Maxxis Ikon 2.2 EXO

Rui Marçal

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Decidi criar um tópico para o Maxxis Ikon 2.2 EXO, porque há muito pouca informação sobre ele no fórum. O que há está espalhado por outros tópicos. Por outro lado, é um dos pneus mais avançados tecnologicamente neste momento e é recente...

Troquei o pneu da frente Maxxis High Roller 2.1 Tubelesse e em substituição entra o Maxxis Ikon 2.2 tubelesse ready.


Desde já retirei um peso significativo na bike. Por 50€ retirei cerca de 92grs. O High Roller pesa 640grs e o Ikon 548grs...


Já fiz um pequeno teste em alcatrão onde só consegui apurar que a baixa velocidade o Ikon é mais silêncioso mas quando passo dos 25km/h começa a fazer um zumbido agudo.


Não foi fácil arranjar esta versão. É a topo de gama pois é a versão EXO, mais reforçada de 120 tpi. Aparentemente as paredes parecem-me resistentes, mas mais finas que as do High Roller.
Por estranho que pareça o importador nacional e espanhol, a MSC não conseguia arranjar esta versão com EXO, só sem EXO é que conseguiam. Tive de me socorrer ao teclado e atacar as lojas online.




Ficam aqui algumas imagens do rapaz...


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Sendo assim a Scalpel está agora com 9860grs...


Amanhã vou testa-lo em alcatrão e terra. Na semana passada fui até Almeirim fazer o track da Sopa da Pedra. É um terreno com pouca lama, muita areia, cascalho grande e pequeno e muitos singles tracks. Sempre me queixei que o High Roller era pouco seguro neste tipo de piso. Como na semana passada lá andei, ainda tenho a volta fresca, vamos ver como se sai o Ikon.
Seja como for, o terreno preferido deste pneu será o piso seco, não o piso molhado...
 

Mepim

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Boas Rui,

Quando comprei o Ignitor andei a ver o Ikon, mas pelas dificuldades que dizes acabei por comprar o Ignitor e até agora estou muito satisfeito com ele, vai postando a review do Ikon para irmos sabendo o que ele vale, porque é como dizes existe muito pouca informação sobre esse pneu.

Abraço
 

senaita

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Boas tens ai uns grandes pneus, eu já usei essa versão EXO desde março até agosto .....mas apanhei um grande susto na maratona de Portalegre onde o pneu da frente saltou do aro (Podium MMX) , armado em esperto dei um salto e como estes pneus fazem muito balão nos MMX saltou o pneu da frente....sem consequências graves , só um aro riscado e amolgado....daquilo que usei esse pneu dá bastante segurança em piso seco, e é muito confortável, em terreno molhado/lama, sendo 2.2 não á milagres fica mais "pesado", neste momento uso , crossmark atrás e Ignitor na frente....e acho esta conjugação perfeita, se o IKON fosse 2.0 era perfeito....mas já existe o larsen. Já agora tenho os dois IKON paradinhos na garagem á espera que alguém lhes pegue...Cumprimentos Bons Rides
 
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Rui Marçal

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Boas pessoal,

Hoje experimentei o Ikon no terreno que não é o dele...terreno molhado e pedra solta...

Fui fazer a volta que fiz na semana passada, o mesmo piso, a mesma meteorologia, o ideal para ter um feedback sobre a nova borracha...A conclusão? Muito melhor do que estava à espera....

Este pneu Ikon 2.2 tem um ETRTO de 57 e o anterior, o High Roller 2.1 tem um ETRTO de 47, muito menos...E isso nota-se, e muito...nunca pensei que fosse uma diferença tão grande.

À partida, este duelo parece não ter muito sentido, pois estou a comparar 2 pneus um pouco diferentes. O Maxxis High Roller é tubelesse e tem uma largura mais pequena e consequentemente uma altura mais baixa. O Maxxis Ikon é tubelesse Ready, é mais largo e por isso ligeiramente mais alto.

