Maxxis Ikon 2.2 EXO

Rui Marçal

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Hoje foi mais um dia de testes.

Desta vez meti 2.1 de pressão para os meus 76kgs. Em tubelesse uso na frente 2.0 bar.

Deixei para trás a areia e cascalho solto para passar para a chafasquice (vulgo lama). Ainda não andei em barro amarelo, mas era mesmo lama e muita.

Mais uma vez não levava grandes espetativas para que o Ikon se comportasse bem na lama, e, mais uma vez enganei-me...Fui fazer os singles tracks de Almoster que tem uma mistura de areia, barro e pedra. 44km de lama e 500 de acumulado.

Com o High Roller na frente, o meu limite era a frente, agora, o limite está atrás. Então não é que o raio do pneu anda bem na lama...e até a solta com facilidade...

Acho estranho, com aquele tipo de piso o comportamento na lama é excelente, não tive uma única deriva na frente, de traseira já não posso dizer o mesmo. O pneu passa muito bem sem fugir de um lado para o outro.

É claro que tem de haver pneus melhores para a lama que o Ikon, continuo a achar que o Ardent será melhor no piso molhado. O Nevegal também era muito bom. O High Roller na lama também é bom, mas levava uns bons sustos com ele. De vez em quanto fazia-me cada deriva que nem estava à espera...

Andei também sobre pedra molhada. O Ikon escorrega como escorregam os outros e como não fiz muita pedra não consegui tirar para já grandes conclusões, se é melhor que o High Roller ou não, parece-me que aqui está no mesmo patamar.

O que se nota bem na pedra é a largura superior em relação ao High Roller, passa melhor, parece uma roda maior. Com este balão, o Ikon vai beber um pouco às vantagens de uma roda 29'. Até digo mais, muitas das vantagens apontadas às rodas 29' não se devem só ao maior diâmetro da roda mas também à maior largura de pneus que todas elas trazem.
 

mlouro

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Eu já te tinha dito que a lama era o ponto fraco do crossmark :)

Sobre o Ikon, acho que o balão maior e ter os tacos pouco espaçados é perfeito para a tua condução, ainda bem que se porta bem na lama.. Já sobre o Ardent, pelos reviews que li, parece ser um pneu ainda mais falso que o High Roller, basta ver o espaço entre os tacos centrais e laterais.. deve soltar a lama facilmente, mas na lama quer-se é um pneu em que os tacos agarrem no piso, e o Ardent a meu ver ou se vai a direito ou se curva agressivamente, não me parece muito adequado á tua condução ou a bikes de XC no geral.
 

Rui Marçal

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Boas Marco,

O Crossmark até nem é muito mau na lama, mesmo assim...acho-o um pneu honesto em que faz tudo bem, mas não é extraordinário e isso tu sabes bem pois tiveste um atrás que te fez mais de 3000km, e eu atrás a ver, lol...

Em relação ao Ardent ser mais falso que o High Roller não sei pois nunca o experimentei. O que sei dele é o que tenho lido e dizem maravilhas dele. Uma revista inglesa considerou-o o melhor pneu de verão, vê lá, ele parece ser mais de inverno que de verão...Mas realmente os tacos dele não são muito diferentes dos do High Roller...

E também concordo contigo, pode não ser o pneu mais adequado para XC pois é muito pesado e algo agressivo. Mas como sabes eu não faço propriamente XC, faço algumas coisas um pouco mais radicais, por isso até acho que o Ardent poderia ser a minha cara. Mas enquanto não sair uma versão mais leve está chumbado. Tens de o experimentar para as tuas descidas, lol...
 

mlouro

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O meu crossmark acho que fez 2000kms, mas a partir dos 1500km +/- comecei a sentir perda de tracção em algumas situações apesar de o rasto não estar completamente gasto.. a verdade é que depois optei pela versão kevlar porque não se justifica gastar 40€ por pneu para 1500kms, e a diferença em termos de tracção no pneu novo notava-se bem naquelas paredes do Vale por exemplo, mas a durabilidade das laterais pode ser reduzida (no meu caso foi).

