Rodas de Rolamentos selados Vs Esferas

silvioferraz

New Member
Já usei as duas situações. Conclusão... Nada como uns cubos de esferas XT. Duram que se fartam em quaisquer situações e quando vier a altura de mudar o cubo, mesmo assim fica mais barato que substituír os rolamentos da maior parte das rodas do mercado.

O pessoal da Shimano, sabe o que faz.

Abraço
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Bem, está explicado o porquê de eu andar menos do que os meus colegas que têm rodas Shimano com cubos Deore, Alivio, XTR, XT e afins. É por causa do atrito dos rolamentos. :):):):)

O que interessa é que cada um esteja satisfeito com o material que tem. Se a convicção de que as esferas são melhores então que se use esferas.

No meu caso é só rolamentos SKF com massa de Lítio (no interior do rolamentos) especifica para rolamentos e muita massinha Motores Bike Grease 2000 por fora dos rolamentos para ajudar a repelir a água.

Festas Felizes
 

rucaf3

New Member
Esferas:Mais peso,mais atrito,mais manutenção,mais dificuldade em encontrar a afinação (aperto) ideal.
Rolamentos:Menos disso tudo!


Finalmente alguém me compreende...


Bem, está explicado o porquê de eu andar menos do que os meus colegas que têm rodas Shimano com cubos Deore, Alivio, XTR, XT e afins. É por causa do atrito dos rolamentos. :):):):)




:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Paulo.Cabanas said:
Isto para não falar das pobres Fulcrum que também são de rolamentos.


Cumpts.


boas paulo podia dizer quais sao os problemas das fulcrum, e que estou tentado a comprar umas porque sao muito fixes, e dizem bem dos rolamentos das mesmas
 

rom43

New Member
a.agostinho said:
Paulo.Cabanas said:
Isto para não falar das pobres Fulcrum que também são de rolamentos.


Cumpts.


boas paulo podia dizer quais sao os problemas das fulcrum, e que estou tentado a comprar umas porque sao muito fixes, e dizem bem dos rolamentos das mesmas

O meu vizinho Paulo é mesmo assim dificil de mudar de ideias :D :D

Agostinho eu não conheço a opinião a nivel geral destas rodas... posso falar por mim e pelos meus colegas do pedal que usam essas rodas aqui na zona de Palmela, só em Cabanas somos uns 10 já com rodas dessas.... destas todas (umas 20), até agora apareceu-me um colega a queixar-se de prisão e chiadela de uma roda e de facto tinha razão, retirei o rolamento, rodei-o mesmo á mão ficou sem prisão.... voltei a monta-lo e ficou a 100%, pelo contrario um colega meu de Setubal com umas rodas dessas caiu-lhe a bike de cima do carro , rebentou-lhe a câmara de ar com a queda e a roda nem sequer empenou um milimetro..... segundo a opinião dele aquilo resiste a tudo.... e ele é um gajo magrito de perto de 90KGs :D :D :D por isso custa-me um bocado ouvir dizer mal das Fulcrum... Paulão explica lá á gente essa tua opinião.


Abraços

Rui
 

rom43

New Member
Agostinho não sei se posso falar aqui que sou, porque ainda tenho muito que aprender ... mas dizem que sim...

Abraço
 

cmlapierre

New Member
Oi boas pessoal, tenho umas rodas shimano XT e sinceramente sempre tive mavic, há pouco tempo, quando troquei a bicicleta fiquei algo septico em relação as rodas shimano precisamente pelas esferas...mas o meu vendedor(até se riu de mim), garantiu-me que isso da diferença das esferas e dos rolamentos tinha pouca relevancia nas rodas... e até me deu o exemplo das equipas profissionais de ciclismo que preferem correr com rodas de esferas e neste campo mecanicos, tecnicos altamente especializados e ciclistas não brincam...ele até deu o exemplo real de alguns dos maiores ciclistas e das maiores equipas e que ele viveu de perto(as cabras por exemplo nos conta relogios em que é preciso ganhar segundos)...também me relembro que a shimano não é propriamente uma novata nestas coisas e não manda para o mercado produtos sem estarem devidamente testados, ainda para mais sendo umas rodas em há sempre a possibilidade de arranjar material de substituição em qualquer parte do mundo...e sabem que mais o homem tinha razão depois de ter experimentado as rodas(a serio), fiquei com outra visão da coisa e eu que até tinha olhado para elas e as achava tão fraquinhas...
Atenciosamente
cm
Feliz Natal e boas Entradas para todos
 

100do

New Member
Em relação a este assunto, de quantos em quantos km se deve fazer a manutenção de uns cubos Deore, por exemplo?

