correr vs pedalar

TheTraveler

Active Member
Bom artigo. Coloco aqui o "Quote" para quem quiser ler sem ir ao site.

Correr para pedalar - [07/06/2006]


Correr para pedalar
A corrida pode ser praticada por ciclistas para aprimorar a condição física


Correr melhora a performance na bike
POR ERIKA SALLUM

Quer melhorar sua performance em cima da bicicleta, ganhar mais fôlego e ainda dar uma variada nos treinos? Então comece a correr já. A corrida é um ótimo aliado do atleta que escolheu o ciclismo como esporte do coração. Além de acabar com a monotonia de praticar uma só modalidade, trocar em alguns dias da semana sua magrela pelo tênis pode dar um gás danado em pouco tempo.

Corrida e ciclismo são esportes que trabalham de forma diferente os mesmos grupos musculares, mas trazem benefícios cardiovasculares bastante parecidos. Na corrida, os quadríceps, panturrilha, glúteos e outros músculos e articulações continuam a ser exigidos, porém com intensidade e angulações distintas. Por conta disso, cada uma das modalidades acaba desenvolvendo mais um tipo de fibra muscular. No ciclismo, é um esporte que necessita de força, solicita-se as chamadas fibras brancas, mais grossas e velozes, além de ricas em fosfatos e glicogênios, poderosamente energéticos. Já na corrida aumenta-se as fibras vermelhas, finas e mais lentas, que se destacam por sua riqueza em enzimas de produção aeróbica de energia. É só comparar as pernas de um ciclista com a de um corredor para notar a diferença: enquanto as do biker são grossas, as do outro costumam ser finas.

VÁ COM CALMA
- Por causa da bike, o ciclista que começa a correr apresenta um bom condicionamento físico, mas isso não significa que seu corpo esteja adaptado ao novo esporte. Comece a correr devagar, afinal, você é um corredor iniciante.
- Assim como no ciclismo, a corrida exige equipamentos adequados. Escolha um tênis de corrida ideal para seu tipo de pé. Se for correr ao ar livre, não esqueça o boné e roupas leves.
- Quase ninguém corre com uma garrafinha de água na mão. Por isso, é importante hidratar-se bem antes e depois da corrida.
- Por ser um esporte de alto impacto, a corrida exige muito dos músculos e articulações. Alongar-se antes e, principalmente, depois é fundamental.
- Se alguma competição de bike estiver próxima, deixe para começar a correr depois. Concentre-se na prova de ciclismo. É comum um novo esporte provocar dores musculares, o que pode enfraquecer sua performance na magrela.
- Dê tempo ao tempo. Se você pegar pesado logo de cara na corrida, pode se dar mal e prejudicar seus treinos de bike.
- Correr pode ser duro no início. Ao contrário do ciclismo, não é possível “descansar” enquanto se corre. Demora até que o novo corredor adapte sua respiração. E as pernas quase sempre doem nas primeiras semanas. Não desista: como bom ciclista, você está cansado de saber que persistência é essencial em qualquer modalidade esportiva.
Não desanime!

Confira a íntegra da matéria, com mais dicas e uma planilha completa com um mês de treinamento na edição de maio da VO2!

Fonte: Prólogo

IN: http://www.ciclismosc.com.br/index.php?cod_local=12&id_noticia=161&tip_noticia=2
 

jginja

New Member
Viva,
actualmente não corro, porque achava e sentia que me estava a prejudicar os andamentos na bina. Talvez fosse porque quase não dava descanso entre a corrida e o btt.
Acho que vou pegar outra vez nos ténis, pedalar menos dias mas pedalar mais km's.

boas pedaladas
 

koizu

New Member
basicamente o que isto quer dizer é que nao devemos trabalhar sempre os mesmos musculos, mas sim trabalhar todos, para que uns nao fiquem mais desenvolvidos que outros..e assim devemos variar o desporto..

esta é a minha opiniao..

fiquem bem
 
S

sergiao

Guest
Concordo que devemos trabalhar dentro das possiv]bilidades todos os musculos.
Claro que gostamos mais de pedalar, mas é importante que cuidemos de todo o corpo.

