Boa noite,
Após algum tempo de análise do conceito de rolamento penso ter encontrado a forma mais sensata de explicar o que penso.
Ora bem, os rolamentos são compostos por esferas (cones, agulhas ou cilindros) e por duas pistas da rodagem (interna e externa) onde essas mesmas esferas transitam. Logo também podemos considerar rolamento o conjunto de componentes mecânicos (cone, esfera e caixa) de uma roda de esferas. Sendo assim, penso estar aceite a teoria de que ambos os sistemas são rolamentos. Certo?
Sigamos agora na direcção prática de cada um dos sistemas mecânicos.
O rolamento é uma peça única, constituída por 4 elementos indissociáveis (pista exterior, esfera, aranha e pista interior). Sendo assim aquando da "falência" de um destes 4 elementos o rolamento considera-se danificado, ou seja, gripado. Estando o rolamento gripado apenas se requer a sua substituição, não sendo nunca colocada em questão a integridade física do equipamento onde o rolamento estava inserido (desde que seja trocado logo que seja detectado o seu dano).
Efectuada a substituição por um novo rolamento o equipamento onde o rolamento é necessário poderá continuar a exercer a sua função, excluindo qualquer tipo de afinação, sendo apenas necessário dar o correcto torque para que o rolamento fique a trabalhar justo mas sem folgas.
O facto de os elementos responsáveis pela rotação (esferas) não estarem em contacto com o equipamento que delas necessita para funcionar evita o dano nesse mesmo equipamento em caso de falha no sistema mecânico de rotação (esfera, cilindro, agulha ou cone), evitando assim a troca do equipamento completo, que neste caso completo se trata da roda.
No caso dos sistemas de esferas, cones e caixas o equipamento (roda) é parte integrante do mecanismo de rotação, fornecendo o cubo a pista externa onde as esferas irão rolar, sendo o cone a pista interna.
Quando neste sistema o elemento responsável pela rotação (esfera) se danifica (gripa) transmite à caixa do cubo e ao cone esse mesmo dano na sua superfície. Importa frisar que em qualquer dos sistemas mecânicos (rolamento ou esfera) existem pontos de encontro fixos entre a superfície do elemento rotacional (esfera, cilindro, agulha ou cone) e as pistas (interna e externa). Pelo facto de existirem estes mesmos pontos de encontro durante o ciclo de rotação (imagem abaixo) o dano da esfera será transmitido inúmeras vezes às pistas, levando assim à sua destruição a curto prazo.
Tendo a caixa do cubo e o cone ficado "picados" devido ao dano existente na superfície da esfera torna-se necessário a sua substituição para que o movimento mecânico de rotação se possa voltar a efectuar de forma suave.
Sendo imperativa a substituição da pista externa (neste caso a caixa do cubo) verifica-se a necessidade de efectuar a sua substituição. Visto que já há muitos anos deixou de ser possível efectuar apenas a troca das caixas do cubo é necessário efectuar a troca do cubo, isto é, se a marca das rodas fornecer em separado o cubo. Em alguns casos chega-se a ter de trocar a roda no seu todo.
O custo da susbtituição da roda no seu todo é por vezes extremamente elevado.
Resumindo:
:arrow: Os dois sistemas baseiam-se no mesmo principio mecânico, sendo diferenciados apenas pelo facto de, no caso rolamento as pistas e as esferas pertencerem ao mesmo elemento(rolamento), enquanto que nas rodas de esferas isso não se verifica
:arrow: O rolamento protege na integra o corpo físico onde é inserido (roda) não danificando a roda em caso de falência do principal constituinte do rolamento (esfera, cilindro, cone ou agulha), eliminando quase por completo a possibilidade de a roda sera dada como inutilizável por falencia do mecanismo responsável pela rotação da mesma
Espero que a linguagem utilizada seja de fácil compreensão para todos.
Boa noite