Trek scratch 9 2010

demorider

Active Member
Boas pessoal,

Já a algum tempo que por cá ando e nunca "apresentei" nenhuma das minhas "meninas", mas hoje lá me decidi a apresentar a minha nova cabrita ;)

Como alguns terão reparado por alguns dos meus post's nos tópicos eu praticava DH com este "tractor" de 200mm com um peso a rondar os 19kg




Mas com muita pena minha tive de me "despedir" dela pois devido a falta de tempo para ir andar com o pessoal estava cada vez mais dificil de ter tempo livre compativel com o resto do pessoal, quando eu podia ir andar o resto do pessoal não podia, quando eles podiam era eu que não podia.. Depois de muito pensar e de ter entrado nas hipoteses a desistencia das bikes (coisa que não queria mesmo nada) chegui a conclusão que precisava de algo um pouco mais polivalente, algo que me permitisse pelo menos deslocar-me até aos trilhos sem estar tão dependente de transportes e que me permitisse também fazer algumas subidas.. Foi aqui que começou a minha procura por algo que me permitisse dar umas pedaladas mas que não me impedisse de descer umas pistas de DH..

A minha eleita era a Specialized enduro de 2010 para cima, esta demo 8 era a minha 3ª specialized e não tenho qualquer queixa da marca nem do desempenho das bikes do grande S, mas face ao preço que pediam pelas usadas e ao material que as equipavam estava difícil de fazer de encontrar um bom negócio até porque os euros estavam escassos e não me podia esticar muito..

Até que um dia entro numa loja na esperança de encontrar algo usado que me agrada-se e eis que encontro esta linda (são gostos ;) ) Trek scratch 9 de 2010


(foto da bike ainda na loja)

Gostei da bike, o preço pareceu-me ser muito bom face ao que ela custava nova e ao estado irrepreencivel em que se encontrava.. ok... Vamos lá negociar... Uma semana depois já estava em casa :D..

Bem mas vamos lá ao que interessa..

Hoje foi dia de ir ver como a maquina e o dono ;) se portava no terreno



E aqui esta ela no seu habitat natural :p

As primeiras impressões que tenho dela é que para uma maquina de 170mm atrás e 160mm a frente é muito "pedalavel", a subir a maior dificuldade que encontrei (alem da minha muito má forma fisica) foi nas subidas mais "puxadas" ela começa a levantar a frente muito facilmente mas fora isso sobe bem melhor do que eu estava a espera, agora preciso é de umas perninhas que as minhas já se esqueceram de quando foi a ultima vez que pedalaram mais do que 2 ou 3km lol..

A descer... Bem aqui sim fiquei mesmo surpreendido com o desempenho dela.. Rápida, estavel e confortável.. Rápida muito rápida em mudanças bruscas de direção, estavel em altas velocidades e confortavel pois o sistema traseiro funciona as mil maravilhas a absorver tudo o que passe por baixo da roda sem bombear demasiado nos momentos de pedal.. A descer dou nota negativa aos pneus, são uns bontrager fr-4 e na areia são um verdadeiro perigo, de cada vez que pisavam um montinho de areia que a agua vai juntando parecia que tinha pisado gelo, cheguei mesmo a apanhar 2 ou 3 valentes sustos.. De resto que fosse em pedra molhada, terra solta, lama ou piso duro agarraram sempre bem e têm um excelente grip em travagem..

Dou também nota negativa ao selim que no inicio parecia ser bastante confortavel ao pedalar sentado mas que ao fim de uns bons km se tornou um tormento para o meu traseiro, visto a bike ter sido lançada como uma bike de freeride soft não me admira que o selim não seja propriamente o rei do conforto para pedalar..

A parte caricata da voltinha de hoje foi eu para experimentar a polivalencia da maquina decidir ir fazer um all mountain e explorar um magnifico monte que tenho relativamente perto de casa.. Ora eu que já não pedalava mesmo a sério praí a uns 10 anos ou mais lá fui todo contente a procura de um trilho muito tecnico onde eu costumava passar nos tempos das motas mas estava tudo modificado e cheio de novos acessos para os bombeiros e acabei perdido mas como o pessoal das motas com quem andava costumava dizer quando nos perdiamos "enquanto formos a descer vamos bem" e lá fui eu sempre a descer até encontrar uma povoação (que eu não sabia que povoação era).. Quando encontrei alguém a quem perguntar onde estava as minhas piores suspeitas confirmaram-se e eu estava do lado oposto do monte a cerca de 30km de casa (por estrada) sem bateria no tlm para chamar alguém para me vir buscar só tinha duas hipoteses.. Ou subia o monte todo outra vez (cerca de 10km sempre a subir sem nenhuma descida ou zona plana) e descia por onde tinha subido no inicio ou então vinha por estrada (os tais cerca de 30km).. A corajoso vim pela estrada... Se o arrependimento matasse :fpalm:.. Estão a imaginar o empeno? Pois nem é bom pensar eheheh..

