Maxxis Ikon 2.2 EXO

petiagos

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Até agora ... só coisas boas do pneu: à frente, atrás, rola bem no mato, rola bem em asfalto, tração ... até se estranha tanta coisa boa, hehhehe:p
Rui, o meu percurso por Monsanto, é sempre constituido por 10 kms em asfalto até chegar ao mato e depois mais 10 kms para casa. No mato faço um pouco de tudo: rolar em piso compato e piso misto com pedra um pouco solta. Subidas e descidas com algumas pedras e raizes. o tipico em monsanto. Por todas as vossas reviews deduzo que o pneu atrás é sem dúvida muito bom e que se for usado à frente também se safa bem.
Fico a pensar que um set para a frente/trás ... seria uma boa opção .

Outra coisa ...acham o pneu um pouco saltitão... ou nem por isso ?
É das piores coisas ... andar a pedalar com um pneu que saltita por tudo e por nada, principalmente na traseira ... e mesmo com pressões baixas.
 

Rui Marçal

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Lol Petiagos,

Tu tens mesmo jeito para tocar nos melhores pontos do Ikon.

Se leres o meu 1º post, o principal defeito que eu apontava ao High Roller era mesmo o de saltitar. Principalmente em pedra solta ou cascalho, aquilo tinha vida própria e não raras vezes via-me a curvar cada vez mais largo porque a frente insistia em ir para o lado exterior da curva...

Logo quando experimentei o High Roller, essa foi a minha primeira crítica. Ao descer o single track do Vale Garcia, com alguma pedra solta e grande, não conseguia ter a frente no sítio, andava sempre aos saltos. Não há muito tempo a descer o Patelo em Porto de Mós, até fiquei com vergonha de ter descido tão devagar e com tanto medo de ir ao tapete, tal era a vibração do raio do pneu, e com pressões baixas, a 2.0 bares.

Com o Ikon nada disto se passa. Já tive oportunidade de descer o primeiro exemplo que te dei e nem travei, arrisco-me a dizer que só desci ao dobro da velocidade, e, o Ikon, corta sempre a direito e não há cá saltos nem saltinhos.

Eu quando gabo o pneu é porque realmente acho que é magnífico quando comparado com o High Roller, Nevegal, Rocket Ron e Continental Mountain King. Não tem nada a ver com estes que referi. O que mais se aproxima das prestações do Ikon é o Nevegal, mas é muito mais pesado, cerca de 300grs e rola pior.

Pode haver pneus melhores, mas ainda não o experimentei, lol...
 

Rui Marçal

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Pois, mas para mim já não é fácil fazer essa comparação.

Andei com o Rocket Ron numa outra bike emprestada enquanto não veio a Scalpel.

Ainda fiz com ele cerca de 350km mas não gostei do pneu.

É muito macio, os tacos estavam todos a desfazer-se, paredes laterais muito finas (não era tubelesse)...em alcatrão nota-se o escorregar do pneu devido aos tacos muito macios e acontecia o mesmo em pedra. Em terreno mais macio acho que serviam. Não tenho grande memória deles e já vai há algum tempo...
 

msaraiva

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Ora como disse aqui, às vezes as coisas não correm sempre pelo melhor, mesmo quando o material nos agrada e desempenha a função para o qual foi programado
Após a subida ao Caramulo, e respectiva descida, o resultado foi um IKON na garagem, bom para peças...
 

SeteGu

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Não sei se evitava... mas podia evitar: EXO

Para esse tipo de trilhos tem mesmo de ser senão o mais provável é acabarmos com pelo menos 1 pneu a menos...
 

Rui Marçal

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Lol, acabei de responder no outro lado sobre o rebentamento desse Ikon.

Msaraiva, experimenta o Ikon em versão EXO e depois diz se aconteceu o mesmo, lol...
 

meloy

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Em loures em direção ao Freixo mais um dia de muita lama, pedra e rios... E o grande Ikon mais uma vez correspondeu às Grandes expectativas!!!!



é claro que não fiz este rio montado!!! mas tb não tenho um barco!!! mas quase... :D
 

msaraiva

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É pá!
Vocês pedalam de galochas de gola alta?
Daquelas da pesca que quase têm mangas? BEM!!!!

