Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

nuno faia

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obrigado pela rápida resposta...eu também estava com essa impressão, mas não conseguia tirar as minhas duvidas a 100%. Assim sendo, vou apostar então numa transmissão 1x11...
Em principio será mais ou menos isto:
Manipulo-SRAM NX GripShift 11v 2017
Desviador-SRAM NX 11v 2017
Cassete-SUNRACE MX8 11v 11-42
Corrente-SRAM PC 1110 11v
Em relação ao prato do pedaleiro, é que não tenho bem a certeza, mas estou inclinado para um 36t. Outra opção será o 38t, mas neste caso se calhar já teria que colocar uma cassete 11-46....vou estudar mais um bocado... :p
 

maddog

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Nuno faia, aconselho te a recorreres a uma calculadora de ratio que há por essa net fora e verifiques a relação que usas actualmente e essa que estás a ponderar, pois a falares em prato 36 e 38T é melhor confirmares isso!
 

nuno faia

New Member
Porque dizes isso amigo? Mais pequeno não quero. Neste momento estou a usar 2x9 com pratos 24-38 e cassete 12-36, alterada para 11-36, e esgoto a transmissão muito rápido a rolar. Quando chega a altura de subir, só vou buscar o 24 mesmo naquelas subidas lixadas. Na maior parte das vezes que vou andar ou vou a passeios, nem uso o 24, dai estar a ponderar manter o 38T. Pelo que pesquisei, e para uma roda 26 a malta costuma montar o prato 36 para um Setup 1x11...mas diz lá o que achas, não tenho problemas em ouvir opiniões.
 

kanoysta

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Quando mudei para 1x11 tb pensei que ia esgotar fácil. Mas a minha troca de transmissão foi acompanhada também de troca de 26 para 29. A relação das mudanças com tamanho de roda diferente não é bem a mesma. Mas ainda assim, os únicos que conheço que usam prato 38 com cassete 11-42 são os PROS :) (Edit: que andam de 29 tb)
Mas se já tens 11x38 na tua 26 e esgotas, se calhar mais vale mm continuar com 38.
 
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nuno faia

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Eheh...Pro é coisa que não sou de certeza...mas lá está nas 29 e segundo o que me apercebi, a malta opta pelo 34t. Nas 26, quem fez esta mudança, a maioria achou que o 36t era o que encaixava melhor. Isto segundo alguns users de fóruns de lá de fora...Por acaso o prato ainda não comprei, o restante material vem a caminho. Quando chegar, posso fazer um teste com este 38 e tomo a decisão a partir dai...
 

nuno faia

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Por acaso estava a ver nesse mesmo...não percebo nada destes números...e quando meto a combinação que tenho agora, aparece os números a vermelho porquê? O que é um "desarrolho" pá?? :D
 

camponubla

Well-Known Member
Por acaso estava a ver nesse mesmo...não percebo nada destes números...e quando meto a combinação que tenho agora, aparece os números a vermelho porquê? O que é um "desarrolho" pá?? :D

Desculpa, as vezes faço a tradução literal das palavras do espanhol para o português :)

Se procuras o "?" naquela web, explica o que é cada coisa. Os nº que ficam a vermelho quer dizer que são mudanças ou que se repetem ou que não convém por (por cruzar-se a mais; por exemplo, um prato de 36 com os carretos maiores)
 

edununo

Well-Known Member
Isto de se dar conselhos sem se conhecer a pessoa que os pede é complicado.
A escolha das relações de transmissão depende muito da capacidade física de cada um, do tipo de percurso que cada um faz etc.....
Usar um prato 38, mesmo numa roda 26, vivendo numa região como o Gerês, só por alguém muito bem fisicamente. Nesta zona em 40 kms consegue-se facilmente 2000m de acumulado.

Dito isto, eu não sei que género de passeios fazes e qual a tua forma física. Se pouco usas o prato 24 actualmente, ou és muito bravo ou fazes poucas subidas duras.

Para teres uma transmissão mais polivalente, o ideal seria comprares o cepo XD para essas Mavic. Eu sei que para as Crossmax SLR de 2012 ( as com os cubos brancos) existia. Coloquei um nas minhas. Salvo erro as Crossmax ST da mesma altura eram iguais em termos de cepo e também poderiam usar o XD.