Abraços
 

tobias

Member
boas

Eu faço treino de bike normalmente dia sim dia não pela manhã, e tento fazer corrida pelo menos uma vez por semana, porque penso que ficamos com mais "caixa", e também porque quando vou correr não preciso de me levantar tão cedo. :)

Força no pedal
 

Ricardo

New Member
Boa Noite,


Existem de facto bastantes teorias sobre se correr regularmente é ou não contra produtivo para quem pedala.

Eu pessoalmente corro pelo menos 2 vezes por semana (normalmente pelo menos 15kms), e não sinto que tal me prejudique, antes pelo contrário.

Ricardo
 

crosseiro

New Member
boas,
eu sinto que correr é benéfico em pré-época porque trabalha músculos diferentes dando-nos mais estabilidade na bike.
Na altura de estar verdadeiramente em forma opto unicamente pela bike, sentindo-me muito preso na«o pedalar se correr nessa fase.
Paras os bikers que queiram manter constantemente mas de uma forma mais light aconselho correr 1 vez por semana.
 

peanuts

New Member
tenho um amigo meu que faz triatlo e quando vamos pedalar ele anda que se desunha, e ainda este fim de semana na meia maratona de igrejinha estive a conversa com um duatleta e esse tambem andava nas horas!!! teve foi azar porque furou!!
acho que nos ajuda a ganhar caixa e tambem acho que a nataçao nos e benefica para controlar-mos a respiraçao!!
 

Alf

Active Member
Eu, como faço natação noto diferenças enormes ao nível da caixa relativamente a outros colegas. Também noto que desde que começei a praticar btt corro mais. Passei de 10min (ok, ia na conversa) para 6.29 em 3 meses a correr a milha... (1609m).

peanuts said:
acho que a nataçao nos e benefica para controlar-mos a respiraçao!!

Não comecem com clubismos... :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

Best

Member
Boas...

Eu tenho fases do ano em que me dedico a correr uma vez por semana, do género, correr às quartas/quintas e pedalar aos Domingos...

Quando consigo fazer esse esquema, noto que na pedalada, a subir escarpas, o faço com mais facilidade... daí que concluo que traz benefícios.
Já para não falar nos já referidos benefícios cardio-vasculares e aumento de resistência...

Off-topic:
Parabéns pelo teu nickname, que me fez recordar dos meus tempos de fã do Yngwie... ai ai...

Abraço
 

Conguito

New Member
Eu por vezes por razoes alheias nao posso pedalar uma semana.. O que faço na semana seguinte e correr nos primeiros dias e entao so depois me agarro a bike, eu sou um pouco leigo, mas penso que a corrida e fundamental para fortalecer tronco, e nao se esquecam que quando vamos sentados e fazemos força para pedalar alguma coisa nos segura em cima de bike senão tombavamos para lado.

Eu sou apologista da corrida
 

Amukinado

New Member
Eu sou achado aqui :D
Sou nadador federado, pedalo de livre vontade e corro quando me obrigam :mrgreen: :mrgreen:
Tenho treinos de natação todos os dias menos domingo. Cerca de 6 km a nadar por sessão. Durante o ano lectivo quase só pedalo ao fim de semana e às vezes só mesmo uma ou duas vezes por mês... mas mesmo assim quando volto a pegar na bike sinto que não perdi resistencia nenhuma e às vezes até ganhei alguma mesmo sem ter pedalado. A nível de corrida mantenho-me mais ou menos sempre ao mesmo nível nos testes que tenho que fazer porque só corro nas aulas de educação física.
Daqui bocado já vou ter que fazer o teste dos 12 minutos a correr. Das duas últimas vezes fiz cerca de 2850 metros (Isto é bom?). Mas desta vez admito que não tenho feito exercício físico nenhum. E amanhã tenho uma travessia de 5 km a nadar para fazer... vamos ver se me safo sem treino :lol: :lol:
Talvez uma dia faça o Iron Man :twisted: :twisted:

