pedalar, contudo é um sistema que tem alguns contras, nomeadamente:
- pneus UST são leves, mas mais caros;
- uma vez que os pneus apresentam mais leveza, logo tem que apresentar menos borracha no rasto e paredes laterais, logo estão mais sujeitos a cortes e rasgos.
- convém colocar liquido no interior (implica mais um gasto)
- se as rodas não forem tubeless, tens que colocar um kit (mais um gasto)
- em caso de furos, o gel poderá não vedar e obriga-se a ter que colocar uma câmara.
- para dar ar após um furo, com uma mini-bomba é complicado, é conveniente utilizar um bomba de CO2.

Agora a decisão é tua.
Eu mesmo sendo informado destes riscos optei por tubeless e em 2 meses estraguei 1 pneu, mas são riscos que se correm em prol de melhor rolamento e mais leveza...

Cpts
 

helio69

New Member
Joks, não estou inteiramente de acordo contigo... :)

- Os pneus UST regra geral são pesados... Para pneus mais leves, ao nível do simples Kevlar é preciso abrir os cordões à bolsa! Por norma UST são do peso de um de arame ou mais pesado ainda.
- Os pneus UST são mais pesados devido ao composto utilizado e reforço da parede lateral do mesmo devido a snakebite! (Acho que é assim que se escreve)
- Sim, convém colocar o liquido no interior... MAs também um pneu com câmara sem liquido é uma dor de cabeça com os os furos. Além disso, pela minha experiência, entrou menos liquido nos pneus quando os converti em Tubeless do que quando tinha câmara!
- Não recomendo a compra do kit. Eu fi-lo e arrependi-me! A fita de Nylon e Pattex serve perfeitamente e há um tópico que fala sobre isso! Assim o gasto é MUITO menor. Tirando o liquido pode até ser mais barato que comprar duas câmaras de ar!

Resta ainda dizer que os meus pneus versão tubeless são pneus de arame e estão a safar-se sem problemas! Não perdem ar, e mesmo em terrenos muito duros e com pedra a rodos aguentam tudo quanto é pancada!
 

antonio_cid

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Eu recomendo o tubless, as rodas nao vao ser mais leves ou mais pesadas por serem tubless, basta ver as jantes das notubes ( ztr olympic, ztr race ou ztr mmx) e nehuma delas sao ust!! Isso do levar outro pneu as costas é que nao me entra na cabeça :D so se for mesmo um rasgao muito grande é que o liquido não vai vedar, os pneus ust sao por norma mais pesados, é claro que tens pneus ust leves mas muito caros, com uma conversao arriscas os snakebite e o risco de perda de ar, e o risco de poderes estragar a jante!! Agora podes rolar com pressoes mais baixas logo mais conforto e mais tracçao!
 

edthelizzard

New Member
A melhor combinação que eu já testei de entre o material que tenho é com o aro Mavic XM317 das rodas originais da minha Rockrider 8.2, um kit de conversão Maxxis 26A2 (que a acho Maxxis já não fabrica mas que ainda consegui comprar a um user aqui do fórum), líquido da NoTubes e pneus Maxxis Larsen TT 2.0 normais (sem ser UST).
As fitas foram as mais baratas que encontrei e encaixam que nem uma luva no aro, os pneus enchem com bomba de pé (sem ser necessário compressor), vedam à primeira e ficam certos no aro sem desequilibrar a roda. Já uso o sistema de conversão com fita há cerca de 1 ano e apenas tive uma situação desagradável, que tem a ver com a minha insistência em usar uns pneus Hutchinson que têm flancos mal acabados para o uso pretendido, para além disso tem sido só ajustar a pressão do ar e abrir uma vez para acrescentar líquido.
Também usei fitas da NoTubes mas a montagem é mais trabalhosa que as da Maxxis, embora funcione igualmente bem.
Deixei de ter pneus vazios por espinhos ou por trilhar a câmara de ar com pancadas mais fortes (os tais snakebites), tirei bastante peso onde conta mais e para as eventualidades ando com uma câmara de ar ultra-leve que é o suficiente para desenrascar.
 

clms

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boas

desculpem lá mas depois de ler o tópico continu-o com a mesma ideia, o pessoal converte os pneus para retirar o peso.

No meu caso acho que a única coisa que poderia ganhar era comforto e com a mudança de aros, menos peso, com o que tenho montado.

