Kona Four Deluxe 9,77kg

Nozes

Active Member
Boas,

Andei com umas ideias acerca dos manípulos de mudanças,que basicamente eram arranjar um matchmaker que servisse nos meus travões Formula e permitisse o uso de manípulos Shimano.
A Formula,vá lá saber-se porquê,só faz matchmakers para SRAM. Aliás,a manete direita dos meus Formula The One tem um.

Depois de revirar a net do avesso,fiquei a saber que um matchmaker da Hope poderia ser o que eu precisava. A minha ideia era usar os manípulos SLX que tenho na Trek Remedy,que funcionam tão bem como os XT M760 que sempre acompanharam a Four nestes 5 anos,e em conjunto com o tal matchmaker da Hope,poupar algo como 20 gramas...

g23901.jpg


Como não uso destas peças em nenhuma das minhas bikes,não foi à primeira que reparei na forma peculiar dos matchmaker Hope Race...o aperto da manete é feito por baixo,e não em frente,o que invalida o uso com as manetes Formula. Bah! :eish:

Por isso lá continuam os manípulos XT,que por sinal com os parafusos de fixação em alumínio e sem mostradores nem cabos pesam 234 gramas (o par).Uns XTR pesariam apenas menos 15 gramas...nem pensar nisso,pelos preços que se vendem,mesmo usados.

Fiquei entusiasmado com as recentes poupanças de peso,mas como sempre há que travar a febre...e pedalar,mas é!!! :D

Esta já é antiga,mas como gosto muito,fica aqui outra vez:

dsc01026mw.jpg


:xau:
 

essence_s

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Pois, os teus manipulos são iguais aos meus e tb já pisquei o olho aos xtr varias vezes, mas realmente por 15 grm e bastante massa fora do bolso mais vale esmifrar estes xt ( a abraçadeira de aperto parece-me ter bastante material a mais)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Nozes

Mesmo assim esses não dão para os teus travões.

Esses são compatíveis com os The One mais antigos.

Os The One mais recentes, têm os mesmos apertos que os R1 com os furos descentrados:

r1matchmaker.jpg


Enquanto que os que mostraste ainda têm os furos "centrados":

hopematchmaker.jpg


Acho que essa questão (matchmakers R1 »» XT) já aqui tinha sido levanta algures, mas não encontro...

Confirma lá a ver se tenho razão ou não.

Um abraço

ny12xx
 

Nozes

Active Member
Obrigado pelas opiniões.

essence_s Acho que ainda não é desta que pego na rebarbadora e desato a fazer faíscas,mas com certeza que conseguia tirar ali alguma coisa. Experimenta aí nos teus,e mostra aí... ;)

ny12xx De facto tinha reparado nisso quando desmontei o matchmaker para pesar,mas na ânsia de encontrar uma solução para isto esqueci-me desse "pormenor"..obrigado! Sempre gostava de saber as razões para a Formula não fazerem estas peças para os clientes poderem usar manípulos Shimano.

Lux Interior Obrigado! De vês em quando espreito o teu tópico,mas não me lembrava de teres feito a mesma procura...entretanto,não é um matchmaker,mas isto é que ficava mesmo bem nos teus manípulos:





Ah,pois,o preço...pormenores!! ;)

Abraço
 

essence_s

New Member
Pois, já estava à espera dessa resposta, eh, eh!Se os meus punhos n estivessem tão bem presos ainda era gajo para rapar ali uns grm e vender a patente à shimano!
Essas abraçadeiras BK para os Xtr são qq coisa de divinal e caro!!
 

Nozes

Active Member
E a Primavera está quase aí! :)



Há poucas coisas que gosto tanto como umas pedaladas numa manhã ensolarada de Inverno,com o terreno macio a oferecer aderência em todo o lado(menos nas pedras) e aquele fresquinho na cara que retempera energias para o resto do dia.
Ontem fui procurar um singletrack que pensei ter visto ao longe outro dia,mas era um "falso alarme". Ainda assim,a volta mereceu muito a pena.Tinha chovido de noite,e havia a lama suficiente para os Dirty Dan darem o seu melhor. Já o disse antes,devido às características do terreno onde costumo andar,consigo andar mais rápido em muitos sítios com lama e os pneus adequados,que no tempo seco,em que a aderência é menor.