O Ardent é um pneu que vou considerar para trás de certeza, mas à frente não me inspira confiança.. simplesmente tem demasiado espaço entre os tacos laterais e centrais e para os trilhos que eu faço prefiro um pneu mais progressivo como o Nevegal para evitar sustos..
Se reparares no ADvantage, ficas com a sensação que deve ser mais progressivo que o Ardent e não é por isso que deixei de apanhar um ou outro susto, mas também é verdade que o pneu depois agarrou sempre e acredito que o Ardent faça o mesmo.

Um bom pneu para a frente para mim é o x-king, os tacos estão todos mais ou menos espaçados, e o comportamento é previsivel, isto é, consegues inclinar a bike em curva com confiança sem que ela deslize e depois agarre como nos Maxxis.
 
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Rui Marçal

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Concordo plenamente contigo,

No caso do High Roller havia essa "falha" entre a faixa de rodagem e os tacos laterais o que levava a alguns sustos pois o pneu não era progressivo. Com o Nevegal isso não me acontecia, havia sempre borracha suficiente em contato com o chão.

O Ikon também é muito progressivo devido ao balão maior e aos tacos estarem todos à mesma distância e como tem 3 tipos diferentes de borracha isso também ajuda.
 

Rui Marçal

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Sim Petiagos,

A pressão em 2.1 está muito bem. O pneu é mais alto e podemos andar com pressões mais baixas...mas já não quero baixar muito mais por causa dos furos...mas dá para baixar.
 

msaraiva

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@Petiagos
Eu sei que os 3 BAR atrás pode sr um pouco elevado, mas para o tipo de "condução" realizada nem é mau!
Eu sou de experiencias e de hoje ser assim e amanhã assado
Por causa das pressoes baixas derreto pneus que não é brincadeira, e o pesoal que anda comiga diz sempre isso.

Claro que nos 2,5 ou 2,6 atrás a coisa molda-se ao terreno e de qua maneira!!
 

Rui Marçal

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Molda-se ao terreno e ganhas em conforto e tração.

Com pressões muito altas ficas com a bike mais instável.

Pressões altas são boas para estradões ou alcatrão.

Claro que o incoveniente das pressões baixas é a borracha que se via muito mais depressa...
 

meloy

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Bom mais uma vez fiquei maravilhado com a minha GRANDE compra!
Maxxis Ikon atrás e Nobby nic à frente!

O NN é sabido que é um bom pneu!

mas o Ikon é fabuloso!!! parece que sobe paredes!!! não escorrega em lado nenhum!! só a falta de pernas é que o impede de dar mais!!

Ontem foi testado em belas com o terreno bem molhado... pedras... poças... piscinas... lama... rocha... bom de tudo!!!
e... a verdade é que só a falta de pernas é que impediram andar mais!!!

bom... se isto é um pneu de verão... bem engana!!! porque estou maravilhado com ele no inverno! estou para ver como vai ser no verão!!!
 

meloy

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Não é um rolante como um crosmark... mas também não é nenhum empapa estradas...
apesar de fazer barulho quando se anda em estrada não sinto a travar!
aliás numa descida em estrada bati em 2km/h o meu "record" anterior a ir a 59 km/h
no desgaste ainda não sei porque só dei 2 voltas com ele... mas a verdade é que o comprei usado e quem me vendeu disse que andou com ele 3 meses em sintra.
e ainda não tem desgaste aparente.
 

miguelcarromeu

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Estava tentado a testar este pneu na frente; mas queria converter a tubeless (atrás já tenho). A diferença de preços é significativa? Já agora onde compraste o pneu?
 

petiagos

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Esse pneu agrada-me. Fico na dúvida é em relação ao asfalto ... porque chego a fazer cerca de 80 a 100 kms por semana nesse tipo de piso.
Ou seja, actualmente, estou a fazer 50% asfalto e 50% mato....
 

meloy

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o que te posso dizer é que o terreno para o qual foi feito o ikon é mato, estradões, rocha,...
na estrada não fica mal! mas não é o super rolante!

eu faço estrada nas ligações até ao mato (muitas vezes é cerca de 20% a 30%), e mantenho a minha posição - excelente pneu!
 

petiagos

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OK. Obrigado meloy ...
Só usas atrás... o Rui Marçal é que o tem à frente, se não me engano.

