Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

camponubla

Well-Known Member
Yeap.....uns 270€ na bike 24, mas depois de te-lo comprado disseram no foro espanhol que numa loja inglesa (agora não recordo o nome) está a venda por uns 235 €.

Seja como for é muita nota, é verdade, mas se a durabilidade for mais ou menos boa (tem parte dos carretos em AL e outra em aço, mas como está dividido em três partes, da para comprares as partes por separado) para mim é uma boa solução.
 

transalp94

New Member
Boa tarde pessoal. Precisava da vossa ajuda, tenho uma BH de BTT roda 26' (2x9) a precisar de uma pedaleira nova (a atual está com uma folga brutal irremediável) e está a precisar de manetes de mudanças novas tanto do desviados traseiro como do desviados da pedaleira.

Já que estou numa de ter de gastar de dinheiro, estou a ponderar meter-lhe um sistema 1x11. Mas no entanto gostava de aproveitar o máximo material possível para fazer a transição.
Após uma longa leitura deste post, continuo com algumas dúvidas.

A minha questão é a seguinte: O meu desviador traseiro é um Shimano XTR M972 Shadow de 9 velocidades e está praticamente novo, é possível aproveita-lo para 11 velocidades? Se sim, é necessário fazer algumas alterações?

Cumps.
 

nunokas

Member
Boa tarde pessoal. Precisava da vossa ajuda, tenho uma BH de BTT roda 26' (2x9) a precisar de uma pedaleira nova (a atual está com uma folga brutal irremediável) e está a precisar de manetes de mudanças novas tanto do desviados traseiro como do desviados da pedaleira.

Já que estou numa de ter de gastar de dinheiro, estou a ponderar meter-lhe um sistema 1x11. Mas no entanto gostava de aproveitar o máximo material possível para fazer a transição.
Após uma longa leitura deste post, continuo com algumas dúvidas.

A minha questão é a seguinte: O meu desviador traseiro é um Shimano XTR M972 Shadow de 9 velocidades e está praticamente novo, é possível aproveita-lo para 11 velocidades? Se sim, é necessário fazer algumas alterações?

Cumps.

Boas.

Penso que havia um "quitanço" no braço do desviador para as versões 10v trabalharem nas cassetes e manípulos 11v. Em 9v acho que não dá mesmo.

e13 montada com conjunto BOR e xtr m9000 mecânico. Que dizer? Porque raio não o fiz mais cedo? :D

Passagens precisas, rápidas e sem barulhos manhosos com corrente sram. Linha de corrente perfeita dentro do expectável num 1x e comportamento muito bom nos carretos 10t e 9t, aliás, não se nota diferença nenhuma e o 9t permite uma cadência confortável em plano.






cumps
 
Boas,

Estou a pensar trocar o meu 2x10 para 1x11. A atual transmissão é X0 e pretendo aproveitar a pedaleira X0, o prato terá que ser de 32 dentes, qual o melhor prato para um bom alinhamento da corrente?
Penso optar pelo GX1, essencialmente devido ao preço. Que acham?
 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Vou comprar a 2ª corrente para ir alternando com a shimano xtr de 11v que levo, e entre a sram xx1 37,90 € e a sram x1 24,90 € qual escolher? Merece pagar o preço pela xx1? Será mais leve, mais duradoura?
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Fiz hoje uma manutenção na bicla para deixa-la pronta para as próximas provas, e ao desmontar a k7 da e13 vi que alguns dentes parecem-me com algum desgaste já acentuado, tendo em conta que deverá ter uns 400 km de uso.

Que acham?

 
Preciso de uma ajuda, pois já ouvi tanta opinião que estou baralhado.
Ando a ponderar trocar a minha transmissão 3X10 para 1x11 ou 2x11, mas se calhar o melhor era aproveitar a que tenho até ao fim e aqui é que está o problema. Como ouvi tanta opinião (uns querem vender, outros ajudar e ainda os que atrapalham :p ) sobre o desgaste, deixo aqui umas fotografias do estado actual dos pratos e cassete, para que me digam se é melhor trocar já ou se ainda aguenta uns km's!