Na manutenção, se tudo estiver em condições, basta limpar as pistas e as esferas e lubrificar?
 

rucaf3

New Member
Pelo que tenho lido neste tópico, cheguei à conclusão de que rodas de esferas ... Só se fora de gama alta (como alguém aqui o disse) por que de gama média, baixa não me convencem, até por que as rodas de esferas que eu tinha nem essas pistas para as esferas tinha, eram postas directamente no cubo e quando se encostava os cones para segurar as esferas até afinar no ponto entre rolar bem e não ter folga, fazia um atrito dos diabos, agora se as de gama alta com essas pista não fizerem atrito e forem mais fáceis de afinar então aí a escolha já se diverge quando falamos se calhar no peso.
Mas por enquanto venham de rolamentos... :mrgreen:
 

100do

New Member
Bem, depois de pesquisar um pouco, fiquei com a sensação que nos cubos shimano há pouco ou nada a fazer :s

Eu percebi bem? Não há nenhuma manutenção que se possa fazer?

À uns dias desmontei a roda de trás e lembrei-me de tirar o aperto rápido. Teve que ser com ajuda do martelo :shock:
Apanhou ferrugem (o aperto rápido) e não o consegui tirar enquanto não usei o martelo. Então lembrei-me do cubo, será que lhe posso fazer alguma coisa?
 

rom43

New Member
cmlapierre said:
Oi boas pessoal, tenho umas rodas shimano XT e sinceramente sempre tive mavic, há pouco tempo, quando troquei a bicicleta fiquei algo septico em relação as rodas shimano precisamente pelas esferas...mas o meu vendedor(até se riu de mim), garantiu-me que isso da diferença das esferas e dos rolamentos tinha pouca relevancia nas rodas... e até me deu o exemplo das equipas profissionais de ciclismo que preferem correr com rodas de esferas e neste campo mecanicos, tecnicos altamente especializados e ciclistas não brincam...ele até deu o exemplo real de alguns dos maiores ciclistas e das maiores equipas e que ele viveu de perto(as cabras por exemplo nos conta relogios em que é preciso ganhar segundos)...também me relembro que a shimano não é propriamente uma novata nestas coisas e não manda para o mercado produtos sem estarem devidamente testados, ainda para mais sendo umas rodas em há sempre a possibilidade de arranjar material de substituição em qualquer parte do mundo...e sabem que mais o homem tinha razão depois de ter experimentado as rodas(a serio), fiquei com outra visão da coisa e eu que até tinha olhado para elas e as achava tão fraquinhas...
Atenciosamente
cm
Feliz Natal e boas Entradas para todos

Uma grande verdade... mas porque razão as rodas de estrada são de esferas?.... não será porque é muito dificil misturar água com areia que é o que provoca estragos nos cubos.... se formos bem a ver raramente se apanha chuva em ciclismo e mesmo que se apanhe não há o problema de se misturar a agua da chuva com pó ou areias finas.... agora falando de rodas de BTT, de Verão é o pó, de Inverno é a chuva e a lama.... e só quem não anda nesta altura do ano não está sujeito a isso...

Por isso meus amigos.... continua o dilema.... :D


Abraços


Rui
 

rucaf3

New Member
100do said:
Bem, depois de pesquisar um pouco, fiquei com a sensação que nos cubos shimano há pouco ou nada a fazer :s

Eu percebi bem? Não há nenhuma manutenção que se possa fazer?

