correr vs pedalar

Sempre gostei do ciclismo e reconhecendo ser fundamental um equilíbrio muscular, lá fazia outros exercícios, para mim sacrifícios só com o objectivo de melhorar a condição fisica no geral para poder divertir-me melhor no ciclismo/BTT.

Sei nadar e lá ia para a piscina, mas sinceramente não acho nada estimulante nadar. Pior ainda é o sacrifício do ginásio, levantar ferrinhos e muitos eu levantei e ainda hoje estou por perceber e até admiro como há gente que gosta de levantar ferros... :s
Depois corria, principalmente no Inverno quando as condições estavam más para o BTT, mas para mim correr também não tem graça nenhuma e assim praticar desporto deixa de ter interesse, só mesmo valores como o manter uma boa saúde mental e física é que me dava a força de vontade para praticar as actividades extras BTT.

Até que recentemente descobri uma formula de três desportos que me prenchem a alma e ambos se equilibram com a vantagem de darem um gozo extra... :D

São eles o BTT, Orientação pedestre e o Surf... :D :D :D

Condição cardiaca, flexibilidade, reforço nos musculos das costas e braços, aumento da capacidade de equilíbrio vão ser melhoradas e vão ter "resmas" de muiito mesmo muito divertimento ... :D

Um abraço
 

jginja

New Member
viva,
desde dezembro praticamente que andava muito pouco de bina. em opção corri. em sete dias da semana corria 4 a 5 vezes. foi uma boa preparação para quando voltei a pegar na bike. estava em forma e com o músculos tonificados e o ritmo cardíaco em condições para o esforço.
o coração é um músculo que seja qual for o trabalho, ele não sabe se é btt, corrida, natação ou outro. o que importa é trabalhá-lo.

boas pedaladas
 

MrOverclock

New Member
jginja said:
(...)
o coração é um músculo que seja qual for o trabalho, ele não sabe se é btt, corrida, natação ou outro. o que importa é trabalhá-lo.

boas pedaladas

Sou da mesma opinião.

Eu estive bastante tempo sem andar de bike. Perto de minha casa há um monte de degraus para subir. Sempre que tinha que passar por lá tentava subir a correr ou subir 2 degraus de cada vez. Sempre fazemos algum esforço... :D
O meu grande problema no recomeço quando estou fora do btt uns tempos é mesmo o coração! Porque o resto dos músculos vão respondendo... agora o coração é que as vezes me diz que se calhar já estou a abusar :mrgreen:
 

frcarneiro

New Member
Eu acho que isso não prejudica

Eu ando de bike e a pé
ando a pé quando tenho que a levar pra cima pa depois descer!! :mrgreen:
 
Na minha opinião a corrida ajuda e muito a manter a forma. É uma modalidade excelente para estimular o musculo cardiaco e para ajudar a ter controlo sobre a respiração.

O que muitas vezes "mata" quem faz BTT é a falta do controlo da respiração, e não tanto a falta da força nas pernas......é a diferença em aguentar aqueles 5 km sempre a subir ou rebentar passado 2 km......ou menos.....

Nos dias em que o tempo para treinar (pedalar) é curto, corram.......é um excelente treino que normalmente pode ser eficaz em menos tempo. Normalmente quando chego tarde a casa e ja não tenho tempo para pedalar corro cerca de 6/7 km em cerca de 25/30 m.

Para além de que vão ver que quando tiverem de empurrar a bike naquela subida onde ja nao da para pedalar, a tarefa vai ser mais facil. Garantido....

Boas pedaladas e já agora boas corridas..........
 

proque

Member
Concordo com tudo o que foi dito.

Reparem também no seguinte: nada chega à simplicidade de calçar umas sapatilhas de corrida, sair de casa e uma hora depois, regressar com um excelente trabalho aeróbico e 500 KCal. gastas.

Experimente fazê-lo de bicicleta e vejam a diferença de logística...
 
K

kanhas

Guest
Boas,
Não sei onde foi dito que correr e pedalar era prejudicial. Eu corro, pedalo, jogo ténis e futebol, faço artes marciais e sinto-me óptimo.
Na minha opinião acho que se deve variar de desporto, acho que só se tem a ganhar com isso. Aliás o duatlo e triatlo são bons exemplos disso, pois não existe prova (que eu conheça) que requeira mais resistência que esses dois desportos.
 

agirão

New Member
Meus amigos, sou praticante de Atletismo há 35 anos. Fui 25 vezes Campeão de Portugal!

Já ganhei o troféu Maxxis Vet.B ( Cross- country) e a Taça de Portugal de Maratonas Vet B!

90% do meu treino é corrida!
 