Agradeço desde já a ajuda.
 

davidream

Active Member
bOAS!
Não sou própriamente um guru:sabichao: ,mas vou tentar ajudar :D
A olho,o desgaste da transmissão nota-se verificando que os "dentes"dos componentes(Pratos/cassete/roldanas) estão muito bicudos.Outra forma de ver que a transmissão está desgastada,é ao trocar as velocidades notares dificuldade na subida/descida das mesmas,ou o enrolar da corrente.
Para a corrente existem ferramentas de medição de desgaste mas o mais avisado é trocar ao fim de +- 1000Km's.
Pelas fotos o material parece ainda ter uns bons Km's a dar, mas tu saberás melhor! pois vês o funcionamento da transmissão por ti próprio no dia a dia ;)

OBS: Ás vezes o mau funcionamento da transmissão, passa pela necessidade de uma boa afinação/limpeza! não é obrigatoriamente sinal de desgaste :yeah:

Cumps
 

Jocas22

Active Member
a regra é se esta tudo a funcionar bem nao troca. ;) Nao vas em conversas de vendedores. Assim que começar a dar problemas notas logo, corrente a saltar, mudancas que nao entram,... A corrente tens uma ferramenta pra medir como ja disseram (mas dura bem mais que 1000kms. Ia á falencia assim lol). Os dentes dos pratos, cassete, roldanas é como ja foi dito.
Geralmente morre 1º a corrente, depois k7 e roldanas. Os pratos sao os que mais resistem
 
Boas pessoal,

O medidor de corrente tenho e uso (e já vou na 3ª corrente), a minha duvida é mesmo em relação às restantes peças da transmissão!
Há uma ou duas mudanças, no meio da cassete, que às vezes custam mais um pouco a entrar, mas pode ter sido sujidade, coisa que normalmente não deixo acumular, mesmo para poupar a transmissão.

Obrigado pelas respostas!
 
Pegando no assunto dos pratos ovais...
Tenho XT 2*10 e estava a pensar por um prato (32 ou 34T) da absolutblack e manter as 10 velocidades atrás com cassete SunRace 11-42T. Mas agora disseram-me que também tenho de substituir o desviador traseiro por um daqueles que tem bloqueio. Será???
 

nuno faia

New Member
Boas tardes pessoal...já lá vai um tempinho desde o meu ultimo post aqui no fórum...e a verdade é que estou a precisar de uma ajudinha. Está a chegar aquela altura em que um gajo começa a pensar se continua com as 9 velocidades, ou então decide dar o salto para as 11 velocidades...a minha maior duvida neste momento, reside na roda traseira. Tou farto de pesquisar mas ainda não encontrei informação que me tirasse as duvidas a 100%. A roda em questão, é uma Mavic Crossmax ST(26) de 2012, e ainda não consegui perceber se o cepo tem espaço para lá meter uma cassete de 11v. Encontrei na net uma tabela com compatibilidades, e segundo essa tabela as mavic já desde à uns que tem um cepo maior, e que coincidência ou não, permite a instalação de uma cassete de 11v, mas pareceu-me que a tabela se referia a rodas de estrada...alguem por acaso tem esta informação? ou então que me consigam dizer qual é a medida precisa no cepo para colocar por exemplo uma sun race mx8.

Aqui o link com a tabela que vos falei: http://www.slowtwitch.com/Tech/Cassette_Spacers_2013_3978.html

Desde já obrigado pela ajuda
Boas voltas
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Em estrada isso aconteceu. Há rodas mais antigas que não dão para k7 de 11v.

No btt, qualquer roda com cepo para k7s de 9 e 10 velocidades, aceita k7 de 11v.
 
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