Mas por hoje não me vou alongar mais porque já para aqui vai um testamento e o relógio não para e eu tou com um empeno nas pernas que nem é bom e amanha é dia de trabalho, vai ser um dia de andar encostado a tudo para ver se está tudo seguro e não cai eheheh..


Deixo só 2 ou 3 fotos da linda vista no topo do monte (a qualidade esta má mazinha mas foram tiradas com o tlm)





Nestas duas fotos não se percebe bem mas lá ao fundo ao fim das ultimas povoações é o mar na zona de Esposende e Fão (primeira foto) e na zona de Viana do castelo (segunda foto)..



Ao fim de 20 minutinhos depois de ter tirado esta foto eu estava algures ali em baixo no meio daquelas casinhas bem mais longe de casa do que eu queria lool..

Amanha se tiver de tempo de passar por cá deixo uma lista completa de todos os componentes e aos poucos vou fazendo uma breve analise aos componentes e vou dando mais fedback do desempenho da cabrita..
 

TiagoMAIAC

New Member
Tem muito bom aspecto a bike. Fizeste bem ter ''encostado'' o DH. Esta vertente é mais completa, porque ao mesmo tempo que sobes e consequentemente ganhas algum fitness, a descer é igualmente fun e fazes até render mais a descida porque sabes de antemão que vais ter de subir tudo outra vez para voltar a descer. lol

Parabéns pela montada.
 

demorider

Active Member
Obrigado pessoal :)

Tiago, apesar de ter alguma "pena" por ter "encostado o dh a primeira "aventura" no enduro foi muito positiva e muito mais "completa".. O dh é muito fixe mas acaba por ser uma adrenalina de 3 ou 4 minutos repetida varias vezes sempre limitada aquela "pista" que é descida vezes sem conta, acaba por sempre sempre o mesmo.. Com esta posso explorar mais e acabo por poder tambem desfrutar de umas pistas de dh embora com mais limitações..

kik, quando andava no dh costumava andar muito pelo monte do Facho (Oliveira-Barcelos), com esta ainda só andei este fim de semana e foi no Monte de São Gonçalo entre Santa Leocadia e Fragoso (um monte com imenso potencial e muito para explorar) e talvez seja por onde vá andar nos proximos fins de semana, pelo menos até ganhar mais forma fisica e me habituar mais a bike..

Insignia, a demo era realmente uma grande maquina mas como disseste e bem não me permitia fazer o que a trek permite.. Agora é só o dono ganhar perninhas para lhe dar muito e bom uso ;)
 

tinric

Super Moderador
Ora cá está mais um... :D isto parece um funil... o pessoal do "Dónil" baixa um pouco o curso, o pessoal dos XC que gosta de umas coisas mais "interessantes" sobe um pouco... e quando vamos a ver... estamos todos "ou quase" no AM/Enduro :D

Parabéns pela montada e pela escolha.

Visto do ponto de vista que falas... realmente o dh deixa de parecer tão interessante... pois a dada altura já se conhecem os grãos de areia da pista mm a mm.

Abraço e boas Almontanadas Endureiras.


EDIT: Ah isso dos empenos... um gajo como eu que fazia 200kms por fim de semana se fosse preciso e na 2ª feira estava capaz de andar outra vez como se nada fosse... com uma bike com 8,5 kg... agora com 30 kms (mas bons) fico arrumado ... o treino é tudo neste "ramo".
 

demorider

Active Member
tinric, realmente cada vez se vê mais pessoal a aderir ao Am/Enduro.. Se podemos ter "2 mundos" porquê andar só num? :D

Até ter experimentado o enduro não me apercebia o quanto estava "limitado" no DH, mas depois de ter experimentado dei por mim a meio das subidas ou das descidas a pensar "porque raio não me dediquei ao enduro mais cedo?"..

Quanto aos empenos com o tempo e treino vai lá (espero eu) ;).. Ontem abusei bastante, para quem esteve cerca de 8 anos sem pegar numa bike e nos ultimos 2 anos era só largar travões e deixar a bike rolar e fazer pelo menos 35km (não sei os km exactos mas sei que por estrada foram entre 25 a 30km e em monte pelo menos 10km) foi abusar bastante mas ao que me diverti valeu cada km de empeno e para o proximo fim de semana se tudo correr bem lá vai outro empeno :D..

kik, costumas andar na pista de dh ou pelos trilhos?
 

kik

New Member
Costumo andar pelos trilhos e por vezes numa pista de dh (penso eu, já muito pouco usada), mas pelo que tenho visto acho que existem novas linhas.
 

demorider

Active Member
Como prometido vou então deixar a lista de material da bike, se me esquecer de algum componente avisem ;)

