Lubrificação depois das voltas

jginja

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Viva.
Tenho usado o KH-7, já vou na terceira embalagem, e o quadro não foi danificado. Mesmo ao nível do pedaleiro XT, que tem as letras no qrenque, continua impecável. O produto não é corrosivo, tirou ou esbateu as cores de nenhum componente.
Verdade seja dita que eu tiro a corrente e lavo-a à parte.
Geralmente dou uma ou duas borrifadelas no pedaleiro, desviador e cassete e depois esfrego com uma escova rija para tirar a porcaria.
Os pneus e rodas, com todos os seus integrantes, continuam imaculados.
No entanto, convém testar numa zona menos visível do quadro.

Boas pedaladas
 

essence_s

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eu uso um desenordurante da decathlon que vei junto com um spray de oleo e acho muito bom

Sim, sempre é melhor do que petroleo que corroi tudo o que seja borrachas, plasticos e afins.
O unico problema do da decathlon é que tens que gastar mais, para sair o lixo em condições e depois em vez de poupares, toca a comprar outro.um da finish line ou da shimano custa o dobro , mas também dura 2 ou 3 vezes mais, consoante o uso.
 

flavienserider

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eu passo bala na corrente e desviadores e cassete mas antes passo um produto desengordurante k há na sportzone k é mais barato que nas lojas de bikes deixo actuar passo por agua com pressão e depois seco tudo e depois passo bala na corrente desviador cassete.
 

fabiosilva

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Boas,

Agora com a lama ganhei o habito de limpar a bike sempre a fundo depois de cada volta, inclusive desmonto as roldanas (x9) e limpo-as bem, até a corrente desmonto e lavo num balde com detergente.
Depois de seco volto a lubrificar tudo. A minha pergunta é: será que faço mal limpar sempre tudo tão a fundo? Ou devo apenas limpar sem ter que desmontar nada? É que o barulho da areia nos destroçedores e na corrente faz-me confusão. São manias. lol.

Um abraço.
 

srgioslva

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Pois, pode parecer estranho estar aqui a postar, quando à pouco abri um tópico sobre a manutenção que fazem às vossas bicicletas, já agora convido-vos a dar o vosso contributo aqui, http://www.forumbtt.net/showthread.php/29614-Que-manutenção-fazem-regularmente-à-vossa-bicicleta

Mas em questão de lubrificação, não tenho dúvidas, trabalho numa empresa, onde tive uma formação sobre produtos químicos à pouco tempo, e o melhor lubrificante que podem utilizar em relação preço/qualidade/compatibilidade de materiais é silicone.

É compatível com todas os materiais que tem uma bicicleta ( é compatível com tudo na natureza para ser mais especifico ), protege tudo o que é plástico, fibra ou borracha (muito bom para os vedantes dos rolamentos e das suspensões).

Mas como tudo tem uma desvantagem, não tem grande poder de aderência, logo cada lavagem exige uma aplicação e para quem faz muitos quilometros duma vez (tipo + de 60), também não é muito eficiente, por isso inventaram o teflon.
 

cmmg04

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Ora bem, depois de lêr todas as respostas a este topico, continuo com algumas duvidas..assim sendo, o que me aconselham para limpar e lubrificar:

Produto para lavar tudo: ?

Para lubrificar:
Transmissões: ?
Corrente: ?
limpeza de discos: ?
pedaleira:? já agora reparei que a pedaleira tem um género de massa verde dentro..

já agora a suspensão dianteira precisa de levar algum óleo especifico?tenho uma fox
 
Boas.
Para lavar tudo (mesmo tudo, incluindo corrente) uso o Muc-Off, detergente. Para lubrificação depende do tempo. Para agora uso um Muc-off Dry ou um Pedro's dry que têm a vantagem de não deixar acumular muitos resíduos. A desvantagem é a utilização em tempo húmido ou de chuva, não protege. A pedaleira leva uma massa de Teflon ou uma da Motorex (a tal verde) que ainda não encontrei. Mas não vale a pena mexeres na pedaleira a não ser que seja mesmo necessário.
 
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cmmg04

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Boas.
Para lavar tudo (mesmo tudo, incluindo corrente) uso o Muc-Off, detergente. Para lubrificação depende do tempo. Parea agora uso um Muc-off Dry ou um Pedro's dry que têma vantagem de não deixar acumular muitos resíduos. A desvantagem é a utilização em tempo húmido ou de chuva, não protege. A pedaleira leva uma massa de Teflon ou uma da Motorex (a tal verde) que ainda não encontrei. Mas não vale a pena mexeres na pedaleira a não ser que seja mesmo necessário.

Ora aqui está uma simples resposta..isto é para isto, aquilo é para aquilo.Thanks
 
De nada.
Mas esqueci-me de referir uma coisa. Para a lavagem da corrente uso uma caixa com roldanas e escovas própria para isso assim como uma escova mais pequena para lavar a cassete e pratos. Depois é só passar por água.
 

Nuncho

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Pessoal, para passar nos retentores ( bainhas) da suspensão, é aconselhavél lubrificante a base de teflon ou de selicone ?
 

Nuncho

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O user "Rock shox Portugal disse num post que encontrei :

O melhor destes todos ainda é o Silicone, reconhecido à dezenas de anos por "alimentar" a borracha, mantendo-a flexivel e prevenindo o envelhecimento.

- Teflon: pode até resultar a curto prazo, mas não é bom a longo prazo.
- Vaselina: é demasiado gordurosa, agarrando ainda mais porcaria do que é suposto.
-Virar ao contrário: muito bom, sem contra-indicações.
 

jmdcfigueiredo

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Eu sinceramente não sei para que é que fizeste a pergunta se já "sabias" que o melhor é o silicone (que eu não concordo...)

Tanto o silicone como o teflon (nome comercial do Politetrafluoretileno) têm características físicas e químicas muito idênticas (de assinalar o facto de serem ambos praticamente inertes, não reagirem, impermeáveis e de toxicidade praticamente nula) sendo que a grande diferença entre um e outro é o coeficiente de atrito (o teflon é o material com o mais baixo coeficiente de atrito conhecido) e a durabilidade(o silicone tem uma vida útil mínima de 10 anos).

Posto isto eu prefiro uma coisa com pouco atrito que dura menos tempo que uma que dura muito mas tem mais atrito...
Não esquecer que devemos limpar a suspensão a cada volta, o que significa que nunca vamos gozar da longa duração do silicone face ao teflon, pelo que se me afigura evidente que o ideal será o teflon!

Agora cada um faz e usa o que quiser (eu uso vaselina que ainda não tive oportunidade de comprar teflon!)
 
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Nuncho

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Humm. tou a perceber.
Já agora, eu nao sabia a resposta. mas foi procurando nas questões tecnicas e mecanicas até que encontrei um post com essa resposta...
 

jmdcfigueiredo

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Esta é a minha opinião, tu faz o que achares melhor!

Penso que justifico claramente a minha opinião mas se preferires seguir o conselho do Rock Shox Portugal na qualidade de técnico SRAM é contigo, na certeza porém que tanto um como outro fazem um bom trabalho.

Um abraço
 

jmdcfigueiredo

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patakito, Finish Line Teflon Plus Dry Lube serve!

Tem é o cuidado de no fim das voltas mais sujas limpares bem as bainhas e retentores para evitares dar cabo dos mesmos...
 
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