E então,estive no passado domingo no raid de Fátima...
Não correu bem.
Furei 2 vezes o meu novo Racing Ralph,da primeira com um corte de cerca de 1cm,da segunda com qualquer coisa que provocou furos a bastantes outros participantes,provavelmente arame farpado ou algo do género. Acabei por encurtar a minha participação e fazer o percurso dos 30km,deixando os 50 para uma próxima oportunidade.
Ficar para trás no "pelotão" fez-me constatar o que já venho dizendo há algum tempo. Cada vez mais gente anda de bike,mas cada vez menos gente verdadeiramente andar de bike. Qualquer bike de 500€ hoje em dia dá para andar no mato em segurança,mas o que se vê é gente a andar a pé em qualquer trilho minimamente técnico. Chega a ser angustiante,ver a falta de técnica,que claramente estraga a experiência destes participantes neste tipo de provas.
De certeza que a esta hora estão muitos a dizer "ah pois,o Nozes,ele faz downhill,é claro que ele domina,excusava de fazer pouco dos iniciados!"
Pois eu participo em algumas provas de downhill,mas desde que tive uma grande lesão não arrisco a fazer o que não me sinto confortável,como os saltos maiores,e por isso ando pelos ultimos lugares. Para ter técnica e saber dominar uma bike não é preciso fazer downhill nem nada do género. Basta treinar,andar em sítios que desafiem a evoluir,querer ser melhor. Fazer horas e horas em estradões não ensina nada a ninguém.
Quando escrevi o "Tu não és um bttista",ainda nem me tinha apercebido da verdadeira dimensão que isto tomou,eu que vi em meados dos anos 90 tanta gente em bicicletas que não amorteciam,não travavam (nem faziam quase nada do que lhe mandávamos) mas que melhor ou pior subia e descia em todo lado,vejo hoje em dia gente que armada com grandes máquinas mas que
nem tenta. Isto entristece-me.
De qualquer maneira,um grande bem haja a organizações como o Btt Clube de Fátima,que apresentam provas de verdadeiro btt.
Agora que desabafei,voltemos a falar do que interessa,que é a bike.
O pneu claramente foi uma escolha arriscada,os meus preferidos para a pedra são como já disse anteriormente são os Kenda Karma,mas os meus estão já algo ressequidos e perdem ar. Como na minha zona há muito pouca pedra,vou reparar o Racing Ralph e voltar a montá-lo. Para já,vou experimentar o Michelin,que já está montado,e permitiu o peso descer aos 9,68kg
E nestas alturas de muita lama,há sempre qualquer coisa que podemos fazer para minimizar os estragos:
Dois pequenos pedaços de fita americana na zona muito exposta do basculante da supensão,evitam o acumular de lama...
E mais dois pequenos pedaços de fita isoladora que evitam que a à gua que escorre pelo espigão se infiltre para dentro do quadro.
São pormenores que não pesam nada e podem fazer a diferença na durabilidade do material.
Próximos upgrades...não está nada na calha,mas "nunca digas nunca"
Boas pedaladas!