À uns dias desmontei a roda de trás e lembrei-me de tirar o aperto rápido. Teve que ser com ajuda do martelo :shock:
Apanhou ferrugem (o aperto rápido) e não o consegui tirar enquanto não usei o martelo. Então lembrei-me do cubo, será que lhe posso fazer alguma coisa?



Deixa-me te dar um concelho... Se forem de esferas e não tiveres experiência... Não mexas, vai á loja... Por que depois vês-te grego para afinares . :wink:
 

100do

New Member
rucaf3 said:
100do said:
Bem, depois de pesquisar um pouco, fiquei com a sensação que nos cubos shimano há pouco ou nada a fazer :s

Eu percebi bem? Não há nenhuma manutenção que se possa fazer?

À uns dias desmontei a roda de trás e lembrei-me de tirar o aperto rápido. Teve que ser com ajuda do martelo :shock:
Apanhou ferrugem (o aperto rápido) e não o consegui tirar enquanto não usei o martelo. Então lembrei-me do cubo, será que lhe posso fazer alguma coisa?



Deixa-me te dar um concelho... Se forem de esferas e não tiveres experiência... Não mexas, vai á loja... Por que depois vês-te grego para afinares . :wink:
Sim, não tenho intenção de ser eu a mexer. Mas quando é que se devem levar à loja? Só quando tiverem problemas ou adianta ir lá antes dos problemas?
 

rom43

New Member
100do, boas

O cubo da roda de trás da minha FSR (um Shimano FHM-475) foi há vida com 2000 km quando eu o abri pela primeira vez tinha as esferas todas picadas de ferrugem e as pistas tb, o conselho que eu te dou é por exemplo de 1000 em 1000 Km dares uma olhadela ou se andares muito na lama talvez com menos km ainda....

A solução/manutenção que da uma trabalheira daquelas :D é limpar as esferas e pistas e colocar massa nova lubrificante o que muita gente faz para poupar trabalho é lubrificar apenas mas convém retirar a massa velha....

PS: Com isto não quero dizer que todos os cubos shimano durem tão pouco estou a falar deste em si.



Abraço


Rui
 

100do

New Member
Os meus têm cerca de 2000 km. Nunca tiveram problemas, mas tendo em conta que o aperto rápido enferrujou...
Pesquisei aqui no fórum mas não encontrei nenhum tutorial. Há algum? Tenho umas rodas velhas que são boas para praticar. Com ou sem tutorial, quando terminar o trabalho que ando a fazer de carpintaria, vou pegar naqueles cubos :)
 

Paulo.Cabanas

New Member
Boas,
realmente tópico complicado. Grande Rui, desculpa só agora responder mas anda uma virose aqui no bicho e tenho estado inativo.

Eu não digo mal das Fulcrum. Só as acho mais pobres que as outras. Por exemplo no cubo de trás, os linguetes estão no cepo e é o cubo que tem o recorte para os linguetes. Ao fim de algum tempo vai acontecer o mesmo que acontecia nos carretos simples. os linguetes novos já não casam bem com o recorte e depois tem que se mudar o cubo. Não mudei nem um nem 2 carretos e sabes do que falo.

Ikillyou,
para mim ver o que passa perto da minha vista não é padrão nacional ou europeu. Como o amigo Rom falou aqui na terra alguns 10 usam Fulcrum e penso que 1 ou 2 usa roda completa xt. Um exemplo a minha filha. Logo posso dizer que a fulcrum é a mais usada a nivel nacional? Penso que não.

as rodas xt cá de casa têm perto de 8 mil km andados. perto de 15 provas e passeios e muitos treinos inclúsivé na Arrábida onde o barro é vermelho (parece lixa) e quando foram abertas para manutenção da próxima época estavam impecaveis.

Gostaria de vos dizer que não defendo nenhuma parte sobre a outra. É meramente questão de gosto. Mas eu gosto mais das esferas soltas que até dá para jogar ao berlinde.

Mas eu penso assim:
Esferas,
são baratas, manutenção rápida. o cubo recebe água de um lado sai pelo outro até ajuda a lavar. LoL
Rolamentos,
são mais caros, a manutenção é rápida mas a água é mais dificil entrar no rolamento mas quando lá chega, já de lá não sai. e depois?

