Kona Four Deluxe 9,77kg

uso isto e nunca me escorregou e ja levou umas boas pancadas secas e nada, ate numa vez levou um pancada que partir o espigao ao pe dos yokes mas o espigao na desceu, uso massa de carbono da schomlke

 

Nozes

Active Member
E então,estive no passado domingo no raid de Fátima...



Não correu bem.
Furei 2 vezes o meu novo Racing Ralph,da primeira com um corte de cerca de 1cm,da segunda com qualquer coisa que provocou furos a bastantes outros participantes,provavelmente arame farpado ou algo do género. Acabei por encurtar a minha participação e fazer o percurso dos 30km,deixando os 50 para uma próxima oportunidade.

Ficar para trás no "pelotão" fez-me constatar o que já venho dizendo há algum tempo. Cada vez mais gente anda de bike,mas cada vez menos gente verdadeiramente andar de bike. Qualquer bike de 500€ hoje em dia dá para andar no mato em segurança,mas o que se vê é gente a andar a pé em qualquer trilho minimamente técnico. Chega a ser angustiante,ver a falta de técnica,que claramente estraga a experiência destes participantes neste tipo de provas.

De certeza que a esta hora estão muitos a dizer "ah pois,o Nozes,ele faz downhill,é claro que ele domina,excusava de fazer pouco dos iniciados!"
Pois eu participo em algumas provas de downhill,mas desde que tive uma grande lesão não arrisco a fazer o que não me sinto confortável,como os saltos maiores,e por isso ando pelos ultimos lugares. Para ter técnica e saber dominar uma bike não é preciso fazer downhill nem nada do género. Basta treinar,andar em sítios que desafiem a evoluir,querer ser melhor. Fazer horas e horas em estradões não ensina nada a ninguém.
Quando escrevi o "Tu não és um bttista",ainda nem me tinha apercebido da verdadeira dimensão que isto tomou,eu que vi em meados dos anos 90 tanta gente em bicicletas que não amorteciam,não travavam (nem faziam quase nada do que lhe mandávamos) mas que melhor ou pior subia e descia em todo lado,vejo hoje em dia gente que armada com grandes máquinas mas que nem tenta. Isto entristece-me.
De qualquer maneira,um grande bem haja a organizações como o Btt Clube de Fátima,que apresentam provas de verdadeiro btt.

Agora que desabafei,voltemos a falar do que interessa,que é a bike.
O pneu claramente foi uma escolha arriscada,os meus preferidos para a pedra são como já disse anteriormente são os Kenda Karma,mas os meus estão já algo ressequidos e perdem ar. Como na minha zona há muito pouca pedra,vou reparar o Racing Ralph e voltar a montá-lo. Para já,vou experimentar o Michelin,que já está montado,e permitiu o peso descer aos 9,68kg :)

E nestas alturas de muita lama,há sempre qualquer coisa que podemos fazer para minimizar os estragos:



Dois pequenos pedaços de fita americana na zona muito exposta do basculante da supensão,evitam o acumular de lama...




E mais dois pequenos pedaços de fita isoladora que evitam que a à gua que escorre pelo espigão se infiltre para dentro do quadro.
São pormenores que não pesam nada e podem fazer a diferença na durabilidade do material.

Próximos upgrades...não está nada na calha,mas "nunca digas nunca" ;)

Boas pedaladas!
 

jaba

Member
Acho que tens muita razão! Mas pior que a malta que anda de bike mas que não anda realmente de bike, são os que andam mas têm a ideia que andam muuuuito mais. E esses é que se tornam perigosos. Esses que não conseguem fazer um single sem ser à mão, tentam depois passar-te em situações o mais absurdo e perigoso possível para no fim terem alguns segundos a menos e um ou dois lugares mais acima. Não sou muito de passeios por várias razões e esta é sem dúvida uma das principais.

Abraço
 

NunoPascoal

New Member
Viva!

Desde já os meus parabéns pela bicicleta e pelo gosto com que partilhas informação com a malta! :D
Curiosamente somos ambos de Santarém e ainda não nos conhecemos...!!

Essa "invenção" para evitar a entrada de lixo e agua para dentro do quadro parece uma versão ultra light da minha:

imagexnb.jpg

(http://www.forumbtt.net/showthread.php?47952-Olympia-Nitro-1-5&p=944372&viewfull=1#post944372)

Abraço e continua a partilhar informação e conhecimento que a malta agradece!!
 

