Rodas de Rolamentos selados Vs Esferas

rom43

New Member
Colegas do pedal ,boas

Ora cá está um topico bom para alguns de nós aprendermos um pouco, grande parte do ppl não sabe, mas todas as rodas Shimano são de esferas inclusivé a XTR.... gostaria pois da vossa opinião sobre estas rodas Vs os cubos de rolamentos selados que equipam a maioria das outras rodas do mercado, e se alguem sabe por acaso quando se avaria um cubo da shimano se tem hipoteses de reparação, as esferas podem-se substituir agora o cubo em si (as pistas onde trabalham as esferas) quais as hipoteses de reparação e se compensa mandar reparar em termos de Aérios...

Agradecendo desde já as vossas respostas


Rui
 

jol8485

New Member
Sempre ouvi dizer que esferas é melhor que rolamentos mas requerem mais manutenção precisamente porque se as pistas se danificam acabou-se. Mas a troca das esferas é fácil e barato, ao contrário dos rolamentos (mais caros).
Reparar pistas deve ser complicado, só aumentando o diâmetro das esferas, talvez (penso eu).
 

guilhas

Active Member
a meu ver perfiro rolamentos são mais duradores que as esferas e requerem muito menos manutenção, acho que os rolamento acabam por sair mais barato
 

fitty77

New Member
Desde que com uma manutenção cuidada, as esferas têm uma durabilidade muito boa. Mas essa manutenção mais intensiva faz sentido no casode serem usadas em condições agrestes como, lama, pó. OS rolamentos, o que acrescentam de "novo" é o facto de se encontrarem menos sujeitos a esses elementos que se encontram nos trilhos. Mas em locais onde esses não se encontram (estrada, por exemplo) as esferas reinam pelas condições de atrito inferiores, e penso eu, leveza. Mas emsmo em fora de estrada, hoje em dia, este sistema é de igual modo muito bom. Prova disso são as rodas XT ou XTR, que não têm rolamentos selados e são excelentes set's de rodas, com poucas razões de queixa e excelentes qualidades.
 

ignite

Member
a opinião que tenho é:

os de rolamentos estão menos sujeitos às condições, têm menos manutenção e mais fácil manutenção (que é só trocar o rolamento)

talvez a shimano continue a usar esferas por menos peso e atrito

mas com o uso, como as esferas rolam directamente no cubo, corre-se o risco de desgaste (mas não pensem que é em 2 ou 3000km).
solução: cubo novo. (com os rolamentos isso não acontece).

agora imaginem-se numa travessia, longe de casa
se o rolamento estraga, provavelmente vao ter de encontrar uma loja especializada em bikes ou algo parecido e que vos consiga substituir o rolamento
se for de esferas, basta uma oficina qualquer que vos arranjam isso.


se estiver errado corrijam-me
 

rom43

New Member
Ora bem já temos várias opiniões, quanto á minha, falando da parte económica a roda de rolamentos selados mais em conta em Portugal custa á volta dos 140 € por exemplo a BlackJack WarmUp, que tem a vantagem de se trocar praticamente todos os componentes dos cubos Fórmula sem ter de se raiar a roda o que é uma grande vantagem.... hoje em dia raiar uma roda inteira sem raios, ronda os 20€ de mão de obra, por outro lado temos a roda Mach1 com cubos Shimano que custa cerca de 80 € valor de aquisição... que temos a hipotese de se trocar de esferas se por acaso não tiver o cubo estragado.... mas se o cubo não tiver reparação teremos de substituir o mesmo, desraiar a roda, voltar a raiar bem.... axo que deve dar mais resultado comprar umas novas.... ignite a tua opinião é muito válida mas os rolamentos vão-se estragando, axo eu, não avariam de um dia para o outro ou numa prova, mas isto é a minha opinião posso tar enganado.


Desde já agradecido das vossas opiniões


Rui
 

rucaf3

New Member
Não sei como podem dizer que rolamentos cria mais atrito que esferas... Já tive rodas de esferas e só o trabalho de afinar eixo de modo a que não faça muito atrito dá para suar depois a borracha de protecção faz um atrito doido e após 2 ou 3ooo klm lá vai eixo gasto, troca eixo lubrifica ... UUUfffa !!! ... Agora tenho de rolamentos e acho que apesar de ser mais caro a troca de rolamentos tem muito mais benefícios que esferas ... Não deixa entrar sujidades rola muito mas muito melhor que esferas, se gripar (o que leva muito tempo) é só trocar e pronto...

