correr vs pedalar

Jack

New Member
Obrigado por responder a minha questão Sr Paulo Marinheiro. E vou seguir o seu conselho, aproveito tb para dizer que sou um fervoroso seguidor do treino via simples o qual tenho seguido.E tenho conseguido bons resultados. Apesar de as vezes sentir que ainda me fala qualquer coisa para saltar para um pantamar mais alto.
 

analogiko

New Member
Boas.

Concordo perfeitamente com o PROQUE. A vida de hoje em dia ecomplicada e agitada, e para a esmagadora maioria das pessoas o tempo escasseia.

Sou um bttista Domingueiro que quer ir evoluindo a cada prova, e para mim e essencial correr durante a semana caso contrario teria que ficar parado. Nao gosto nada de correr, mas sendo uma opçao tao practica tenho que a utilizar, e digo-vos que estou bem melhor do que quando nao o fazia.

E claro que em alta competiçao, o nivel e outro.

Cumpts
 

GETmoney

New Member
Não se esqueçam se vão correr, arranjem uma sapatilhas adequadas ao vosso pézinho, para mais tarde não terem lesões nos joelhos, tornozelos etc. Como sabem a corrida exige muito impacto articular e quanto mais pesado for o "porquinho" mais as nossas articulações sofrem.

Portanto:
Saber ao certo se o nosso pé é pronador (mais comum), supinador, ou neutro.

Pronador - Normalmente é quando o pé vai ligeiramente para dentro, normalmente não tem arco na planta do pé, ou o arco é pouco pronunciado
Supinador - Coloca o pé para fora, corre com a parte de fora do pé, tem um arco pronunciado.
Neutro - O pé apoia em posição neutra.

Estas definições são importantes na altura de comprar uns ténis, para podermos corrigir a nossa base de apoio no chão.

Boas corridas.
 

Stargazer

Member
Já agora,como se pode saber ao certo que tipo de pé temos? Sinceramente, eu olho para os meus e... são pés! :mrgreen: :s
 

proque

Member
Stargazer said:
Já agora,como se pode saber ao certo que tipo de pé temos? Sinceramente, eu olho para os meus e... são pés! :mrgreen: :s

Quando falo em "simples sapatilhas" refiro-me à simplicidade de equipar e correr Vs. equipar e pedalar.

É óbvio que as sapatilhas devem ser de qualidade e que permitam apoiar o pé e amortecer convenientemente.

Para esclarecer estas e outras dúvidas relacionadas com o assunto consulte-se http://www.atletas.net/actualidade/noticias?artigo=3003
 

jmserra

New Member
Boas!
Se querem realmente correr... comecem primeiro a andar! Tenho alguns amigos que normalmente o fazem como treino de pré-época. Para além do risco de lesão ser muito mais reduzido, em corrida muito facilmente atingimos 80 a 90% da FCM... isto pode provocar um desgaste desnecessário e faz-nos sentir cansados e logo com menos apetência para o treino de bicicleta. Ainda o ano passado comecei a fazer umas corridas como complemento / base para posteriormente aumentar os níveis de força e resistência na bicicleta. A verdade é que ao fim das primeiras sessões de corrida (a ritmo moderado) as dores muculares eram terríveis e a recuperação muito mais difícil... portanto, por experiência própria, considero que um ou dois dias de andamento a bom ritmo no campo resultam muito bem e sem os riscos e impacto que a corrida provoca!
Abraço!
 

Putzz

New Member
depois de ler o post do sr.Paulo Marinheiro fiquei confuso ..

então .. um atleta que faça competição ( XCO por exemplo) deve so fazer treinos com a bike ??

é que tenho colegas que fazem duatlo, e a forma deles no btt é boa e aumenta bastante com os treinos de corrida.

Fiquei sem saber o que fazer :s

enfim.. acho que se correr .. vou ter cuidado :wink:
 

Best

Member
A corrida como complemento ao BTT ou o contrário, deve ter em atenção o historial desportivo de cada um...

De ambas as maneiras, o treino deverá começar por pequenos percursos e com curta duração, para gradualmente ir aumentando o ritmo e a duração.

Enquanto juvenil e junior fiz atletismo federado e entrava em provas de meio-fundo e corta-matos, pelo que para mim,  correr, é recordar ao organismo o esforço que desempenhava na altura e, com meia-dúzia de treinos já faço 30 minutos na boa.
Para mim, as corridas de 20 minutos 1 ou 2 vezes por semana, resultam perfeitamente!

Para quem nunca correu, não é aconselhável que de repente se comece uma actividade dessas como complemento do BTT , a toda a força....

Como diria o meu treinador de atletismo de então, o Professor José Araújo, antigo campeão de Portugal da maratona:

"Vê se dormes bastante, que o treino não é só correr!"