Quadro: Alpha Red Aluminum w/ABP, Full Floater, alloy EVO Link, E2 tapered head tube, oversized pivot bearings, ISCG03 mounts, 142x12mm or 135x12mm rear axle, replaceable derailleur hanger, adjustable geometry (colado do site da trek)
Caixa de direção: Cane creek frustum se light edition
Suspensão: Fox 36 van rc2 fit
Amortecedor: Fox dhx rc4
Rodas: Bontrager cousin earl elite TLR
Pneus: Bontager FR-4 team issue TLR (não sei se estão em tubeless ou com camera)
Desviador da frente: Shimano XT
Guia de corrente: não sei
Pedaleira: Race Face Atlas 24/36
Pedais: NukeProof Electron
Desviador Traseiro: Sram X9 Caixa média 9V
k7: Sram PG970 11-34 9V
Manipulos: Sram x7 2x9
Travões: Elixir R
Discos: Frente: shimano 203mm (não sei o modelo exacto) Trás: Avid G3 cs
Guiador: Bontrager big earl (a trek diz ser de 25mm :confused:)
Avanço: Bontrager rhythm
Espigão: Concept cex (preciso urgentemente de um telescópico)
Selim: Bontrager rhythm

Penso que não me esqueci de de nada, mas caso tenha esquecido digam ;)
 

demorider

Active Member
Não sei qual a pista que falas (há pelo menos 2 pistas) mas ou é a de pedra (que é quase toda em cima de penedos e pedras) ou é que vai da capela até Oliveira.. Se for esta ultima que referi já esta novamente a funcionar a todo o gás, foi arranjada e melhorada mas ainda falta ou faltava desbravar uns metros para ficar completa, depois também uma paralela a esta mas que nunca ficou acabada e praticamente não teve uso..

Se calhar até já nos vimos algures por lá :D
 
Boas

Demorider ainda não tinha postado nada no teu tópico mas mais vale tarde do que nunca :D e digo te a bike tá espetacular :clap: apesar de gostar mais da Demo .Os componentes da Trek estão 5 estrelas.

Cumprimentos e Boas Pedaladas ;)
 

demorider

Active Member
monsterdiablo, obrigado :).. A demo era sem dúvida uma grande bike e tenho alguma pena de a ter vendido, mas estava na hora de "mudar de caminho" e lá veio a trek que para já me esta a encher as medidas, é uma excelente bike e muito versátil (as pernas do dono é que não são lá muito versáteis) ;)..

Bem pessoal eu até me esqueço que tenho um tópico e não tenho dado notícias mas infelizmente também não são as melhores..

Na terça feira ao fim do dia fui dar uma voltinha rápida e quando cheguei a casa reparei em algo nada agradável, a suspensão estava com uma baínha toda suja e eu não tinha andado na lama nem nada... Já devem estar a imaginar o que aconteceu...

Pois é, um retentor que "entregou a alma ao criador", foi desmontar suspensão meter na caixa e na quarta feira enviar para o Daniel Pombo para uma revisão geral que já estava a pensar mandar fazer pois a bike é usada e não sei como estava de revisões e assim sempre ficava mais descançado.. Aproveitei e mandei também o amortecedor já que ia ter de ficar com a bike parada aproveita-se e põe-se tudo impecavel para não ter chatices nos próximos tempos.. Penso que amanha ou no maximo terça feira já devo receber o material todo prontinho ;)
 
Sim não te preocupes que estão bem entregues :mrgreen:. Conheces alguns Bike Parks aqui em Portugal sem ser o de Ponte de Lima ? Estava á espera de ir andar nuns trilhos mais puxados agora no Verão conheces algum fixe ?


Cumprimentos e Boas pedaladas ;)
 

demorider

Active Member
Alem do de Ponte de Lima não conheço mais nenhum cá em portugal.. Há o more bike park mas acho que aquilo apesar do nome que tem não é um bike park, acho que não há transportes nem nada...

O melhor é o bike park de manzaneda em Espanha, a viagem fica um bocado cara mas um dia passado lá é diversão garantida e tem pistas bem puxadas.. Uma alternativa é Sintra, tens lá trilhos/pistas brutais...
 

mlouro

New Member
Boa opção pela Scratch! Achas que te limita muito para o que costumavas fazer de DH? Ir à descoberta é das coisas que mais gosto, e pareces ter aí uns montes bem porreiros, aproveita e congrats :)

Bike parks, também não conheço mais nenhum cá além de Ponte de Lima, mas tens pistas/spots com serviços de transporte na Lousã (montanha-clube.pt), Terras do Bouro (innature.pt), Algarve (themountainbikeadventure.com entre outros)..
 

demorider

Active Member
mlouro, Sinceramente acho que não me limita muito, a maior limitação que tive ate agora foi da minha parte por ainda estar a "conhecer" a bike e porque passar de uma 200mm para uma de 160mm ainda se nota a diferença e a confiança a enfrentar os obstaculos diminui sempre um bocado mas com o tempo lá irá ;)

Depois de ver o seguinte vídeo acho que só não faço qualquer pista de dh nacional se o cagufe não deixar :D
[video=youtube;ZjGXlaiwTfY]https://www.youtube.com/watch?v=ZjGXlaiwTfY[/video]
 
Top