Fiquem bem.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Boa noite,

Após algum tempo de análise do conceito de rolamento penso ter encontrado a forma mais sensata de explicar o que penso.

Ora bem, os rolamentos são compostos por esferas (cones, agulhas ou cilindros) e por duas pistas da rodagem (interna e externa) onde essas mesmas esferas transitam. Logo também podemos considerar rolamento o conjunto de componentes mecânicos (cone, esfera e caixa) de uma roda de esferas. Sendo assim, penso estar aceite a teoria de que ambos os sistemas são rolamentos. Certo?

Sigamos agora na direcção prática de cada um dos sistemas mecânicos.

O rolamento é uma peça única, constituída por 4 elementos indissociáveis (pista exterior, esfera, aranha e pista interior). Sendo assim aquando da "falência" de um destes 4 elementos o rolamento considera-se danificado, ou seja, gripado. Estando o rolamento gripado apenas se requer a sua substituição, não sendo nunca colocada em questão a integridade física do equipamento onde o rolamento estava inserido (desde que seja trocado logo que seja detectado o seu dano).

Efectuada a substituição por um novo rolamento o equipamento onde o rolamento é necessário poderá continuar a exercer a sua função, excluindo qualquer tipo de afinação, sendo apenas necessário dar o correcto torque para que o rolamento fique a trabalhar justo mas sem folgas.

O facto de os elementos responsáveis pela rotação (esferas) não estarem em contacto com o equipamento que delas necessita para funcionar evita o dano nesse mesmo equipamento em caso de falha no sistema mecânico de rotação (esfera, cilindro, agulha ou cone), evitando assim a troca do equipamento completo, que neste caso completo se trata da roda.

No caso dos sistemas de esferas, cones e caixas o equipamento (roda) é parte integrante do mecanismo de rotação, fornecendo o cubo a pista externa onde as esferas irão rolar, sendo o cone a pista interna.

Quando neste sistema o elemento responsável pela rotação (esfera) se danifica (gripa) transmite à caixa do cubo e ao cone esse mesmo dano na sua superfície. Importa frisar que em qualquer dos sistemas mecânicos (rolamento ou esfera) existem pontos de encontro fixos entre a superfície do elemento rotacional (esfera, cilindro, agulha ou cone) e as pistas (interna e externa). Pelo facto de existirem estes mesmos pontos de encontro durante o ciclo de rotação (imagem abaixo) o dano da esfera será transmitido inúmeras vezes às pistas, levando assim à sua destruição a curto prazo.

BallBearing.gif

Tendo a caixa do cubo e o cone ficado "picados" devido ao dano existente na superfície da esfera torna-se necessário a sua substituição para que o movimento mecânico de rotação se possa voltar a efectuar de forma suave.

Sendo imperativa a substituição da pista externa (neste caso a caixa do cubo) verifica-se a necessidade de efectuar a sua substituição. Visto que já há muitos anos deixou de ser possível efectuar apenas a troca das caixas do cubo é necessário efectuar a troca do cubo, isto é, se a marca das rodas fornecer em separado o cubo. Em alguns casos chega-se a ter de trocar a roda no seu todo.

O custo da susbtituição da roda no seu todo é por vezes extremamente elevado.

Resumindo:

:arrow: Os dois sistemas baseiam-se no mesmo principio mecânico, sendo diferenciados apenas pelo facto de, no caso rolamento as pistas e as esferas pertencerem ao mesmo elemento(rolamento), enquanto que nas rodas de esferas isso não se verifica

:arrow: O rolamento protege na integra o corpo físico onde é inserido (roda) não danificando a roda em caso de falência do principal constituinte do rolamento (esfera, cilindro, cone ou agulha), eliminando quase por completo a possibilidade de a roda sera dada como inutilizável por falencia do mecanismo responsável pela rotação da mesma

Espero que a linguagem utilizada seja de fácil compreensão para todos.

Boa noite
 
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