Bons treinos e não abusem!
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Putzz, é claro que no Duatlo tens mesmo que correr, faz parte... como no futebol se torce as "juntas" todas e se tem muitas lesões mas tem que ser... e no ciclismo também o podes fazer, como muitos colegas de fórum aqui dizem, mas com cuidado e sempre pensando que se fazes competição de ciclismo apenas, em alto nível não deverias correr segundo os experts, mas como também diz um outro colega, a maioria do pessoal está no Btt de uma forma mais informal e aí temos que fazer o que o tempo e disponibilidade nos permite, e acima de tudo o que mais nos dá prazer.

Quanto ao facto de aumentares a performance na bike se correres, é fácil de perceber: na bike, para atinjires determinada zona de esforço, determinada frequencia cardiaca, por exemplo, tens que forçar mais, dar mais, e normalmente o pessoal força menos principalmente porque aquilo rola sem muito esforço, e a descer nem metes quase potencia nenhuma... já a correr, numca podes parar de "pedalar", nem nas descidas que custa muito poiso travão é feito a energia das tuas pernas, e em plano custa na mesma, tens que forçar sempre, e para manteres uma velocidade média, ou média/baixa, o teu nível de esforço é muito mais alto que para manteres um nível médio na bike. Logo, progrides mais, sentir-te-ás mais forte, não por causa da corrida directamente, mas por causa do nível de esforço que imprimes, da via de energia que trabalhas, no que progredirás igual se fizeres o mesmo esforço na bike... mas claro, se num dia de "preguiça" vais andar de bike, aproveitas tudo para "aliviar"... se vais correr, como não nasceste com rodas... tens que puxar mesmo e sempre... acabou-se o dia de preguiça. Esta é a diferença.

O melhor desporto ou actividade fisica que existe é ou o ciclismo ou a natação do ponto de vista do peso que os malefícios têem na balança das percas e ganhos, que nada na vida só faz bem, há sempre o outro lado, e quanto menor fôr o peso desse lado, melhor para nós no que toca à saúde... e aí se na balança puseres num prato os malefícios da corrida, e no outro prato puseres os malefícios de não fazer nada... ganha claramente a corrida! Mas se tiveres condições e conseguires pôr num prato a Bike e noutro as sapatilhas... claramente o teu corpo agradece a Bike.


paulo marinheiro
 

Stargazer

Member
Eu,pessoalmente corro pouco. Só de vez emquando em eventos do tipo. Mas ando bastante. Faço pedestrianismo (nada de muito serio) e gosto bastante de caminhar na montanha. Para tal uso equipamento proprio, já se sabe. :)

A questão dos tipos de pé é que me apanhou desprevenido. Irei ver o site que foi mencionado.

No meu caso, os treinos tÊm que ser na bicicleta mesmo. Tenho falta de treino muscular, já que em termos cardio até nem estou assim tão mal. :)
 

GETmoney

New Member
Aqui também podem ver qual o vosso tipo de pé, e tirar duvidas por mail.
http://www.omundodacorrida.com/qualoseutipodepe.htm

Também existem lojas especializadas para tirar essa duvida. É muito importante comprar umas sapatilhas adequadas ao tipo de pé e também aos objectivos que pretendemos. Os tenis de treino são diferentes dos de competição, normalmente os tenis de treino são mais pesados e têm mais capacidade de amortecimento.

Eu tenho uns da New balance e estou muito satisfeito com eles, possuem bom amortecimento e são especificos para o meu tipo de pé, que é ligeiramente pronador.

Antes tinha umas sapatilhas diferentes e quando corria sentia algumas dores no joelho, desde que troquei as dores esvaneceram-se. Portanto aconse-lho a estudarem bem o assunto antes de comprar umas sapatilhas, no treino de corrida é dos artigos mais importantes.

Existem superficies comerciais que já deveriam ter empregados com formação especifica, porque já possuem artigos que têm muita qualidade especifica, o que se verifica é uma grande falta de formação, foi o caso da Decatlhon na margem Sul, onde o funcionario que estava presente não me sabia aconselhar o tipo de sapatilhas recomemendadas para o meu pé. Eu possuia mais conhecimentos que a pessoa que me estava a atender!! Eu falava-lhe em pé pronador e ele simplesmente olhava com um ar de "qé isso!", enfim de lamentar, devia ser um estudante que ia lá ganhar o seu..., acho que uma superficie destas deveria ter pessoas especializadas.

Já na loja da Nike da margem Sul, o funcionario já percebia do assunto, com um atendimento que me deixou satisfeito, só faltava ter uma maquina que é especifica para verificar o tipo de pé e o numero exacto do teu pé.

Assim antes de comprar uns ténis, dirijam-se a uma loja que vos possa recomendar o melhor, e não se esqueçam a qualidade paga-se.

Cump.
 