RTC

Super Moderador
E em uma das poucas provas que participas mas que tem um percurso mesmo ao teu estilo...furas! :mrsock:

É lixado.
 

essence_s

New Member
Sim, é por isso que me afastei dos passeios há imenso tempo, n me dou com multidões que n sabem minimamente o que vão a fazer e que ainda por cima chamam nomes quando educadamente tentamos passar montados, nos sitios em que vão apeados.
Boas soluções caseiras para n entrar tanta água/lixo para dentro do quadro.
Pena o ralph que te fez desistir, melhor sorte para a próxima.
 

Nozes

Active Member
É mesmo. Já não ia para fazer nada de especial,depois de uma semana a contas com a gripe,mas divertia-me na mesma. Assim acabei por fazer o percurso pequeno e sempre com medo de furar mais uma vez,e ter de andar a pé. Mais uma vez arrisquei...e perdi.
Devias ter ido! Era mesmo "à antiga" ;)

Nuno,obrigado! Realmente nunca calhou a encontrarmo-nos,mas já vi a tua bike na Ofimoto. Um dia destes combinamos umas pedaladas aqui pelo meu quintal,que agora é mais lama que outra coisa... Também já usei um bocado de câmara como tu usas,é muito eficiente.

jaba,naturalmente que existe de tudo em todo o lado,mas pessoalmente ninguém tem nada a apontar de mim,quando ultrapasso alguém tento sempre avisar quando e por onde vou passar,e se alguém se assusta é porque pensa que eu vou fora de controle ou algo do género...e não podem estar mais longe da realidade.
Mas posso ainda dizer-te que tenho apanhado pessoas que parecem fazer de propósito para não deixar passar,e não tem sido só a descer.Inclusivé já ouvi mais que uma vez "Se nós desmontamos também tens de desmontar!" Isto quase me faz perder as estribeiras...faz parte dos princípios básicos da competição deixar passar quem vai mais rápido,seja no btt ou em qualquer outro desporto. Quando desmonto por alguma razão,a minha primeira preocupação é saír do caminho de quem vem montado,não é preciso parar,basta não atrapalhar ninguém.
Se toda a gente respeitasse isso,havia ainda mais gente a participar nas provas ou nos passeios.
 

Carnivore

New Member
Foi mesmo pena isso do pneu...e ainda por cima 2 vezes.Uma foi mesmo quando ia ao pé de ti. Foi um estoiro do raio. Aquele percurso não estava de fato orientado para quem começou nisto há dois dias...ou para quem vai fazer testes à DT swiss para a ciclovia do Parque das nações.
Também achei meio estranho partir tudo junto (30km e 50km). Se os trinta não eram competitivos como diziam inicialmente então porque partir tudo à mistura?
Também, tal como tu me vi "fechado" muitas vezes em singles por ter furado logo passados dois ou três km.
Mas pronto, faz parte deste desporto. O pessoal podia era facilitar um pouco mais de vez em quando.

Agora é limpar as máquinas e que venha a próxima...
Vais ver que corre à mil maravilhas.
Ps: se fores lá fazer a volta outra vez diz qq coisa que seria um prazer ir ctg. (ainda aprendia umas coisas)
Abraço
 

Nozes

Active Member
Grande Amadeu!
Pois foi mesmo chato aquilo do furo,se calhar até podíamos ter feito ali uns kms juntos...estou a magicar uma data para juntar uma malta e irmos lá repetir os trilhos,nos próximos dias já digo alguma coisa.
A partida em conjunto nem se tornou muito complicada,porque nem eramos muitos e havia bastante espaço na partida,mas também pensei que não havia classificações para os 30,e afinal até houve.
Ainda me tens de explicar como furaste 2 vezes e só paraste 7m no total...tinhas rodas na zona de assistência? :p

Abraço!
 

Xrockyman

New Member
Fui eu que empurrei o Carnivore nas subidas... por isso é que ele ficou tão bem classificado :p

Nozes, eu acho que devias ter arriscado nos 50, com a câmara de gel "ultra heavy" que te deram isso ficou à prova de bala.. :)
 

Nozes

Active Member
:D Mais uma vez obrigado Xrockyman,aquela câmara era mesmo de combate! :)
O pior foi que mesmo dando bastante ar não consegui que o pneu fosse totalmente ao sítio,e ficou tão torto que mal ganhava alguma velocidade até parecia que a bike se ia desmontar,com a vibração...isto nos estradões ou no alcatrão,porque nos trilhos não dava por nada. Podia ter feito os 50km,mas já estava com tanto medo de furar mais ainda que nem pensava em mais nada. Mas diverti-me!

Abraço
 

Xrockyman

New Member
Não tens que agradecer !

