Rodas de Rolamentos selados Vs Esferas

silvioferraz

New Member
Teoricamente isso é verdade. Na prática, cada roda de rolamentos selados, leva em média 2 a 3 rolamentos, cujo valor individual, anda na média dos 15 euros. Ora um cubo de esferas com boa qualidade, pode custar entre 20 a 30 euros e pela minha experiência (cubo XT), com muito mais longevidade que os cubos de rolamentos selados.

Tenho por exemplo, umas Mavic Crossride (rolamentos selados) , que num ano ganharam folgas à frente e atrás nos rolamentos, levam 2 rolamentos cada roda, é só fazêr as contas.

Tenho outras rodas com cubos Xt, que abri uma vez, para limpar e que já levam 3 anos e mais de 5000 Km a rolar em lama e pó e continuam novos.

Daí eu afirmar que nada, como um bom cubo de esferas.

Abraço
 

tkul

Utilizador Banido
Pensemos antes desta forma:

O cubo: parte exterior ao qual lhe chamo corpo do cubo e o veio tem de ter dimensões contidas para termos o peso OK! (o veio é quase standard em termos de diametro).

Ora se tivermos isto em conta, podemos verificar que o uso de rolamentos, fará com que as esferas usadas sejam mais pequenas (por estarem contidas nas pistas), o oposto se passa nos "cubos de rolamentos".

Ora, se pensarmos na pressão que provocamos e que o material se deforma independentemente da sua rigidez ou neste caso dureza, penso que podemos concluir que...mas o melhor é experimentem levar uma pisadela de alguém com saltos altos...

Poderão sempre referir que não é isso que sentem ao colocar a rolar uma roda...mas uma coisa é rodar sem peso... e outra rodar com peso aplicado.

Entre ambos escolho sempre aqueles que me ofecerem uma boa relação pós-venda. No meu caso - HOPE que por acaso é rolamentos!
 

Paulo.Cabanas

New Member
ikillyou , bela explicação e concordo a 90% com ela excepto no seguinte:

"Quando neste sistema o elemento responsável pela rotação (esfera) se danifica (gripa) transmite à caixa do cubo e ao cone esse mesmo dano na sua superfície. Importa frisar que em qualquer dos sistemas mecânicos (rolamento ou esfera) existem pontos de encontro fixos entre a superfície do elemento rotacional (esfera, cilindro, agulha ou cone) e as pistas (interna e externa). Pelo facto de existirem estes mesmos pontos de encontro durante o ciclo de rotação (imagem abaixo) o dano da esfera será transmitido inúmeras vezes às pistas, levando assim à sua destruição a curto prazo."

Não sabes o quão curto será a sua destruição. Para além disso, e no caso de as esferas criarem uma pista por desgaste da caixa, ao apertar(tirar a folga) na manutenção das mesmas, o problema desaparece. No rolamento não consegues isso pois a porca que tira a folga assenta na caixa exterior do rolamento.

Quanto custam as esferas? Se as mudares anualmente, acredita que não criam pistas nas caixas em utilização normal.

Claro que é preciso ter um pouco mais de trabalho na limpeza durante a manutenção.

Já agora quanto custam os rolamentos?

Para além disso, as esferas nos rolamentos têm uma superficie de contacto menor que as outras. Com o peso exercido sobre o mesmo qual vai desgastar mais, as esferas nos rolamentos os as esferas nas caixas? Aspecto frisado também pelo "tkul".

Agora se me falarem que as mavic são muito mais bonitas que as xt, eu concordo e aqui, é questão de gosto pessoal.

Até os famosos Americam Classic que vêm com as rodas ZTR já se encontra pessoal a dizer que o rolamento ao gripar colou e a pista exterior rodou dentro do cubo. E Depois, o que acontece ao cubo?

Claro que cada um de nós tem preferências diferentes e ainda bem.

Como alguém dizia sobre outro produto aqui no forum, se mas derem eu digo que são as melhores do mundo. Caso contrário, e como sou eu a pagar compro o que acho melhor na minha opinião. :mrgreen:

Feliz natal a todos com Shimano ou Mavic mas, com muita diversão.