Songo

New Member
(comecei no topic do "É duro fazer btt e atletismo ao mesmo tempo" e acabei neste, mas aqui parece que a questão se encaixa melhor)


Num futuro próximo vou arranjar outra bike, para assim poder andar plo menos 2x por semana (e talvez fazer casa-univ tb), num futuro AINDA mais proximo vou começar a ir aos treinos de atletismoda univ. (que ainda não sei como vão ser, mas 'tou a espera de 1 ou 2 por semana)

A questão é que eu no atletismo não fui definitivamente talhado para fazer mais que 400m (hehe) e embora esteja a pensar nessa distancia os 100 tb n estao postos de parte (200 é que era perfect mas parece que "não há"). Agora a questão, quão contra-produtivo é "treinar" para 2 situações tão opostas. (Por exemplo no proximo ano quero ir (plo menos) ás 24h de lx).
Ah, relativamente às 2 situações os objectivos não são mto puxados, n cair pro lado nas 24h, e como n posso dizer "chegar ao fim" numa corrida de 400m, digo: não deixar os meus adversários mto tempo à "espera".
 

Rui Meireles

New Member
Comecei a correr, de vez em quando (de 15 em 15 dias), 10km.
Acho que é um bom complemento à bike, porque dá-nos um treino cardio-vascular muito intenso - quando se corre não se para, enquanto que no BTT Domingueiro...  :assobio:
É uma óptima actividade para se fazer quando se tem pouco tempo disponível. 1h30 dá para equipar, correr, alongar e tomar banho!
Só acho que é bem mais violento que a bicicleta a nível das articulações, e nos impactos verticais que actuam na coluna.

Mas são ambas actividades que basicamente só trabalham os membros inferiores e a parte cardio-vascular. Quem não pratica mais nada... pelo menos que também faça uns abdominais e umas flexões!  :mrgreen:
 

pedro25martins

New Member
xpcasa ou as rabanadas caíram-te mal, ou o que tinhas no copo, não era só água...

Prática específica vs prática variada...

Já está mais que provado, que para atletas de alta competição é preferível uma prática específica (ainda que na pré-época há quem faça caminhadas, natação, ou trabalho mais localizado) e para simples utilizadores casuais, é preferível uma prática variada, para adquirirem variados e diferentes skills motores, que vão ajudar nas mais diversas tarefas do dia a dia, aumentar a condição física e saúde, etc... Para o comum mortal é aconselhado que corra, ande de bicicleta, jogue futebol... Bem como ás crianças, para que adquiram um vasto vocabulário motor.

No ciclismo, a prática específica vai ser o ciclismo! No triatlo, vai ser a natação, corrida e ciclismo em partes +/- iguais! Não vês a senhora Vanessa a praticar matrecos ou lançamento do dardo (ainda que isso possa não ser prejudicial e fortaleça também os músculos do braço).

Só tens que ver se és um verdadeiro atleta, ou se és um comum utilizador casual da bicicleta. Posto isto, resigna-te a tua condição!
 

Burning Dogma

New Member
Aproveitando este tópico, queria que o pessoal deixasse aqui umas dicas relativas ao calçado. Tal como no ciclismo é fundamental termos um bom calção, na corrida o calçado é super importante, quer no conforto, quer na prevenção de lesões. eu estou a pensar em me iniciar na corrida, mas nada a sério, só uma corrida de tempos a tempos, quando não há tempo ou condições para pegar na bicicleta. E queria comprar uns ténis já aceitáveis, que ajudassem a poupar as articulações.

Estava disposto a gastar aí na casa dos 50/60 euros e já vi alguns modelos interessantes na Decathlon. Será que os ténis de lá são bons? É que do que tenho visto por esse preço, dentro da Adidas, Asics, Nike e outras marcas do género só se consegue os modelos de gama mais baixa.
 

Rui Meireles

New Member
Burning Dogma,

Para mim, a corrida deve ser o desporto onde é mais importante termos atenção ao calçado, uma vez que temos impactos constantes nos tornozelos e joelhos. Um calçado não indicado pode provocar lesões muito chatas.

Primeiro consulta http://www.calcadodesportivo.com/calcado_correr.htm e http://www.calcadodesportivo.com/faq.htm para teres dicas gerais e tentares descobrir o teu tipo de pé. O pé dito "normal", na verdade não é o mais normal, já que a maior parte das pessoas tem pés com alguma pronação (ainda que ligeira). Mas a meu ver, só com essas indicações poderás mesmo assim não conseguir determinar correctamente...

Por experiência própria, em locais como Sport Zone e Decathlon encontra-se calçado bom mas acho que o pessoal de lá não tem as qualificações necessárias para te aconselharem, e as sapatilhas também não trazem lá escrito a informação que necessitas. Ou já sabes o que queres, ou então não é um bom sítio para se começar. Além disso, as sapatilhas de running da marca Sport Zone falham drasticamente nos 3 testes básicos que no site ensinam a fazer! :grrr:

Eu fui ao El Corte Inglês e além de me medirem devidamente os pés, descobri qual o tipo de pé que tenho, que tipo de sapatilhas que devo usar, que número devo calçar - e porquê, entre outras coisas.
Saí de lá com umas ASICS (que até estavam com 40% de desconto) nº 46, quando costumo calçar 43 em sapatos casuais! :shock:
 
Top