PolarTraining - Treinos e planificação

cesarazul

New Member
Bom agora estou com um pequeno grande problema.

Tenho uma pen USB de Infravermelhos, mas que não é compativel com o Windows Vista... Já googlei e não encontro nenhuma drive para aquilo...
Alguem tam alguma pen compativel com o Vista... é que as pens da Polar são carissimas!!!!

Cumps
César Azul
 

nfelix

New Member
Boas! eu comprei uma pen usb de IR-DA da Conceptronics... custou-me uns 20€ por aí... e até agora tem funcionado às mil maravilhas!!
não sei agora bem o modelo mas lá para quarta-feira já devo estar por casa e já te digo o modelo... funciona no Vista e no WIN7...
inconveniente: não vem com nenhum cd de instalação, é preciso fazer o download dos drives na página da Conceptronics

cumps!

PS: esqueci-me de referir que o referido aparelho é para trabalhar com um CS600..
 

cesarazul

New Member
Eu acabei de encomendar essa mesma pen (CONCEPTRONIC Adaptador Infra-Vermelhos USB 2.0 - CIR4U) com portes ficou em 25€ vamos a ver se ainda a tem em Stock, pois na loja dizia "Stock limitado"...

Cumps
César Azul
 

Un4s33n

New Member
Mais um plano fresquinho!

jFuYXoze6j9RfXweA1M1tM_MMyNB160R


Ok, este é um treino de resistência muscular!

Com uma relação 4/1 de trabalho/recuperação durante 7 vezes seguidas vais sentir os músculos mais fatigados a cada repetição que passa.

Para este exercício é conveniente chegar ao intervalo de pulsação pretendida utilizando transmissão pesada (utilizar mais força e menos ritmo), contudo andando sempre ali à volta das 90rpm de cadência.

A zona de treino que aqui está [170;196], corresponde a acima de 86% da frequência máxima.

Para vocês podem definir este intervalo de várias formas: fazem uma corrida em estrada, como se de tratasse de uma prova cronometrada de 30min, no fim registam a média cardiaca dos últimos 20 minnutos e a esse número +-6 definem o intervalo.

Imaginem que a mim dava 177, o intervalo de trabalho ficava [171; 183]. Podem treinar por watts e utilizar a média dos 30 minutos para controlar as zonas de treino, isto se tiverem um potenciómetro.

Sempre sentado! Vão sentir a fadiga das pernas. Contudo é bom que quando acabem o exercício ainda se sentissem capazes de fazer mais uma repetição e que a vossa percepção de esforço esteja entre 8,0 e 8,5 em 10,0, sendo 10,0 o máximo!

GeoGama, podias colocar então o ppl, pf? Obrigado
 
Last edited:

cesarazul

New Member
Eu pergunto-me se com este plano os músculo assimilam a produção de acido lácteo, devido ao tempo de recuperação entre zona de trabalho ser de apenas 1mm 30ss? É que ao estar a trabalhar durante 6 min acima dos 80%, vai fazer com que entremos na zona de treino anaeróbio.

Se não, reparem...
Pelo que já andei a ler
o nosso organismo entre em zona de treino anaeróbio, acima dos 80%... devemos de 80% a 90% não ultrapassar os 5 a 10 min por série de trabalho, para que o mesmo gradualmente se adapte ao esforço e comece com o acumular de treinos a desenvolver a capacidade anaeróbia, o mesmo se passa na zona de 90% 100% mas não ultrapassando os 2min por série de trabalho. E eu acho que isto tem toda a lógica.

O plano devia estar programado com os bpm em %, para se poder adaptar a qualquer indivíduo, automaticamente.


Eu aqui à uns tempos fiz uns planos para desenvolver a capacidade anaeróbia, já que a capacidade aeróbia se treina bem em estrada em percursos longo e a fazer médias de bpm desde 130 a 160bpm (no meu caso), gradualmente, de treino para treino.

