Queimadores de gorduras.

pedromd

New Member
Bem como continuo também a ter imensas duvidas sobre este tema, vou postar um capitulo de um livro de Ben Hewitt "Técnicas de treino para Ciclistas"

O capitulo é O MITO DAS GORDURAS

"Provavelmente já leu algures que queima mais gorduras com um exercício de baixa intensidade. Embora seja verdade que nas intensidades baixas são as gorduras que fornecem a maior quantidade de combustível, também é verdade que você perde peso ao queimar calorias. E queimará mais calorias se andar mais arduamente.
Por exemplo, andar de bicicleta durante 1 hora a uma frequência cardíaca de 120 bpm pode queimar 350 calorias. Destas, cerca de metade (175) serão gorduras. Inversamente, se pedalar com mais intensidade e fizer subir a sua frequência cardíaca até aos 160 bpm, poderá queimar até 1000 calorias durante esse mesmo passeio de 1 hora. A esta intensidade, apenas cerca de 1/5 (200) das calorias virão das gorduras (mesmo assim 25 por cento mais do que na intensidade menor), mas o deficit de calorias criado é maior, muito maior, o que significa que estará bem mais adiantado na via de perder peso (por cada 0,45 kg perdido, precisa de queimar 3500 calorias).
Isto é duplamente significante devido ao modo como o corpo se reaprovisiona em calorias. Os estudos mostram que quando se faz exercicio a baixas intensidades e se queima uma elevada percentagem de calorias originadas em gorduras, o corpo começa por repor estas primeiro.
... Lembre-se há muito poucos ciclistas competitivos com excesso de peso. Se esta a treinar o suficiente para ser competitivo, esta a treinar o suficiente para, assumindo que segue uma dieta sensata, perder peso."
 

agirão

New Member
Pedro!

Não restarão dúvidas sobre esta matéria. O que há que ter em conta é a disponibilidade de se treinar a esse nível cardíaco sem sequelas. Para se poder manter um treino mais longo a 160 pulsações por minuto é necessário tem uma base de endurance muito sólida para se entrar em patamares de resistência e, quando esta premissa acontece, normalmente é em atletas treinados e sem gordura excessiva.

O problema, resumindo, é colocar um indivíduo a rolar a esse nível a " queimar gordura " e, muito provavelmente, a ter consequências nefastas cardiacamente. O preferível é optar por um processo mais lento, de forma progressiva, acompanhando com alimentação equilibrada e água...bastante água.

Só um exemplo:

Desde domingo, tenho andado a perder um quilograma / dia, com treinos a intensidades elevadas. Só que tenho muitos anos de atletismo, com base nos 400m, 800m e 1500 metros, muitos treinos de endurance, resistência, treino intervalado, fartleck... Posso informar, sem receio, que tenho feito corrida a 160 p / m, durante 10' a 15', sem problemas. Estou atento ao aquecimento, ao momento em que coloco o coração a funcionar a esse nível e, sobretudo, à recuperação.

No entanto, percebo a cientificidade desses estudos, e respeito-as. Só que, devemos adaptá-las a atletas e não a iniciados, ou a pessoas que pretendam fazer recuperação e posterior manutenção física.

Um abraço, Pedro.
 

Peixinhus

Active Member
Este tópico está a tomar um rumo bastante confuso, entendível para quem se movimenta no meio mas extremamente enganoso e errado para quem não têm conhecimentos práticos (os teóricos são como a palavra indica e podem não ter o valor acrescido).
Felizmente existem aqui (simplesmente a minha opinião) 2 ou 3 pessoas que pela sua vivencia ligada ao desporto e formação com conhecimentos válidos o resto...
Já se palpitou aqui o perder gordura preservando ao máximo a massa muscular (a minha vivencia) e o simplesmente perder gordura. As fórmulas são logicamente diferentes, não divagando sobre os factores que possam interferir nesta tese, as altas intensidades fazem perder mais gordura e mais massa muscular e as baixas menos gordura e menos massa muscular. Atenção não estou a referenciar a % mas sim a quantidade calorica dispendida em ambos exercicios.
Peço desculpas mas volto-me sempre para a dieta alimentar como solução para este tipo de “mal”. Se alguém come de maneira errada e não faz exercício, é seguramente mais fácil uma vez que comece por ter uma boa alimentação e a praticar algum tipo de exercício (ora vamos fazer aqui uma pausa, algum tipo de exercício não quer dizer chegar ao ginásio e começar a fazer coisas a torto e a direito como normalmente presencio mas sim algo cuidadosamente elaborado de maneira a tentar rentabilizar o esforço e tempo despendido) e conseguir resultados mais desejados.
Inequivocamente perder gordura de forma contínua nunca é tema fácil. O envolvimento da disciplina e do esforço é um facto primordial. Uma vez mais uma maneira fácil, um milagre ou uma cura não existem.
Perder gordura é muito simples, mas para a maioria das pessoas não é fácil. A diferença entre fácil e simples existe.
Simples significa que não existe nada complicado no processo, é matemático é somente completar o quadro com os valores e a formula produz o resultado final.
Fácil significa que algo pode ser feito com pouco ou nenhum esforço. Se alguém diz que tem maneira fácil de perder gordura mente...

