Já li aqui muita coisa, que eu considero menos correcta, mas também considero que nestas coisas, cada um usa aquilo que a sua experiencia lhe diz para usar, e isso não significa que esteja mais ou menos correcto que outra pessoa, com outra opinião, pois todos usamos as coisas de forma diferente (diferentes pneus, pressões, estilo de condução, técnica, etc, etc, etc).
Daquilo que sei da minha experiencia, é que uso pneus kevlar convertidos para tubeless, em dois set's de rodas, umas UST e outras com o kit, e posso dizer que não troco por outro sistema. Já tive pneus com camaras, pneus com camaras e gel, apenas não usei pneus UST, mas pondero até um dia usar. Já uso este sistema há mais de 2 anos, e problemas resumem-se a um corte num pneu na lateral, provocado por uma garrafa partida escondida no meio da erva, um outro pneu que foi atravessado por um prego do tamanho do comboio e acho que sinceramente, em ambas as situações, usasse o que usasse, ficaria a pé de qualquer das maneiras, pois o pneu ficou inutilizavel. Onde eu acho que as camaras de ar podem levar vantagem é no caso de haver tacos que se desprendam da carcaça e provoquem perda de ar, situação que com uma camara não será grave, mas com tubeless pode levar a uma perda significativa de ar no pneu.
Mas então e as vantagens? Bem, para quem acha que o peso não é reduzido, pense duas vezes... porque de facto a montagem fica mais leve. Uma camara de ar para ter o nivel de fiabilidade aos furos que um sistema tubeless com liquido apresenta (esqueci-me de dizer que face aos furos, o sistema é excelente) as camaras também t~em que ter liquido, numa quantidade acima daquela que terá um sistema tubeless. Estimo que por roda se coloque cerca de 50 ou 60gr de liquido, mais o kit (se for caso disso) mas se for caseiro, presumo que umas 50gr, temos um aumento de 110 gr na roda. Com camaras, cerca de 120 ou 140gr e mais o liquido,que provavelmente na melhor das hipóteses serão cerca de 100gr, digo eu. Concordam com um peso de 240gr? São mais 130 por roda e nas duas cerca de 260. 260 gr nas rodas, sente-se. De tal forma que como estou habituado a este sistema, de cada vez que uso a bike da minha esposa, cujas rodas pesam 1700gr (são relativamente leves) mas que têm camaras, noto que não rolam da mesma forma.
Contudo, face aos comuns furos, o sistema tubeless funciona bem melhor. A camara com gel, se tiver um furo cuja causa (espinho por ex) fique metida no pneu, numa zona onde com o andamento, esse espinho se desloque face o diferentes deslocamentos da camara e do pneu, a vedação é dificultada e a perda de ar pode ser significativa (quando usava este sistema, aconteceu-me algumas vezes). Com o sistem tubeless, isso não acontece, desde que a manutenção doliquido no interior seja efectuada com alguma periodicidade. Isso também é importante, pois o latex no interior apresenta tendencia para secar com o tempo, e requer a reposição do nivel e possivel remoção (se possivel) das partes secas.
Em relação aos aros normais serem mais leves que os UST... é normal, pois têm menos material, uma vez que são furados....