Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Obrigado. Ontem reparei que faz muito barulho nos carretos maiores. E nos mais pequenos faz um pouco mas nada de especial.....E no carreto 9-10-12-14-17-20-24-28-32-38-44 não faz nada de barulho (nesse ponto parece que a corrente bem alinhada). Pus ontem umas anilhas de 1,5 mm para "aproximar o prato de quadro" e o barulho nos carretos maiores pareceume o mesmo, mas a verdade que o carreto que passou a não fazer nada de barulho passou a ser o 9-10-12-14-17-20-24-28-32-38-44. Por isso, voltei a tirar as anilhas.....

Acho que vou levar a bicla à loja para ser vista pelos profissionais, no mínimo para ficar descansado (se calhar até é normal o que faz!)
 

Mr.sa

Active Member
Camponubla. No teu tópico meteste que a corrente é uma kmc x10 , ou seja, 10speed num sistema de 11. Muito provavelmente está aí grande parte do problema do barulho. Para aí teria de ser uma x11. A menos que te tenhas enganado a escrever o nome da corrente, e aí já diria que se com lubrificação não passar, tens pouco a fazer
 

nunokas

Member
camponubla, tenho ideia que para narrow wide as correntes sram 11v são as menos barulhentas.
Apesar do desviador e shifter shimano preferi não arriscar e adquirir a corrente X1.

cumps
 

camponubla

Well-Known Member
Obrigado, não sabia disso :)

Como tenho pendente a compra de uma segunda corrente para ir trocando, experimentarei então a de sram 11v.

Em relação à "barulheira e ao cruze da corrente", agora levo no BB um espaçador do lado do prato de 2,5 mm (como diz o manual da shimano para quadros de 73 mm, que é o caso). Poderia tentar de trocar esse espaçador por um de 1 mm por exemplo (ou 1,5 mm) e por do lado esquerdo outro de 1,5 mm. Isto aproximaria o prato para os carretos maiores. Teria que ver que o prato não tocasse a escora esquerda (não sei se tem muita ou pouca folga).
 

pamoreira

Member
Confirmo o que o nunokas diz - já usei KMC X11SL e SRAM XX1/RED22, e as SRAM são menos barulhentas. As Shimano não sei porque nunca experimentei.

Mede a linha de corrente e a folga que tens do prato para a escora (como o prato é oval, tem atenção à posição do prato quando medires). Isso já te dá para teres uma ideia de onde andas agora e de até onde podes ir sem teres que andar a fazer muitas experiências.
 

camponubla

Well-Known Member
Experimentei trocar o espaçador de 2,5 mm do BB para o lado esquerdo e a diferença é significativa, agora faz barulho mas nada de outro mundo (acho eu)...e ainda há folga entre os dentes e a escora (uns 8 mm). Não sei se manter o espaçador do lado esquerdo terá implicações que não estou a ver, tipo os cranks -> pernas -> não estarem no eixo longitudinal do quadro ou outras implicações "mecânicas".

Mas para já vai ficar assim até experimentar "no campo"
 

Malho

Member
Boas
Eu tenho uma cube roda 26 e queria meter só um prato à frente, neste momento está com 3x9. Eu não queria mudar tudo de uma vez e continuar durante algum tempo com 9v atrás para aproveitar a cassete ao máximo.
Que número de dentes é preferível no prato?
Já agora entre um prato convencional e um prato oval que tenham o mesmo número de dentes, existe alguma diferença entre os andamentos que se conseguem? Como por exemplo se um prato oval de 32t corresponde a um prato convencional de 30t?
 

Malho

Member
No máximo dos máximos eu vou usar apenas 9v atrás durante 3 meses e depois mudarei, simplesmente não quero fazer o investimento todo de uma vez só
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas, eu andei com 1x9 com roda 26 e nunca senti grandes complicações, mas o que é certo é que ficas um pouco limitado a descer se optares por um prato demasiado pequeno..

Eu andava com um prato de 30t com cassete 11-32 e dava para fazer paredes e nunca tive problemas em subidas nem a rolar, mas quando começa a descer é deixar ir :D
 

Nozes

Active Member
...um prato oval de 32t corresponde a um prato convencional de 30t?