Boas pedaladas, corridas e braçadas
 

MTS

New Member
Eu sou apologista de pelo menos correr uma vez por semana, acho que melhora o nosso rendimento em cima da bicicleta. :yeah:
 

ad@gio

New Member
:D eu até diria mais...eu faço btt mesmo a doer e para melhorar a minha condição fisica não abdico de duas corridinhas por semana entre 30 a 45 minutes mas cada um tem que escolher o seu ritmo e nao abusar que depois vem as lesões . nao se esqucer tambem de cuidar da alimentação e outro conselho dormir bem que tambem e muito importante.outra modalidade que tambem ajuda é a natação uma vez por semana (eu não sou muito assiduo se gostasse de agua tinha ido para a marinha) fora de brincadeiras faz trabalhar outros musculos ajuda ritmo cardico e relaxa o arganismo muito bom para recuperar do cansaço.
 

José Martins

Administrator
Eu costumava fazer duas ou três corridinhas de 30 ou 40 minutos por semana, só para descontrair.
Mas depois de algum tempo de paragem, nunca mais recomecei, mais por preguicite, que por qualquer outro motivo.
Não posso dizer que notasse melhor desempenho ou menor cansaço que o habitual, quando as fazia. Mas talvez seja bom para variar um pouco o tipo de esforço, apesar de ser algo semelhante.
 

carlospvc

New Member
Boas!

Vamos separar as águas!
Treino com vista à melhoria do rendimento cardiovascular (central) vs treino muscular (localizado).

Se pensarmos em pedalar ou correr, a nivel cardiovascular um pode complementar ou substituir o outro. Convem é utilizar um estimulo/esforço semelhante nas duas situações. Não vamos é pedalar na serra com boas subidas e boas descidas (grande alternâncias de ritmo) e depois vamos correr ali à volta do quarteirão ou em sitios que não nos proporcionem condições semelhantes.

A nivel muscular é natural que nem todos os musculos utilizados na corrida sejam solicitados na bicicleta, mas os grandes grupos musculares e os principais estão presentes nos dois exercicios.

Por isso pessoal, vamos pedalar mas vamos correr tambem!
 

martins.sines

New Member
eu nesta materia estou como peixe na agua, eu a cerca de um ano fazia atletismo "corrida de resistencia", um dia fui andar de bike com um amigo meu, que ja na altura era praticante deste desporto maravilhoso, e ele ateimava que me dava um bigode, na verdade quem lhe deu um bigode fui eu, sem qualquer tipo de treino em btt, justifico esse desenrolar dos acontecimentos, devido a minha capacidade aerobica e as minhas pernas,hoje em dia ele tem esta muito melhor do que eu, tambem deixei de praticar qualquer modalidade durante algum tempo, mas no outro dia fui andar com ele e levei um verdadeiro bigode, isto não é obra o acaso, demonstra que a corrida é um elemento essencial a malta que quer melhorar a sua performance!!!!
 
Boas pessoal!
Eu pratico duatlo a nivel federado e digo ja que a corrida, a mim, nao me prejudica em nada o andamento durante o ciclismo ou btt. Muito pelo contrario! ficamos com uma grande preparação fisica para aguentar grandes tareias em cima da bike! ajuda-nos na respiração, a subir, etc...a corrida acaba por completar um pouco o btt.
eu aconcelho a quem quizer, a correr 2 a 3 vezes por semana 30/40 minutinhos! :wink: e força nisso! vao ver que as diferenças no vosso andamento vao ser grandes!

abraços e bons treinos
ricardo
 
Top