Essa bicicleta quando sai daí deve ter água em tudo quanto é sitio!
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

.....Após a leitura atenta de todo este tópico, até me apetece comprar 1 maxxis ikon (estou a precisar de meter um na 26er)!!! :D

Mas,,,, pelo que percebi, o principal trunfo deste, é a sua medida 2.2. Estou convicto de que, "qualquer" pneu com as mesmas dimensões, terá o "mesmo" efeito (digo eu). :s
 

Rui Marçal

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Boas Medroso#78,

Sim, uma das grandes vantagens que lhe aponto é realmente a medida 2.2, mais concretamente o ETRTO de 57...

Se outro na mesma medida será melhor? Não sei que ainda não experimentei nem tenho feedback em comparação com este pneu. O que posso dizer, é de outros comparativos feitos por revistas da especialidade onde comparam este pneu com outros da mesma medida e este com o Maxxis Ardent foi o que melhor se saiu. No geral, o Ardent é melhor, principalmente no molhado, mas no verão o Ikon não deu qualquer hipótese. Por isso aguardo com espetativa o tempo seco para ver como ele se sai na "praia" dele, lo....

Em termos de rolar, já andei com malta de bikes 29' que como sabes vem sempre calçadas com números destes e a rolar ficam a milhas. Neste caso falo dos pneus da Specialized...

Compra um e depois diz algo, pelo menos já tens o feedback de alguns users, se não gostares eu compro-te o pneu, se for Exo e se fizeres um desconto. É que embora não precise de pneu para trás, pois tenho um Crossmark novo, estou a pensar por outro Ikon, só para veres o que gosto desta borracha.
 

Medroso#78

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Sim claro. Pelo que aqui li, não terei qualquer problema em comprar este pneu. Aliás, confesso que na recente compra da 29er, ainda ponderei a aquisição deste. Mas trocado na marca, e a custo 0, não poderia exigir muito. Virá então um "captain control" 2.1. Vamos lá ver. Mas na 26 sim, certamente irá ser este mesmo maxxis ikon. :)

obs: ontem em conversa com um amigo que tem cá na terra uma oficina, diz que este fura fácilmente. Mas.... tudo depende da sorte! Aqui o terreno é exagerádamente bravo (muita pedra). Vamos lá ver. :s
 

Rui Marçal

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Ontem fiz mais uma volta de teste mais virada para o Maxxis Ikon agora também atrás...


As conclusões não são muitas mas já deu para começar a tecer algumas ideias em comparação ao Crossmark.

Em relação ao peso ganho, foi bastante com vantagem para o Ikon. Este Ikon pesa 540 grs e o Crossmark 700 grs, depois de usado...Se quando pus o Ikon na frente onde também ganhei peso, não o senti, na traseira já não foi bem assim, sente-se o menor peso do Ikon, principalmente nas acelerações ou arranques. Nota-se a bike mais leve...Pela 1ª vez senti que o peso das rodas é realmente importante...

Em relação ao atrito em comparação ao Crossmark, também há um ganho, embora não tenha percebido muito bem se pouco ou muito, pois andei com malta com quem há muito não andava, e, sendo assim, não tinha grandes pontos de referência...embora fosse eu que melhor embalava sem qualquer dúvida. Tenho de comparar com o meu colega de viagem quando rolar com ele.

Há um teste mais "cientifico" que ainda não fiz porque tem estado sempre vento e só o posso fazer sem qualquer vento para não influenciar as "contas". Meto pressões iguais, mando-me por uma descida ao pé de minha casa e vejo onde vou parar sem pedalar...Quando substitui o High Roller na frente pelo Ikon ganhei cerca de 20% a rolar melhor, o que foi excelente. Estou curioso de ver a comparação com o Ikon e o Crossmark, mas tenho de esperar pelas condições ideias para me poder "agarrar" a algo mais concreto.

Também já reparei que o Ikon é mais confortável que o Crossmark, devido a ser de 120 tpi mas principalmente porque é mais largo.

Em termos de tração não tenho qualquer conclusão ainda pois apesar do inverno da treta que estamos a ter, ontem consegui chegar a casa sem sujar a bike, lol...não apanhei lama de jeito nem nenhuma picada.