Uma noite destas lancei-me a uma obra que já tinha pensado há algum tempo,que era arrancar os autocolantes dos aros.Não sou como já constataram o gajo mais atento à estética da bike,mas por alguma razão fartei-me de tantas letras vermelhas nas rodas. Armado com um secador de cabelo pensei que a coisa fosse simples...mas tive de suar bem para arrancar os 8 autocolantes,e principalmente remover a cola (que ainda não consegui na totalidade!). Passado mais de 1h,fiquei com a bike 3 inolvidáveis gramas mais leve :D



Devido a transportar a bike desmontada (sem as rodas) na bagageira do carro,o meu guarda lama "Mucky Nozes" ficou vincado e estava com muito mau aspecto. Solução: Desmontei-o,levei-o à chama do fogão (à lareira também dava :) ) e em poucos segundos estava como novo,direitinho e pronto a evitar que a muita lama e água dos trilhos viessem na direcção da minha cara.

As novas pastilhas não precisaram praticamente nenhum tempo para acamar,e travam muito bem. Tinha algum receio que os travões fossem muito bruscos,mas é muito agradável constatar que são bastante doseáveis,tendo até um tacto semelhante aos Hayes,mas com mais poder de travagem. Problemas com o roçar dos discos até agora nada,se assim continuarem será uma longa relação de amor :)

Resta aproveitar mais estes dias para chafurdar na lama,retirar estes pneus,colocar o Rocket Ron e um Racing Ralph novo e de domingo a 8 estarei no Raid de Fátima,que promete um percurso desafiante e divertido,mesmo como "o doutor receitou" ;)
 

Nozes

Active Member
Obrigado Pedro e obrigado a todos os outros que,comentando ou não,acompanham o tópico,o objectivo de partilhar o que sei e fomentar uma discussão saudável e enriquecedora foi atingido,e espero que assim continue.


Entrei hoje de férias,e em vez de comemorar com umas espectaculares pedaladas,estou fechado em casa com uma daquelas gripes “relâmpago”,que espero vá embora tão depressa como apareceu. Acho que ainda fico mais doente,olhar pela janela e imaginar os trilhos aqui tão perto… enfim.

Estive ali a olhar para a bike,e lembrei-me que não partilhei aqui uma experiência que correu menos bem (porque também as há!).
Este quadro tem uma medida “manhosa” no tubo do selim,30.7 .Naturalmente que o aperto de origem não era propriamente leve (já nem me lembro),e a única marca que teve a feliz ideia de colocar no mercado uma alternativa leve foi a KCNC. Obrigado a eles,tem sido um componente muito eficaz,sem uma única falha a apontar. Pesa 14 gramas.
Mas como dizia a bruxa,”não negue à partida uma poupança de peso que desconhece” :D e num impulso,um dia destes arranjei isto:



Aperto Procraft 31.8 carbono,parafuso titânio


Imaginei que um aperto em carbono daria a esta zona do quadro um aspecto mais “exótico”,e é sempre bom juntar a isso uma poupançazinha de peso. Sim,é 31.8,mas sendo carbono,é flexível,e abraça bem uma medida apenas 1.1mm abaixo…isto pensei eu.
Mal o acabei de montar ,achei que nem por isso ficava bem no quadro,mas nada como experimentar em andamento…passados poucos kms já tinha parado para subir o espigão 2 vezes,e só se segurou bem no sítio sendo apertado com uma força enorme,seguramente mais que os 6.5nm máximos inscritos na lateral…claro que ainda a volta não estava a meio e só pensava em chegar a casa e voltar a montar o KCNC,com um pedido de desculpas pela “traição”.

Sempre fui muito picuinhas com a altura do selim,e penso que,em conjunto com a minha maneira de pedalar mais em cadência,foi um factor determinante para 20 e tal anos de btt sem o mínimo problema nos joelhos. Nunca iria fazer uma troca que me prejudicasse a fiabilidade num local que dou tanta importância.


E ainda,porque não mais um pneu?

p2240303.jpg


Michelin wild Race’r 2.1 Ultimate

Comprei este pneu semi-novo a um colega aqui do fórum,e ainda não o experimentei.
A Michelin não é daquelas marcas que saltem à ideia quando se pensa em pneus leves,mas este parece querer mudar isso. A tela tem um tacto semelhante aos Schwalbe,a borracha é macia,e o piso promete rolar bem,olhando assim à primeira vista. Não sei quando o vou experimentar,mas assim que o fizer,é claro que direi aqui de minha justiça.