Abraços
 

pedromd

New Member
Peixinhus para quem fala em teóricos de forma pejorativa, e depois escreve um tópico como o que escrevestes parece-me algo contraproducente, mas enfim...
Filosofar sobre simples e fácil também me pareceu demasiado teórico, pelo menos o contexto...

Bem, respondendo ao Girão.

Girão concordo a 100% com aquilo que dissestes. Caberá a cada pessoa aquilatar as suas capacidades físicas.
O meu post serviu para se perceber que treinando a níveis elevados, também se perde gordura, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam.
Claro que se uma pessoa não esta minimamente treinada, nunca poderá perder peso treinado perto do seu limite anaeróbio.
Se começar por treinar em frequências baixas, além de perder peso, esta ainda a estruturar a sua condição física para o futuro
 

agirão

New Member
Pedro.

Esse é o ponto fundamental. O tomar consciência do que se pode, e deve, fazer, sem ultrapassar os limites pessoais.

Outra situação importante é partir do princípio de que, quando se está a perder peso, se deve enveredar por uma situação de cumplicidade, e não cometer os excessos que levaram a essa situação. E, analisar o processo que levou a esse ponto.

É da análise do problema que se consegue resolvê-lo. É, ao ter a noção que, durante anos, errámos alimentarmente e no sistema de vida, devemos modificar esse estado de coisas. Mas, de forma progressiva e sem angústias, pois estas levam à desistência e ao agudizar de uma situação que concluímos que era má.

Já agora, Peixinhus! É, com respeito, que explico que um problema não existe de per si e, ao tentar enquadrá-lo, procuro dar um outro conhecimento que não só o da tentativa de o resolver, pelas razões que aponto no parágrafo anterior.

As razões que me levam a fazê-lo, prendem-se com a minha experiência de praticante e pelos muitos anos que já levo a trabalhar com muitas Pessoas com estes problemas.

Então, concluí, e ajudaram-me a concluir, que não é o bastante tentar solucionar o problema, mas também fornecer conhecimentos para que, interessadamente, as Pessoas em causa vão complementando os seus conhecimentos e os focos de interesse e se sintam cada vez mais motivados a levar a cabo uma missão que, neste caso, se prende com a seu bem-estar e a sua auto-estima. Enfim, complementaridades de novas ciências que, neste caso, se chama Psicologia do Desporto e Exercício e que é tida em conta, em países desenvolvidos, desde a alta-competição até ao mais elementar praticante de fim de semana.

Acabo este post com uma citação que sustenta esta teoria: " Nunca se deve dar o peixe para comer! Deve-se, sim, ensinar a pescar!"

Vá! Continuemos esta conversa animada e interessante, da parte de todos!

Um Abraço!
 