O que saiu foi isto:
treino anearóbio longo:
Aquecimento: 15min - 50% a 70% (Subir gradualmente)
Preparação: 5min - 70% a 80%
Trabalho: 10min - 80% a 90%
Recuperação: 5min 70 a 80%
Estes dois ultimos 3x
Arrefecimento: 15min - 50% a 70% (Descer gradualmente)

treino anearóbio Séries:
Aquecimento: 15min - 50% a 70% (Subir gradualmente)
Preparação: 5min - 70% a 80%
Trabalho: 1min - 90% a 100%
Recuperação: 1min 70 a 90%
Estes dois ultimos 5x
Recuperação: 5min 70 a 90%
Trabalho: 1min - 90% a 100%
Recuperação: 1min 70 a 90%
Estes dois ultimos 5x
Recuperação: 5min 70 a 90%
Trabalho: 1min - 90% a 100%
Recuperação: 1min 70 a 90%
Estes dois ultimos 5x
Arrefecimento: 15min - 50% a 70% (Descer gradualmente)

Já testei isto, durinho, mas sem abusar...

Abraços
César Azul
 
Last edited:

Un4s33n

New Member
cesarazul, estas perguntas que fizeste são muito pertinentes: :)

1º deves estar ligeiramente abaixo da tua capacidade sanguínea para eliminar o ácido láctico ou no máximo no seu limite de forma a que ele não acumule; como deves saber o corpo tem alguma capacidade para lidar com este ácido, o problema começa quando ele começa a acumular, de qualquer forma os tempos permitem uma recuperação suficiente; para mim 175 não passa o limiar!

2º eu coloco intervalos largos para o aparelho não estar sempre a apitar logo é por isto que o intervalo superior está no seu máximo. Para mim, o intervalo real é 170 a 180, sendo que o meu limiar está entre 177 e 179. Por isso é que disse para ajustarem consoante os métodos que sugeri (não inventei os métodos, estão em vários livros que li de treinadores reconhecidos). Ou seja, façam este treino nas últimas batidas antes do vosso limiar de tolerância ao láctato!

3º quando dizes que devia estar programado em % de FCM eu percebo-te... mas não o faço por duas razões:

a) em dois treinos iguais, desfazados de um mês, conseguiste baixar de 179 para 178 bpm de média, e por exemplo de potência média subiste de 255 w para 259w. Se vires em %, quer 179 quer 178 são 91% da FCM. é mais preciso!

b) mesmo que fizesse em %, e isso já discuti mesmo com o GeoGama, quando retirei os ppl dele com as percentagens tive que mudar tudo para mim, porque o exercício deve vir indexado à máxima dele... Ou seja, o programa Polar Pro Trainer 5 não converte os PPLs que sacas para o teu caso concreto, para a freq. cardiaca do atleta que importa o exercicio. Seja ele em HR ou HR%max.

Já agora acrescento, estes treinos servem para:
a) (melhorar) Resistência Muscular;
b) tornar mais confortável o ritmo de corrida;
c) elevar a velocidade no limiar "lactacte thereshold"

Bons treinos!
 
Last edited:

Un4s33n

New Member
Pelo que já andei a ler
o nosso organismo entre em zona de treino anaeróbio, acima dos 80%... César Azul

Pois, fonte?! Isto muda radicalmente de pessoa para pessoa, muito com o treino, o momento e a fase de preparação do atleta. Já para além da freq. cardiaca ser um indicador muito influenciavel por factores externos, calcular a máxima por um cálculo simples, pegar na máxima em vez da de trabalho, e utilizar valores generalistas não me parece boa ideia! No meu caso é entre 177 e 179 (só aqui os 80% que dizes ia um erro de 18 batidas por minuto).

Pelo que já andei a ler
o nosso organismo entre em zona de treino anaeróbio, acima dos 80%... devemos de 80% a 90% não ultrapassar os 5 a 10 min por série de trabalho, para que o mesmo gradualmente se adapte ao esforço e comece com o acumular de treinos a desenvolver a capacidade anaeróbia, o mesmo se passa na zona de 90% 100% mas não ultrapassando os 2min por série de trabalho. E eu acho que isto tem toda a lógica.
César Azul

O limite que indicas como 90% - 100% pode ser discutível, já o de 80% - 90% está claramente deficitário, pelo menos para quem quer andar alguma coisa!

Iam fazer-se treinos só com 10min acima de 80% quando depois tens provas em que estás 3h, 4h ou 5h acima das 80%?!

Eu não sou nenhum profissional! Muito longe disso, aliás comecei há 2 anos e pouco!