Boa semana para todos,e boas pedaladas ;)
 

mlouro

New Member
Não resistes a um bom pneu :D

As melhoras para essa gripe, que quinta-feira já estejas a 100% para darmos um salto à Arrábida!
 

tinric

Super Moderador
Esse aperto é topo

Conheço um gajo que já teve e tem um desses em cada medida de quadro que já teve e tem :)

Do melhor.

Quanto a gripe... man... ca"r"ga nisso e vai mas é pedalar... chegas a casa e tomas logo um banhinho quente... que isso vai gripe vai tudo...

Que belo tempo está...

As melhoras nisso rápidamente que é crime ficar assim numa condição dessas... féria, bom tempo... casa... não combina.

Abraço
 
Boas
Também comprei um aperto desses na medida seguinte, coloquei no sitiio e partio, muito aperto muito provavelmente, mas não confio muito nesses apertos.
Boas pedaladas
 

shelltox

Super Moderador
Não tenho acompanhado o tópico regularmente, por isso não sei se o espigão se mantém, eu tive um problema em tempos semelhante, coloquei daquelas massas para aperto de acessórios de carbono e garanto que resulta muito bem, segurou o espigão com muito menos aperto,o reverso da medalha é que o espigão na zona de contacto com a dita massa fica baço, perde o polimento..mas que resulta não tenho dúvidas.
 

tinric

Super Moderador
Confirma-se... que eu também passei a usar essa massa de fricção para carbonos, e aquilo realmente provoca muito mais "atrito"

Estranhamente ao contrário do que dizes shelltox, ainda no outro dia um colega tirou o espigão dele que tinha apertado com essa massa e não tinha um risco ou baço... parecia novo...

No meu já não devo ter a mesma sorte... pois confiando demasiado no aperto a menos... lá andava o espigão já há algum tempo... mas se calhar os meus 4 ou 5 kg de engorda e umas porradas mais secas, fizeram-no deslizar uns 2 cm... riscou certamente ...


Mas resulta e não acho estes apertos frágeis... muito pelo contrário, em comparação com outros até com o dobro do peso.
 

Nozes

Active Member
Bom,lá tive mesmo de ir esta tarde tentar "sacudir" a gripe com umas pedaladas...entre a pouca força e o ardor nos pulmões devido ao ar muito frio,sem dúvida que mereceu a pena,e até encontrei uns trilhos escondidos :) Foram só 20km,mas que souberam muito bem.

Acerca do espigão,e do aperto: Montei este aperto durante a remontagem do quadro,depois da revisão aos rolamentos e casquilhos. A única vez que o usei foi a tal volta que descrevi,e não tenciono mesmo voltar a usá-lo. Nunca usei massa de frcção para carbono nos espigões,nem precisei...o quadro tem um tacto rugoso no interior do tubo do selim,(não sei se feito de propósito pela marca ou se os tubos são assim ao natural),e com o aperto KCNC o espigão não baixa,não há que enganar.Penso que o facto do aperto ser a medida acima,por mais flexível que seja,não ajuda a segurar com a dispersão de forças tão uniforme quanto o necessário...sim,podia usar um casquilho feito de uma lata de refrigerante ou algo do género,mas sinceramente não me vou dar ao trabalho... Que se lixe o "carbon look" e os 5 gramas.
A propósito desta zona da bike,se a lavar amanhã mostro aqui um pequeno pormenor para que a água e a lama não entrem no quadro...agora está camuflado debaixo da lama :)

Uma outra novidade que não é da bike mas que pode fazer a diferença entre andar a pé ou montado:

p2250305.jpg


Lezyne V10

Durante anos tenho confiado nas multiferramentas Ritchey para resolver os azares mecânicos nos trilhos. Primeiro a CPR13,que provavelmente ainda guardava se não a tivesse emprestado a um jovem numa prova de xc ele não a tivesse perdido...pesava uns míseros 50 gramas e era a mais pequena e compacta que já vi. Daí passei para a CPR 14,que usei até há pouco. Pesa 75gr,e tem resolvido quase tudo o que tem aparecido. Mas o descravador perdeu uma peça,e procurei uma solução nova...não encontrei nada "superlight" com bom aspecto e preço,e resolvi dar uma chance a este modelo da Lezyne,que parece ser das marcas de mais alta qualidade neste ramo.
O peso é 102 gramas,certificados na minha balança...e numa protecção em pele que acompanha a ferramenta,um pormenor de bom gosto!
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Espero obviamente nunca precisar dela nos trilhos! :)
 
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