Mas esta é a minha opinião !!! :wink:
 

fitty77

New Member
rucaf3 said:
Não sei como podem dizer que rolamentos cria mais atrito que esferas... Já tive rodas de esferas e só o trabalho de afinar eixo de modo a que não faça muito atrito dá para suar depois a borracha de protecção faz um atrito doido e após 2 ou 3ooo klm lá vai eixo gasto, troca eixo lubrifica ... UUUfffa !!! ... Agora tenho de rolamentos e acho que apesar de ser mais caro a troca de rolamentos tem muito mais benefícios que esferas ... Não deixa entrar sujidades rola muito mas muito melhor que esferas, se gripar (o que leva muito tempo) é só trocar e pronto...

Mas esta é a minha opinião !!! :wink:

Um pouco para contradizer o que disseste, basta ver que grande parte das rodas de estrada são de esferas... O que dizes, depende muito de que rodas estás a falar. Pergunta a quem tem rodas Shimano (XT e XTR) o que acham das mesmas.... e se os cubos já deram problemas....

Acho que cada tipo tem as suas vantagens e desvantagens... como em quase tudo na vida.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Caros colegas,

Estive a ler os posts anteriores e todas as opiniões são válidas e pertinentes.

No entanto devo dizer aos "defensores" das esferas que as esferas já tiveram os seus 15 minutos de fama. :)

Tal como alguém já disse a maioria das rodas de estrada são de esferas, bem apenas quero acrescentar que não é bem assim, pois a maior fatia no mercado de rodas pertence à Mavic. E qual o modelo Mavic que usa esferas??

Mas vamos agora à componente mecanica do assunto. Antes de mais quero informar todos os proprietários de rodas Shimano, ou qualquer outra marca que use esferas, que caso um cubo se danifique bem que poderão pensar em comprar umas rodas novas. Digo isto porque já se passou comigo e da Sociedade Comercial do Vouga informaram-me que não tinham esse cubo em stock e que iam pedir à Shimano Japão blá blá blá... bem passo já ao resultado, depois de 8 meses á espera de um cubo resolvi comprar umas rodas novas, Mavic claro.

Nos cubos de esfera os agentes externos entram muito mais facilmente para o interior do cubo, pois os vedantes não são tão eficazes como nos rolamentos. Ao entrar agentes externos as esferas serão "feridas" levando ao consequente dano das pistas. Não olham para a competição como exemplo! É que na competição as marcas pagam às equipas para usar o seu material, enquanto nós (amadores de ciclistas de fim-de-semana) pagamos, e bem, para termos material. Verdade ou mentira? Resumindo, na competição não se preocupam com cubos danificados e leva logo novo.

Já alguém experimentou comprar um cone para um cubo Shimano? Se a resposta for sim é óbvio que pagaram um valor a rondar os 5€, isto é se conseguiram arranjar um cone avulso.

Bem, não vale a pena falar de algo que já está morto...

Quanto a rolamentos... bem há tanto e também tão pouco para dizer... :)

Para terminar apenas posso dizer que quando os cubos de esfera começam a dar sinal de problemas internos já o mal vai adiantado e só nos resta rezar e pedir a Deus que as caixas não estejam picadas, o que é raro não acontecer.

Quando um cubo de rolamentos dá sinais de rolamento gripado o problema ta resolvido por natureza e dizemos cá pra nós, "Bem amanha meto dois rolamentos e fica bom!" não nos preocupando sequer com algum problema com o cubo. Digam lá se não é verdade!

Acho que não é preciso dizer mais nada...

Fiquem bem e as esferas que entreguem a alma ao criador! :)

P.S.: A Shimano que não se actualize em termos de cubos que vai ver onde vai parar...
 

Paulo.Cabanas

New Member
Gostaria de saber onde estão os dados sobre a percentagem de rodas com cubos de esferas e de rolamentos a circular por ai...

Quando ficar provado que a mavic tem melhores cubos que a shimano, eu troco. Até lá meus ricos cubos xtr...