Olhando para as características, facilmente se percebe que o Ikon é mais leve, porque não é tubelesse, são menos 92grs. apesar de ser mais largo. Esta diferença de peso, não a notei a andar, mas está lá.
Também se percebe que o High Roller será mais resistente a furos porque é tubelesse. E como o Ikon não é tubelesse, devia por mais pressão. Se tivesse a mesma largura estaria certo esta conclusão, mas como tem um balão maior não é necessário, ou seja, supostamente o High Roller seria mais confortável por este motivo, mas como a pressão é a mesma, isso não acontece, a largura do Ikon compensa o conforto.

Comecei a rolar em alcatrão. O Ikon faz um zumbido engraçado. O High Roller tem uma "voz" mais grossa. Gosto mais do "som" do Ikon.

Em termos de atrito, é sabido e provado que uma roda mais larga tem mais atrito que uma roda fina. Mas e se eu dizer que este Ikon tem muito menos atrito que o High Roller, ou mesmo o Kenda Nevegal que já usei? Mas muito menos. Com o High Roller costumava fazer comparações a descer sem pedalar com os meus colegas e ficava para trás, tal o atrito dele. Com o Ikon, nas mesmas condições passo pela malta, mas bem mais rápido. Em terra é a mesma coisa. Portanto, em termos de atrito não há qualquer dúvida, o Ikon tem muito menos.

Nos estradões, em termos de conforto, novamente o Ikon é mais confortável devido à maior largura do piso. Confusos? É verdade e isso sentiu-se logo que comecei a rolar nos estradões. O Ikon salta melhor as irregularidades, absorve melhor, parece que é uma roda maior (na realidade é). Sempre critiquei positivamente o High Roller por ser muito rápido, mas também por ser demasiado saltitão, ao ponto de ser impreciso. O Nevegal não era nada saltitão mas era pouco rápido quando curvávamos, notava-se que era um pneu robusto e pesado. O Ikon é tão rápido a curvar como o High Roller mas muito preciso quando o terreno fica irregular, não saltita, "cola" melhor no chão.

Agora entramos na areia. Aqui estava uma das minha principais críticas do High Roller. Sempre que me aparecia um rego, das duas uma, ou seguia o rego do colega da frente, ou passava ao lado. Sempre que entrava nos regos, para sair de lá era complicado e havia sempre uma deriva na frente, ganhava vida própria. Com o Ikon é indiferente se há regos ou não, corta a direito. Acho que se deve a um balão muito maior e o pneu não afunda. Em termos de atrito então é muito melhor.

Passando para os singles tracks com regos e buracos o Ikon brilha. Como na areia, o balão maior passa por cima de toda a folha. Com o High Roller andava sempre a escolher caminho.

Concluindo, o Ikon faz tudo melhor que o High Roller...

Como desvantagens do Ikon em relação ao High Roller:
Maior facilidade em furar;
Preço mais elevado.

Como vantagem:
Mais aderência em qualquer piso molhado (não experimentei barro);
Mais leve;
Mais confortável;
Mais seguro.
Menor atrito;

Não quero com isto dizer que o High Roller é um mau pneu. Se eu tivesse experimentado um High Roller 2.35 (que ainda assim é mais estreito que o Ikon 2.2) certamente seria melhor que o 2.1, mas também é muito mais pesado e penso que continuaria a ser pior que o Ikon.

Resta-me esperar pelo tempo seco para dar aqui uma nova impressão sobre o Ikon, lembro que é um pneu com características de seco e não de molhado, mas que se saiu muito bem saiu.

Nota: o senaita diz que se o Ikon fosse 2.0 seria melhor. Para o que eu faço não concordo. Se eu andasse muito por estradões, dava-lhe razão, mas normalmente só uso os estradões para as ligações a single tracks e coisas técnicas. como tal, prefiro um balão maior que me dá outro conforto, segurança e estabilidade. E lembro, ele tem 2 para venda. lol....
 

meloy

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Rui Marçal como escrevi no post
http://www.forumbtt.net/showthread.php?47153-Pneus-para-o-inverno/page15

uso o ikon atrás e a ideia era passa-lo para a frente e ficar com o cross mark atrás.