- tenho dois larsen tt, kevlar com 430 g e 438 g
- fitas dos aros (origem) 60 g
- Camaras de ar Schwalbe XXLigth, com 104 e 108 g
- Fitas anti furo, marca velox, 130 g
e pronto é o que rola debaixo de mim numas mavic crossride

distribuido por pneu dá 635 gramas por pneu, imaginando que convertia os pneus para tubless o que ganhava??
acrescento que em 2500 km feitos com este conjunto tive dois furos um em cada roda, que em oito dias despejavam 30a 40 bares

pneus 27 € cada
fitas aro, origem com os aros
camaras de ar 9€ cada
fita anti furo 14€ para o resto da vida ou quase

tudo comprado em loja fisica
cump
 

nunomjorge

New Member
Boas
Na minha opinião, dificilmente ganhas em peso. Quem fica mais leve ao passar para tubless é quem tem uns pneus de câmara muito pesados.
Ganhas sim é em conforto. E não furas. "Converti-me" ao tubeless em 2006, com liquido no interior e nunca mais furei. Só trocas de pneu quando ja tiver gasto.
 

clms

New Member
Pois

é aí que eu quero chegar, pois não estou interessado conversões, estou bem mais seguro assim, mas verdade seja dita

quando tiver t€mpo sairá umas rodas UST e claro pneus também UST, porque actualmente não vejo com bons olhos as conversões de pneus para UST, mas hoje não é amanhã e a mentalidade está em plena evolução.

cump
 

marcomira

New Member
Tenho também andado com esta mesma dúvida.
Agora tenho uma câmaras de gel e pneus de arame.
Será que a mudança para tubeless seria benéfica para o meu desempenho nas provas? Não tenho tido qualquer problema com furos.
Andava a pensar em comprar uns pneus normais de kevlar e convertê-los em tubeless com liquido. Devia poupar umas boas gramas. O que acham?

Boas,

As rodas é o componente da bike onde mais se nota a remoçao de peso, logo o aumento da performance.
Trocando para o sistema tubeless irias poupar mais de 500gr sem grandes problemas, utilizando pneus de kevlar convertidos. Tens pneus no mercado baratinhos e com menos de 500gr.

Boas pedaladas.
 

helio69

New Member
Eu já poupei cerca de 400gr (mais um bocadinho), mas estou com pneus de arame com 600gr cada... Quando colocar pneus com cerca de 400gr a 450gr fico com um ganho total de 700gr a 800gr... E isto tudo é possível por menos de 30 euros, já com liquido para uns oito pneus!

Devem ser os gramas mais baratos da bicicleta! :D
 

Jazz

Member
Concordo com o marcomira. Mudei para tubeless há muito pouco tempo, mas o que notei mais nem foi a diminuição do peso (nem foi esse o meu objectivo principal), mas sim a consequência disso, que foi maior facilidade em rolar. Também notei maior conforto.
 

fitty77

New Member
Já li aqui muita coisa, que eu considero menos correcta, mas também considero que nestas coisas, cada um usa aquilo que a sua experiencia lhe diz para usar, e isso não significa que esteja mais ou menos correcto que outra pessoa, com outra opinião, pois todos usamos as coisas de forma diferente (diferentes pneus, pressões, estilo de condução, técnica, etc, etc, etc).

Daquilo que sei da minha experiencia, é que uso pneus kevlar convertidos para tubeless, em dois set's de rodas, umas UST e outras com o kit, e posso dizer que não troco por outro sistema. Já tive pneus com camaras, pneus com camaras e gel, apenas não usei pneus UST, mas pondero até um dia usar. Já uso este sistema há mais de 2 anos, e problemas resumem-se a um corte num pneu na lateral, provocado por uma garrafa partida escondida no meio da erva, um outro pneu que foi atravessado por um prego do tamanho do comboio e acho que sinceramente, em ambas as situações, usasse o que usasse, ficaria a pé de qualquer das maneiras, pois o pneu ficou inutilizavel. Onde eu acho que as camaras de ar podem levar vantagem é no caso de haver tacos que se desprendam da carcaça e provoquem perda de ar, situação que com uma camara não será grave, mas com tubeless pode levar a uma perda significativa de ar no pneu.

