PolarTraining - Treinos e planificação

Re:polarTraining - Treinos e planificação

Assim eu tenho um de um rato sem fios, será que vai funcionar? E o polar também não trás o sensor de candência?

Ps: parabens ao pessoal que tem postado aqui os treinos, é um grande ajuda para quem não tem nada por onde pegar!!!

cumps
 

GeoGama

Member
Re:polarTraining - Treinos e planificação

Heya!
Hum, esse infravermelhos do rato sem fios não faço ideia, mas nada como experimentar, basta ligar o receptor, encostar o polar no modo comunicação e se aparecer um pequeno icon na barra de tarefas junto do relogio, estás garantido :mrgreen:

O sensor de cadência pode vir de série ou teres de comprar à parte. Na grande parte dos modelos disponiveis é um acessório adicional, apenas vem de série nos modelos mais caros e também topo de gama. Se comprares à parte verifica a compatibilidade no site da polar porque existem modelos especificos para receptores da séries CS (computador de ciclismo) e série S (relogio).
 

cnunes

Member
Re:polarTraining - Treinos e planificação

Boas,

GeoGama para quando a planificação semanal? De facto estas sugestões são óptimas, mas ficam algumas duvidas: Com que frequência as devemos fazer? Devemos intercalalas? Quanto tempo as devemos fazer e depois passar pras seguintes? etc.

Obrigado
Nunes
 
Re:polarTraining - Treinos e planificação

ando a procura de uma alternativa ao sensor infra da polar
esta me a custar dar 50 euros por um
mas ja procurei e nada
sera que podiam dar uma ajuda
 

Un4s33n

New Member
Heya :D
Ora entao cá vai mais uma sugestão!

Aerobic Power 1
aepro1.jpg

Retirei esta planificação, juntamente com outras (ficam para mais tarde) de um site, experimentei e gostei, por isso partilho com malta, deixo assim a descrição que transcrevo para português!


Após ter experimentado posso dizer que é treino bem dinâmico e nem damos pelo tempo a passar, os dois minutos pra recuperar obrigam mesmo o organismo a adaptar ao esforço e recuperar rápido.. é muito bom para aquelas provas de sobe e desce com inclinações acentuadas. Ajustei um pouco os limites após o meu esforço percepcionado (o plano original não fala em numeros mas em sensação de esforço). Penso que desta forma os intervalos estão bem distribuidos, mas também depende de cada um. 5 repetições parece-me suficiente e dá pra deixar bastante suor no chão :mrgreen:
Antes de começar a puxar, é lembrar que há que manter esse esforço 4 minutos.. 5 vezes! :twisted:, daí o aviso anterior.

http://clientes.netvisao.pt/isodacon/Aerobic Power 1.ppl

Sugestões ou correcções... é aqui mesmo! :wink:

Boas GeoGama,

Ontem experimentei este teu programa, mas não resisti a fazer-lhe algumas alterações. :)

Primeiro, porque a minha frequência cardiaca de trabalho é ligeiramente mais alta que a tua e assim tive que alterar para bpm e colocar mais ou menos as minhas referências para os teus valores... Queria perguntar-te se isso não devia ajustar automaticamente pois parece que o *ppl já traz a máxima do criador e assim não dá para alterar os valores!

Já não me lembro bem dos valores mas a imagina que a tua máxima é 180 e a minha é 195... Eu abri o teu ppl e converti para bpm e deu tipo 94% a 173... Ou seja, tive que mexer manualmente e ajustar, não bastou copiar para lá e executar!

As alterações que fiz prendem-se com o facto de da tua fase 2 para a fase 3 não ser contínua, isto é, vais desrespeitar as tuas regras :p, coloquei 6 repetições em vez de 5, e alonguei o período de trabalho por mais um minuto numa intensidade ainda superior, de modo a que o rário trabalho/recuperação subisse para 5/2 em vez dos iniciais 4/2. No final do treino também não coloco os 5min de recuperação, para mim 3 minutos é mais que suficiente, mesmo a pedalar para voltar dos 190 aos 135 (que para mim já é de recuperação). Segundo consta não vale a pena pedalares mais, é melhor dedicar este tempo a exercícios específicos de flexibilidade e relaxamento fora da bicicleta.

Se quiseres mando-te o ficheiro por mail para tu publicares... Deixo o plano e o resultado de treino (não estou muito em forma). Cadência média 99 rpm e potência média 215w.





 
Last edited:

GeoGama

Member
Heya :D
Em relação aos teus apontamentos vamos por partes:
1.
Queria perguntar-te se isso não devia ajustar automaticamente pois parece que o *ppl já traz a máxima do criador e assim não dá para alterar os valores!
Se assim é.... é uma coisa nova para mim também, pois não tenho muitas hipoteses de experimentar com outra pessoa ou outro PC. Posso talvez tentar saber ao alterar a hr max nas opções do programa... De qualquer forma e também para te orientares entretanto tenho a minha hr max em 185 de momento ;)