MrOverclock

New Member
Ora aqui está um bom exemplo de que correr e pedalar são perfeitamente compatíveis :D

O único problema de correr tanto é que não ganhamos experiência em cima da bike nem ganhamos técnica necessária em alguns troços :wink:
 

coach

New Member
O treino pluridisplinar, é uma mais valia seja para atletas de elite ou para quem quer estar em forma.
As placas motoras dos musculos devem ser solicitadas em diversos angulos e resistências para a melhoria de todos os grupos musculares.
Nos do btt, ciclismo não devemos descurar o tronco , que pode ser treinado com musculação, remo, natação ou andebol, basketbal,volei.
 

kiku

New Member
Ola

concordo com o k foi dito, pq até faz sentido hehe eu por acaso nao corro, pq nao acho piada.. mas acho que vou começar a faze-lo!

faço btt ha cerca de 2 anos de forma +/- regular e ultimamente tenho notado k os meus joelhos "estalam" muitas vezes... suponho k nao seja bom!!!
um amigo meu diz k qd se faz ciclismo k se desenvolve um musculo da perna (nao sei o nome) e k se nao for desenvolvido um musculo "complementar" k começa a desviar a rotola do joelho, e isso provoca atritos (os tais estalos)... será k a corrida consegue melhorar isso ou tem de se fazer trab de ginasio?

se alguem souber de alguma informaçao!

boas pedaladas
henrique
 

MrOverclock

New Member
Será que se estava a referir ao facto de exercitares os músculos que fazem com que o pé empurre o pedal e não exercites os músculos que fazem com que a perna + pé voltem para cima?
 

kiku

New Member
ola

nao, nao era em relação a isso, era apenas por exercitar demasiado os musculos devido ao ciclismo... mas no meu caso nao uso pedais de encaixe!

boas pedaladas
kiku
 

martins.sines

New Member
kiku said:
ola

nao, nao era em relação a isso, era apenas por exercitar demasiado os musculos devido ao ciclismo... mas no meu caso nao uso pedais de encaixe!

boas pedaladas
kiku

ja me falaram, que o ciclismo ou btt, como queiras, trabalha os musculos das pernas da forma inversa da corrida, logo ai pode estar a tua resposta, outra das coisas que pode te provocar isso, é andares sempre em mudanças muito pessadas, tenta andar uma mudança mais rotativa, ganhas mais resistencia e fazes menos esforco para os mesmos quilometros com o mesmo tempo!!!!abraços e bons treinos!!!
 

Myrage

New Member
Na minha experiência de Correr e Pedalar os resultados têm sido excelentes :mrgreen:
Fico menos cansado a subir, sem necessidade de abrandar para recuperar o fôlego.

O ciclismo é bom, mas muito limitado quanto a tonificação dos restantes músculos acima da cintura.
Recomendo natação ou corrida para um bom equilíbrio muscular.

Boas Pedaladas e Corridas
My
 

pacheco

New Member
Boas!

Por impossibilidade de pegar na bicicleta durante a semana, uma vez que estudo fora, a única coisa que posso fazer durante a semana é correr. Pedalar mesmo só ao fim de semana. Gostaria que me elucidassem das vantagens/inconvenientes que daí resultam e se posso seguir os valores de "referência" divulgados para treino em btt nos sítios do costume, quer para as intensidades, quer para os volumes ou se devo ponderar outros valores, ou se devo mas é estar quieto e limitar-me a pegar na bicicleta ao fim de semana. :roll:


Obrigado!
 

pepo

New Member
No Inverno, vou à natação duas vezes por semana, em que faço 1500 metros em cada sessão, ando de bicicleta (em estrada) ao fim de semana e, se ouver vontade, corro 40 minutos, embora muito vagarosamente. E mesmo assim não consigo baixar dos meus 85kg, com os meus 1,75m.

Destas três actividades, a que dá uma maior sensação de bem estar, após o respectivo duche é, sem dúvida, a natação. Agora a que me dá mais prazer em praticar é o ciclismo. A corrida faço porque julgo ser complementar às outras duas e é para mim a mais violenta para as articulações, naturalmente devido ao meu excesso de peso.
 

Stargazer

Member
Hoje decidi ler este tópico.

Não sou expert em educação fisica e exercicio, mas já pratiquei alguns de forma "seria". Quando era miúdo e a bike era de ferro, pedalava que me fartava em estrada e no monte e andava sempre...Muitas vezes íam os outros já a pé e eu a pedalar. Outras vezes era eu que ía a pé... Acontece. :p

Mais a sério pratiquei voleibol (3 anos) e depois futebol (2 anos)... Durante esse periodo treinava cerca de 8 horas por semana, em dias diferenciados e sentia-me como um milhão de dólares. Fantásticamente bem. E dava-me bem em qualquer tipo de exercicio que fizesse, tinha excelente endurance e um nível de força interessante tendo em conta a minha fisionomia.

Depois veio a vida profissional...Stress, horários preenchidos, falta de tempo e desorganização do tempo disponivel. Conclusao, perdi toda a minha condição fisica. Quando recuperei o controlo do meu empo livre, comecei a dedicar-me novamente ao desporto. Ou a tentar, mas sem companhia custa-me um pouco. :oops:

Faço pedestrianismo de vez em quando e agora vou voltar ao BTT. Devo também começar com aulas de natação. O BTT é por adorar o ar livre e gostar muito da modalidade, a natação vai ser o dito complemento. Talvez dê umas corridas quando não der para sair com a bike.

Importante, pelo menos para mim, é o equilibrio entre o esforço dispendido nos treinos e a sensação de bem estar fisico obtida. E essa sempre foi maior, quando os exercicios eram diversificados... ;)
 

SPinto

Member
proque said:
nada chega à simplicidade de calçar umas sapatilhas de corrida, sair de casa e uma hora depois, regressar com um excelente trabalho aeróbico e 500 KCal. gastas.

Concordo plenamente :yeah:

Eu também costumo correr, e também vou a umas provas de 10Kms :D

Bom ambiente :wink:
 
Top