Não vou entrar em grandes preciosismos nem discutir sobre o assunto porque acho que existem tópicos para o efeito e muitos atletas mais conhecedores do tema que eu. Posso é oferecer-me para converter o teu plano num polar! :)

E a origem deste plano não é totalmente minha, é adaptado de quem sabe!
 
Last edited:

dafisomo

New Member
Boas

ando nisto do BTT à pouco tempo, e a semana passada adquiri um cs 400.

Instaleio na Bike e no Domingo fiz a 45 km na prova dos bombeiros da Barquinha

resultados
fc max 195 e media de 175
Duração + - 3 horas

Ontem fui fazer o treino que aqui está, na bicicleta estática lá de casa, o Aerobic Power 1 e não consegui passar das 160 pulsações. Esforcei-me e fartei-me de transpirar, tentei com um ritmo de cadencia mais elevado e com mais resistencia mas não consegui.

A minha FC max teorica é de 220-31=189

Será normal haver diferenças entre andar no monte ou na bike estatica?
 

Un4s33n

New Member
Sim, não sei dar resposta científica para isso.

Sei que sinto o mesmo, que a minha frequência em estática não sobe tanto como no terreno.

Esta diferença anda na ordem dos 10 bpm, não mais no meu caso. Acho estranho que tenhas uma máxima de 189 p.ex e não consigas em estática chegar a 178/179, quanto mais passar dos 160.

Uma coisa que me acontece é que quando estou cansado - fiz um treino/prova muito intenso/não descansei ou dei tempo suficiente de recuperação, a tua pulsação não vai responder tão depressa ou chegar tão acima. Parece que a FC de repouso sobe e a de trabalho desce :) ... Mas claro que nestes momentos não deves tentar chegar lá mas sim descansar. Ás vezes começo o treino a pensar que estou fresco e recuperado e por este tipo de sintomas sinto que não e abandono a sessão...

Em rolo nunca consegui mais que 98% FCM teórica, e no mato já consegui 102%.
 

elv1s

Member
Eia... pessoal cuidado com essas pulsações.

102% de FC não há... quer dizer pode haver em relação à máxima teórica, mas se atinges um novo máximo, deves admitir esse então como o máximo, pois esse é real, e ajustar as percentagens em relação a isso.

Exacto, esse raciocínio está correcto, a pulsação em repouso sobe, e a de trabalho desce, precisamente porque ainda não recuperou para poder dar mais, e se insistirem só vão prejudicar a saúde. Existem por aí tabelas com tempos médios de recuperação consoante o tempo e intensidade do esforço, E acho que para quem fez os 100% e média tão alta em 3h, 72h (3 dias) não será sequer suficiente, a não ser que seja um grande atleta e muito treinado. Ora, ontem ainda só faziam 48h. Nada mau até conseguir ir aos 160bpm...

Descansem descansem...
 

Un4s33n

New Member
O Elvis tem razão. Estás decerto cansado por todos os números que apresentas.

Quanto aos 102%, era teórico :) obviamente! 102% real é impossível :p
 

agirão

New Member
Amigos!

O ritmo cardíaco é passível de alteração, na recuperação, no ritmo de batimento inferior e no ritmo de batimento superior!

Isto é o treino! Os níveis iniciais são indicadores!

Para mais informação sobre o assunto, pode ler-se bastantes coisas ( em papel sei que existe, na net, não faço ideia ) do guru do treino desportivo intervalado - o Neo-Zelandês Ernest van Acken.

Foi este cientista ( médico/fisiologista ) que começou a dinamizar e a cientificar o treino desportivo intervalado, com aplicação no grande Atleta de 800 e de 1500 metros, Peter Elliot.

Um abraço!
 

wenning1982

New Member
Boas Pessoal,

Estou para comprar um relogio da Polar, e o meu modelo preferido é o RS800CX, só que agora estou indecisso entre 2 modelos :

-RS800CX PRO TRAINING EDITION BIKE
http://www.polar.fi/en/products/maximize_performance/cycling/RS800CX_Pro_Training_Edition_BIKE

-RS800CX PRO TRAINING EDITION PREMIUM
http://www.polar.fi/en/products/max...ltisport/RS800CX_Pro_Training_Edition_PREMIUM

A unica diferença que encontrei foi quando temos o G3 GPS que o PREMIUM tem um "Speed-based target zones with visual and audible alarm" e o modelo BIKE não tem isto!