Mas agora não sei porquê mas tenho algum receio de fazer isso!
actualmente tenho um Nobby Nic à frente e tenho receio porque não sei como o ikon se comporta à frente sobretudo a agarrar as curvas e a andar a "alta" velocidade sobre terreno irregular!
apesar das maravilhas que eu disse sobre o pneu e as maravilhas que tu também disseste! vejo o pneu ikon pouco cardado dos lados pelo que pode comprometer nas curvas mais exigentes??

A opinião de um pneu varia muito de pessoa para pessoa devido ao tipo de terreno onde a pessoa costuma andar e também devido ao estilo de condução. Eu não sei como andas... mas eu rolo pouco... não sou de fazer mts km... normalmente 30/40 por volta com 700 a 1000 acumulados e a descer não sou desmiolado mas gosto de andar de pressa!!!
 

Rui Marçal

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Boas Meloy,

O Ikon tem muitos cardos mas pouco espaçados, o que dá a sensação de não ser o pneu mais indicado para a frente.

Mas comparando-o com o High Roller, pneu que nasceu para o downhill e ainda lá é utilizado, comparando-o com o Kenda Nevegal que também usei tanto na frente como atrás o Ikon ganha em tudo. Também não espera do Ikon grande coisa no inverno, esperava sim uma grande performance no seco, não no molhado.

O que é certo é que o pneu tem 3 tipos diferentes na borracha que está em contato com o chão, o que lhe dá uma grande polivalência. Ao meio é mais dura para rolar bem, nas laterais mais macio para uma melhor aderência.

Claro que isto passa-se com a versão 3C, nas outras o tipo de borracha é todo igual e não sei o comportamento.

Fazeres 30 a 40 km e com acumulado de quase 1000m já é mais que o que muitos fazem e isso pouco interessa. O que interessa é por onde andas. A malta do downhill nem faz acumulado, lol...só desce e são 10 ou 15km por volta lol...

E o pneu varia realmente muito de pessoa para pessoa. Sou pouco agressivo a conduzir, sou do tipo certinho e gosto de ter o controlo na frente. Por isso o cardado do High Roller não me inspirar confiança em alguns terrenos.
 

meloy

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High Roller e o Kenda Nevegal são pneus bem cardados nas laterais!!!

O que tenho medo é a curvar com "alguma" velocidade sob lama ou terreno mais molhado a falta de cardos leve a uma escorregadela! e catrapum!!
porque de resto penso que o pneu devido ao seu balão de adapte bem ao terreno e corresponda com uma boa performance e controle!!

(Rui Marçal) O que quis dizer com isto, não entendi:
"Também não espera do Ikon grande coisa no inverno, esperava sim uma grande performance no seco, não no molhado."

é verdade o meu pneu ikon não é EXO, apenas de kevelar! e comporta-se de forma maravilhosa! (Atrás)
 

Rui Marçal

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O que quis dizer foi mesmo isso.

Comprei o Ikon sabendo que no seco é excelente pelos feedbacks que tenho lido.

Mas não sabia o seu comportamento no molhado daí as minhas expetativas não serem altas, mas enganei-me, no molhado é muito superior ao High Roller.
 

Rui Marçal

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Boas msaraiva,

Sim temos opiniões muito parecidas. Na altura li o que escreveste e foste um dos principais que me levou a optar por ele. A informação sobre este pneu é escassa ainda...
 

Rui Marçal

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Boa noite Petiagos,

Peso 76kgs e usei 2.3 bar.

Em tubelesse usava 2.0 bar e em pedra molhada cheguei mesmo a usar 1.8 bar.

Mas, no caso do Ikon, como o balão é maior e embora não seja tubelesse penso que posso usar um pouco menos. Vou experimentar 2.1 bar.
 

petiagos

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Olá Rui,

Pois estava a pensar numa pressão equilibrada para o teu Ikon. Como tem um ETRTO de 57 e faz um balão jeitoso...deve ser semelhante ao RON 2.25 que tenho. Também tem ETRTO de 57, é tubless ready e faz o tal balão.
Experimenta mesmo com 26 a 28 psi à frente... mais ou menos de 1.8 a 2.0 bar e depois diz se não ficou mais confortável e preciso ;)
 
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