Cumpts
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Boa noite,

Paulo.Cabanas said:
Até os famosos Americam Classic que vêm com as rodas ZTR já se encontra pessoal a dizer que o rolamento ao gripar colou e a pista exterior rodou dentro do cubo. E Depois, o que acontece ao cubo?

Nunca tal tinha ouvido dizer. No entanto mecanicamente isso ate é possível acontecer, sendo para isso necessário que se continue a usar o rolamento gripado durante um longo período após ter dado sinais de falência mecânica.

Paulo.Cabanas said:
Já agora quanto custam os rolamentos?

No meu caso compro 3 rolamentos SKF para as Mavic Crossride e a conta final é de 15€, ou seja, 5€ cada um. Nunca comprem rolamentos em lojas de bicicletas! Pois esses rolamentos são SKF (no caso da Mavic) e pagam o saquinho de plástico onde vêm os rolamentos a peso de ouro só por trazer o autocolante Mavic. :) Procurem uma casa especializada em rolamentos na vossa zona! Decerto que pouparão uns trocos.

Relembro que já dei 6€ por um cone para um cubo Deore. O que ficará mais barato se tivermos em conta o valor da mão-de-obra??

Eu não quero rodas de esferas nem dadas! :) E se mas derem vendo-as logo. :)

Feliz Natal a todos
 

silvioferraz

New Member
Engraçado...presumo que também tenhas a ferramenta e o know how necessário para substituir esses rolamentos sem danificar a roda... e se não tiveres?
Vais comprar os rolamentos a esse preço e depois que fazes?

E mais a mais, os rolamentos não são a esse preço. Há bem pouco tempo comprei rolamentos na fábrica da SKF (moro perto), com 50% desconto e nem de longe nem de perto saíram a esse preço. Por 10 rolamentos que adquiri paguei mais de 200 euros, que com os 50% desconto ficou por 106 euros finais (tenho factura).

Se quiseres as minhas Mavic Crossride (estão encostadas), não tas dou, mas faço-te um bom preço :wink:.

Abraço
 

tkul

Utilizador Banido
Mas é preciso ter ser cientista de foguetões para mudar um rolamento? :mrgreen:
E que ferramentas especiais pensas ser necessário? Aconselho veres o site da HOPE e como desmontam os cubos :ideia:

A Shimano, irá usar rolamentos por lhes sair mais barato! Eles já fazem os cubos com rolamentos, e como tal possuem toda a maquinaria --> principalmente o polimento das pistas no cubo.
Cubos Shimano são na minha opinião das coisas mais fiáveis que já alguma vez tive! Duram... e duram... e duram! Mesmo com as pistas danificadas, rolam, e se não formos picuinhas, continuam a rolar não ganhando folgas.
O problema são mesmo os cepos, coisa que no meu caso explodem, pura e simplesmente deixam de prender, e os cepos são caros... quando os há!
Porque é que a Shimano iria introduzir rolamentos, quando tem tudo "in-house"? Não teria qualquer sentido!
Como tal, especializaram-se... e tornaram-se bons naquilo que fazem --> Rodas com Rolamentos!

Para maior parte dos fabricantes fica-lhes mais em conta usar rolamentos --> perdendo um pouco na margem final.

Sem entrar num este é melhor, este é pior, nada como elaborarem uma lista de pontos positivos / negativos

esferas:
+
Possível atrito mais reduzido devido ao diâmetro
Diametro contido, mesmo tendo uma boa dimensão dos rolamentos (peso)
Facilidade de manutenção e afinação
Facilidade (financeira) em transformar para rolamentos cerâmicos


Rolamentos
+
Facilidade em obter substituição, no meio destas todas:
  • Aetna Bearings
    Barden Bearings
    Bower bearings
    Fag bearings
    Fafnir bearings
    Kaydon bearings
    Koyo bearings
    MCGill Bearings
    MRC bearings
    Nachi bearings
    Nice bearings
    NTN bearings
    Rollway bearings
    Sealmaster bearings
    SKF bearings
    Timken bearings
    Thomson bearings
    Torrington bearings

Negativo:

Esferas:
Manutenção --> uso de massa específica, achar rolamentos com a mesma especificação, etc!


epá, se quiserem depois continuem... e vejam.
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
silvioferraz said:
Engraçado...presumo que também tenhas a ferramenta e o know how necessário para substituir esses rolamentos sem danificar a roda... e se não tiveres?