Mas então e as vantagens? Bem, para quem acha que o peso não é reduzido, pense duas vezes... porque de facto a montagem fica mais leve. Uma camara de ar para ter o nivel de fiabilidade aos furos que um sistema tubeless com liquido apresenta (esqueci-me de dizer que face aos furos, o sistema é excelente) as camaras também t~em que ter liquido, numa quantidade acima daquela que terá um sistema tubeless. Estimo que por roda se coloque cerca de 50 ou 60gr de liquido, mais o kit (se for caso disso) mas se for caseiro, presumo que umas 50gr, temos um aumento de 110 gr na roda. Com camaras, cerca de 120 ou 140gr e mais o liquido,que provavelmente na melhor das hipóteses serão cerca de 100gr, digo eu. Concordam com um peso de 240gr? São mais 130 por roda e nas duas cerca de 260. 260 gr nas rodas, sente-se. De tal forma que como estou habituado a este sistema, de cada vez que uso a bike da minha esposa, cujas rodas pesam 1700gr (são relativamente leves) mas que têm camaras, noto que não rolam da mesma forma.

Contudo, face aos comuns furos, o sistema tubeless funciona bem melhor. A camara com gel, se tiver um furo cuja causa (espinho por ex) fique metida no pneu, numa zona onde com o andamento, esse espinho se desloque face o diferentes deslocamentos da camara e do pneu, a vedação é dificultada e a perda de ar pode ser significativa (quando usava este sistema, aconteceu-me algumas vezes). Com o sistem tubeless, isso não acontece, desde que a manutenção doliquido no interior seja efectuada com alguma periodicidade. Isso também é importante, pois o latex no interior apresenta tendencia para secar com o tempo, e requer a reposição do nivel e possivel remoção (se possivel) das partes secas.

Em relação aos aros normais serem mais leves que os UST... é normal, pois têm menos material, uma vez que são furados....
 

subeskema

New Member
Penso que qualquer praticante de btt ocasional que queira poupar em peso e manter um sistema fiável com pouco dinheiro com um pneu leve, camaras de ar ultra-leves (80g, pelo que me foi dito pelo vendedor) + liquido para furos consegue tirar melhores resultados.

Por exemplo:
Pneu Schwalbe Rocket ron - 410 g normal /600 gramas tubeless
camara de ar - 80 g normal/ 0g tubeless
Liquido para furo - digamos 60 g para ambos
são 550g do conjunto normal contra as 660 gramas do conjunto tubeless sem contar com os pesos dos aros tubeless que são mais pesados.

Em principio vai ser esta a próxima configuração das minhas rodas.... e volto a repetir, para quem não quer gastar muito dinheiro em tubeless esta é uma opção barata e eficaz a meu ver...
 

marcomira

New Member
Penso que qualquer praticante de btt ocasional que queira poupar em peso e manter um sistema fiável com pouco dinheiro com um pneu leve, camaras de ar ultra-leves (80g, pelo que me foi dito pelo vendedor) + liquido para furos consegue tirar melhores resultados.

Por exemplo:
Pneu Schwalbe Rocket ron - 410 g normal /600 gramas tubeless
camara de ar - 80 g normal/ 0g tubeless
Liquido para furo - digamos 60 g para ambos
são 550g do conjunto normal contra as 660 gramas do conjunto tubeless sem contar com os pesos dos aros tubeless que são mais pesados.

Em principio vai ser esta a próxima configuração das minhas rodas.... e volto a repetir, para quem não quer gastar muito dinheiro em tubeless esta é uma opção barata e eficaz a meu ver...

O problema é que o rcoket ron é um pneu muito frágil....com uma camara de ar de 80gr e só com 60gr de liquido vais andar sempre furado... Eu uso o roket ron convertido em tubeless e posso dizer-te que no outro dia desmontei-o e aquilo tinha mais de dez "picos" espetados..Ora 10 picos numa câmara de 80gr só com 60gr de liquido.......Boa sorte
 

klaser

Well-Known Member
Também tentei "mafiar" com a quantidade de líquido nas câmaras leves,mas não dá...Acho que pra funcionar bem são necessários mais ou menos 115ml de líquido...O melhor que consegui de "fábrica",câmara leve e gel incluído,foram as hutchison air light,pois tou a falar de válvula presta (fina) que é mais difícil de meter o líquido lá pra dentro.Pesam 235g,mais ou menos o mesmo se pegar uma câmara light (120g) e meter 115ml de líquido...e fica mais barato, 7,5€ cada câmara pronta.Essas ultra light,de 80g,não faço ideia como funcionariam,mas duvido que com 60g de líquido só bastariam...
 

PerleKes

Member
Se tiver rodas tubeless como por exemplo umas fulcrum red metal 3 e quiser colocar peneus não tubeless sem câmara de ar dá?
é so colocar liquido e já está?ou necessito também das fitas do aro e essa tralha toda?

thankz
 
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