2.
As alterações que fiz prendem-se com o facto de da tua fase 2 para a fase 3 não ser contínua, isto é, vais desrespeitar as tuas regras :p, coloquei 6 repetições em vez de 5, e alonguei o período de trabalho por mais um minuto numa intensidade ainda superior, de modo a que o rário trabalho/recuperação subisse para 5/2 em vez dos iniciais 4/2.
Optimo, é este mesmo o objectivo do tópico, também tinha notado essa "gap" e tenho mesmo de alterar isso, mas só me volto a lembrar quando estou a fazer o plano doh
A outra hipotese que colocas para mais 1 repetição e mais intensidade não me parece mal se te sentes bem à mesma :D

3.
No final do treino também não coloco os 5min de recuperação, para mim 3 minutos é mais que suficiente, mesmo a pedalar para voltar dos 190 aos 135 (que para mim já é de recuperação).
Neste momento concordo contigo, depois de 3 minutos começo a sentir o "frio", mas é mesmo por causa da época.. no verão gosto mais dos 5 minutos pra tentar relaxar mais os musculos antes de ir para os alongamentos senão ficam muito "presos"...

4.
Se quiseres mando-te o ficheiro por mail para tu publicares...
Sim, podes enviar ou tu mesmo podes colocar aqui, conforme preferires ;)

Tens o grafico muito bom.. eu não consigo ter muita paciência pra ficar nos limites pois quando a musica começa a picar.... ehehe.. e lá vai disto :mrgreen:

P.S. Medes a potência com quê?
 

Un4s33n

New Member
Actualmente eu tenho o polar do lado direito do guiador numa bicicleta de estrada agarrada a um Tacx Flow, e do lado esquerdo do guiador tenho o monitor do tacx flow.

No monitor do tacx flow vejo a potência (em watts) e a cadência (em rpm), no polar mostro o tempo restante para a para a fase, o gráfico da frequência cardíaca, e a frequência cardíaca.

A velocidade do treino para mim, não me diz quase nada!

O sensor de velocidade está por isso na bicicleta de montanha onde faço as provas e treinos de fim de semana ao ar livre!

O sensor de cadência podes comprar para o cs400 (que também é também o modelo que tenho), acho que o de potência só existe em versões posteriores!

Sim, já confirmei, só o CS600X é que começa a medir a potência - agora os treinos são quase todos com base neste indicador e não nos BPM:

Power Output Sensor W.I.N.D. features

Vou arranjar um sítio para fazer o upload dos ficheiros e depois partilho contigo, parece que o slide.com só dá para fazer upload de fotografias!

Bons Treinos
 

GeoGama

Member
Heya!
Deveria funcionar. para te podermos ajudar, é necessário que dês mais informaçao acerca do problema.
Se tiveres os drivers correctamente instalados, e o transmissor correctamente conectado à porta usb, ao aproximares o polar CS400 no modo de transferência de ficheiros do transmissor usb, deverá aparecer um pequeno icone junto do relogio na barra de tarefas do windows a dizer que está na proximidade um aparelho infravermelhos.....
Para colocar o polar no modo de transferência de ficheiros basta apenas carregares no botao lateral inferior direito...
 

MERIDA96CARB

New Member
Boas,
GEOGAMA liguei o transmissor e instalei os drivers que vinham no cd,aparece o icone, coloco o polar no modo de transferência e não acontece nada.
O programa tem de estar aberto?
É que tentei com ele aberto e não deu nada.

DINO DIAS
 

GeoGama

Member
Sim, tens de abrir o programa polar Protrainer e clicar no icone de sincronização dos dados:
image2bx.jpg


O botão ao lado é para editares as definições, também funciona do mesmo modo, clicas depois de colocares o polar cs400 no modo de transferência de dados.
 

Un4s33n

New Member
Sim, é verdade precisas de carregar no botão de sincronização para que o pc e o polar comuniquem.

Em princípio até aparece um prompt que te pergunta o que queres fazer para meteres piscos de entre:
- actualizar o plano de treinos do pc para o teu polar;
- gravar exercicios do polar para o pc;
- gravar os resultados dos testes;
- procurar utilizador automaticamente;
- produzir um som quando conectado/transferencia é concluido!!!

Tchiiiii até sei o programa de cor!!!

Eh eh eh

Já conseguiste?
 

MERIDA96CARB

New Member
Obrigado por tentarem ajudar.
mas já tentei de tudo, continua sem funcionar não existe comunicação entre entre eles,por agora já perdi a paciência com isto.
será que funciona com o infra-vermelhos da polar?vale a pena arriscar a compra do infra-vermelhos da polar?

DINO DIAS
 

GeoGama

Member
Heya!
Não desesperes ainda ;)
Também já me aconteceu de um dia para o outro, o receptor deixar de funcionar. Dava o icon de infravermelhos detectado, mas depois quando ía para transferir não avançava.... Até pensei que o receptor tivesse dado o pifo de um dia para o outro e esteve mesmo para voar pela janela fora :O ....Depois de alguma pesquisa, penso que uma qualquer actualização do windows que fanou os settings de alguma maneira... Bom, se é este o caso, primeiro começa por experimentar noutro PC, de preferência com outro sistema operativo, se no outro funcionar aí tens a resposta ;)
Entretanto descobri que colocando o polar em certas posições 45º com o receptor e ligeiramente inclinado para cima, já dava. Passado umas semanas já voltou a funcionar a 100%.. vá-se lá entender :p
 
Top