Mudar rolamentos não é uma ciência. :) Aliás é bem mais fácil trocar os rolamentos a uma roda do que encontrar a afinação ideal numa de esferas. :)
 

rom43

New Member
Meus amigos tem-se dito aqui muitas verdades.... só não concordo com algumas.... falou-se aqui que trocar um cubo shimano custa 30€ .... agora faço uma pergunta? em percentagem, quantos de nós sabemos trocar um cubo? e quantos de nós sabe raiar uma roda? e quanto custa para quem não sabe(devemos ser muitos)... mandar um mecânico raiar e desraiar uma roda para substituir o cubo..... agora somem o preço dessa mão de obra mais o preço do cubo e muitas das vezes tem que levar alguns raios..... e digam-me se custa mais barato trocar de cubo ou substituir dois rolamentos :lol: :lol: :lol: :lol:

Ahhhhhhhhhh, já agora quanto tempo demora a trocar dois rolamentos e quanto tempo demora a trocar um cubo? :roll:

PS Como comparação poderemos falar numas rodas XT e numas Mavic CrossRide.....


Abraços


Rui
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
rom43 said:
Ahhhhhhhhhh, já agora quanto tempo demora a trocar dois rolamentos e quanto tempo demora a trocar um cubo? :roll:

No meu caso demoro cerca de 45 minutos a trocar/lubrificar os 5 rolamentos das minhas CrossRide.

Digamos que se o cubo de uma roda de esferas se danificar podemos contar com umas 2h de trabalho no mínimo. Isto é, se conseguirmos arranjar um cubo de substituição... que na da Shimano é quase impossível no caso de rodas já montadas, ou seja, rodas tipo XT ou XTR. Nos grupos onde o cubo é vendido em separada é provável que se consiga arranjar, mas nas outras... nem me quero lembrar do que passei! :mrsock: Acabei por comprar umas Mavic CrossRide... :)
 

silvioferraz

New Member
Ok essa comparação serve-me.

Rodas com cubo XT: 5000 Km (3 anos) - Zero problemas, e a contar.

Mavic Crossride : 2000 Km (1 ano) - Folga em ambas as rodas. Substituição de rolamentos impõe-se!

Acho que para comparação basta.

Abraço
 

rucaf3

New Member
Se calhar tiveste azar...

Mavic Crossride 6 meses 4000 klm. 0 problemas, rodas Specialized cubo specialized de esferas 5 meses troca de eixo (empenado) mais esferas com 1500 klm

Acho que também é uma questão de sorte... É como os carros !!! :wink:
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
silvioferraz said:
Ok essa comparação serve-me.

Rodas com cubo XT: 5000 Km (3 anos) - Zero problemas, e a contar.

Mavic Crossride : 2000 Km (1 ano) - Folga em ambas as rodas. Substituição de rolamentos impõe-se!

Acho que para comparação basta.

Abraço

Concordo plenamente com a seguinte frase: "Folga em ambas as rodas. Substituição de rolamentos impõe-se!". Esta frase vai precisamente ao encontro daquilo que penso.

Custo da substituição dos rolamentos numa Mavic CrossRide: 20€ (na hipótese mais cara)

E agora coloco a questão. E se fosse o cubo XT a dar barraca? Será que se conseguia arranjar um cubo igual de substituição? Quanto tempo demoraria a Shimano a entregar-to? E quanto custaria o cubo XT? E quanto pagarias pelo desenraiamento e enraiamento da roda XT?

Dá-me lá um valor total para uma reparação de uma roda XT quando um cubo da barraca! Só espero que não me venham com a conversa do costume que é: "Ah e tal! Os cubos Shimano não dão problemas!" Pura treta! Comprei umas rodas de estrada Shimano 105 (estrada) e ao fim de 6 meses estavam com os rolamentos todos fod... De não esquecer que dou o mesmo tratamento às Mavic que dava às Shimano. E não me esqueço que andei largos meses enganado pela Shimano, que fazia promessas consecutivas que o cubo chegava no próximo contentor. Treta, treta, treta...