Um prato oval 32 faz 32 na posição de mais força e 30 na "zona morta" da pedalada.
Um 34 faz 34-32 e por aí fora.
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Fiz esta tarde o primeiro treino com o 32T ovalado e 9-44T. Primeiras impressões:

1.- Com o prato ovalado parece que o pedalar é mais "redondo", em plano ou com subida leve parece que a bicla vai sobre trilhos. E deu-me a sensação que nas rampas mais fortes subia melhor, ou mais "constante", não sei explicar bem.

2.- Em relação às pernas, não notei nenhuma diferença (dores ou sensações diferentes nos músculos). Também foi um treino leve (30 km e 420 m de desnível).

3.- o 9-44, só tive de usar o 9t um par de vezes, de resto, dava perfeitamente para ir no 10T. Com o 10T fazia mais de 30 km/h sem parecer um moinho de vento. O 44T usei numa rampa muito íngreme.

4.- Notei que com o 9T-10 e 12T deve existir algum problema de afinação, já que em plano e sem fazer excessiva força nas pernas a mudança "saltitava", mas sem chegar a subir ou descer. Era como se a mola do desviador perdesse força e a corrente ficasse solta (será do oval?!). E tinha o shadow+ em ON.

Em geral estou muito contente, a sensação é boa! Veremos em percursos mais exigentes.
 

nunokas

Member
Esta cassete da e-thirteen faz mais sentido com o 9t (que tem exactamente o mesmo comportamento que um 10t se for bem maquinado) do que o caminho que a sram e shimano estão a seguir que é o aumento exagerado dos carretos e consequente peso :rolleyes:

Mais pesadas, mais "trambolho", lá se vai o argumento do peso com o aumento do prato da frente e peso dos blocos. Tudo isto quando até tinham mais do que capacidade técnica para maquinarem um pinhão de 9t. Mas lá está... os custos na produção seriam outros... e não se podem "queimar" as novidades todas no mesmo ano :p
 

pamoreira

Member
Estes dias já tive finalmente tempo para dar umas voltas com a cassete 9-44 da e-thirteen. Para referência, passei de 10-42 SRAM com prato 32T para 9-44 com prato 30T.

O setup actual é 9-44 e-thirteen + 30T oval Garbaruk, desviador XX1, corrente XX1. Aproveitei a troca para fazer manutenção ao desviador/shifter e trocar os cabos e guias.

Fiz cerca de 100kms e para já tudo impecável. Não é bem XX1, mas não anda longe. Nos carretos maiores parece-me que com a cassete XX1 era mais imediata nas passagens, mas a diferença não é muita. A nível de suavidade e barulho, para já nada a apontar. O 9T sinceramente não noto nenhum problema, funciona como o 10T. Com a bike no suporte e a rodar à mão parece que se nota ali um bocado o tal efeito polígono mas em andamento sinceramente para mim funciona como o 10T. A passagem do 10T para o 9T é equivalente à do 12T para o 10T.

Consegui baixar de 32T para 30T, e ainda ganhar nos dois extremos. Para a minha forma (ou falta de :) ) e as paredes aqui do sítio, parece-me para já a combinação perfeita. Ainda andei a olhar para o Di2 2x11 e para o Eagle 1x12 (que vou experimentar nas próximas semanas), mas se esta cassete for durável e performante como a XX1 tão cedo não preciso de outra coisa.
 

camponubla

Well-Known Member
Hoje sim! Deu para experimentar bem a nova transmissão (40 km e quase 800 m de desnível na zona de Maia-Alfena-Valongo). Tudo a funcionar ok, as mudanças sobem que suave, suave. Ao descer, o que já tinha comentado, o gatilho de descer vai um pouco duro (será o gatilho ou o cabo?).

O 9T só o usei numa descida e pouco mais. O 10T chega e sobra para quase tudo. Da mesma forma, o 44 como na 6ª só numa rampa muito íngreme.

Se a durabilidade for mais ou menos "decente", este 9-44 é uma opção perfeita (para mim).

Un detalhe que acho não tinha comentado, não tive de por um parafuso mais comprido no desviador para afastar a roldana superior dos carretos maiores. Só foi necessário afinar o parafuso que trazia o desviador e já deu (e ainda ficou com bastante rosca)
 
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camponubla

Well-Known Member
Bem, cada dia que passa estou mais contente com a mudança para 1x11v na configuração 32T e 9-44, já nem me lembro do shifter do lado esquerdo :)
 
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