marcomira

New Member
marcomira said:
Boas pessoal,
há cerca de um mes atrás propus-me um desafio de perder 12 quilos até ao final do ano....(6 meses). O objectivo é passar dos 86kG para os 74KG.
A primeira coisa a tratar foi a alimentação:
:arrow: Cortar nos açucares - cortei o açucar no café, deixei de comer bolos e afins
:arrow: Reduzir os hidratos de carbono, especialmente à noite - deixei de comer arroz e massas à noite e troquei o pao branco por integral
:arrow: Aumentar a quantidade de proteina ingerida - Comecei a dar preferencia a carnes brancas (frango e peru), optando por atum e queijo fresco para os lanches...Ao pequeno almoço e depois dos treinos tomo um batido de Whey(proteina)
:arrow: fazer várias refeiçoes durante o dia - pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia
:arrow: Comecei a beber mais água. Curioso, é que bebendo mais água faço menos retenção de liquidos....
:arrow: 1 suplemnto vitaminico por dia (Centrum)
Com a alteração da minha vida profissional consigo treinar 3-4 vezes por semana.
:arrow: Segunda Feira - Descanço
:arrow: Terça Feira - 1h45 BTT em Monsanto Cerca de 32KM
:arrow: Quarta Feira -1h30 de ginasio - 30minutos de cardio e 1hora demáquinas de peso
:arrow: Quinta Feira - 1h45 BTT em Monsanto Cerca de 32KM
:arrow: Sexta Feira - Descanço
:arrow: Sabado - Descanço
:arrow: Domingo - 3h30 de BTT - entre 50km e 60km

Em cerca de 4 semans perdo cerca de 3.5km estado neste momento nos 82.5~83Kg o que é uma perca de peso aceitável.
Dos 3.5KG perdidos, 33% são massa magra, o que não é muito bom , mas acho que é inevitavel.........

Aceito dicas para melhorar alguma coisa menos boas que esteja a fazer.....


Boas pedaladas

Marco Mira
Boas Pessoal,

Venho aqui dar mais um feedback do meu plano para queimar as gordurinhas. :)

Já lá vão quase 8 semanas desde que começei esta dieta. Iniciei-me nos 86kg e já vou nos 80.5 kg...Estou quase a atingir a minha meta psicologica que são os 80Kg.
Relativamente à alimentação continua tudo na mesma. Começei hoje um ciclo de magnesona para as caimbras....a maratona de gatoes tá quase aí ... :mrgreen: :mrgreen:

Relativamente ao treino alterei algumas coisas com melhorias significativas na perca de peso.....

-Comecei a treinar btt 4X por semana durante periodos mais longos e de intensidade mais baixa. Nas ultimas duas semanas perdi cerca de 2.2Kg quase o dobro da média por semana.

Com esta alteração no treino começei a notar uma necessidade de mais alimentos (mais fome), por isso vou aumentar um pouco os hidratos de carbono diarios. A seguir aos treinos, vou passar a ingerir 30gr de Whey + uma banana, para repor o glicogénio mais depressa.

A nivel fisico começo a notar mundanças no corpo. já se começas a notar as veias nos braços, começo a ficar com os ombros defenidos, mas a grande diferença está na cara. Emagreci bastante na cara, toda a gente o diz, o que me eleva a autoestima. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Boas pedaladas,

Marco Mira
 

Andre_Mad

New Member
-Comecei a treinar btt 4X por semana durante periodos mais longos e de intensidade mais baixa. Nas ultimas duas semanas perdi cerca de 2.2Kg quase o dobro da média por semana.

Quais o intervalo de percentagem que treinavas antes e treinas agora?
 

anapaixao

New Member
no meu caso tambem perdi peso, (5 kilos) em 2 meses, depois de varias dietas sem resultados, finalmente descubri a polvora. :ideia:
o segredo está nas horas que passas em cima da bike a treinar, para se perder peso, deves treinar pelo menos 4 vezes por semana a serio.
- quando digo a serio, estou a dizer que tens que treinar mais de 3 horas em cima da bike, a pedalar, pois o corpo so gasta gordura a partir das 2 horas mais o menos.
sei que é dificil para muita gente treinar tantos dias com tantas horas, quando treinam, passam mais tempo a descançar ou a falar com os amigos do que a pedalar. por isso é que os resultados nao aparecem. nao há milagres.
em relação a comida não foi preciso fazer dieta... :D
 

marcomira

New Member
Andre filipe said:
-Comecei a treinar btt 4X por semana durante periodos mais longos e de intensidade mais baixa. Nas ultimas duas semanas perdi cerca de 2.2Kg quase o dobro da média por semana.

Quais o intervalo de percentagem que treinavas antes e treinas agora?

Estás a falar da percentagem de frequencia cardiaca maxima ?.....ando entre as 140-170 Bpm. Antigamente ia para monsanto treinar. Aquilo é sobe e desce a frenquencia cardiaca nunca ia sossegada. Agora treino perto de casa num percurso um pouco mais direirto onde consigo manter um ritmo mais uniforme. Faço duas horas a um ritmo não muito puxado, mas quando chego a casa, trago sempr um pequeno empeno nas pernas

Boas pedaladas
 

Andre_Mad

New Member
Mas a frequencias medias parecidas em ambos os treinos?