Isto para não falar das pobres Fulcrum que também são de rolamentos.

Mas, é apenas mais uma opinião como todas as outras.

Cumpts.
 

rom43

New Member
Caveira... isto porque é muito dificil escrever "ikillyou" (tou a brincar) estou de acordo ctg, so queria ter a opinião do ppl que tem rodas XT, XTR, se por acaso já avariaram, e se isso aconteceu o que fizeram com os cubos? ahhhhhhhhhhh já agora se estes cubos são mais duráveis que os de esferas?

Como sempre agradecendo as vossas opiniões


Rui
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Paulo.Cabanas said:
Gostaria de saber onde estão os dados sobre a percentagem de rodas com cubos de esferas e de rolamentos a circular por ai...

Boa noite amigo Paulo,

Basta contarmos as bikes que passam por nós e olhar pras rodas que elas trazem. Que mais dados são necessários?

A tendência Mavic é ainda mais evidente no BTT do que na estrada.

Abraço
 

rom43

New Member
Eh Lah o meu vizinho Paulo.Cabanas por aqui a dizer mal dos cubos campagnolo (Rodas Fulcrum) :D vizinho exlplica lá melhor isso aí a nozes, porque tens má opinião destes cubos?


Abraços


Rui
 

Nozes

Active Member
Ora deixem lá ver...No fim de quase 20 anos a rolar no mato,penso que posso dizer com certeza:
Esferas:Mais peso,mais atrito,mais manutenção,mais dificuldade em encontrar a afinação (aperto) ideal.
Rolamentos:Menos disso tudo!
Em todo caso,existem cubos com rolamentos de muito má qualidade,e outros com medidas difíceis...Um cubo DT de 20mm que tive precisou de rolamentos,foi difícil encontrá-los e custaram-me perto de 40€!
Por isso nem tudo são vantagens...
 

rom43

New Member
Já agora porque as rodas mais baratas são todas de esferas??? :D :D :D

Se houvesse rodas baratas de rolamentos (que não há) axo que as outras não se vendiam :wink:


Abraços


Rui
 

paulojorgevl

New Member
ja agora visto que toda a gente fala de esferas e rolamentos etc

será que alguem me sabe dizer como são feitas "material" as pistas pistas dos cubos de esferas?
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
As caixas, na sua grande maioria, são feitas em aço. Algumas levam um tratamento especifico anti-fricção (só nas rodas de gama alta).

Neste momento as rodas Campagnolo usam o sistema CULT (Ceramic Ultimate Level Technology), que não requer o uso de qualquer massa lubrificante.

cult_03.png

"Today Campagnolo® is evolving the ceramic ball bearing concept using CULT™ (Ceramic Ultimate Level Technology). We have combined the best ceramic ball bearings on the market with a stainless chromium steel with exceptional hardness called Cronitect®. It's the result of the "Advanced by FAG" technology, Schaeffler Group, and it will be a Campagnolo exclusivity for the next 3 years (for the cycling field). The thermochemical treatment of the surface layer ensures resistance to corrosion and wear. It also improves smoothness and grease is no longer required."

cult_02.png


Cronitect® has achieved exceptional results in the salt spray fog test, standing out decisively from the other stainless steels. CULT™ technology is destined only for the top products: Super Record™ cranksets and the highest range wheels.

cult_01.png

Neste momento são as rodas de esferas que mais confiança me transmitem, mas atenção que estamos a falar de topos de gama. As rodas de gama mais baixa continuam a ser o que são todas as rodas de esferas.

A informação acima colocada pode ser consultada no seguinte URL:

http://www.campagnolo.com/jsp/en/tech/id_7.jsp
 

Burning Dogma

New Member
As rodas de gama baixa da Campagnolo até são de rolamentos.... Gama média e alta são de esferas. E lá por toda a gente comprar Mavic não quer dizer que uma roda de rolamentos seja melhor que uma de esferas. No geral, uma roda de rolamentos até será mais prática porque exige menos manutenção mas as esferas tem menos atrito (ainda que muitas vezes a diferença apenas seja perceptível em testes laboratoriais).
 

ignite

Member
e as esferas mudam-se em qualquer oficina,
com os rolamentos apenas em lojas especializadas.

isto para quem pensa viajar ou fazer travessias em autonomia :p
 
Top