Kona Four Deluxe 9,77kg

Nozes

Active Member
Pois é,sou um pneumático-dependente. :D

Se pudesse,acho que experimentava todos os pneus do mercado. Como não posso,vou adicionando à minha vasta colecção modelos para todas as ocasiões.
Neste caso,os Dirty Dan são a resposta que eu preciso para um verdadeiro pneu de lama,de baixo peso.

Quem já pedalou no mato este inverno deve ter notado diferenças para o inverno passado. Por estas alturas eu andava de Maxxis Flyweight,o piso até fazia pó e não chovia há quase 3 meses.Este ano,tudo é diferente,e os Rocket Ron ficam curtos quando quero atacar algumas subidas e descidas cheias de barro,que por sinal são muitas aqui na minha zona.Estou fartíssimo de fazer estrada,já chega e sinto-me a ficar "perro" de movimentos,preciso de chafurdar na lama.

Um verdadeiro pneu de lama,como estes Dirty Dan da Schwalbe,os Medusa da Maxxis,Storm Control da Specialized,Mud-X da Bontrager,Raijin da WTB ou outros similares são garantia de tracção mesmo em situações extremas,e no meu terreno de jogo permitem-me até descer mais rápido em certos sítios,que em seco apresentam muito pouca aderência. Quando falo de lama,é daquela coisa que vem agarrada às rodas,não é chapinhar num qualquer charco num estradão. A coisa aqui no meu quintal é à séria.

Os Bontrager Mud-X que tão bem me serviram estão ressequidos e gastos,um dia destes talvez voltem a ser usados,mas agora estes meninos 100gr mais leves vão calçar a Kona e fazer dia 10 a secção de xc no Tribike,que deve ter lama para dar e vender.

Segunda feira já são experimentados,logo digo coisas.

Bom fim de semana e boas pedaladas! :yeah:
 

Nozes

Active Member
E então o gajo montado,fica com esta cara:



A montagem foi fácil,e as primeiras impressões é que fazem pouco balão,medindo cerca de 48mm,ou 1,9 polegadas.Com o tempo a natural dilatação do pneu pode aumentar ligeiramente este valor.
Comparando a olho,nunca será um pneu tão confortável como o Bontrager Mud-X,pelo volume mais reduzido. Mas ao contrário de quando montei os Bontrager e queria um pneu polivalente,destes Dirty Dan só espero uma excelente performance na lama.

Aproveito também para mostrar os novos travões:



Se as manetes são praticamente iguais aos R1...




...já os pistons são estes brutamontes,que foram feitos para parar bikes de 20kg a 70km/h por montanhas abaixo. Poder de travagem não me vai faltar!

Chegou ontem a minha primeira compra no ebay,umas pastilhas semi-metálicas (designação do vendedor) com base em alumínio,que me vão permitir poupar os tais 20gr...espero eu.
Para já,estas vão ficar nas próximas semanas.

Tudo isto será testado na 2ª feira.
 

essence_s

New Member
Boa pinta os novos travões!
Já o pneu, deve ser bom só e apenas para a lama, n tenho a tua paciencia para andar sempre a trocar de pneus..
 

Nozes

Active Member
Não é bom "apenas e só" na lama,como qualquer pneu deste tipo também resulta muito bem em terro solta e remexida :)

Eu além de ter paciência para mudar de pneus muitas vezes,tenho ali um compresssor de 100lt que facilita em muito a coisa.O pior mesmo é quando não temos cuidado e a fita de descola,é o maior problema dos aros NoTubes (nem tudo é perfeito na vida...).

E temos então 9,72kg de Kona Four Deluxe pronta para de hoje a 8 transportar as minhas câimbras pelo circuito de xco do Tribike na Lousã:



Objectivo sub 9,5kg em Maio para a Maratona MK Makinas em Tábua...estejam atentos ;)
 

nogueira.nuno

Active Member
Até fica bem o dourado com o do guiador e tudo!

Trocaste esses parafusos do braço no passado não foi, ou tiveste já aqui uma conversa acerca, não me lembro ou tenho a certeza se o fizeste.
 

Nozes

Active Member
Boas Nuno,

Já tinha trocado os parafusos que fixam o amortecedor por uns de titânio há cerca de 2 anos,tendo na altura poupado cerca de 30 gramas nos 2 (um M8 e um M6 com porca).
Desta feita foram 2 M8x20,mais 2 M6x25 e 2 M6x20,a que se juntaram 2 anilhas de alumínio que tive a felicidade de encontrar aqui por casa. Quase 50 gramas de poupança!

Um quadro que ultrapassava os 2700 gramas perdeu então cerca de 80 gramas nos parafusos. Estas contas poderão ajudar a quem faz contas ao peso dos parafusos da sua FS ;)
 

tinric

Super Moderador
Para Sub9.5 era só mudar uma coisa por outra "igual" mais recente e mais leve e já estava... mas também não é por aí... (digo eu...) mais 100 menos 100
 

Nozes

Active Member
Pois essa "coisa" mais recente e mais leve anda-me a tentar há bastante tempo,já estive com o dedo no botão mais que uma vez,mas até agora consegui resistir...