O que me dizem ?
Os meus treinos são basicamente BTT , Corrida & Ginásio/musculação. é adequado ?

Depois impoem-se a pergunta que GPS comprar para a bike/BTT Garmin Oregon 450/550 ? Garmin Edge 705 ?
enfim, uma confusão também estas dos GPS....lol

obrigado.
cumprimentos
 
Last edited:

wenning1982

New Member
Morreu este tópico ?

- Não percebo porque é que não aparece o tópico na Secção de "Saúde e treino" , i.e., deveria passar para o topi da secção quando alguém escreve como os outros tópicos todos, e de momento não acontece isso...
O que se passa com isto ?
 

GeoGama

Member
Heya :D
Não é tanto que o abandono do tópico te deixem sem resposta, mas sim o facto de tratar de algo a fugir pro off-topic...e ser adequado a a um novo tópico ...
De qualquer das formas e para te dar alguma luz sobre o assunto conforme a descrição que indicas, basta deduziress se a função
Speed-based target zones with visual and audible alarm
te fará falta. Sabendo que esta função é semelhante a uma muita comum mas aplicada aos batimentos cardiacos pois permite-te ir vendo e ouvindo quando foges da "zona" estabelecida de treino.
Se queres a minha opinião, esta função até pode ser útil mas para voltas em estrada em que consegues manter uma velociade pouco variável em intervalos de tempo curtos.. já no btt tanto podes ir a 40 a hora como 5 segundos depois estás fazer uma subida ou curva abrupta a 8km/h.. e depois é só bips bips.. lol

P.S: realmente algo se passa com o tópico pois não aparece na listagem de tópicos do sub-forum saude e treino como deveria...:confused:
 
Last edited:

wenning1982

New Member
GeoGama,

muito obrigado pela ajuda.

Posso fazer mais uma pergunta off.topic ? --> Será que vale a pena comprar um Garmin Edge705 tendo um Polar RS800CX ? Se calhar era mas sensato compara um Oregon 550 , não?


Bem, alguma coisa se passa com este tópico! é Reportar a Administração do forum. Fazes isso GeoGama ?

Pergunta On-Topic: Este programa Pro Trainner 5 não correm em macintosh, pois não ? é que nao encontro a versão para Mac. :(
 

GeoGama

Member
Eu já mexi (não muito) no Edge705 eposso dar um bitaite, já do oregon 550 não me posso pronunciar.
Pelo que descreves, o teu problema resume-se a querer ter um equipamento que da melhor forma consiga ter GPS ao mesmo tempo que faça monitorizaçao da pulsação ;)
Bom, ainda experimentei as novas capacidades GPS dos equipamentos POLAR, mas pelo que me apercebo não consegues ter 1 equipamento que seja o melhor nas duas coisas... Na minha opinião a polar e o software polartrainig dá 15-0 à garmim no que toca a análise de dados de HR, programação de treinos.. etc. Já no que toca a GPS.. é provável que seja ao contrário (só pelo facto de teres um ecra enorme no GPS para te conseguires guiar já é uma dica que se calhar n terás o melhor equipamento para GPS e quando olhas pro monitor do POLAR... )mas nao posso pronunciar muito.
Assim sendo resume-se qual destes dois aspectos valorizas mais no novo equipamento ... ou então compras 2... lol

Para não fugir muito ao tópico aproveito para anunciar que hà uma forma de adicionar tracks marcados do google earth (apara aqueles de nós que não tem GPS) e mesmo tracks marcados no GPS ao programa polartraining de forma manual sendo que as funcionalidades estão lá de raiz, pese embora na opcção de serem marcado "a la mano" no google earth sirva apenas para nos guiar qual foi o track onde fizemos aquele trieno, em que dia.. etc

O programa Pro Trainer infelizmente não tem suporte para mac, mas consegues colocar o software a funcionar em mac da mesma forma que os utilizadores de mac se socorrem para correr qualquer software nativo de windows.. perquisa por bootcamp

-- e vou entao reportar a situação do tópico à administração..
 
Top