Caro Silvio já deu para perceber que é adepto ferrenho de rodas de esferas. :) Nem todos somos iguais...

Para terminar coloco algumas questões.

:arrow: Quantas vezes lava a bicicleta? E como lava?

:arrow: Quantas vezes abre os cubos XT para fazer manutenção?

Festas felizes
 

tkul

Utilizador Banido
Aqui entram novamente em casos específicos... e não se chega a conclusão nenhuma.
Não gosto de rodas montadas! Podem aparentar ser baratas, mas quando dão raia é uma cena... vai lá vai!!!!!
Pensava que estavamos a falar de rodas (Cubos) de rolamentos e esferas.


:eek:fftopic:
Se falarmos em rodas, nada bate uma roda feita à mão... com cubos Shimano de 32 furos! E coisas STANDARD!!!

Cubo Deore F --> 11€
Cubo Deore T --> 15€

Cubo XT F --> 16€
Cubo XT T --> 30€

Cubo XTR F --> 60€
Cubo XTR T --> 105€

Set de 36 raios espessura simples (DT champion) e cabeças de raio (nipples)--> 11€
Set de 36 raios de dupla espessura (DT Competition) e cabeças de raio (nipples)--> 17€
Set de 36 raios de dupla espessura (DT Revolution) e cabeças de raio (nipples)--> 22€

Jantes: baratuxas SUN CR18 (14€)/XM317 (21€)isto para XC. Mammoth (20€)e EX325(23€). Depois tem DT X430/X450 e Mavic 717... e coisas dessas.

Ora caso queiramos uma boa roda:

Cubos XT = 46€
Raios Competition = 34€
Rodas SUN CR18 = 28€ (não deixem o preço ditar a qualidade!)

Temos umas rodas brutais com um peso na casa dos 1,8 kg e com um custo de 108€........ mesmo que mandem raiar deverá ficar tudo por 35€! Ou seja... e arredondando tudo, teriamos por 150€ umas rodas muito à maneira com um peso que eu julgo ser bom para o preço! Zero para os que saibam raiar... 110€ fica uma roda up... up!
 

andrextr

Active Member
Boas.

Ao fim de 3.500 km o meu cubo de trás Shimano LX despediu-se da família. Provavelmente entrou porcaria lá para dentro que danificou as esferas e consequentemente picou um pouco os carris do cubo, e os cones também não ficaram famosos. O cepo também não ficou famoso.

Uma vez que não sei enraiar rodas, acabei por comprar um cubo novo e troquei-lhe os interiores do novo para o velho. Saia mais barato que comprar só um cepo novo de substituição.... O eixo ficou a rodar muito mais livremente, mas como os carris tão um pouco picados, parece que "tem areia la dentro" quando se roda. Mas é uma coisa mínima. Depois disso já aguentaram quase mais 1000 km e têm aspecto de aguentarem mais outros 1.000... Mas é um grande 31 estar a mudar esferas, comprar massa de rolamentos e bla bla bla... não é um sistema muito prático e fiável na minha opinião...

Em contrapartida um colega meu tem umas mavic crosstrail ja com 10.000 Km e zero de manutenção....

Na minha opinião as rodas de rolamentos selados são superiores.... Tenho umas rodas de estrada mavic ksyrium SL e aquilo não roda, desliza...
 

silvioferraz

New Member
No Inverno, lavo a bicicleta depois de cada saída. No Verão, só a lavo quando está (mesmo) suja. Em ambos os casos, nunca uso mangueira de pressão.
Em relação à segunda pergunta. Abri os Cubos XT uma vez para lubrificar, por curiosidade, porque não apresentavam barulhos nem prisões de movimento. Simplesmente achei que o deveria fazer, assim como faço com outros componentes. Antes de avariarem, dou-lhes manutenção.