Seja como for e posso já afirmar com certeza, o Ikon é mais confortável e como é mais leve permite melhores arranques. Quanto ao resto preciso de outros trilhos e uns metros de lama.
 

petiagos

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Tanto andei a estudar a questão dos pneus que após algumas dúvidas me virei para os IKON para ser (para já) o meu set de pneus para o verão.
IKON 2.2 EXC, a versão mais leve (460 e 470 gr respetivamente);)
Sai para o terreno apenas 1 vez com os novos sapatos e do que fiz posso afirmar que gostei !!!
Pneu bem confortável, rápido e não saltitão. Tenho de fazer mais trilhos com ele para perceber melhor as pressões a usar.
 

Rui Marçal

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Estava à espera de mais uns km em piso seco para aqui vir dar o meu contributo sobre os Ikon que tenho à frente e atrás. Fiz grande parte do inverno com eles e agora também em piso seco, aliás muito seco e duro. Lá mais para a frente os trilhos começam a ficar mais moles devido à passagem das bikes. Neste momento ainda estão bastante escorregadios em determinados tipo de pisos, mas lá vai.

No geral, sem olhar a tipo de pisos, foram os melhores pneus que já experimentei. São os mais confortáveis, os mais leves, os mais rolantes, os que tem melhor grip a curvar. Em termos de tração e travagem, não noto grandes diferenças para os que já usei, mas piores não são. De referir que são uns pneus muito estáveis (principalmente na frente). Em cascalho não saltam nem andam à deriva como o High Roller.

Tudo isto também se deve a esta ser a maior medida que já usei em pneus...Neste momento, as minhas rodas são quase 27,5', bem longe das 26' originais. Noto mais conforto e principalmente transponho melhor as pedras e ressaltos que vou apanhando.

Estava com algum receio com os furos, mas até agora nada de preocupante. É a primeira vez que uso pneus não tubelesse, mas se tive furos, o líquido selante resolveu o problema.

A minha outra dúvida eram as paredes laterais serem mais finas que os tubelesse, mas, depois de já ter feitos muitos km em singles cheios de pedra, posso dizer que as laterais dos pneus nem um risquinho tem, prova que, ou tive uma sorte do caraças até agora ou as laterais até tem alguma resistência.

Analisando agora os tipos de terreno:

Para o inverno, ou piso molhado sem grande lama, são excelentes, o melhor que já tive até hoje. Claro que também se deve à medida ser grande, a maior que já usei até hoje também.

No caso de apanhar muita lama, tipo barro ou barro, esqueçam, ficam cheios de lama e embora até saia com alguma facilidade, não são ideais para este tipo de piso. por aqui, Santarém não há muito disto, mas quando apanho...quase não dá. Mas também se não for um pneu mesmo para lama, acho que não há safa. Se não for nos primeiros metros, é mais metro menos metro e ficam sem rasto à vista. Neste caso o grande balão que apresentam ainda pioram mais as coisas.

Em piso seco, duro e principalmente virgem depois do inverno, a tração não é muita, mas também não o era antes com o high roller ou o crossmark. Mesmo assim, os Ikon são ligeiramente melhores.

Em piso mais mole, que é a grande maioria que apanhamos durante todo o ano, são muito bons.

Nota muito positiva também para o rodar em pedra. É onde gosto mais de andar e nunca tive pneus maus neste piso. Estes Ikon são melhores ainda.

Tenho 77kg agora e já andei com pressões altas, 2,5 bar. A bike fica mais nervosa, perde algum conforto e fica com a frente mais instável...

Tenho andado agora com 2.0 bar e o nervosismo da frente desaparece e regressa mais algum conforto. Não noto os pneus a arrastar-se, a ficar com mais atrito mas noto que se dobram mais a curvar, tornando a bike mais mole, menos direta. Seja como for, prefiro este compromisso assim.
 

JoãoLopes

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Ponto negativo: Preço exorbitante, no meu caso é mais caro que um pneu para o carro. Porquê este preço??

Do pouco que vi, experimentar foram apenas algumas metros no passeio, seria um pneu que utilizava quase de certeza.. Sendo fã de kendas small blocks 8 , este ikon tem um padrão semelhante mas com um desenho um pouco mais agressivo.
 

Rui Marçal

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Esqueci-me desse grande contra. São realmente dos mais caros. Pela net custam-me cerca de 50€, mas...

Sim o rasto é semelhante ao sb 8. Mas de Kenda fiquei um pouco farto devido às bolhas que eles tem tendência a ganhar. E isso aconteceu-me a 2 deles.
 
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