Não sei existe algum colega que o use à frente e a trás....:rolleyes:
 

Rui Marçal

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Olá Meloy,

Como dizes no final do teu tópico, o pneu até é mais virado para o verão, mas faz o inverno muito, muito bem.

Neste momento já fiz 410km com o meu na frente, claro.

Não podia estar mais satisfeito, nunca tive um pneu com este tipo de comportamento, nem uma escorregadela, nem um susto, nada. E digo mais, ando mais rápido agora do que alguma fez andei. Consigo curvar mais deitado e sempre com excelente apoio lateral.

É estranho como um pneu sem tacos grandes faz tudo isto, mesmo na lama, mas é verdade. Em comparação com um ou outro colega meu, em determinados tipos de piso, como pedra redonda e solta e areia, perdia claramente andamento por falta de confiança. Neste momento vou a "empurra-los", lol...

Hoje, andei em singles com muita rama de eucalipto molhada, desci umas rampas cheias de relva e travei de propósito até parar e tudo bem. Não me sentia tão segura com um pneu desde os tempos do Kenda Nevegal, muito mais pesado que este.

Agora vou responder ao Petiagos,

O pneu em alcatrão, ao contrário do que diz o Meloy é extraordinário...O Meloy diz que rola bem mas que é pior que o Crossmark...Aqui sou obrigado a discordar e passo a explicar.

Quando substitui o Nevegal pelo High Roller na frente, notei que o High Roller me "prendia" um pouco a bike a rolar. Depois, quando troquei o Nevegal traseiro pelo Crossmark é que foi a desgraça. O Crossmark tinha muito mais atrito que o Nevegal, por incrível que possa parecer. O Crossmark apesar daquele piso que parece rolante é um belo travão.

Em outros testes comparativos feitos por revistas, eles também dizem que o Crossmark arrasta-se muito.

Na minha experiência, quando tinha os 2 Nevegal, era eu, no meu grupo de pessoal que tinha o melhor set de pneus para rolar, bastava deixar ir sem pedalar e era só passar pessoal. Quando o High Roller passou para a frente, comecei a ir para o meio do pelotão, mas quando pus o Crossmark atrás foi a gota de água, sempre em último.

Agora com o Crossmark ainda atrás e o Ikon na frente, simplesmente sou o que voltou a rolar melhor, mas muito melhor do que quando tinha os 2 Nevegal. Passo pela malta toda e o pneu faz uma "zoada" bem engraçada a alta velocidade, parece que tem motor. Há uma descida em Santarém de alcatrão onde não conseguia chegar aos 60km/h. Ontem passei dos 66km/h.

Conclusão, o Ikon é extraordinário a rolar e nota-se muito. Depois, a descer, a malta deita-se sobre o guiador e começa a ouvir aquela música a aumentar de ritmo conforme a velocidade, é viciante, lol...

Em alcatrão ainda, e a curvar, a confiança é enorme. No High Roller havia uma transição de borracha quando curvamos, no meio há borracha quanto baste, mas depois há uma falhar para voltar novamente. Ou seja, ou deitamo-nos tudo ou então pode faltar borracha, lol...No Ikon, olhamos para aquela borracha toda e vimos sempre muita borracha, mesmo a curvar bem.

É excelente em alcatrão...não tenhas problemas Petiagos. E a rolar, na frente, que diferença para o Nevegal e principalmente o High Roller.
 
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