No caso dos rolamentos selados, realmente não há manutenção a fazer (são selados), quando forem à vida é só substituí-los... e não, não custam 5 euros cada um como afirmou anteriormente, nem na hipótese mais barata.

Abraço
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
tkul said:
Aqui entram novamente em casos específicos... e não se chega a conclusão nenhuma.
Não gosto de rodas montadas! Podem aparentar ser baratas, mas quando dão raia é uma cena... vai lá vai!!!!!
Pensava que estavamos a falar de rodas (Cubos) de rolamentos e esferas.

Boa tarde tkull,

Para se falar em cubos Mavic tem de se falar em rodas completas Mavic. Certo?

E não te podes esquecer que uma roda sem cubo não é roda mas sim e apenas um aro. Logo está-se a falar de rodas. As Mavic de rolamentos selados e os XT de esferas.

Caros colegas os rolamentos selados são a evolução dos tradicionais conjuntos de esferas, cones e pista do cubo.

Mas se as esferas são assim tão boas porque é que os carros já deixaram de as usar? E as máquinas de precisão porque usarão rolamentos?

As perguntas acima são demasiado esclarecedoras para se perceber o que hoje em dia é mais fiável e barato.

A shimano parou no tempo em termos de cubos... quanto ao restante material é para mim a minha marca de eleição.

silvioferraz said:
No caso dos rolamentos selados, realmente não há manutenção a fazer (são selados), quando forem à vida é só substituí-los...

Afirmação completamente errada. A grande maioria dos rolamentos abre-se, lava-se com gasolina (ou outro produto com as mesmas caracteristicas) e mete-se massa la para dentro.

Um rolamento abre-se retirando apenas a blindagem amarela. No caso do da esquerda é mais complicado e menos aconselhável tentar.

rolamento.bmp


silvioferraz said:
... e não, não custam 5 euros cada um como afirmou anteriormente, nem na hipótese mais barata.

Fui eu que os fui pagar, mas se o colega diz que não é porque não. :) Não vou teimar consigo.

Boas festas
 

sabino

New Member
Ora boas,

na minha opinião, nada como um bom cubo de esferas, visto deslizar bem mais que os outros, entenda-se XT e de preferencia XTR. Precisa de mais manutençao sim mas como ja foi dito nao gripa em 1000 nem 2000kms. Tive um simples Deore que com 4000kms e as devidas manutenções continuava a andar, apesar de mais gasto. De notar que a qualidade, quer das esferas quer do proprio cubo nada tem a ver com xt ou xtr. Continuando com factos, pois estes ja aconteceram e para mim ditam mais que as teorias, quantos cubos XT ou XTR ja viram estragados? Eu sinceramente nao me lembro de ter visto nenhum gripado! E os poucos que devem gripar certamente que deve ser por falta da dita manutenção neste tipo de material (abrir, limpar e colocar massa, uau!). Ja em rodas de rolamentos, as minhas Mavic Crossride sairam uma bela m***a, e como foram enraiadas recentemente não é a minha prioridade troca-las, mas quando puder vão de patins e que venham os shimano novamente, desta vez provavelmente XTR.

cumps
boas festas
 

rom43

New Member
Mais uns dados para comparação:

Fiz 13.000 km de bike num ano, 8000 dos quais numa FSR XC, os cubos Deore que vinham de origem nesta bike fizeram 2000 km quando os abri esferas e pistas picadas, montei depois umas BlackJack de cubos rolamentos selados Formula, fizeram 6000 km nessa bike, troquei unicamente o cepo, depois fizeram mais 3000 km numa rigida e vendi-as agora sem nunca ter mudado um rolamento.... resultado rolamentos selados com 9000 km sem darem problemas.... será que é mau :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Abraços


Rui
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
Bem, vou terminar a minha participação neste tópico.

Após esta participação no tópico em causa verifiquei que o uso de esferas ou rolamentos é uma questão de gosto pessoal.

Pela minha parte não quero esferas nem dadas. :)

Tenho dois pares de rodas de esferas paradas (umas de monte e umas de estrada). Em relação às de monte cansei-me de meter cubos SHIMANO novos todos os anos.

Festas Felizes para todos
 
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