Com este cepo podias colocar uma cassete 10-42 e usar um prato 34. Um prato 34 com uma cassete com carreto de 10 dentes é equivalente a um prato 38 com cassete com carreto de 11 dentes.
Desta forma dá para rolar bem e tens sempre uma velocidade leve para as subidas complicadas, para quando já se está mais cansado etc...
 

nuno faia

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Bom dia malta. Mais uma vez obrigado pela ajuda. Vivo na zona oeste (Torres Vedras) onde uma voltinha normal de 40/50 kms pelo monte, costuma chegar perto dos 1000m de acumulado. Como disse, não sou nenhum pro, mas normalmente ando 2/3 vezes durante a semana e depois ao domingo com a malta amiga, ou em passeios aqui da zona. Ultimamente tenho participado em provas de resistência de 3h em circuito fechado e tou a gostar daquilo...Sempre gostei mais de pedalar em força que em cadência, o que para voltas mais longas não é bom. Estive a olhar para aqueles números, e realmente acho que é a esticar muito a corda. De qualquer maneira, não vou já desmontar o pedaleiro, deixo como está (24-38) e faço uns testes com a cassete 11-42. Se não gostar daquilo, o mais certo é ir para um 34T e sacrificar velocidade...

Esse cubo XD que falas, também já me cruzei com essa informação, e parece que me lembro de ver um vídeo onde trocam o cepo precisamente nas SLR de 2012, e mais uma vez tens razão, o cepo é igual às ST...vamos ver...vou dando noticias
 

maddog

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Já venho tarde para responder pois o edununo já se antecipou.

Usar um só prato e estares a falar num 38 ou 36 estou a achar muito ambicioso (não leves a mal a palavra atenção).
Por esta razão é que te sugeri a calculadora para ficares com a ideia do que usas actualmente é no que estarias a pensar em colocar.

Quanto a esgotar.... Não há milagres ou deixas de conseguir subir as paredes mais inclinadas montado, ou perdes velocidade de ponta! Sendo que no caso da ponta se optares por k7 sram tens o carreto 10t que minimiza a coisa, existe aí uma outra marca que chegam a ter um pinhão de 9T mas se pesquisares e leres! Vais "apertar" muito a corrente nessa velocidade e o desgaste de será muito mais rápido. ... Teorias e tal.

Por explo qd troquei de 2x10 para 1x11 (prato 32 oval) perdi a "ponta" e aos 38 a 40kmh vou em seco, mas também qts vezes pedalas a essa velocidade em btt? Quanto à subir... Subiu tudo que subia e melhor ainda ;) Btw uso roda 27.5
 
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fabio viana

Well-Known Member
A velocidade de ponta numa bicicleta de btt a meu ver não tem grande importância...

Eu agora montei a bicicleta com um prato de 30t a frente e cassete 11-34 atrás e dá para subir praticamente tudo, porém quando tinha os 3 pratos nunca usava o 3º em provas.. apenas em situações em que apanhava uma descida ou outra em estrada, porque no monte o prato do meio chegava..
 

nuno faia

New Member
Na boa maddog, não levo nada a mal. Opiniões e sugestões são bem vindas! Mas olha que aqui o amigo fabio viana ainda é mais ambicioso que eu, porque 30t com cassete 11-34, é quase igual ao 38t com cassete 11-42 e partindo do principio que ele está com roda 26...mas é como disse, deixa o material chegar, faço um teste com o 38t que tenho e então decido que prato colocar...
 

fabio viana

Well-Known Member
Sim também tenho roda 26 :D

O melhor é mesmo deixares chegar o material e veres, porque até te podes dar bem com o 38 ou teres de mudar para um 36.
 

pamoreira

Member
A cassete de 9-46 foi apresentada na Eurobike, mas ainda não está disponível para venda. Na altura perguntei-lhes quando estaria disponível e não tinha a certeza, mas apontaram para final de 2016 / início de 2017.

É mais leve, mas mais cara também e só tem 2 secções (ao contrário da TRS+ que tem 3 secções). A parte mais positiva da nova cassete é que vai fazer baixar o preço da 9-44 :D
 

Hardskin

Well-Known Member
Para mim que ainda uso 3x10 na 26 e 1x11 na 27.5, não vejo vantagens práticas ou funcionais na última em comparação com 2x10.
Vantagens, só estéticas e de redução de algum peso e sou da opinião que mesmo com as relações actuais, 2 pratos na pedaleira ainda é o ideal.
Não se trata apenas de ter mudança para todas as situações mas principalmente de a ter com toda a rapidez no momento em que ela é necessária. Para mim isso só é possível com a passagem de pratos na pedaleira.
 

camponubla

Well-Known Member
Eu passei de 2x10 para 1x11 com o intuito principal da poupança de peso (foram uns 500 gramas ao ar). Mas depois duns bons km já feitos com o 1x11v não voltaria ao 2x10 por nada. Para mim, não é só a poupança de peso, como também a simplicidade do sistema e por cima de tudo, simplicidade de utilização.
 
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