Estamos obviamente a falar na suspensão.A trocar será pela Magura TS8,penso que a poupança rondaria os 80 a 90 gramas no máximo. Os restantes que sobram serão conseguidos com o Maxxis Flyweight 330 atrás e mais uma coisita ou outra (as tais pastilhas mais leves,tirar o guarda-lama...).
Mas isso é lá mais para diante. É engraçado quando se pensa que o projecto está "estagnado" e depois aparecem estas boas soluções como as espirais em alumínio,os parafusos do quadro ou a troca dos travões...e o sub 9,5 está ao virar da esquina :)


Ontem foi dia de experimentar os pneus. 55km de btt deram para perceber o que já adivinhava,estes são uns pneus que são bons apenas em lama e terrano muito macio,em tudo o resto não são nada de especial. Em terreno duro são barulhentos e convém ter cuidado a curvar,pois os tacos são muito altos e dobram se forçarmos a curva. Mas quando toca a lama a sério,seja a subir ou a descer...é como se fosse num carril,dão uma confiança enorme e posso descer a fundo ou subir paredes enlameadas que tracção não falta.

Por falar em subir paredes,de tempos a tempos tento subir num sítio que só consegui 2 vezes,há já alguns anos. Para quem fez a maratona do Festibike 2011,é a descida logo a seguir à zona espectáculo.
Ontem armado com pneus com tracção e algum treino,voltei a encostar na zona que ronda os 27% (sim!) de inclinação...o meu coração já não me deixa fazer as "rotações" que é preciso....mas um dia vou voltar a conseguir!

Para quem quizer ter uma pequena ideia do que falo: http://app.strava.com/segments/3382064

Boas pedaladas!
 

tinric

Super Moderador
As pastilhas, se queres ter uma ideia... no sabado montei um par novo à frente, das normais (um par = 20gr)

Tenho lá os dois pares quase gastos com a "chapa" de aluminio... 1 par = 6 gr (novas vá que sejam 10 ou 11 gr se bem me lembro) ... ou seja... em dois pares, poupas 20 gr... bem bom.
 

Nozes

Active Member
E quando corre mal?

Ontem estive no Tribike,a tal prova mais dura do ano.
27km de subida em estrada,9km de downhill e 18km de xc. A chover.Com vento.Frio...e muita lama.
Ou seja,tudo aquilo que eu esperava. Depois de uma boa secção de estrada onde consegui o 32º tempo à geral e 2º na minha classe,um furo no início do downhill fez-me perder imenso tempo,ficando meio em "estado de choque" com o que me estava a acontecer até resolver o problema.
Quando cheguei à secção de xc,estava meio desmotivado,mas ao iniciar a subida da primeira volta (eram 5,de 4km cada) comecei a pensar que ia conseguir recuperar uns lugares,armado como estava com uma bike leve,pneus de lama,bons travões e até guarda lama...até que passadas umas centenas de metros partiu-se a corrente,e abandonei ali a prova. Há dias assim.

Penso que não partia uma corrente desde uma prova da Taça de Portugal em 1996 em Évora. Esta não ficou entalada,não ia em grande esforço nem encontro qualquer outro motivo para o elo se ter descravado.
O que mais me aborreceu foi continuar a ver a prova e imaginar a vantagem que eu teria naquelas condições com aqueles pneus,decerto que ia fazer uma excelente recuperação.

Com isto tudo,é óbvio que não tenho fotos da prova (da secção de xc,pelo menos),e estou com grandes ganas de me vingar no próximo ano! :)

Esta semana monto as pastilhas novas,e ando a magicar algo que talvez dê para tirar mais qualquer coisita de peso.

Boas pedaladas!
 

tinric

Super Moderador
Fónix... isso é que é lixado... (quer dizer... acredito que seja... pois nunca preparei ou esperei por algo do género, muito mais que um par de meses e com poucas expectativas)


Fica a ideia que para a próxima há-de correr melhor... esperamos.

Abraço
 

darckghost

New Member
sou da mesma opinião do Sr rtc, devias ir a Erra. gostava de ter o prazer de conhecer mais algum pessoal aqui do forum ainda mais com os anos de experiencia que têm neste ramo :p
 

Nozes

Active Member
Boas,

Fazia parte dos meus planos no início da época estar presente numa das etapas do troféu de xco de Coruche,mas sucessivos atrasos na entrega dos papéis na federação vão-me impossibilitar de participar como federado este fim de semana na Erra. Já participei há 2 anos e gostei bastante do percurso. Participar na promoção não me atrai de todo,posso dizer que apenas participei na promoção numa única corrida em toda a minha carreira,e foi no campeonato da Europa de XCO em 1999,disputado em Alvados (Porto de Mós).
Mas umas provas de xc fazem parte dos meus planos para a época...junto com as maratonas,os enduros,o dh...há que gerir muito bem as poucas folgas ao fim de semana.
A próxima saída em prova da Kona Four será no Raid de Fátima,dia 3 de Março.

ny12xx,eu não levava descravador de corrente,há pouco tempo a minha chave Ritchey CPR-14 perdeu uma peça e deixei de a usar. De qualquer modo fiquei tão desmotivado que a vontade de continuar era já bem pouca. Foi muito azar junto,ou falta de cuidado,ou falha do material...

Vou amanhã desmontar os meus manípulos de mudanças para os pesar,ando a ponderar uma troca mas se a poupança de peso não merecer a pena,não me dou ao trabalho :)
 
Top