Pois, eu ainda tinha uma câmara e os tacos tubeless. E lá fui comer a pedra que me restava, por acaso estou mesmo satisfeito com os meu continental protection, não quer dizer que não fure já amanhã.. mas já há quase há dois anos que não furo. As ultimas vezes que furei e destruí pneus foi quando usava schwalbe Evos :)
 

Carnivore

New Member
Dos furos foi assim,
da primeira vez vazou o pneu por completo.... meti ar para dentro e rodei a roda até pensar que tinha vedado... voltei a arrancar e voltei a ficar com o pneu em baixo, naquela subida mais larga. Aí teve de levar ar outra vez porque o pneu estava descolado do aro...um verdadeiro 31. Mas lá vedou e nem foi preciso meter câmara. Digamos que foi só meter ar para as rodas....
Mas dar ar a ver toda a gente a passar consegue ser uma adrenalina dos diabos.
 

Nozes

Active Member
Mais um!




A esta hora estão alguns a dizer "epá o Nozes troca de pneus quase tantas vezes como o tinric troca de quadro!" :p
Aparte a brincadeira (abraço amigo Ricardo!) é verdade que passo muito tempo nisto de experimentar pneus diferentes. Já o disse anteriormente,não há nada que faça uma diferença tão grande por tão pouco dinheiro. Um pneu é o único contacto que temos com os diferentes pisos onde rolamos,e uma escolha acertada permite-nos tirar o melhor partido da bike e da nossa capacidade de puxar por ela :)

Este Rubena foi uma oferta de uma amigo que já não o usa,por isso é um excelente pneu :D Para já,foi fácil montar,o desenho do rasto e a sua altura parecem-me ideais para o que preciso nos próximos tempos,e como fiquei "queimado" dos furos no raid de Fátima,os mais de 500gr dão-me uma certa segurança,nem que seja psicológica. Aliás,estou a planear voltar para repetir o percurso do raid dia 30,com uns amigos,e não arriscaria levar um pneu muito leve outra vez.

A caminho,e com chegada marcada para muito em breve (espero),vêem estes:

2031j.jpg


Em preto,claro ;)

Agora que tenho travões "de sobra",posso arriscar nuns discos com menos superfície de travagem. A poupança de peso chegará aos 45gr em relação aos Hope flutuantes,a confirmar...
E sim,foi na bike do amigo Marreiros que os vi a primeira vez ;)

E agora vou ali bisbilhotar uns singletracks da Rota do Javali,um dos melhores eventos que conheço em termos de trilhos,e que por sorte se realiza aqui bem perto de casa. Se puderem,não percam...é btt como já se vê pouco por aí!

Boas pedaladas!
 

ny12xx

Super Moderador
..."epá o Nozes troca de pneus quase tantas vezes como o tinric troca de quadro!"

:rotfl::rotfl::rotfl::rotfl::rotfl:

tinric, com amigos destes...

Companheiro

O Marreiros referiu que os discos são flutuantes, mas parece-me que não. Acho que "apenas" têm a aranha em alumínio.

De qualquer das formas, acho-os lindos.

Um abraço

ny12xx
 

Marreiros

Active Member
Ui, mais um pneu! :p Tens mesmo muita paciência da andar sempre a trocar eheh.


E não são flutuantes porquê? Se têm duas peças acho que o são, pelo menos a marca assim o anuncia. Explica lá a teoria ny12xx. :p


Abraço
 

essence_s

New Member
Já ando para experimentar um pneu desses há imenso tempo, mas ainda n me apareceu nenhum ao preço desse...
Os discos têm mesmo muito bom aspecto, onde se arranja disso?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Para serem flutuantes, os discos têm de "flutuar", ou seja, tem de haver uma certa liberdade para movimentos laterais entre uma peça e a outra.
Se o disco for constituído por duas peças, mas essas duas peças forem montadas do forma fixa, então não são flutuantes.
 

tinric

Super Moderador
:) lol quê pah... já nem me lembro da última vez que montei um quadro :) eheheh


Isso dos pneus já sabes como é... agora vais lá em passeio até podes levar um pneu de 300gr... que não fura...

Quando tem que furar... fura e pronto...

Mas sim... devem pelo menos apresentar mais resistencia ao furo..

Eu ainda ando aqui às voltas com o que hei-de montar na minha agora ...


Esses discos têm boa pinta... mas parece-me muito os ashima... não trocaria por uns HS1 ou os fórmula...

Mas ainda é muito peso.

Por falar nisso vi no outro dia na probike (acho) uns HS1 de Ti... por 40€ salvo erro cada um... já alguém testou uns desses?


Também fiquei curioso agora com a "teoria" dos flutuantes...

Expliquem lá isso que já estou a sentir-me ignorante... :)

Abraço
 
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