O que eu percebi é que em Monsanto era mais complicado manter uma cadencia certa e uniforme. Agora consegues isso à custa de um terreno mais plano/uniforme. Mas que a FC média deveria ser parecida...
 

marcomira

New Member
A media da frequencia cardiaca não sei. o meu pulsometro nao me dá essa informação (é da decatlhon :mrgreen:). Mas a ideia era mesmo manter um freqência uniforme por volta dos 75% FCM . Agora como os dias estão mais pequenos, só consigo fazer 1hora de treino em monsanto.. Perto de Casa consigo 2H30....
No entanto guardo o treino de domingo, para andar um pouco mais

Boas Pedaladas.
 

Kamoes

Active Member
Boas.

Eu há 2 anos comecei a andar de bike.
Só fazia estrada.
Comecei porque tinha de emagrecer e tal, nem gostava muito de bicicleta...depois é que veio o gosto.
Perdi 8 quilos, estava nos 74 e passei para os 66/67kg. Fiquei super contente, subia que nem um doido...
Em 6 meses perdi esse peso todo. Andava 3 vezes por semana e passei a comer menos. Andava sempre 3 horas mais ou menos.


Depois mantive-me assim 1 ano e deixei de andar por causa de problemas nos joelhos e alguma falta de vontade.

Agora queria voltar a perder esse peso porque voltei aos 74 ou 75kg. Estou mais alto sim, mas a gordura voltou.

Tenho rolos em casa, devo fazer umas horas de rolos? Andar por exemplo 2 horas todos os dias será bom?

óbvio que vou reduzir na alimentação(coisas más claro).

Tá aqui muita gordura na barriga que é para ir embora.


Mas dantes andava em ritmo lento porque não tinha pernas...agora tenho um pouco mais de pernas(ou seja, não perdi força) mas estou demasiado empenado para aguentar em pulsações altas. ... e claro, tenho gordura a mais. Essa é que quero que desapareca.
Alguém me pode fazer um plano de treinos? A contar com o meu horário de escola e estágio, porque é para continuar e voltar ao peso que quero, os 67kg. Por dia só posso talvez treinar umas duas horas á noite...dependendo dos dias. Nem sei se tenho quartas livres. Sabado e domingo posso treinar sem problemas.

Abraço,
Marco Camoes.
 
B

bisel

Guest
Malta gostava que me ajudassem pois sou um pouco pesado, embora me sinta bem, quando apanho paredes, vejo-me ao papel, existe alguma dieta milagrosa????
digam alguma coisa :lol:
 

marcomira

New Member
bisel said:
Malta gostava que me ajudassem pois sou um pouco pesado, embora me sinta bem, quando apanho paredes, vejo-me ao papel, existe alguma dieta milagrosa????
digam alguma coisa :lol:

A receita não é fácil.... mas é simples..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Treino + alimentação saudável...O problema é que as nossas vidas nem sempre nos dão tempo para treinar nem hipotse de fazer uma alimentação saudável.... :s

Existe alguns produtos que podem EVENTUALMENTE incrementar a velocidade de perca de gordura, no entanto tambem só funcionam se treinares bem e te alimentares em condições.

Boas pedaladas,

Marco Mira
 

marcomira

New Member
Boas,

Após uma dieta (quase :D ) rigorosa de cerca de 10 semanas, cerca de 2000km de treino e 7kilos a menos, veio a minha primeira prova.
Objectivo era ver como é que o meu corpo iria responder.
Eu que normalmente andava sempre no meio das tabelas, desta vez fiz 11º lugar em cerca de 130 atletas, o que me deu uma motivação extra para alcançar o meu objectivo, que é alcançar os 74 kilos até final do ano, ou seja perder menos 5 kilos.

Boas pedaladas

Marco Mira
 

marcomira

New Member
Estanislau said:
Qual é a tua altura Marco?

Os Meus parabens, estou contigo...

1.69cm.. neste momento com 79.5kg.....ainda estou muito pesado :D :D...quando fiz a minha primeira prova de btt em julho de 2008 estava com 94kg :D :D :D
Imagina o empeno que levei....mas não fiquei em ultimo..... :mrgreen:
 
Top